« Objetivos

Quem somos?

Quem somos?

A Fundaçom Meendinho tem o n.º de registo de fundações galegas 1999/16. Está classificada por Ordem de 27-07-1999, e declarada de interesse galego por Ordem de 18-08-1999.

A Fundaçom foi a criação dum entusiasta escol de galegos e galegas, que tomarom a iniciativa de a criarem como um instrumento muito útil ao serviço do processo reintegrador, que na Galiza muito cumpre, para caminharmos polos vieiros que pertencem, os próprios por história e natureza.

O seu primeiro órgão de governo estava presidido polo professor Bernardo Penabade Rei, era Vice-Presidente José Manuel Aldea Moscoso, secretária Manuela Ribeira Cascudo e Tesoureira Rosa Maria Verdugo Matés. Ao longo destes anos a Fundaçom Meendinho esteve por trás ou apoiando entusiasticamente iniciativas comunicacionais como o jornal Novas da Galiza, e na constituição da empresa de criação e distribuição musical, Ouvirmos.

09, a Fundaçom realizou os processos para a sua adaptação estatutária à Lei de Fundações da Galiza, e também à Lei estatal do Mecenato para obter os benefícios fiscais correspondentes.

A fundaçom Meendinho, somos a primeira entidade deste tipo da Galiza que está configurada com um padroado galaico-lusitano. Os cargos do padroado, o seu órgão de governo, actualmente estão ocupados polas seguintes pessoas:
Alexandre Banhos Campo, presidente,
Isaac Alonso Estraviz, vice-presidente,
Manuela Ribeiro Cascudo,
secretária,
Ana Maria Cabanas Gomes, tesoureira,
e os seguintes vogais:
professora Margarida Martins Vilanova,
professor José Paz Rodrigues,
padre António Lourenço Fontes,
doutor Carlos Reis
professor Luiz Gonzaga Martins,
O dinamizador cultural bruxelense da livraria Orfeu e funcionario da Comissão Europeia
Joaquim Pinto da Silva

Escrito em 05-01-2010, na categoria: Objetivos
Chuza!

5 comentários

Comentário de: Carlos Alberto Henriques Valente [Visitante]  
Carlos Alberto Henriques Valente

Boa noite
Sou Português e leio tudo o que vem da Galiza com muito interesse. Sempre considerei que somos um mesmo povo separado pela história. Como eu existem milhares de Portugueses a pensarem o mesmo. Gostaria de participar em actividades vossas.
Cumprimentos, Carlos Valente

18-09-2010 @ 21:08
Comentário de: JOSÉ EMÍDIO [Visitante]  
JOSÉ EMÍDIO

Gostava de obter uma informação acerca de uma reprodução de uma serigrafia da minha autoria, apresentada curiosamente ao contrário dos pés para a cabeça. Para além de não fazer ideia como chegou até vós, não compreendo como está com as medidas alteradas e com uma autoria que desconheço.

19-11-2010 @ 00:51
Comentário de: Luiz Gonzaga Martins [Visitante]  
Luiz Gonzaga Martins

Olá, Zé Emídio.
Bom dia.
Embora não me sinta parte direta na questão que pões, neste teu Correio Eletrónico, sobre a tua Serigrafia, acho que devo esclarecer algo . Assim:
Eu sou apoiante integrante da Fundação Meendinho, na Galiza;
A tua Serigrafia em questão, foi adquirida, por mim, juntamente com outras, de outros Artistas, na CESAP;
Entretanto, foi solicitado, pela Meendinho, para colaborar em erigir um monumento, na Galiza, em Santiago de Compostela, a Carvalho Calero, com algo, para angariação de fundos, para a realização de um leilão de Obras de Arte;
Foi o que eu, proprietário da tua Serigrafia, fiz, oferecendo essa tua Obra de Arte, conjuntamente com mais outras duas obras, de outros autores;
Com as indicações juntas, conforme, do ficheiro em anexo, podes ver.
Espero ter contribuído, do que diz respeito à minha parte, para o esclarecimento que, de todo, entendo que tens direito e te deve ser dado.
Cumprimentos.
LuizGonzagaMartins

Olá viva Luíz Gonzaga.

Longe de imaginar que irias ser tu a dar-me as primeiras notícias ao meu mail. Tudo bem! Quanto ao modo como ela lá chegou fico esclarecido e até agradado pelas coisas circularem, acho muito bem apoiar este tipo de coisas. Também eu gosto muito da Galiza, tenho um pequeno apartamento em Caminha mesmo em frente à foz do rio Minho, não é a Galiza mas está lá perto.
Agora, só acho que podiam resolver a questão das medidas, de estar de pernas para o ar e do nome. Se puderes dar uma ajudinha, na tua qualidade de apoiante e cedente de um trabalho, nesta iniciativa, eu agradecia.
Abraço e obrigado.
Zé Emídio

Olá, Zé Emídio. Viva!

Na “vidadodia-a-dia", quando algo não me corre BEM… costumo procurar, nisso, algo que, normalmente, lá vem de bom! É o caso: não correu bem o anúncio do evento “Leilão Busto Carvalho Calero” (atendendo aos erros e falhas em questão) mas… correu BEM trazer-me um encontro com um Amigo - que sempre admirei com criador e considerei como pessoa. Ok! Tudo Bem. Ao ACASO, pois, OBRIGADO e, para ti, um ABRAÇÃO.
Quanto a ajudar a resolver a questão das medidas, de estar de pernas para o ar e do nome, eu desconhecia, em absoluto, a situação. Quando enviei as minhas ofertas, elas foram através do meu ficheiro que, de manhã, te remeti, como anexo àquele CE. Claro que vou entrar, de imediato, com os Amigos da Fundação Mendinho, para que eles resolvam, imediatamente, os lapsos cometidos (que, admito, se deverão a troca de elementos entre as obras de outros Artistas submetidas ao Leilão.
Quanto à Galiza - nossa Pátria Avoenga - eu considero-me um galego que vive num dos Bárrios de Baixo a Sul do Minho, chamado Porto, que devia ser a atual capital da Galécia!
Até porque é na Galiza, UV, Fauldade de Belas Artes de Pontevedra que estou acabando o meu doutoramento…
Fica bem. Até sempre.Tudo de bom.
LuizGonzaga

19-11-2010 @ 17:15
Comentário de: Alexandre Banhos [Visitante]
Alexandre Banhos

Ao colocar-se as obras, houve um salto de nomes e de obras, e somado a isso, a tua -por erro- saiu invertida.

Todo isso deve-se a que temos que melhorar o nosso blogue e além disso melhorarmos a sua gestão, Aguardemos que a curto prazo isso seja corrigido mediante a capacitação do pessoal.

Vejo que O Luiz Gonzaga, quem achegou a obra, já deu explicações

Alexandre Banhos

19-11-2010 @ 22:59
Comentário de: Alexandre Banhos [Visitante]
Alexandre Banhos

CARLOS VALENTE

envie um correio com os seus dados e contacto a
meendinho@galiza-gz.info

19-11-2010 @ 23:05

Busca

  Feeds XML

powered by b2evolution free blog software