acordo ortográfico (de novo)

21-04-2008

LÍNGUA, ACORDO ORTOGRÁFICO

acordo ortográfico (de novo)

Ando com as orelhas quentes com esta história do acordo ortográfico. Se não com as orelhas quentes, é com os neurónios torrados com tamanhas barbaridades que tenho ouvido. Um dos porta-vozes da desgraça, Vasco Graça Moura, passou de figura horrivelmente detestável a pessoa de figura horrivelmente detestável e com opiniões fraquinhas. E nem vou falar da sua poesia (que nunca li, falha minha) ou das suas performances sexuais (que também desconheço). Aliás, nem vou falar mais dele. Só o referi porque ele está do outro lado da barricada e é um snob. E para snobs, tragam-me mil Casares.

Um dos argumentos que quasetodagente que está contra o acordo utiliza é o do exemplo estrangeiro. Para o bem e para o mal, vão sempre buscar exemplos ao estrangeiro. Segundo eles, os ingleses nunca fizeram nenhum acordo com os americanos sobre a língua, e vivem muito felizes nas suas 18 variantes. Ora muito bem: pelo que li no Público, e carece de confirmação (espero-a proximamente), os ingleses, franceses e espanhóis não têm, ao contrário de nós (portugueses e brasileiros), duas ortografias diferentes, mas apenas uma. Aceitam é que certas palavras se escrevam de maneira diferente, consoante os países (colour-color, essas coisas). Ou seja, o que o acordo ortográfico prevê eliminar são as duas ortografias (em vigor desde 1990, altura em que nós nos esquecemos de o ratificar), mas implementar, dentro da ortografia única, algumas excepções por país. Ou seja, serve para estarmos mais em consonância com os anglófonos que o contrário.

(noto que nesta história do acordo nem foram chamadas pessoas dos OUTROS países onde se fala português nem se fala de excepções consoante as falas. e parece-me mal. aqui incluem-se a Galiza, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor e cidades asiáticas que já foram portuguesas)

BLOGADO ?S 00:37:37

1 comentário

Comentário de: kamila [Visitante]
kamila

ñ tem nada q eu procurei!!!!!!!!

04-06-2009 @ 16:02
powered by b2evolution