Categoria: DADOS AVULSOS

17-08-2008

RECORRÊNCIAS, GAMANÇOS, PORTURARIDADE, DADOS AVULSOS, PLANEAMENTO MACADAME

portugal e as autoestradas

Desde 1990 fomos o 2º país que mais multiplicou a sua rede.

2,3% da nossa rede de estradas é auto-estrada, mas a média da UE é apenas de 1,2%.

Estes 2,3% são aliás o terceiro valor mais alto na UE.

Portugal representa 1,3% do PIB europeu e 1,4% da carga movimentada, mas as nossas auto-estradas representam 3,2% do total europeu!

Na OCDE (o que inclui EUA, Canadá, Japão,etc...) somos o segundo país com mais auto-estradas por PIB.

Temos mais auto-estradas por habitante, e por área de território do que a média europeia.

Em 15 anos o transporte de pessoas em automóvel cresceu 139% em Portugal e apenas 31% na UE15. Em transporte colectivo cresceu 0,5% bem menos do que os 12,8% na UE15.


Através do Menos Um Carro.


Aqui o artigo original. Ao consultar a tabela, percebe-se claramente a esquizofrenia dos números, mas dá para perceber outras coisas, comparando com a Espanha. O rácio quilómetros de autoestrada/área do país é igual ao nosso, existem mais quilómetros por pessoa em Espanha, a percentagem de autoestradas no total de estradas é, no caso espanhol, maior do que em todos os outros países analisados, mas a grande diferença de Portugal em relação aos outros está no proveito. Diria que temos um país preparado para os grandes investimentos estrangeiros, mas sem os grandes investimentos estrangeiros. Não foram até agora nem serão as autoestradas a retirarem-nos do marasmo econónico.

BLOGADO ÀS 02:20:10

11-08-2006

DADOS AVULSOS

e

Moçambique pertence à CommonWealth, mas a Irlanda não.

BLOGADO ÀS 02:10:49

29-03-2006

DO BLOGUE ANTIGO, DADOS AVULSOS

fixações

Nokia é apenas uma cidade-satélite de Tampere. Toyota é um subúrbio de Nagoya. O amor é apenas uma reacção química. Os blogues são maioritariamente lidos por autores de outros blogues. Bush, que destruiu três países com apenas um mandato, vai ser reeleito por mais quatro anos. Santana Lopes preocupou-se mais em desmentir uma sesta do que a montar um governo capaz. O FCPorto ganhou dois campeonatos nacionais seguidos, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, mas insistem que só consegue ganhar com a ajuda dos árbitros. O Sporting fala do sistema quando perde jogos, mas há bem pouco tempo ganhou dois campeonatos em três anos. Existem 3.5 milhões de pessoas no Porto e à sua volta, enquanto que na mesma área em Lisboa existem apenas 3 milhões. "Espanha" existe apenas há 500 anos, enquanto que os mouros lá estiveram 700 anos.

(Outubro 2004)

BLOGADO ÀS 23:36:18
blog software