O fado brilhou no Coliseu (3ª grande gala da Rádio Sim), 8.X.2011

O fado brilhou no Coliseu (3ª grande gala da Rádio Sim), 8.X.2011

Link: http://mediaserver.rr.pt/sim/1771937735f1145.png

A Rádio Sim informa-nos:

11 Outubro 2011

O Fado brilhou no Coliseu na 3ª Grande Gala Rádio Sim


FOTOS https://rcpt.yousendit.com/1251861373/b1e3dff010f7ac1c6f89a2fef4482190

Este Sábado, dia 8 de Outubro, o Fado brilhou no palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A 3ª Grande Gala da Rádio Sim voltou a ter casa cheia. Depois de esgotar sucessivamente o Teatro Tivoli, conseguiu levar o Coliseu ao rubro, numa noite de Fado como há muito não se ouvia. Mais de 2.500 pessoas aplaudiram de pé o Fado, candidato a Património da Humanidade.

Esta foi uma homenagem ao Fado, às várias gerações de músicos e intérpretes, a poucos dias de se conhecer a decisão da UNESCO de classificar o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A 1ª parte abriu com José Luís Nobre Costa e Pedro Castro, na guitarra portuguesa, Jaime Santos, na viola de fado e Joel Pina, na viola baixo.

João Braga, deu as boas vindas ao público com "É tão bom cantar o fado", seguiu-se José da Câmara, com "Canto o Fado" e Maria da Nazaré, com Rosa Caída. António Pinto Basto, cantou "O fado é?" e Margarida Bessa com a sua "Rosa Enjeitada".

O grande senhor do fado, Vicente da Câmara, encantou o público com "O Rio que nos viu nascer", e a jovem Joana Amendoeira trouxe o Fado nos sentidos. O tema d??A Saudade? foi interpretado por Hélder Moutinho. Ada de Castro e Maria Amélia Proença fecharam a primeira parte da Grande Gala com "Sou latina" e "Não chames pela Saudade".

A 2ª Parte, teve início já com uma plateia completamente rendida à expressão máxima da música portuguesa, com Celeste Rodrigues e o fado ?Primavera?. Quando o "Cavalo Russo" de Nuno da Câmara Pereira entrou em palco, a plateia cantou em coro com o fadista.

A noite continuou com Maria Armanda e ?Os loucos?, e "Fama de Alfama(Bairro Afamado) interpretado magistralmente por Ricardo Ribeiro. Depois Maria da Fé interpretou "Divino Fado" e Camané cantou "Súplica".

A noite aproximava-se do fim e Ana Sofia Varela cantou o fado "Com que voz..." e passou o testemunho desta maratona a Rodrigo que terminou a noite com "É tão bom ser pequenino".

Para Dina Isabel, cumpriu-se a promessa "Este foi um espetáculo de arrepiar. De certeza que há muito não se vivia uma noite assim, numa sala de espetáculos em Lisboa. Esta noite vai ficar na história da Rádio Sim e na memória dos locutores e ouvintes! A seguir vem o mais difícil: Conseguir fazer igual ou melhor no próximo ano".

O público presente veio dos quatro cantos do país para provar que o fado pode ter nascido nos bairros típicos da capital, mas é de todos os portugueses. Segundo dados do estudo Netscope, a Gala da Rádio SIM fez duplicar o número de visitas e quase triplicar o número de "pageviews" ao seu "site" durante a transmissão em direto do evento.

A Rádio Sim promete continuar a dar voz ao fado!
Escrito em 11-10-2011, na categoria: Fadistas
Chuza!

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

Ainda sem comentários

Bem pensado / Todos temos nosso fado / E quem nasce mal fadado / Melhor fado não terá

RÁDIOS E MAIS

Facebook Antena 1 / Antena 1 Fado / Posto Emissor do Funchal Canal 1 / R. Alfa Fado / R. Amália / R. Borba / R. Botareu / R. Campanário Voz de Vila Viçosa / R. Campo Maior / R. Despertar Voz de Estremoz / R. Elvas / R. Nova Antena / R. Portalegre / R. Renascença / TSF R. Notícias
Powered by DaysPedia.com
HORA DE LISBOA
sex, 2 de Junho
06:13am 14:42 20:55pm
Flag Counter

Procurar

Categorias

Ferramentas de administração

  Feeds XML

CMS software