Pantera Negra, toalha branca

Pantera Negra, toalha branca

22-05-2007

1. "The legendary Portuguese striker Eusebio dished out medals to the winners with a towel draped bizarrely across the shoulders of his suit" (PortuGoal! 04-JUL-04). 2. "E ao minuto oitenta e seis o Rei, de toalha na mão, desabafou" (FuteBlog Total, 09/10/05). 3. "Eusebio, con una toalla como talismán, llora de alegría tras consumarse la victoria de Portugal sobre Inglaterra./EFE" (EL PAÍS. SÁB, 26-JUN-04, pág. 51).

Como é sabido o 25 de Maio celebra-se o Dia da Toalha em homenagem ao Douglas Adams.

No entanto, não é o retrato do saudoso criador d?O Guia do Mochileiro das Galáxias o que aparece no cartaz anunciador do Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR), jornada ludo-reivindicativa que o luso-reintegracionismo galego celebrará a vindoura sexta-feira, coincidindo com o internacional Dia da Toalha e o Dia del Orgullo Friki espanhol, pola primeira vez.

No cartaz desta primeira edição do DdoOLeR quigemos render uma merecida homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, mítico futebolista português de origem moçambicana que no passado 23 de Abril foi sujeito a uma delicada intervenção cirúrgica da que, felizmente, parece estar a recuperar-se bem.

Considerado um dos melhores futebolistas do mundo de todos os tempos e um dos mais grandes portugueses de sempre (15º) Eusébio, aka a Pantera Negra, é emotivo e supersticioso. Nos jogos do seu Benfica e da Selecção Portuguesa (de cuja comitiva técnica faz parte) Eusébio não se separa de um quando menos curioso amuleto: uma sofrida toalha branca.

Do nosso humilde ponto de vista, este fetichismo toalheiro do lusafricano Eusébio é o que o fai merecedor de figurar no cartaz do I Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata, pois nenhum objecto como a toalha simboliza para nós, luso-reintegracionistas galegos, o bom povo de Portugal.

LONGA VIDA AO EUSÉBIO!!!
SAÚDE, PANTERA NEGRA!!!

Eusébio e mais a sua toalha, na Internet

Das inúmeras referências que na Internet podemos encontrar a Eusébio e ao seu inseparável talismã seleccionamos e oferecemos estas quatro a modo de amostra:

"No dia da comemoração do 50.º aniversário, o ?Pantera Negra? inaugurou a sua estátua em frente ao Estádio da Luz. Ainda nesse ano, foi celebrada a festa de ?consagração nacional a Eusébio?, revelando o afecto do povo português. Com ele, ?aprendemos a ser suficientemente grandes e a sermos simples. Só as pessoas simples podem ser grandes?, diz o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara. Pormenor relevante: Eusébio tem Portugal no coração. Um sentimento visível quando assiste a um jogo da selecção nacional. ?Aquela coisa de agarrar a toalha branca e, cada vez que um avançado falha um golo, dobra-se todo? Parece que ao dobrar a toalha, dobra o joelho?, lembra o autarca."

[Retirado da Biografia do Eusébio no site do programa Os Grandes Portugueses, da RTP]

"Em alguns momentos os nervos do Pantera Negra não resistiram e Eusébio chegou mesmo a aproximar-se do médico da selecção. Mas continuou junto do campo, evitando apenas olhar e agarrando-se a uma toalha branca. Uma superstição, «uma fé», conta o antigo jogador que está ligado para sempre a outro grande momento do futebol português, o Mundial 66, onde Portugal só parou na meia-final, frente à Inglaterra."

[Eusébio, a fé da toalha e a conversa com Ricardo antes dos penalties, MaisFutebol, 25-JUN-04]

"Ricardo fez chorar Eusébio no fim do jogo contra a Inglaterra. Mas a velha "Pantera Negra" de toalha branca de turco retorcida no braço esquerdo, como sempre faz quando sobre pelo seu Benfica ou pela Selecção, deu a Ricardo um recado importante naqueles dramáticos quartos-de-final"

[Joaquim Letria, O fantasma de Yashin]

"The legendary Portuguese striker Eusebio dished out medals to the winners with a towel draped bizarrely across the shoulders of his suit, and the home fans applauded their brave players, who probably feel that they played the better football on the night."

"O lendário avançado português Eusébio entregou as medalhas aos vencedores com uma toalha estrafalariamente drapejada sobre os ombros do seu terno, e os adeptos locais aplaudiram os seus bravos jogadores, que provavelmente sentem que jogaram o melhor futebol da noite."

[PORTUGAL 0-1 GREECE / NECROPOLIS NOW!, PortuGoal! 04-JUL-04]

Escrito ?s 12:32:45 nas castegorias: principal
por suso   , 718 palavras, 3326 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda