falar português

26-09-2008

RECORRÊNCIAS, PORTURARIDADE

falar português


Gostaria de pensar que não sou o único a aborrecer-me com isto, mas até agora parece-me que sim.

Vamos por partes. Tanto o Lucho como o Lisandro estão no Porto desde 2005 (esta é a quarta temporada). O Lucho é até o vice-capitão de equipa, e como o Pedro Emanuel joga pouco este ano, tem sido mesmo o capitão. Ambos jogam muito, marcam golos e por isso têm grande tempo de antena. Como não acompanho muito o futebol, não sei em que língua os jornalistas lhes fazem perguntas. Sei é que, sempre mas sempre, respondem em castelhano. E ninguém liga.

Já a história nos ensinou. Nem o Fernández nem o Camacho aprenderam a falar português, e introduzir umas palavras em português no meio de um discurso em espanhol não é falar português, mister Camacho. Se assim fosse, o Robson falava fluentemente português.

Se estes jogadores e treinadores jogassem fora da Península, bem que falavam outra coisa. Olhem o Benítez, o Torres e o Fàbregas. Podem não falar muito bem, mas sempre falam inglês. E se eles fazem o esforço para falar inglês (que para um cidadão do Estado Espanhol, acreditem, é um verdadeiro esforço), o que custa aos outros falarem português? O esforço será certamente bem menor.

pôr um espanhol a falar inglês parece truque de magia. afinal, Rafa Benítez é mesmo mágico.

BLOGADO ?S 23:20:40

Ainda sem comentários

free blog tool