Morreu António Pelarigo (16.I.2018)

Morreu António Pelarigo (16.I.2018)

Link: https://www.publico.pt/2014/10/09/culturaipsilon/noticia/antonio-pelarigo-fadistices-com-alma-1672030



Faleceu o fadista António Pelarigo

Publicado a 16 de Janeiro de 2018 em Cultura

Faleceu esta terça-feira o fadista António Pelarigo, com 64 anos, natural das Caneiras em Santarém.

Estreou-se muito novo no fado, com cerca de 20 anos, mas gravou apenas dois discos a solo, contando com várias participações em antologias de fado. Destaca-se o disco gravado em 2014, por ocasião dos seus 40 anos de carreira, uma produção do seu amigo e admirador José Cid. António Pelarigo ficou conhecido sobretudo por cantar ao vivo, em casas de fado e por ter privado com grandes nomes desta arte como Amália Rodrigues, Carlos Zel e João Ferreira-Rosa, o último também falecido recentemente e de quem era grande amigo. O seu primeiro trabalho de estúdio em nome próprio foi gravado em 1995 e chama-se ?Negro Xaile?. ?Acasos da vida, histórias que são afinal o verdadeiro fado, por uma ou por outra razão levaram também a que não gravasse muito?, disse o fadista, citado pela Lusa, que chegou a assinar um contrato com uma discográfica que não se efetivou. Participou ainda em várias antologias fadistas, uma delas, ?O mais triste fado?, ao lado de como Fernanda Maria, Fernando Maurício e António Mourão. O seu último e mais recente trabalho, ?Quem me quiser?, tem 12 temas com letras assinadas, entre outros, por Rosa Lobato de Faria, Maria Manuel Cid, José Cid, Paulo de Carvalho e Maria Luísa Baptista.

Em Santarém, na sua terra natal Caneiras, António Pelarigo realizou várias tertúlias e fadistices também com Celeste Rodrigues, Jorge Fernando, José Pracana, Pedro Lafões e João Braga.

O velório de António Pelarigo é hoje a partir das 16h na Igreja da Alcáçova as Portas do Sol e o funeral realiza-se esta quarta-feira às 10h30.

?O Sr. meu pai juntou-se à grande mestria do Fado. Disse-nos até já com a humildade com a força e a simplicidade que sempre o caracterizou e passou aos seus. Pede sorrisos e que vivam felizes? Porque ele está feliz?, escreveu o filho do fadista, Nuno Alexandre Pelarigo na sua página de Facebook.

Também José Cid já lhe prestou uma homenagem no Facebook com a seguinte mensagem: ?faleceu o maior fadista que alguma vez o Ribatejo viu nascer! António Pelarigo. O fado fica mais pobre e resta-me homenageá-lo com a edição em breve de um álbum com originais recentes e fados mais antigos. «Quem me quiser recordar» tem edição marcada para fevereiro e dois duetos comigo: «Tem fé em Nossa Senhora» e «Cavalo e a Lua».

O fadista ribatejano tinha gravado recentemente com Mariza para um trabalho da cantora.

http://www.oribatejo.pt/2018/01/16/faleceu-o-fadista-antonio-pelarigo/


https://www.dn.pt/artes/interior/morreu-o-fadista-antonio-pelarigo-9052586.html

Escrito em 16-01-2018, na categoria: Fadistas
Chuza!

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

Ainda sem comentários

Bem pensado / Todos temos nosso fado / E quem nasce mal fadado / Melhor fado não terá

RÁDIOS E MAIS

Facebook Antena 1 / Antena 1 Fado / Posto Emissor do Funchal Canal 1 / R. Alfa Fado / R. Amália / R. Borba / R. Botareu / R. Campanário Voz de Vila Viçosa / R. Campo Maior / R. Despertar Voz de Estremoz / R. Elvas / R. Nova Antena / R. Portalegre / R. Renascença / TSF R. Notícias
Powered by DaysPedia.com
HORA DE LISBOA
sex, 2 de Junho
06:13am 14:42 20:55pm
Flag Counter

Procurar

Categorias

Ferramentas de administração

  Feeds XML

powered by b2evolution