5/12, 15h45, TGV (para Genève)

01-11-2007

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

5/12, 15h45, TGV (para Genève)

Já me lembro de onde moravam os pais do Sérgio. Era perto da ponte mais alta da Europa, ou seja... Ok, continuo sem saber onde é.

(internet: meile para australianas / meile para americanos / meile para Nando)

Um pouco sobre Lyon. Só algum tempo depois de chegar é que percebi que, ao contrário da ilha em Paris (a de Notre-Dame), o centro de Lyon localiza-se na foz de um rio noutro (La Saône no Rhône). Pelo que vi em imagens antigas, aquela faixa estreita que antecedia a foz do Saône era terra baixa, talvez alagadiça. A Vieux Lyon, a zona mais antiga, situava-se na margem do Saône, na base da montanha. Aqui se localizava o antigo burgo, com a catedral, St. Jean. O crescimento da cidade terá sido no sentido oposto ao do monte, cruzando o Saône e o Rhône. Vieux Lyon era a parte mais apelativa, com ruas estreitas e desregradas, com pequeno comércio e restaurantes para turistas. A parte entre os dois rios era mais parisiense, com os seus edifícios de cinco pisos encimados pelas coberturas em zinco, e a ortogonalidade da modernidade. Havia, ainda assim, zonas com ruas mais estreitas e menos regulares, lembranças de sua origem mais antiga. O resto da cidade é já moderna, de grandes avenidas e traçados rectilíneos. A zona onde fui hoje era um pouco o arquétipo das áreas modernas, onde se concentram os grandes equipamentos: ruas larguíssimas, edifícios isolados, a perda de qualquer sentimento de cidade.

Em menos de uma hora já estou nos Alpes. A paisagem é brutal, e... Ai, já vejo neve. Prepara-te, Nuno.

Há miúdos que não deviam aprender a falar. Está um puto uns bancos mais à frente a falar desde Lyon. Agora calou-se com a neve. Não, recomeçou.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 23:54:30

Ainda sem comentários

powered by b2evolution free blog software