« O dia 30 de Outubro às 11:00 h inauguramos o monumentoa Carvalho CaleroFormaçom »

Prémio Meendinho 2010

Ontem 17 de maio, reunido em Santiago de Compostela, o padroado da Fundaçom Meendinho, acordou-se dar o Prémio Meendinho nos termos estabelecidos na sua convocatória.

E tal e como ficava determinado nas bases, a adjudicação fijo-se entre as entidades e/ou pessoas propostas por votação popular.

Foram muitas as entidades e pessoas votadas para receberem o Prémio Meendinho, e todas elas, a juízo do Padroado da Fundaçom, merescentes do Prémio. A título de mostra vão de seguido as mais votadas em ordem alfabética:

Academia Galega (AGLP), AGAL, Ângelo Cristóvão. Associação Pro Academia, ASPG-P, Chrys Chrystello, Ernesto Vásquez Sousa, Fernando V. Corredoira, Fundaçom Artábria, Gentalha do Pichel, Martinho Monteiro Santalha, Movimento Internacional Lusófono (MIL)...

O Padroado acordou dar o Prémio a Academia Galega (AGLP), por acordo unânime e polas seguintes razões:

? Por primeira vez na Galiza temos uma Academia da Língua
? Por existir um antes e um depois, desde a sua constituição, a respeito da projeção e da realidade da língua galega na Lusofonia toda, e como um elemento mais dela.
? Por ter feito realidade com o seu trabalho, que os escassos galeguismos diferenciadores, que existem no português da Galiza, entre 800 e 1300 palavras, algumas comuns com o norte de Portugal, que não eram recolhidos nos dicionários comuns de português, hoje já estejam incorporados aos principais dicionários de português.
? Polo prestígio justamente ganho na sua curta história, e polo leque escolhido de magníficas personalidades da Galiza que a compõem
? Polo carácter a vez popular e elitista da instituição, e por contribuir decisivamente a colocar-nos no mundo ao que pertencemos.
? Por ajudar a criar uma imagem prestigiosa da língua da Galiza na Galiza e no nosso mundo.
? Por sabermos que premiando a Academia estamos premiando a todos os seus componentes e as pessoas e instituições impulsionadoras do projeto.

O Prémio Meendinho será entregue o dia 12 de Junho numa ceia no hotel Congreso, que bem seguro há-de-se converter numa afirmação do reintegracionismo, e no que estará o Quem é Quem da cultura galega de futuro.

Em Santiago de Compostela, a 17 de maio de 2010

para comunicar e reservar a assistência a ceia, enviar correio a
meendinho@galiza-gz.info ou chamar ao 0034 661 418 661

Escrito em 19-05-2010, na categoria: Prémio F. Meendinho
Chuza!

Sem comentários ainda

Busca

  Feeds XML

powered by b2evolution free blog software