XML error: Invalid document end at line 1, column 1

 

powered by b2evolution
Eihei Kôroku 4
Eihei Kôroku 4

A iluminação suprema não é para um próprio nem para os demais, nem para ganhar fama nem dinheiro. Procurar apesar disso a iluminação incomparável, com todo o coração e a mente, perseverando e sem dar passos atrás é chamado 'despertar a mente para a iluminação'.

Uma vez que consegues que apareça esta mente, nem sequer por amor à iluminação é que procuras a iluminação. Esta é a verdadeira mente do despertar. Sem esta mente, como poderás praticar o verdadeiro caminho à iluminação?

Aqueles que procuram a iluminação com decisão não devem cansar-se nesta busca; não devem abandonar. Aqueles que não conseguiram a mente do despertar têm de rezar aos Budas passados, e dedicar as suas boas ações à procura da mente do despertar.

Alguém perguntou uma vez a um grande mestre Zen: 'Todas as coisas voltam ao Um. Para onde volta o um?'.

Então o mestre Zen disse: 'Quando eu vivia em tal e qual lugar, fiz uma camisa que pesava três Quilos'.

Assim é que falavam os antigos iluminados. Se alguém me perguntasse 'Todas as coisas voltam ao Um. Para onde volta o um?' eu diria que à transcendência.

Se me perguntassem porque digo isso, diria que eu estou dentro, fazendo oferendas a biliões de Budas.

Tradução do inglês a partir do trabalho de Thomas Cleary. Rational Zen - The Mind of Dôgen Zenji, Shambala Dragon Editions, 1992, USA. Fotografia de National Geografic.

(Dôgen Zenji)

05-09-2012, Dôgen Zenji

Ainda sem comentários