Ops! é o que exclamamos quando nos apercebemos de algo que já sabíamos.

Ops! é um ateliê para mostrar a alunos e alunas do nosso sistema educativo que o galego é:

  • uma entrada privilegiada para aceder ao mundo em português

  • a nossa vantagem competitiva no quadro espanhol e europeu.

Porque a maioria dos nossos estudantes, quando finalizam o sistema educativo obrigatório, desconhecem que o português pode formar parte do seu CV.

Para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam.

Por que o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, potência emergente.

Por que o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Por que em épocas de crise, é quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção.

O ateliê tem uma duração de 100 minutos, duas aulas seguidas
O número de alunos e alunas ideal estaria entre 20 e 40. Quanto mais alunos/as o ateliê perde interatividade.
O relator expressa-se em português de Portugal ou do Brasil e incide-se em que tal ação seria inviável em Madrid ou Barcelona.
A interação com os alunos e as alunas é alta facilitando o seu envolvimento para que integrem os diferentes aspetos da exposição.
O suporte base serão várias apresentações em Office Impress e a Internet e terá grande peso a interação com os alunos e alunas. Todos os textos estão em português.
Precisa-se de uma sala com projetor e ecrã para poder mostrar a apresentação e os sites.
Os conteúdos estão divididos em 4 partes.
Existem duas versões:
Ops Alunos/as a partir dos 12 anos (ciclo superior de educação primaria, ESO,
bacharelado, FP, ensino de adultos...).
Ops+ Para as mesmas idades e para alunos/as que já realizaram o Ops.
O ateliê foi idealizado, desenvolvido e é ministrado pela AGAL, Ass. Galega da Língua, uma entidade que promove a difusão na Galiza do mundo que se expressa em português no convencimento de que eleva o bem-estar da cidadania galega e é um reforço para a língua da Galiza.
O preço pelo ateliê é de 165 euros.

1 2 >>