Categorias: VÍDEOS, MÚSICA, HUMOR, GATO FEDORENTO, CENTRAL BEHEER, FILMES, MEUS

18-06-2009

LÍNGUA, VÍDEOS, IMAGENS, FERROVIÁRIO, NORTE, GRANDE PORTO, ESPAÑA ESTRAÑA, ALTA VELOCIDADE ELEVADA

Atualizações 17/6/09

* Não acompanhei o debate no Parlamento (a ligação vídeo que tuítei foi tomada pelo Constâncio e o BPN), mas isto aconteceu:

Adjudicação só será formalizada após as eleições

Depois de um colóquio que decorreu na Assembleia da República dedicado ao projecto do alta velocidade, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações revelou que a assinatura do contrato de adjudicação do primeiro troço do alta velocidade, entre o Poceirão e Caia, ficará para depois das eleições, só devendo ser assinado no final do ano. As bases da concessão terão ainda de der promulgadas pelo Presidente da República e só depois o consórcio vencedor poderá avançar com os estudos técnicos e posterior início da construção. Em declarações ao Diário Económico, Mário Lino afirmou “não crer que o veto vá acontecer”, uma vez que “a alta velocidade é para o Governo uma prioridade política com calendários bem definidos e que têm vindo a ser cumpridos”. A actual conjectura económica também parece não ser impedimento para o seguimento do projecto. Segundo o ministro, “Não está previsto gastar dinheiro em 2009 com a alta velocidade. Só a partir do final de 2010 [quando arrancar a obra] é que o Governo entra com dinheiro e a maior parte será em 2011 e 2012, na fase da construção”.
Segundo o Diário Económico, Manuela Ferreira Leite afirmou que se ganhar as eleições “a primeira coisa a fazer é adiar” o projecto do alta velocidade, para em seguida “fazer uma análise muito profunda dos encargos que isso tem no futuro”.



Na Transportes em Revista. Nunca pensei desejar tanto a vitória da Ferreira Leite. Com o dinheiro que se planeia gastar na Alta Velocidade, ganhávamos uma ótima rede convencional e ainda se melhoravam as ligações internacionais, que também mobilizam fundos europeus.


* O Metro do Porto chegou, como já disse, ao google transit. O que descobri ontem foi que o google transit também funciona em telemóvel. Seja, em qualquer situação um telemóvel com internet pode dizer-nos qual o(s) próximo(s) metro(s) entre as estações que quisermos, o preço, etc. Esqueçam os horários em papel. Depois do Itinerarium, eis a evolução gráfica. Algum dia será mundial e completa.



(grande)


* Um esboço do que poderia ser a nossa rede ferroviária (abraço, Rui):


(grande)


* Nacionalismo linguístico espanhol (via Made in Galiza)





tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 00:45:23

17-05-2009

LÍNGUA, VÍDEOS, HUMOR

Atualizações Adoentadas 16/5/09

* Para que ninguém diga que este não é um blogue político, aqui vos deixo com Barack Hussein Obama, um homem com piada que merece ser mais conhecido:



Via Arrastão.


* Aparecer no Spider-man tem as suas vantagens: Phaidon reúne em livro os últimos dez anos da obra de Álvaro Siza. Se, por exemplo, o livro do Tony Carreira aparecer esquecido numa secretária do próximo The Evil Dead, aposto que vai parar a Hollywood. Próximo super-herói romântico?


* No Estado espanhol continua a trapalhada. Em Madrid inventaram que o galego não era português, e que o valenciano não era catalão. Esquizofrenias deste calibre só podiam dar nisto:

PP do País Valenciano obriga ao Europarlamento a fazer duas versões televisivas do anúncio eleitoral em catalão

"O sobrecusto por ter que fazer 'também' o anúncio na variante valenciana tem sido de 6.000 euros"

PGL - O Parlamento Europeu teve que fazer duas versões em língua catalã do seu anúncio institucional com motivo das próximas eleições européias de 7 de junho. O motivo: a ameaça da Generalitat valenciana de não emitir o anúncio por Canal 9 se era "igual" que o que se tinha que emitir por Tv3.

Finalmente a Eurocámara acedeu a fazer duas versões do mesmo anúncio televisivo, um feito na variante central do catalão, e o outro na variante valenciana. Ora bem, o texto não tem variado nem uma vírgula, só muda o ator/atriz que protagoniza cada um dos spots, que lêem o texto cada qual em sua variante.

(...)



No PGL.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 00:31:15

02-02-2009

LÍNGUA, VÍDEOS, GALIZA

Atualizações 1/2/09

* Não perguntem a Recep Tayyip Erdoğan pelos direitos dos curdos, mas gostei de o ver falar dos crimes contra os palestinos:

* Ângelo Pineda Marinho, Ideologias e língua (I)

La primera ele, en la que todos piensan seguramente, es la toponímica, La Coruña y A Coruña, y que no es una ele cualquiera, porque más allá de su lectura en el marco de un debate localista esconde algunos de los principios o convicciones que sustentan el pensamiento de este singular alcalde coruñés y que son esenciales a todo el pensamiento socialdemócrata de la corriente histórica europea: el internacionalismo, el cosmopolitismo urbano y la tolerancia cultural.

Andrés Precedo Ledo. Las eles de Paco. 16 de fevereiro de 2006

O "L" que marca a espanholidade do topônimo simboliza aqui valores e princípios que o senhor Precedo atribui a Paco Vázquez, através da defesa que este fez do castelhano. Se o espanhol expressa o "internacionalismo", o "cosmopolitismo urbano" e a "tolerância cultural"; por uma oposição lógica, ao galego corresponde o nacionalismo, a cerração rural e a intolerância cultural. Este caso é um bom exemplo de como dizer as coisas sem dizê-las.


Pineda Marinho discorre sobre as "quatro ideologias principais nas colunas de opinião do jornal La Voz de Galicia" sobre "discurso público, representações sociais e conflicto lingüístico". Está muito bem o texto, apesar de me chocar que ainda exista gente como esta a escrever nos jornais galegos:

¡Y es que ya está bien! ¡Fuera caretas!: nadie prohíbe a los profesores de la Universidad de Santiago dar sus clases en gallego, pero el 80% las dan en castellano; nadie prohíbe a los columnistas de prensa escribir en gallego, pero la inmensa mayoría lo hacen en castellano; nadie impone a los políticos hablar en castellano, como lo hacen en privado la mayoría de los no nacionalistas; nada impide a los empresarios montar un diario en gallego, pero ninguno ha querido jugarse en ello su dinero; nada impide a los jóvenes hablar en gallego, pero el 56% de los que tienen entre 16 y 25 años lo hace habitualmente en castellano; ni nadie impide a los comerciantes rotular en gallego, pero lo hacen en castellano casi todos.

¿Por qué? Pues porque quieren. Porque en uso de su libertad así lo han decidido.

Roberto Blanco Valdés. Lenguas: bien, hablemos de libertad y de imposición. 18 de maio de 2008



*

MAYDAY 2009 – O LUGAR ONDE NOS ENCONTRAMOS

De há uns anos a esta parte, diversos países têm vindo a assinalar o dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador/a, alertando especificamente para a situação dos/as trabalhadores/as precários/as. Esta iniciativa é conhecida como MayDay* e decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, em 2007.

A expressão do descontentamento do precariado faz-se na rua, com uma parada que agrega trabalhadores/as sujeitos/as às actuais expressões da desregulação laboral: falsos recibos verdes, contratos a prazo, intermitência no espectáculo, desemprego, desemprecariedade, trabalho temporário ou estágios sem remuneração.

Após duas edições bem sucedidas em Lisboa, gostaríamos de dar amplitude a este descontentamento no Porto, unindo vontades e vozes múltiplas. A iniciativa parte do FERVE, mas dirige-se a todos: associações, sindicatos, companhias, colectivos, movimentos e pessoas interessadas em promover a mudança.

Por isso, convidamos-te a participar na primeira Assembleia Pública de discussão desta iniciativa, a decorrer no dia 10 de Fevereiro, às 21h30, no MAUS HÁBITOS (Rua Passos Manuel, 178, 4º andar - Porto).

Pelo FERVE;

Cristina Andrade.




tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 10:21:20

13-01-2009

GAMANÇOS, FOTOS, LÍNGUA, CARTAZ, LIGAÇÕES, VÍDEOS, GALIZA, HUMOR, IMAGENS, AMIGOS, ACORDO ORTOGRÁFICO, PÓVOA-VILA

Atualizações 12/1/09

* O Vasquinho agora julga-se estrela de cinema e aparece em 32 revistas por mês:




* Pim Pam Pum, de Andoni de Carlos Yarza e Asier Urbieta. Via Igor.


* O Acordo Ortográfico e Vasco Graça Moura:

Acordo vai agravar a crise de 2009



* O Acordo Ortográfico em Coimbra:

Jornal “O Despertar” começa a aplicar acordo ortográfico



* Manuel Jorge Marmelo e Carlos Quiroga na TVG


* Paulo Moura:

O silêncio dos contentores

Enquanto o país discute se se deve ou não construir o novo terminal em Alcântara, fomos espreitar o que se passa por trás da barreira dos contentores. Uma semana no porto de Lisboa.



(negrito meu)

Aos poucos vai-se percebendo que não é só implicância minha: em Lisboa, há mesmo quem ache que Portugal é uma cidade.


* Para que ninguém se esqueça mesmo, Janeiro no Octopus:




* O mundo com os nomes certos (em inglês).

BLOGADO ÀS 01:31:18

09-01-2009

GAMANÇOS, FOTOS, VÍDEOS, IMAGENS, FILMES, IMPRENSA, MÁ IMPRENSA

Atualizações 8/1/09

*




* Estou contente por ver que o Manuel Jorge Marmelo não largou a blogosfera. Eu é que andei distraído.


* Sugestão de M:

Joe the Plumber é agora repórter de guerra em Israel



Entretanto, o Público não aprende. Na mesma notícia, isto:

Claro que depois da aclamação vem sempre o declínio, e Joe acabou descredibilizado. Descobriu-se, entre outras coisas, que não era bem canalizador, que não se chamava bem Joe e que fugia aos impostos.

Ainda não perceberam que Joe é um diminutivo. De tanto repetirem, o povo começa a acreditar.


* Uma mulher: Hafsia Herzi

BLOGADO ÀS 02:42:00

15-12-2008

INSTANTÂNEOS, VÍDEOS, IMAGENS, HUMOR

Atualizações 14/12/08

* Seguindo o conselho do Nuno fui a esta página de uma coisa chamada MEP, associação de vibrações positivas e esperança e muitas outras palavras radiantes de bondade. E de vazio. Mais uma vez, Laurinda Alves. Movimento Espaço por Preencher, deve ser isso.


* João Fazenda foi considerado uma people who deserve a bigger stage pela MONOCLE. Aproveito para partilhar com os meninos e meninas que me lêem a belíssima contracapa que fez para @ Deolinda.



Por favor percam tempo na página do homem. É de facto muito boa.


* Esqueci de avisar mas a Edna Parker morreu. Morreu, iupi!!! O recorde é nosso. Olé, olé olé olé, o recorde, é nossoooooo. Maria de Jesus, a nossa menina, é agora a mulher mais velha do mundo. Cristiano Ronaldo e Maria de Jesus. Que dupla!

Entretanto, conselhos para te tornares também tu uma Maria de Jesus:

1 trabalhar ao ar livre
2 andar muito a pé
3 nunca beber álcool
4 nunca fumar
5 preferir carne ao peixe
6 chegar ao 115 anos

(adaptado da Visão)


* Na Madeira, não há coragem sequer para fazer isto:




* Michael Phelps diz que treinou todos os dias durante 5 anos. O que raio é que isso quer dizer???

BLOGADO ÀS 00:40:12

02-12-2008

GAMANÇOS, PORTURARIDADE, LÍNGUA, VÍDEOS, GALIZA, IMPRENSA, PLANEAMENTO MACADAME

Atualizações 1/11/08

* Já pouco me lembrava mas ainda não tinha mostrado por aqui este episódio de desinformação do Cuidado com a língua, programita habitualmente anódino mas de confiança. É tática antiga: quando acreditas verdadeiramente em alguma coisa procuras realçar as diferenças e de alguma maneira esquecer as semelhanças. Sei-o bem, porque é também tática normal para mim. Se mais alguém achar o programa desinformativo, não hesitem, escrevam: cuidadocomalingua@ateaofimdomundo.com.



* Digo e reafirmo: quando Os Verdes se desassociarem do PCP, eu talvez considere o voto neles. Na CDU, lamento, não voto.

O Partido Ecologista Os Verdes, apesar de realizar uma acção ecologista cada vez mais activa, a sua contribuição no plano político e institucional, que se alarga muito para além da CDU, capaz de atrair e envolver sectores progressistas e democráticos da sociedade é sistematicamente silenciado nos meios de comunicação social.

Jerónimo de Sousa, via Arrastão.


*

Via Arrastão.


*

Somos campeões mundiais em extensão e crescimento da rede de auto-estradas desde 1990. Mesmo sem as novas concessões, Portugal já está entre os países que mais investiram e que têm maior número de km por habitante e área. Mas os dados da União Europeia e OCDE mostram que se investe pouco em manutenção

Do DN, através do Menos Um Carro.

BLOGADO ÀS 00:39:14

14-11-2008

VÍDEOS

Na Dinamarca, como aqui

Através do Bruno.

BLOGADO ÀS 16:10:57

12-11-2008

VÍDEOS, HUMOR

Por sugestão de várias famílias 5


(publico este vídeo sem querer expressar uma opinião política, mas apenas porque tem piadinha)

BLOGADO ÀS 21:33:00

10-11-2008

VÍDEOS

Sem comentários 1

BLOGADO ÀS 19:30:13

06-11-2008

GAMANÇOS, VÍDEOS, HUMOR, HUMOR

Foi disto que os americanos se safaram - estupidez em estado puro

You've heard about some of these pet projects, they really don't make a whole lot of sense and sometimes these dollars go to projects that have little or nothing to do with the public good. Things like fruit fly research in Paris, France. I kid you not.


One might have thought that Sarah Palin would take a more active interest in one aspect of scientific research. Palin's youngest son has Down's syndrome, a genetic disorder caused by the presence of an extra chromosome 21. Although a geneticist by training, I am certainly no expert on the pathogenesis of this condition, nor the significance of Drosophila research into Down's syndrome. So, I typed "drosophila trisomy 21" into PubMed, the scholarly biomedical equivalent of Google. There were 109 results, the most recent published just the day before Palin's gaffe. The concluding sentence of that study — about the genetic cues that steer nerve fibres around during the growth of the fruit fly — suggests that the paper will "have implications for the pathogenesis of Down's syndrome".

(negrito meu)

Artigo de Adam Rutherford, No Guardian. O resto aqui.

BLOGADO ÀS 16:20:08

06-11-2008

VÍDEOS, MÚSICA, HUMOR

Por sugestão de várias famílias 2

Esperem pelo refrão. A sério, esperem.

BLOGADO ÀS 00:45:59

05-11-2008

VÍDEOS, MÚSICA, FILMES

Jack White + Alicia Keys , Another way to die


Adoro o Jack White, e a Alicia Keys, prontos, não está mal. O filme deve valer a pena. O primeiro valeu.

BLOGADO ÀS 13:10:33

29-10-2008

VÍDEOS, MÚSICA

Merda para o Halloween

O vídeo aqui.

BLOGADO ÀS 18:23:51

27-10-2008

VÍDEOS, MÚSICA

Kiiiiiii, 4 little Joeys



Através do Rogério.

BLOGADO ÀS 15:48:22

27-10-2008

VÍDEOS

ai qui 'susto

Verdade, verdadeira, é que deu para aprender umas coisas.

Através da Aaliyah.

BLOGADO ÀS 15:30:59

23-10-2008

VÍDEOS, MÚSICA

Berryz Koubou, Jingisukan (Dschinghis Khan)


Para ninguém dizer que este é um blogue que evita as questões sérias (eleições americanas, casas camarárias em Lisboa), aqui fica este magnífico vídeo.

BLOGADO ÀS 23:46:49

22-10-2008

LIGAÇÕES, VÍDEOS, MÚSICA, NOVIDADES

Sandy Kilpatrick (e outros), This World and Body


FILME 30/2008 - This World and Body from fast forward portugal on Vimeo.


Vencedor do Fast Forward 2008. Gosto muito do Sandy. Faz-me lembrar que cada sonho dura um dia inteiro.

BLOGADO ÀS 03:10:50

02-10-2008

VÍDEOS, AMIGOS, MÚSICA

Plastic Palace Alice, The Girl Who Cried Wolf


Plastic Palace Alice, a banda do meu amigão Jeremy, lá para as bandas de Melbourne. Não é Bowie, não é Arcade Fire. É bem bom, é o que é.

BLOGADO ÀS 23:41:33

29-09-2008

LIGAÇÕES, VÍDEOS, AMIGOS, MÚSICA

Can, Vitamin C


Do genitália apoteótica, o blogue que o Bruno acabou de criar. Mas acabado acabado mesmo de estrear. Nem uma semanita tem, o menino. Boa. Bem-vindo.

BLOGADO ÀS 12:12:31

24-09-2008

VÍDEOS, MÚSICA

Deolinda, Fado Toninho (Canção ao lado)




Revelado pelo Nuno R.

BLOGADO ÀS 23:15:07

1 2 3 4 5 6 >>

powered by b2evolution free blog software