Categoria: NOTAS

29-07-2009

NOTAS

Partida

Há que dizê-lo, à terceira é de vez. O meu blogue encontra a sua terceira morada ali, e por lá ficará pelo tempo que conseguir. Agradeço a todos os amigos, galegos ou não, pela visita, mas é hora de partir. Abraço sentido a todos

BLOGADO ÀS 00:33:00

25-05-2009

NOTAS, PORTURARIDADE, OCORRÊNCIAS, TERRA, FERROVIÁRIO, PORTUGAL ESPERTO, MULHERES, GRANDE PORTO

Atualizações 24/5/09

* Mais sobre a Linha de Leixões:

Linha volta a ter passageiros em Setembro

A Linha de Leixões voltará a ter passageiros em Setembro, estimando-se que venha a servir 2,9 milhões de pessoas por ano. Para já, os comboios ligarão Leça do Balio a Ermesinde em 16 minutos. Só em 2010 chegará a Leixões.

A via - que hoje é utilizada apenas para o transporte de mercadorias (12 comboios por dia) após a suspensão do serviço de passageiros há muitos anos - cruza quatro concelhos: Matosinhos, Maia, Valongo e Porto. A operação com passageiros será retomada dentro de quatro meses, chegando a três dos quatro municípios, embora a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, tenha manifestado, ontem, a vontade de ver as composições chegarem, no futuro, a Campanhã.

Numa primeira fase e antes do arranque do ano lectivo, a governante quer os comboios a circularem na Linha de Leixões, com paragens em Ermesinde (Valongo), S. Gemil (Maia), S. Mamede de Infesta e Leça do Balio (Matosinhos). As composições dos serviços urbanos farão a ligação, mas o preço ainda não está definido.

O administrador da CP, Ricardo Bexiga, pretende integrar a linha no Andante. As expectativas são elevadas. A CP investiu 6,8 milhões de euros em material circulante e em equipamentos e espera gastar 340 mil euros por ano com pessoal. A empresa crê que cobrirá o investimento em três anos. Também a Refer vai intervir nas quatro estações, requalificando as plataformas e construindo abrigos para os passageiros. Os trabalhos, já adjudicados, começarão dentro em breve.

O serviço comercial ao longo dos 10,6 quilómetros será assegurado por 55 composições por dia e por sentido de segunda a sexta. Os passageiros contarão com um comboio de 30 em 30 minutos à hora de ponta e com um comboio por hora e por sentido nos restantes períodos. Aos fins-de-semana e feriados, terão disponíveis 35 comboios diários, o que corresponde a um comboio por hora e por sentido. O transporte é feito através de uma via única.

No dia em que foram celebrados os protocolos entre a CP, a Refer e a Câmara de Matosinhos para retomar o serviço de passageiros e entre a CP, a Refer e a APDL para a cedência de terrenos do Porto de Leixões, o presidente da Autarquia matosinhense, Guilherme Pinto, manifestou a convicção de que será possível estender a operação a Leixões dentro de um ano. Antes disso, será construída uma nova estação.

O estudo preliminar aponta para um investimento de 10 milhões de euros nos terrenos do antigo parque de espera do Porto de Leixões, na Avenida do Engenheiro Duarte Pacheco. O futuro edifício terá uma ligação aérea à estação do metro no Senhor de Matosinhos, um interface para táxis e operadores de transporte público rodoviário e um parque de estacionamento. O complexo ferroviário do Porto de Leixões sofrerá alterações com a obra, que permite ampliar o terminal de contentores. A viagem entre Ermesinde e Leixões será de 30 minutos.

A Refer admite estudar a possibilidade de estender o serviço a outras paragens (recorde-se que a Linha de Leixões possui outras estações que não serão servidas), de acordo com a procura e as necessidades da população.

(...)



No JN. É óbvio que a empreitada tinha de ser dividida em duas. O troço a reabrir em Setembro não tem cruzamento com linhas do metro e é o que tem mais potencial de clientes. No outro troço, entre Leça do Balio e Leixões, é necessário coser a Linha de Leixões com as Linhas da Trofa, da Póvoa e de Matosinho (do Metro), construindo estações novas, o que demora mais tempo.

A ligação a Campanhã, através de Contumil, é essencial. E, no futuro, ligações a Braga, Guimarães e Marco, diretas a partir de Leixões. E para sul, também. Não se pode parar. Nunca.

E fazer a ligação da Linha Amarela à Linha de Leixões, não? Merda, são 300 metros.



(grande)


* Não o rapador de tachos, mas o antigo ditador - Salazar "sobrevive" na toponímia nacional em 20 localidades portuguesas. E é bom saber que

Em Atalaia, a 20 quilómetros a noroeste da capital de distrito, a rua Oliveira Salazar entronca com a Capitão Salgueiro Maia, o comandante da coluna militar que ocupou o Terreiro do Paço e levou à rendição de Marcelo Caetano no quartel do Carmo.



* Putas. Ganhámos a Palma de Ouro.




* A minha Lista de Prémios, Concursos e Bolsas Literários está ainda mais atual.


* Uma mulher: Carice van Houten




tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 01:29:32

28-04-2009

NOTAS

Atualizações 27/4/09

* Nova atualização na minha Lista de Concursos, Prémios e Bolsas Literários.


* Entrevista a Lobo Antunes na New Yorker. Via LER.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 01:37:31

23-04-2009

NOTAS, PLANEAMENTO MACADAME

Atualizações 22/4/09

* Republico a minha já afamada lista de Concursos, Prémios e Bolsas Literários. Em pdf. Continua desatualizada mas mantém-se pertinente.


* Sempre que as notícias versam as ideias urbanísticas de Luís Filipe Menezes, repito o chavão: uma no cravo, outra na ferradura.

Câmara quer vivendas na Quinta de Marques Gomes

O projecto da urbanização para a Quinta de Marques Gomes está a ser repensado. A Câmara de Gaia prefere a construção de vivendas nas zonas não florestais e garante que os novos proprietários manifestaram abertura à proposta.

"Queremos desenvolvimento equilibrado. A nossa acção já foi no sentido dos actuais proprietários aceitarem este princípio: não permitir construção em altura, mas apenas a construção de vivendas espalhadas por zonas não florestadas. Há disponibilidade da parte dos empreendedores para pensarem numa solução deste tipo", concretizou o presidente da Câmara gaiense. Luís Filipe Menezes sublinhou que, em contrapartida, o Município poderá recuperar as matas com a plantação de espécies autóctones.

No JN.

Plantação de espécies autóctones? Sei lá, naquela. Desenvolvimento equilibrado, com casinhas espalhadas em vez de prédios em altura? Génio urbanístico. Homem de certezas, este Luís Filipe.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 03:46:14

12-03-2009

NOTAS

Foda-se. Acabei.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 16:52:20

04-03-2009

NOTAS, LÍNGUA, GALIZA, IMAGENS

Atualizações 3/3/09

* Português mais empregado que o galego ILG-RAG nas teses de doutoramento da USC:



* Muito curioso: na obscura categoria que escolhi para o coisas, 'generalista', sou o 19º blogue mais lido Portugal. Claro que, no cômputo geral, sou apenas 385º.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 00:59:38

30-01-2009

NOTAS, GAMANÇOS, PLANEAMENTO MACADAME

Atualizações 29/1/09

* Há... mas são verdes! (petição):

Como sabem desde sempre que trabalho a recibos verdes. Não existe trabalhador mais desprotegido que o trabalhador dito independente" a recibos verdes.

Não temos direito a férias, a estar doentes, licenças maternidade/paternidade, etc... não recebemos subsídios de qualquer ordem (baixa, desemprego, maternidade, etc.), não temos uma inspecção geral do trabalho que nos informe ou apoie (é só para os trabalhadores dependentes), recebemos ordens de todos e temos horários para cumprir como todos.

Somos obrigados a pagar todos os meses a segurança social, mesmo que fiquemos 5 meses sem receber um tostão. Somos obrigados, no final da prestação do serviço, a entregar o recibo verde em como recebemos (segundo a lei) mesmo que não tenhamos recebido - o único elemento de prova que temos em nosso poder que nos serve de garantia de recebimento ou não - irónico não é?! Se as empresas não nos quiserem pagar (e existem muitas assim) para as finanças, quem está em falta
somos nós, os trabalhadores independentes que prestaram o serviço, não receberam mas também não prestaram contas desse serviço (quer tenham ou não recebido).

Por tudo isto, peço-vos, minhas amigas e meus amigos, familiares, a recibos verdes ou não, assinem esta petição por todos nós e, quer resulte ou não, pelo menos tentamos.

Muito obrigada e beijinhos para todos




* Novas secções! Dentro do porturaridade, poderão encontrar centralismo, urbanismo de ponta e planeamento macadame. Horas e horas de diversão garantidas!


* Coimbra:

O Tribunal Administrativo de Coimbra concluiu esta quarta-feira que o lote 1 da urbanização Jardins do Mondego, de sete andares, foi construído sobre zona verde. A situação em que também está o lote 18, de estacionamento.

Saem derrotados a Câmara, a empresa Promovest e o arquitecto Gonçalo Byrne (autor do projecto de loteamento), que defenderam a tese contrária.





tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ÀS 00:28:58

31-12-2008

NOTAS, GAMANÇOS, FOTOS, IMAGENS, IMPRENSA, MULHERES

Atualizações 31/12/08

* Sugestão do Nuno: Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! Porque o que não falta em Portugal não é mais democracia, mas mais democracia participativa. Mais movimentos cívicos, por exemplo.


* Eu escrevi 'Pedro Mexia deve ser fumador' e posteriormente corrigi para 'Pedro Mexia é fumador'. Afinal não é. As minhas humildes desculpas. E agora é que não percebo mesmo o que ele escreve.


* Ao fim de 19 anos como Presidente da Câmara de Viseu, deu o passo natural:

Fernando Ruas anuncia recandidatura à Câmara


E se julgavam que 19 anos é muito tempo para o quer que seja, aí está Fernando Ruas a provar-nos que 19 anos não é mais do que um mandato um pouco mais comprido.


* Behance Network: uma plataforma para portefólios únicos. A visitar e a revisitar sempre.


* Uma mulher: Scarlett Johansson

BLOGADO ÀS 20:33:17

17-11-2008

NOTAS, LIGAÇÕES

coisar

A partir de agora todas as sugestões passam para o meu Stumblr, coisar. Que ninguém se aflija! - tem rss.

Aqui, só produção própria a partir de agora.

BLOGADO ÀS 22:06:26

13-11-2008

NOTAS

Os belgas não são neerlandeses (ainda) 1

Raisparta a wikipedia. Parece que o Stanis Michiels é belga. Mas, elás!, trabalha também em Amsterdam.

BLOGADO ÀS 12:32:35

30-10-2008

NOTAS

correção

Há uns meses publiquei a ligação para uma música dos Sunny Side Down (Clarah Averbuck, Reginaldo Lincoln, Douglas Godoy). A Clarah, atentíssima, lembrou-me que a música não era uma versão da Fionna Apple mas original deles. Ficam as desculpas.

BLOGADO ÀS 17:44:29

23-09-2008

NOTAS

tradução

Hum, voltando ao mapa de baixo, a legenda que eles apresentam na página é a seguinte:

romance_languages (verdes)

AR Aragonés (Aragonese)
AO Armâneti (Aroumanian)
AS Asturianu (Asturian)
CA (Castilian)
CT Català (Catalan)
CO Corsu (Corsican)
FP Francoprovençal
FR Français (French)
FU Furlan (Friulan)
GL Galego (Galician)
IT Italiano (Italian)
LD Ladino (Ladin)
OC Occitan (Occitan)
OL Langues d'Oïl (Oïl)
PO Portuguese
MI Mirandes
RO Romanian
SA Sardu (Sardinian)
WA Wallon (including Picard,
Lorrain, and Champenois)

Germanic_Languages_2 (laranjas)

DK Dansk (Danish)
NL Nederlands (Dutch)
EN English
FO Faroese
FY Frysk (Frisian)
DE Deutsch (German)
LU Lëtzebuergesch (Luxembourgish)
FA Frasch (Northern-Frisian)
SL Seeltersk (Saterfrisian)
SE Svenska (Swedish)
SC Scots (Scots)
MO Mócheno - Bernstoler
CI Cimbri

celtic_languages (rosas)

BR Brezhoneg (Breton)
KE Kernewek (Cornish)
IE Gaeilge (Irish Gaelic)
MX (Manx)
GA Gàidhlig (Scottish Gaelic)
CY Cymraeg (Welsh)

slavic_languages (azuis)

BI Bielorussian
BG Bulgarski (Bulgarian)
KL (Kashubian)
HR Hrvatski (Croatian)
CZ Cesky (Czech)
PL Polski (Polish)
PM (Pomak)
RT (Ruthenian)
SB (Serbian)
SL Makedonski (Macedonian)
SK (Slovak)
SL (Slovene)
SO Serbsina (Sorbian)
UA (Ukrainian)

baltic_languages (violetas)

LV (Latvian)
LT (Lithuanian)


albanian_languages (castanhês)

AL Arbërishtja/Arbërichte (Albanian)
AV Arberishtja/Arberichte (Arvanite)

greek_language (castanhos)

GR Griko

turkish_languages (azul escuro)

IA Tatar
TR Türçe (Turkish)

basque_language (laranja claro)

EU Euskera (Basque)

finn_ugric_languages (verdes claro)

EE (Estonian)
FI Suomi (Finnish)
HU Magyar (Hungarian)
SM Samegiella (Sami)
LL Livonian

BLOGADO ÀS 11:24:06

18-09-2008

INSTANTÂNEOS, NOTAS

carambolas


Acabei de reparar que escrevi 'carambas' em duas entradas seguidas. Das duas uma, ou substituo uma delas por 'caralho' ou desisto da carreira de escritor. Hummmm

BLOGADO ÀS 20:09:34

14-09-2008

NOTAS, LIGAÇÕES, X-BLOGUE

picasa


Andava eu atarefadíssimo a carregar o x-blogue para o flickr, quando me lembro que o picasa já lá está. Tem tudo organizadinho por álbuns. Acabei de o tornar público, por uma qualquer involuntariedade as fotos estavam escondidas.

Aqui encontram uma projeção de slides com tudo. TUDO!!!

BLOGADO ÀS 12:01:33

12-09-2008

INSTANTÂNEOS, NOTAS

o meu blogue é uma coisa que é assim


por vezes publico imagens . plgumas delas são fotos , de entre as quais eu sou o protagonista ou são tiradas por fãs em homenagem ao blogue. há também recortes, que consistem em fotomontagens em que fatores exteriores me impediram de acertar as fotos (p.ex. preguiça).

tenho também uma secção que apelidei de instantâneos, em que transcrevo o conteúdo dos meus cadernos, e anoto apontamentos diversos (quando estou ébrio, ou quando estou aborrecido em casa, falo do que ouvem os vizinhos). também incluo aqui os meus devaneios lógico-sentimentais em futuros em preenchimento e manual de instruções.

em melbourne’08, suomi’06 e ir’05 mostro um pouco das minhas viagens, com fotos e apontamentos. no ir’05, uma das minhas secções favoritas, transcrevo o caderno da viagem de comboio que realizei através da europa central. infelizmente, ninguém liga a viagens aventurosas com escaldantes relações sexuais com atrizes em ascensão e brigas de bar. enfim.


nos vídeos apresento a mais aturada seleção de youtubes do hemisfério norte (comprovada por estudo da marktest), dividido em filmes (tipo trailers), música (tipo música), humor (gato fedorento e central beheer) e meus (feitos por mim). os meus são os melhores. em música, ultra – recente – secção, produzo a minha própria meloteca. ainda incipiente é a dança música, coletânea de música que te abana (abanará) o rabo.

como em qualquer outro blogue com pretensões anónimas (não confundir com anódinas, que, curiosamente também é o caso), incluo a secção gamanços, muito ativa, em que colijo adágios, poesia e prosa, humor e filmes. tudo copiadinho de pessoas mais inteligentes (ou mais burras, mas que merecem a citação), que alegram sempre o blogue com os seus pensamentos originais.

em frases feitas dou o meu contributo à coisa, com menos graça. os diálogos imaginários tentam o mesmo, com ainda menos graça. nas ideias demonstro cabalmente que não tenho imaginação (por vezes as personagens imaginárias são mesmo imaginárias).

nos projetos (sem c, que este é um blogue muito moderno) mostro alguma prosa da minha autoria (com textos do já famoso curso de escrita criativa) e novidades do x-blogue.

há também as notas, para os especialistas em blogues, o cartaz para mostrar o que eu faço para me entreter (ou o que vocês poderiam fazer, se não tivessem mais que fazer), sempre muito atual, e as novidades, em que falo de coisas novas (por isso o nome, novidades). intuitivo, não?

na secção galiza exponho-vos a minha costela galego-portuguesa, com devida atenção a questões da língua (acordo ortográfico incluído).

existe também uma nebulosa de secções interligadas e muito semelhantes. nas ocorrências falo do que aconteceu; nas obsessões descrevo-me (e os meus tesões por bicicletas e a regionalização); nas obrigações mostro-vos aquilo que vocês deveriam amar (mas se calhar ainda não amam, porque têm um bom gosto superior); nas recorrências repiso ideias antigas através de dados avulsos, desejando um portugal melhor. nas ligações ilustro muitas destas idiossincrasias ligando o meu blogue a páginas de humor, a flogues e a coisas que não percebo bem.

às vezes tento criar polémicas, assentes na porturaridade (ou estrangeiridade). depende. na póvoa falo da póvoa e no porto falo do porto.

em distraduções mostro como se traduz. em nomes mostro que o joão que já se chamou agrião e a joana que já se chamou beterraba.

nos amigos envergonho amigos e conhecidos do mesmo jeito: sem jeito nenhum.

no blogue antigo mostro-vos como se escrevia antes da escrita ser inventada.

no vírus demonstro como sou realmente. e é isso.

BLOGADO ÀS 19:09:40

22-07-2008

NOTAS

ó cromo


Era óbvio, mas esqueci-me de referir que a minha anterior entrada aqui era a resposta ao vídeo do Tom Waits que esta senhora apresentou. Óbvio mesmo. Óbvio daaaahh. Tecla 3. Helllllo!!!

BLOGADO ÀS 21:59:45

18-07-2008

NOTAS

indecisões

Depois de meses em que acreditei piamente que realmente ninguém lia isto, percebi, com provas fundamentadas, que ninguém comenta o coisas porque dá muito trabalho. O captcha, já me disseram, é impossível. Dá tanto trabalho que todos desistem antes de conseguir comentar. Como estas definições são iguais para todos os blogues da agal, para mudar no meu teriam de mudar em todos.

Assim, é bem provável que migre de novo para o blogger. Um destes dias.

BLOGADO ÀS 23:01:58

06-07-2008

RECORRÊNCIAS, NOTAS, LÍNGUA, ACORDO ORTOGRÁFICO

facto

Em relação ao texto de autoria desconhecida que publiquei antes contra o acordo ortográfico, queria apenas esclarecer que 'facto' continuará a ser 'facto' em Portugal. O 'c' não é mudo, e esta é uma palavra que o acordo ortográfico reconhece como de grafia dupla. E 'cágado' fica igual.

BLOGADO ÀS 21:34:24

23-05-2008

NOTAS

as regiões são feias

No mapa aí em baixo, o meu Portugal idealizado é o da direita. O da direita!!! Acabei de perceber que, sim!, o da esquerda é vinte milhões de vezes mais bonito. Certamente, terá sido esse o raciocínio do primeiro centralista. Regiões? Nahhh. Isso dá um mapa feio que dói. Nahhh nahhh. Mapa bonitinho, assim é melhor. Zinho. Zão. Não interessa. O mapa vale por si.

BLOGADO ÀS 03:26:05

22-04-2008

NOTAS

captcha

Para todos os milhares (milhões?) de leitores que viram as suas tentativas de comentário sabotadas por um captcha maldoso, aviso que esse sistema foi reformulado e tudo funciona agora com a celeridade devida.




P/a direção do blogue,

Nuno Gomes Lopes

BLOGADO ÀS 00:06:24

15-01-2008

RECORRÊNCIAS, NOTAS, LÍNGUA

é entrudo, vale tudo

Para a quadra que se aproxima, uma nota: não digam Carnaval, por favor. É Entrudo.

BLOGADO ÀS 15:51:47

29-12-2007

NOTAS, LÍNGUA, ACORDO ORTOGRÁFICO

acordo ortográfico

Como explico aqui, o acordo ortográfico entra em vigor em Janeiro. Bem, o Governo já adiou mais um bocadinho a ratificação, mas na minha cabeça já está feita a ratificação. Ainda pensei em começar a escrever em ratificado em Janeiro, mas começo já. Caso não tenham reparado, este texto cumpre já as novas normas. Será assim tão diferente? Nada disso.

BLOGADO ÀS 19:55:46

10-08-2007

NOTAS

magazine

Link: http://blogs.arcosdigital.com/magazine/

E aconteceu. Não sei como nem quando, mas convidaram-me a participar num blogue. Eu, idiota, sem saber no que me metia, etc., acedi. Assim, participo no magazine. Vejam. Tem poesia e prosa e mais cenas que não sei o nome.

BLOGADO ÀS 00:21:30

02-08-2007

NOTAS

lista de desejos

A lista de livros que quero ler. Os títulos sem parentesis indicam edições na língua original, com parentesis as traduções para português. Não se enganem por favor.

BLOGADO ÀS 00:41:16

13-06-2007

NOTAS

ai

juro que nunca mais escrevo entradas como a anterior. pensava que estava a levar este blogue a sério, até que escrevi aquilo. deus. mas não vou apagar. fica como testemunho.

BLOGADO ÀS 03:57:43

16-01-2007

NOTAS

net

Voltei a ter net, entretanto fui tendo e não tendo net (sempre sem sair das escadas, onde ainda conseguia um sinalzinho) e agora, finalmente, tenho net aqui. Onde trabalho, na minha sala. Ou onde trabalhava. Porque isto de ter internet é mesmo viciante.

BLOGADO ÀS 03:08:14

21-11-2006

NOTAS

voltei, voltei

voltei de lá

BLOGADO ÀS 23:09:08

09-09-2006

NOTAS

sem net

A minha internet grátis acabou, e a internet paga da Clix deve chegar lá pelo Natal. Assim sendo, blogue adiado.

Coragem, vocês conseguem.

(acabei de reparar que já tinha dado o alerta da falta de internet na minha residência uns posts abaixo. isso não invalida, repito, isso não invalida que não fale do mesmo nos próximos meses. não depende de mim, depende da minha mente)

BLOGADO ÀS 18:02:52

23-08-2006

NOTAS

na casa da mamã

Não tenho internet em casa, por isso isto do blogue vai ser difícil por mais uns tempos.

BLOGADO ÀS 17:36:13

23-03-2006

NOTAS, EM CASA

descrição

Acabei de criar uma nova categoria, MESA DE TRABALHO, em que vou enumerando os achados à minha frente. Obviamente, esta é mais uma categoria a que não vou dar seguimento.

BLOGADO ÀS 03:28:08
blog software