Morreu Alcindo de Carvalho

Morreu Alcindo de Carvalho

Link: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/morreu-o-fadista-alcindo-de-carvalho

Fadista iniciou carreira aos 15 anos
Morreu o fadista Alcindo de Carvalho

O fadista Alcindo de Carvalho, de 78 anos, faleceu na madrugada de segunda-feira em Lisboa. O funeral realiza-se esta terça-feira no Cemitério de Benfica às 15h30. Alcindo sofria de Alzheimer.


O corpo está a ser velado na Igreja de S. Tomás de Aquino, no bairro das Laranjeiras. O funeral está marcado para as 15h30, após a missa de corpo presente.

Alcindo foi descoberto aos 15 anos pelo guitarrista Francisco Carvalhinho, que o apresentou à fadista Márcia Condessa. Esta contratou-o de imediato para a sua casa de fados na Praça da Alegria.

Nascido na Rua da Rosa, no Bairro Alto, o fadista actuou regularmente em 'O Faia', de Lucília do Carmo, durante 16 anos.

O Clube de Fado, na Sé, foi a última casa de fados onde actuou, tendo ali permanecido 12 anos.

"Era um mestre, e uma das referências do fado, um conhecedor profundo e um verdadeiro fadista", disse Mário Pacheco.

Alcindo de Carvalho trabalhou em várias outras casas de fados, como a 'Adega Mesquita', 'Pico do Areeiro', 'Café Luso', 'Taverna d'El Rei', 'Embuçado' e 'Parreirinha de Alfama', de Argentina Santos, onde actuou durante 21 anos.

O fadista participou em diversos espetáculos, nomeadamente 'Cabaret', de Filipe La Féria; 'Fados', de Ricardo Pais e 'Cabelo Branco é Saudade', também de Ricardo Pais.

Alcindo de Carvalho pisou também vários palcos internacionais com 'Cabelo Branco é Saudade', tendo-se também apresentado a solo em Londres e num festival de músicas do mundo em Marselha (França).

Fez ainda uma carreira discográfica com LP homónimo, de 1969, que teve edição ibérica, e o álbum 'O Fado de ser Fadista', editado em 2004. 'Saudades Não as Quero' e 'Braços Erguidos' foram outros dos seus êxitos.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/morreu-o-fadista-alcindo-de-carvalho

Escrito em 07-12-2010, na categoria: Fadistas
Chuza!

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

Ainda sem comentários

Bem pensado / Todos temos nosso fado / E quem nasce mal fadado / Melhor fado não terá
Powered by DaysPedia.com
Hora em Lisboa
ter, 31 de Agosto
07:04am 13:04 20:09pm
Grupo no feisbuque Alfa Fado Rádio Amália Antena 1 Fado Rádio Fado de Coimbra Rádio Despertar - Voz de Estremoz RDP - Antena 1 Rádio Campo Maior Rádio Portalegre Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa Rádio Borba Rádio Elvas Rádio Renascença Rádio Nova Antena TSF Rádio Notícias Posto Emissor do Funchal Rádio Festival Rádio Voz de Matosinhos Rádio Amigos Unidos Rádios de Portugal RTP Fado TV O fado na Wikipédia CoplaBossa novaTangoΡεμπέτικαChanson françaiseRomanță Rancheras música

Categorias

Procurar

Ferramentas de administração

  Feeds XML

powered by b2evolution