Licenciado em Filologia Hispânica e Galego-Portuguesa pela UVigo, possui um mestrado em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade de Alcalá de Henares. Residente em Santiago de Compostela, escritor e poeta, é também produtor e organizador de eventos lusófonos como a apresentação do Instituto Cultural Brasil-Galiza na Casa do Brasil de Madrid, o Encontro de Escritores da Lusofonia no Palácio da Brejoeira em Monção (Portugal) ou o éMundial em Vigo. Foi professor de português no Centro de Línguas da Universidade Carlos III de Getafe (Madrid) e professor de Língua e Literatura na E.S.O e Bacharelato. Faz parte do Conselho da AGAL. Canções, poemas e crónicas seus aparecem nos discos Meu canto (2011) de Uxía, Magnético Zen (2011) de Xoán Curiel e Son Brasilego (2012) de Sérgio Tannus.


Loaira Martínez Rey é de Compostela e tem a licenciatura de Filologia Portuguesa. Pertenceu ao Grupo de Investigação GALABRA onde desenvolveu um trabalho sobre a produção literária das mulheres do Séc.XVIII em Portugal. Depois de várias estadias com bolsas de estudo em Lisboa, decidiu estabelecer-se na capital portuguesa no ano 2006. Atualmente reside em Compostela onde se dedica a diferentes atividades, entre as quais traduções e OPS!

Noemi Vásques Nogueiras é licenciada em Filologia Galega e em Filologia Portuguesa pela USC. Em 2005 começa a dar aulas de português para academias, sindicatos, associações e na Universidade de Vigo- Campus de Ourense. Também faz traduções e dá cursos Celga. Desde 2002 está envolvida no ativismo liguístico e cultural com diferentes responsabilidades no MDL (Movimento de defesa da língua) e na Associação cultural "A Esmorga".


Nascido em Melide em 1978 e criado na Corunha, fez estudos de Filologia Galega na Universidade de Santiago de Compostela. Trabalhou em qualidade de bolseiro nos serviços informativos da CRTVG como assessor linguístico e, posteriormente, como bolseiro exercendo funções de Técnico em Normalização Linguística no SNL da USC.


Nascida em Padrom, é licenciada em Filologia Galega pela USC. Desde 2006 é professora no ensino secundário e EOIs. É tradutora e corretora linguística. Também dá aulas para adultos em diversas associações e trabalha em centros de ensino de línguas.Simultaneia estas atividades com o labor na investigação e no Instituto de Estudos Irienses.

Licenciado em Filologia Galego-Portuguesa. Entre 1996 e 1999 trabalha na venda e distribuição de livros em português. Desde 2001 até 2009 exerce de professor de português na Escola de Idiomas de Ourense. Membro desde 2008 da AGLP, Academia Galega da Língua Portuguesa. Autor de um manual de língua portuguesa e co-autor de vários cursos on-line. Desde 2009 é presidente da AGAL e vice-presidente da secção galega do Instituto Cultural Brasil Galiza, ICBG.

1 2 >>