Atualizações 13/1/09

14-01-2009

GAMANÇOS, LÍNGUA, CARTAZ, GALIZA, ACORDO ORTOGRÁFICO, FERROVIÁRIO, IMPRENSA, ALTA VELOCIDADE ELEVADA

Atualizações 13/1/09

* No PGL:

O presidente da Junta, Emilio Pérez Touriño, reuniu-se hoje com José Sócrates, chefe do Executivo português, umha juntança na qual anunciou que a CRTVG reforçará a sua presença informativa em Portugal para que os cidadãos e cidadãs da Galiza podam ter informações de além Minho com maior freqüência.



* O FERVE reúne-se:

Na próxima quinta-feira, dia 15 de Janeiro, às 21h45, decorre uma reunião do FERVE - Fartos/as d'Estes Recibos Verdes, que terá lugar no café/livraria Gato Vadio, situado na Rua do Rosário, número 281, no Porto (Rua paralela à Rua de Cedofeita).

Todos/as quantos/as queiram podem comparecer, trazendo ideias, contributos e um amigo/a também!

Pelo FERVE;

Cristina Andrade



*Acordo Ortográfico em Lisboa:

Jornal desportivo Record já aplica novo acordo ortográfico


* No Arrastão:

Olmert, que se afastou do cargo de primeiro-ministro por suspeitas de corrupção, explica como ordenou aos Estados Unidos que não votassem a favor da resolução que eles próprios formularam. A arrogância explica porque pode Israel fazer tudo o que lhe dá na gana e nem se importa de envergonhar com a sua basófia o seu principal aliado:

Olmert disse que exigiu falar com Bush apenas dez minutos antes da votação no Conselho de Segurança da resolução à qual Israel se opôs. ?Quando vimos que a secretária de Estado, por razões que não percebemos, queria votar a favor da resolução? Procurei entrar em contacto com o Presidente Bush e eles disseram-me que ele estava em Filadélfia a fazer um discurso?, disse Olmert. ?Disse-lhes: ?não me interessa. Tenho de falar com ele agora?.?

O primeiro-ministro israelita caracterizou Bush como um ?amigo sem paralelo? de Israel. ?Eles tiraram-no do palco, levaram-no para outra sala e eu falei com ele. Disse-lhe: ?não pode votar a favor desta resolução?. E ele respondeu-me: ?Escute, eu não sei nada sobre isso, não o vi, não estou familiarizado com a forma como está formulado?.? Olmert contou que disse então a Bush: ??Eu estou familiarizado com ele. Não pode votar a favor?. ?Ele deu a ordem à secretária de Estado e ela não votou a favor ? a resolução que ela própria concebeu, formulou, organizou e manobrou para ser aprovada. Ela ficou bastante envergonhada e absteve-se na resolução que ela própria criou.?



* Galiza em Coimbra:

Coimbra Inovação Parque (iParque) e Parque Tecnológico da Galiza são, agora, aliados com os olhos postos na internacionalização. A rede de parques de ciência e tecnologia torna o eixo Centro de Portugal/Galiza promissor.

* Vem aí comboio novo:

O concurso público internacional para a construção do troço da rede ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo será lançado este Verão, garantiu, ontem, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, após uma reunião com o presidente da Junta da Galiza.


(nota: até Valença, o que está previsto do lado português é Velocidade Elevada - até 250 qm/h - e não Alta Velocidade - até 350 qm/h)

E mais:

Com a entrega do respectivo processo na Agência Portuguesa do Ambiente, no dia 7 de Janeiro, teve início a avaliação de impacte ambiental da quadruplicação do troço Contumil-Ermesinde, da Linha do Minho.

BLOGADO ?S 00:35:38

Ainda sem comentários

free blog tool