Morreu Carlos Gonçalves (23.III.2020)

Morreu Carlos Gonçalves (23.III.2020)

Link: https://sol.sapo.pt/artigo/690188/morreu-carlos-goncalves-o-homem-que-sabia-o-que-era-a-ess-ncia-da-guitarra-portuguesa

Morreu o guitarrista Carlos Gonçalves, que acompanhou Amália Rodrigues

O guitarrista Carlos Gonçalves, "um dos mais destacados" músicos de fado da sua geração e que acompanhou Amália Rodrigues durante cerca de 30 anos, morreu esta segunda-feira, aos 81 anos, em Lisboa.

O guitarrista Carlos Gonçalves, de 81 anos, ?um dos mais destacados intérpretes de fado da sua geração?, morreu esta segunda-feira, em Lisboa, disse à agência Lusa o músico Mário Pacheco.

A Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX aponta Carlos Gonçalves como ?um dos mais destacados? músicos de fado da sua geração.

Carlos Gonçalves acompanhou Amália Rodrigues (1920-1999), durante cerca de 30 anos, para quem compôs várias melodias, maioritariamente para poemas de autoria da fadista, como ?Lágrima?, ?Grito?, ?Amor de Mel, Amor de Fel?, ?Sou Filha das Ervas?, ?Ó Pinheiro Meu Irmão?, ?Ai, Maria?, ?Ai, Minha Doce Loucura? ou ?Lavava, no rio Lavava?, entre outros.

A colaboração do músico com Amália iniciou-se em 1969, ainda com José Fontes Rocha (1926-2011), como primeira guitarra, e como principal guitarra a partir de 1980, tendo-a acompanhado em todas as suas digressões.

Sobre as suas composições para Amália, a Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX escreve que Carlos Gonçalves elaborava ?um percurso melódico sobre uma letra já criada pela cantora, ou a composição de um fado sobre o qual a cantora adaptava uma nova letra?.

Refere ainda que nessas composições ?predominam os tonalidades menores, percursos melódicos moldados em forma estrófica sobre a estrutura do texto, realçando as palavras-chave e potenciando as característica vocais e a capacidade interpretativa de Amália?.

https://observador.pt/2020/03/23/morreu-o-guitarrista-carlos-goncalves-que-acompanhou-amalia-rodrigues/

Escrito em 24-03-2020, na categoria: Fadistas
Chuza!

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

Ainda sem comentários

Bem pensado / Todos temos nosso fado / E quem nasce mal fadado / Melhor fado não terá

Categorias

Procurar

Ferramentas de administração

  Feeds XML

powered by b2evolution