Busca

        As minhas visitas no mundo

        Locations of visitors to this page

      powered by b2evolution

      Di-se em russo, di-se em basco: long life Inês de Castro!

      Di-se em russo, di-se em basco: long life Inês de Castro!
      karlbriulov

      Nas passadas férias da Páscoa fum a Bilbo-Bilbao pola primeira vez. Ao Guggenheim fum na manhã da quarta-feira, 12 de Abril de 2006. Também, como é evidente, pola primeira vez.

      Achei muito interessante tanto o contentor quanto o conteúdo. Para além do soberbo edifício pudem desfrutar duma magnífica exposiçom temporária, intitulada Rússia!, que abrange desde os ícones ortodoxos medievais até a arte russa contemporânea, passando polo Realismo Socialista e a Sots-Art. De nom perder!

      Mas para mim, sem dúvida, a maior surpressa foi encontrar na sala dedicada à pintura russa do século XIX um quadro intitulado Ines de Castroren heriotza, don Pedro infante portugesaren emazte morganatikoa (é dizer, Morte de Inês de Castro, esposa morganática do infante português Dom Pedro) pintado por um tal Karl Briulov.

      Segundo o audio-guia (é que ia eu sozinho e estava incluído no preço, 12,50 ?) o autor, ferido no seu orgulho, pintou-no em apenas 17 dias!!!

      Visto que fazer fotos era proibido (e apesar de que, por pudor, nom costumo a fazer estas cousas) abrim a minha caderneta, peguei na minha caneta e dispugem-me a desenhar a versom caricaturesca que ilustra este post. Embora precisasse de duas folhas, a mim nom me levou nem quinze minutos terminá-la! Mirem, comparem e depois, se som tam amáveis, comentem. Para já, muito obrigado.

      Ciclo Inês de Castro em Oleiros
      Organizado pola Agrupaçom Cultural Alexandre Bóveda, de 26 de Maio a 9 de Junho e no 650+1 aniversário da sua morte, desenvolve-se em Oleiros um ciclo dedicado à galega Inês de Castro (1325-1355), Rainha de Portugal depois de morta.

      Escrito em 30-05-2006, na categoria: CANETA & CADERNETA
      Chuza!

      2 comentários

      Comentário de: eugeniote [Membro]  

      Muito melhor que o original, onde vai parar! Bem-vindo aos blogues agal-gz, caro. ;-)

      31-05-2006 @ 12:16
      Comentário de: suso [Membro]  
      suso

      Muito obrigado a ti, caríssimo Eugénio, polas boas-vindas e por tudo o demais! Sem ti nada disto seria possível! :-)

      31-05-2006 @ 16:36