Atualizações 30/4/09

01-05-2009

PORTURARIDADE, PROJETOS, IMAGENS, FERROVIÁRIO, POLÍTICA À PORTUGUESA, GRANDE PORTO

Atualizações 30/4/09

* É verdade que a densidade populacional do Reino Unido é duas vezes maior que a de Portugal, mas nada justifica tamanha discrepância:

(clicar para aumentar)
(foi a partir de uma imagem semelhante à da direita que fiz a imagem da esquerda; a escala é a mesma)


* Expliquem-me qual o sentido disto. Seria razoável que uma freguesia do concelho do Porto quisesse ser 'cidade'? Então porque haveria uma freguesia de Matosinhos querer ser cidade?

PCP, PSD e PS querem que Senhora da Hora seja cidade

Comunistas apresentaram projecto-lei, socialistas e sociais-democratas também

No Público.


* Ainda não recuperei inteiramente do pasmo da descoberta. Na Póvoa, para quem não conhece, existia uma frondosa avenida chamada Mouzinho de Albuquerque, castigada pelo progresso com o corte das árvores e com o decréscimo de qualidade urbanística. Perdeu as árvores e o passeio central mas ganhou passeios laterais amplos. Perdeu em afetividade mas ganhou em usabilidade. Os passeios laterais são contínuos, apenas com interrupções na estrada nacional e nos extremos da avenida. Estando nós em Portugal, isso levanta um problema cuja solução ainda não deslindei - tirando acesso a garagens, todo o sítio por onde passa um carro é via de circulação, e ainda ninguém me provou o contrário.



As fotos foram tiradas no cruzamento entre uma rua secundária e a avenida. Este não é um sinal como aqueles belgas, que significa que os automóveis têm de circular a velocidade de passo (- 10 qm/h), dando prioridade aos peões. Não é simplesmente porque tal ideia não existe no código da estrada português. Assim sendo, o que significa o sinal?



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 04:10:28

7 comentários

Comentário de: Tárique [Visitante]
Tárique

Excelente trabalho. Seria possível fazer o mesmo com outros países com densidades mais próximas de Portugal? Gostaria de ver da Suécia, Holanda, Bélgica, Áustria.

E será possível fazer também esse trabalho com autoestradas?

Obrigado:

Tárique

04-05-2009 @ 13:13
Comentário de: gomes [Membro]  
ptolo

A densidade populacional de Portugal é de 115 pessoas por quilómetro quadrado. A da Bélgica é de 341, a da Holanda é de 400, a da Áustria de 97 e a da Suécia é de 20 pessoas por metro quadrado. Tirando a Áustria, nenhuma das densidades populacionais referidas é remotamente semelhante à de Portugal. Mas vou ver o que posso fazer. Um abraço

04-05-2009 @ 16:38
Comentário de: Tárique [Visitante]
Tárique

Vou do meu lado também ver se consigo fazer algo tão graficamente impressionante como o que nos motra. Cumprimentos

04-05-2009 @ 17:58
Comentário de: Tárique [Visitante]
Tárique

http://www.iiasa.ac.at/Research/ERD/DB/data/maps/pop/3d_1_L.jpg

Estive aqui a dar uma espreitadela e em termos de densidades o caso mais grave é não haver ligação ferroviária decente entre a galiza e o norte de portugal (e também um comboio rápido Lisboa-Madrid, claro)

04-05-2009 @ 18:02
Comentário de: gomes [Membro]  
ptolo

Aí é que discordamos. Como podes ver, a ligação em AV entre Lx e Madrid passa por cidades pequenas / médias (Évora) do lado português e médias do lado espanhol. E o tráfego entre Lx e Madrid é reduzido. Defendo apenas uma ligação, pelo Norte, o T deitado, entre Aveiro e Salamanca (http://agal-gz.org/blogues/index.php/gomes/2008/12/30/title-48). Isto serviria como ligação de todo o país à Europa e de Lisboa a Madrid. Construir duas ligações não tem sentido.

04-05-2009 @ 18:43
Comentário de: Tárique [Visitante]
Tárique

Concordando com o teu T, acho que também tem que haver boas ligações Porto-Vigo e linha do Algarve-Andaluzia.

05-05-2009 @ 18:20
Comentário de: Tárique [Visitante]
Tárique

Mas também acho que a única em que se justifica a alta velocidade é a ligação a Madrid. Porto-Braga-Galiza, assim como Lagos-Sevilha têm que ser ligados com frequência, não necessariamente com velocidade.

05-05-2009 @ 18:22
free open source blog