Atualizações 17/6/09

18-06-2009

LÍNGUA, VÍDEOS, IMAGENS, FERROVIÁRIO, NORTE, GRANDE PORTO, ESPAÑA ESTRAÑA, ALTA VELOCIDADE ELEVADA

Atualizações 17/6/09

* Não acompanhei o debate no Parlamento (a ligação vídeo que tuítei foi tomada pelo Constâncio e o BPN), mas isto aconteceu:

Adjudicação só será formalizada após as eleições

Depois de um colóquio que decorreu na Assembleia da República dedicado ao projecto do alta velocidade, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações revelou que a assinatura do contrato de adjudicação do primeiro troço do alta velocidade, entre o Poceirão e Caia, ficará para depois das eleições, só devendo ser assinado no final do ano. As bases da concessão terão ainda de der promulgadas pelo Presidente da República e só depois o consórcio vencedor poderá avançar com os estudos técnicos e posterior início da construção. Em declarações ao Diário Económico, Mário Lino afirmou ?não crer que o veto vá acontecer?, uma vez que ?a alta velocidade é para o Governo uma prioridade política com calendários bem definidos e que têm vindo a ser cumpridos?. A actual conjectura económica também parece não ser impedimento para o seguimento do projecto. Segundo o ministro, ?Não está previsto gastar dinheiro em 2009 com a alta velocidade. Só a partir do final de 2010 [quando arrancar a obra] é que o Governo entra com dinheiro e a maior parte será em 2011 e 2012, na fase da construção?.
Segundo o Diário Económico, Manuela Ferreira Leite afirmou que se ganhar as eleições ?a primeira coisa a fazer é adiar? o projecto do alta velocidade, para em seguida ?fazer uma análise muito profunda dos encargos que isso tem no futuro?.



Na Transportes em Revista. Nunca pensei desejar tanto a vitória da Ferreira Leite. Com o dinheiro que se planeia gastar na Alta Velocidade, ganhávamos uma ótima rede convencional e ainda se melhoravam as ligações internacionais, que também mobilizam fundos europeus.


* O Metro do Porto chegou, como já disse, ao google transit. O que descobri ontem foi que o google transit também funciona em telemóvel. Seja, em qualquer situação um telemóvel com internet pode dizer-nos qual o(s) próximo(s) metro(s) entre as estações que quisermos, o preço, etc. Esqueçam os horários em papel. Depois do Itinerarium, eis a evolução gráfica. Algum dia será mundial e completa.



(grande)


* Um esboço do que poderia ser a nossa rede ferroviária (abraço, Rui):


(grande)


* Nacionalismo linguístico espanhol (via Made in Galiza)





tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 00:45:23

2 comentários

Comentário de: André Costa [Visitante]
André Costa

Quem te diz que a vitória da Ferreira Leite implicaria esses investimentos na rede convencional? Com um tipo de discurso anti-investimento público, tenho as minhas dúvidas…

18-06-2009 @ 12:06
Comentário de: gomes [Membro]  
ptolo

Nada me diz isso. Mas ao menos não se gastavam 40 ziliões de euros a ligar Lx a Madrid para depois ninguém utilizar aquilo

26-06-2009 @ 22:34
powered by b2evolution