04-07-2008

  08:43:59, por Lugris   , 227 palavras  
Categorias: Estam tolos estes espanhois, Stop hipocrisia!

Sobre línguas perseguidas e em perigo...

Agora que anda esse grupelho de hispano-espanhois dando a murga com um novo manifesto surrelista, ou esquizofrénico, tal vez até mesmo paranoico (e nom vou pôr a ligaçom para nom fazer-lhes publicidade), no que dim, ou ainda melhor, no que mintem, dizendo que o espanhol corre grave perigo por causa das "lenguas regionales", reflexiono em voz alta, e penso:

Quantos rapazes e/ou rapazas espanhol falantes, de famílias espanhol-falantes, residentes na Galiza existem que tenham chegado ao sistema educativo e aos tres, quatro ou cinco messes se tenham convertido, ante o asombro dos seus pais e maes, em galego-falantes? Quantos rapazes e ou rapazas espanhol falantes, de cinco, seis, sete anos, entram falando espanhol à escola em Setembro, e no mês de Dezembro ou Janeiro, começam a castrapear, e já em Junho ou Julho falam maioritariamente em galego, quando na sua casa só se fala em espanhol? Quantos casos assim existirám? Cem, douscentos, trescentos...? Mil, cinco mil? Um milhom?... Ah!, como di vostede? Nengum? Mas nengum, nengum? Nem o primeiro? Nem qualquer cousa que se lhe asemelhe?
Bom, tanto tem, já se encarregarám os meios de (des)comunicaçom espanhois de dizer que várias dúzias, ou vários centos, e entrevistarám aos pais dum cativo, ou cativa, que caiu dum colúmpio dumha galescola.

Merda de hispano-espanhois!!!

Sem comentários ainda