5/12, 18h45, quim para Olten

08-07-2008

CADERNOS, FOTOS, IR'05, VIAGENS, EU, IMAGENS

5/12, 18h45, quim para Olten

Os ?placards? da estação de Genéve aproximam-se bastante da definição de pragmatismo, que é aproveitar da melhor maneira o que se tem. Estes ?placards? são os clássicos ?placards? giratórios. Os destinos vão surgindo rodando, como os antigos ?placards? dos aeroportos. Isto, apesar de a Suíça ser dos países mais ricos do mundo.

Quando cheguei à estação de Genéve senti algum medo, pois tinham controlo alfandegário. Tinha a ideia de que na Suíça não é necessário passaporte, mas via todos mostrarem o passaporte. E eu com o meu BI português. Afinal apenas olharam rapidamente e mandaram-me seguir. Boa!

Sinto que ainda não escrevi o suficiente sobre La Tourette. O sentimento que se experimenta neste edifício não é o normal. Não nos sentimos no interior de um edifício, mas sentimos que fazemos parte duma entidade, tal é a intensidade da máquina de habitar. A rigidez e repetição das células, a diferenciação formal e conjuntural entre a área de habitação e as comuns, tornam a experiência da permanência atípica. A simplicidade dos acabamentos contribui para esta sensação ? o que sobressai acaba por ser o todo. E saber que todo o desenho do edifício se rege por regras matemáticas torna-o uma obra de ciência, antes de ser uma obra de arte. Em termos planimétricos o edifício é todo ortogonal, exceptuando dois lugares: a recepção e a cripta. A cripta, como lembrava o texto nas paredes, é também o único sítio onde edifício acompanha o terreno, sendo o espaço dividido por socalcos.

Já percebi porque todos fumam aqui. É a carruagem dos fumadores. Eu devo mesmo ser burro.





IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 01:42:55

Ainda sem comentários

powered by b2evolution free blog software