Busca

        As minhas visitas no mundo

        Locations of visitors to this page

      open source blog software

      25 de Maio: Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata

      25 de Maio: Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata

      Emulando o professor José Manuel Barbosa, proposta de bandeira luso-reintegracionista.

      Era uma vez a Assembleia da Língua (A.L., 15 de Dezembro de 2001 - 7 de Setembro de 2002) e era, dentro dessa A.L., uma turma compostelana caracterizada polo seu alto sentido do ludo-reintegracionismo, conceito derivado de luso-reintegracionismo (alcunhado em 10 de Maio de 2002 polo Eugénio Outeiro e por mim) de que falaremos um outro dia.

      Grandes sucessos do compostelano Grupo Local da Assambleia da Língua foram, por exemplo, a Festa da Língua (17 de Maio de 2002), a Concentração Anti-Caspa (28 de Junho 2002) ou a I Festa do Sesseio (11-S de 2002).

      Naquela altura os elementos mais lúdicos (mas não necessariamente os mais lúcidos) da A.L.-Compostela especulávamos com a possibilidade de instituir o Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata.

      Pessoalmente eu pensava que a data idônea para a celebração de tal dia seria a do nascimento do Andrés do Barro (data que naquela altura não sabia qual era pois não aparecia no Google nem na Gran Enciclopedia Gallega) e pensava-o porque tinha entendido que o saudoso cantor, para sorteiar a censura franquista, fazia passar por português a novilíngua galega das suas encantadoras letras (não me lembro de onde nem quando vim ou ouvim eu esta história mas o Bruno Ruival afirma ter visto a entrevista televisiva em que o próprio ADB a contava).

      Já em 2005, extinta a Assembleia da Língua (A.L.), a hoje também desaparecida Via Anti-Colonial Activa (VA-CA, 12 de Outubro de 2002 ? 26 de Abril de 2006) declarou o 1º de Outubro, data de nascimento do Andrés do Barro, Dia do Orgulho Neofalante. Pilhada a data do 1º de Outubro cumpria, pois, procurar uma data alternativa em que celebrar o Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata.

      Dia del Orgullo Friki. Dia da Toalha.

      Lendo o blogue de pavochungo, lanevera61, em 25 de Maio do ano passado inteiro-me de que nessa mesma data e no Reino de Espanha se celebra o Dia del Orgullo Friki. As histórias que o amigo Ra conta no seu mais que recomendável blogue são do mais interessante sempre, mas esta do Orgulho Friki pareceu-mo especialmente. Sem perda de tempo iniciei uma pequena pesquisa na internet sobre o tema que deu insuspeitos frutos.

      Na edição electrónica de La Voz de Galicia leio:

      ?Varias ciudades españolas, lideradas por Madrid, acogerán el jueves, día 25, la fiesta del Día del Orgullo Friki. Bajo el lema ¡Quién no sea friki que levante su espada láser!, la jornada acogerá distintos campeonatos, concursos de disfraces y sorteos.

      La fecha de 25 de mayo no es casualidad. Los organizadores han escogido para esta celebración el aniversario del estreno de La Guerra de las Galaxias y la fecha de la muerte del creador de La guía del autoestopista galáctico.?

      Graças a Google e Wikipédia averiguo o nome de Douglas Adams, criador de The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, título original da obra intitulada O Guia do Mochileiro das Galáxias (Br) ou À Boleia pela Galáxia (Pt) na nossa língua (e La guía del autoestopista galáctico na língua de La Voz de Galicia).

      Apesar do que dizia La Voz, a Wikipédia dizia que o Douglas Adams não morrera em 25 de Maio senom duas semanas antes, no dia 11. Porquê era homenageado, entom, em 25 de Maio? A resposta encontrava-se no verbete Dia da Toalha que se nos convidava a ?ver também? ao finalizar a leitura do verbete dedicado ao escritor e comediante britânico:

      Dia da Toalha
      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

      O Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.

      A saga de cinco livros conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.

      Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

      O dia 25 de Maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem. Depois discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de Maio. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante do dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.

      O Dia da Toalha é comemorado em diversos países, e na internet é possível encontrar sites com fotos dos fãs que comemoraram a data, como o site/blog http://www.diadatoalha.blogger.com.br.

      Assim que no 25 de Maio, declarado em 2006 Día del Orgullo Friki polo frikismo hispano, o mundo inteiro celebrava desde 2001 o Dia Internacional da Toalha! Interessante, muito interessante!

      ?Pano próprio para cobrir a mesa onde se come, ou para enxugar o corpo ou qualquer parte dele? (Dic. Porto Ed.) poucos objectos como a toalha simbolizam para nós, galegas e galegos, o bom povo português. Orgulho, frikismo, humor e toalhas, para mim não havia a menor dúvida: 25 de Maio era a data que na A.L.-Compostela procurávamos para celebrar o Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata. Se a força nos acompanhava, como acompanha a fantasia, para o ano havíamos de celebrar, do orgulho luso-reintegrata, o dia!

      25 de Maio de 2007: I Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata

      Nos últimos meses comentei esta minha ideia com um punhado de amigos, luso-reintegracionistas coma mim, e tenho que dizer que a sua resposta não pudo ser mais entusiástica. Tanto é assim que podo anunciar e anuncio que, sob o lema ?NÃO ENTRE EM PÂNICO, NOM?, o vindouro 25 de Maio celebraremos em Compostela, com mani-festa-acção e tudo, o VII Dia Internacional da Toalha e I Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata. Será boa ocasião para tirar do armário um ou outro luso-reintegrata! &#59;)

      Escrito em 20-04-2007, na categoria: LA QUESTIONE DELLA LINGUA (degli coglioni)
      Chuza!

      28 comentários

      Comentário de: oscar de lis [Visitante]  
      oscar de lis

      Pois eu tentarei estar ali. Sem dúvida. “Será boa ocasião para tirar do armário um ou outro luso-reintegrata!”

      20-04-2007 @ 15:47
      Comentário de: Fer [Visitante]  
      Fer

      Boa ideia!

      20-04-2007 @ 16:12
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      fer, oscar de lis, mas nom vos esqueçades da toalha quando venhades à parada, ok? ;-)

      20-04-2007 @ 20:56
      Comentário de: Uz [Visitante]  
      Uz

      A Sus’ó-rdenes, mi kapitán!

      20-04-2007 @ 23:46
      Comentário de: eugeniote [Visitante]  
      eugeniote

      Pena não poder estar, mas em qualquer caso, resulta-me suspeitoso isso do mochileiro das “Galáxias". ;-)

      22-04-2007 @ 19:18
      Comentário de: Zé do Caixão [Visitante]  
      Zé do Caixão

      Quanto mono de frikismo, Susinho. Creio que nom vou poder estar que essa noite tocamos no feche de campanha dos comunistas.

      23-04-2007 @ 11:04
      Comentário de: suso [Membro]  
      suso

      Uz, Eugeniote e Zé: Don’t panic! (NÃO entrem em pânico, NOM!)

      Uz: Descanse, ar! ;-P

      Eugeniote: Pena não poderes estar fisicamente, com efeito, mas estarás virtualmente connosco se no dia de autos nos envias ao telemóvel uma foto tua provisto da preceptiva toalha :-)

      Zé: se não puderes vir… ao menos… não esqueças a toalha quando feches a campanha (uouó-shalalá-yé-yé-yé-yé) :-D

      23-04-2007 @ 13:18
      Comentário de: Croios detector [Visitante]  
      Croios detector

      Lá estarei o 25 de Maio, todos somos frikis! todos somos reintegratas! artigo para vieiros já….

      23-04-2007 @ 16:32
      Comentário de: Paulo [Visitante]  
      Paulo

      Adimitides na parada reintegratas do PP patologicamente ateus e ex-troskistas?

      23-04-2007 @ 19:47
      Comentário de: Celso [Visitante]  
      Celso

      Eu, como franco-atirador, sempre venho destragar tudo:

      Parabéns!, a ideia é FANTÁSTICA, uma verdadeira MERDA:

      1) E não se podia chamar Dia do Orgulho Reintegrata e Lusista e assim
      fazia-se rimar DORL com pecadorrlll?

      2) E não se podia celebrar na praia e assim a gente levava toalhas
      das de secar o corpo nudo-reintegracionista? (em espanhol,
      desnudo-integralcionista). Já avonda, Não Temos Nada que Ocultar!,
      nem o pene-agá nem a c… cedilhada!

      3) Eu proponho que se chame Xeira do Orgulo Lusista Arestora. Para
      reconhecermo-nos, devemos ir sem rasurar nem depilar, com óculos de pasta
      negra, fumando Celtas e com o número 1 da revista Teima no
      sobaquillo.

      Apertas, benqueridos petrucios devanceiros!

      23-04-2007 @ 20:11
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      O articulista viário és tu, caro Croios detector. Quando quiseres…

      Paulo, se conheces algum di-lhe, por favor, que venha. Para além do Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e Dia da Toalha 25 de Maio é o Dia del Orgullo Friki.

      23-04-2007 @ 23:00
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      Celso: 1) Podia ser (porque D.O.L.eR. não fai sentido nenhum em galego-português) mas parece que cai melhor Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata que do Orgulho Reintegrata e Lusista. 2) Podia celebrar-se, podia, mas daquela nom poderia-mos cantar aquilo de vaia, vaia, aqui nom há praia. First we’ll take Compostela, then we’ll take Marim! 3) Os da outra beirarrúa som eles, nom nós!!! I’m reintegrationist and I’m proud of it!!! Um forte abraço.

      23-04-2007 @ 23:04
      Comentário de: 100%algodão [Visitante]  
      100%algodão

      Sejamos sérias, por favor!……. Onde?!, a que horas?!
      Os tempos som chegados! Basta de papanatismo digital! Retomemos as ruas! (Peço-me o roupão de banho!)

      Suso “for president” da AGAL! “Por dios", participa na “lista de distribuiçom” que aló morremos de peninha…

      24-04-2007 @ 01:31
      Comentário de: 100%algodão [Visitante]  
      100%algodão

      (Isto nom vém a conto mas lembro-me de umhas aulas de nom-sei-o-quê nas que cantávamos juntos: “Carteiro Pat, carteiro Pat, carteiro Pat e o seu…” -como seguia?-
      Alegro-me de te reencontrar.)

      24-04-2007 @ 01:40
      Comentário de: Celso [Visitante]  
      Celso

      E para quando o Dia da Associaçom Galega da Academia do Movimento
      da Assembleia de Defesa da Associação de Amizade da Língua Portuguesa de
      Galiza-Portugal
      ? (DAGAMADAALPG-P) Eh? Eh? Sim, muito ludo, muito ludo,
      mas nunca pensamos nos demais, eh? Eh?

      Podia ser o dia da soma cabalística dos dias da criação de todas as associações, comunicados, manifestos,
      campanhas, e actos lúdicos, mais o Dia das Letras, o Dia de Camões,
      o Dia do Livro, os aniversários de todos os sócios (23), o 1 de Abril, e mais
      o Dia da Parálise Galega Mental Permanente (13 de Agosto), o Dia dos Desamparados
      por Falta de Pepto-Bismol (24 de Março), o Dia das Minhocas Levemente
      Cortadas por um Sacho (3 de Janeiro) e o Dia dos Alfaiates Bronquíticos
      de Perto de Melide que Perderam uma Mala com Um Pouco Queijo Fedorento e Uns
      Postais Preciosos da Torre Infiel na Estação de Irún Quando Voltavam de
      Visitar um Curmão Bastante
      Pensatible que Tronçara Para Sempre Dous Dedos na Caseta de Tiro
      ao Lado do Bar Fajanjasto Uma Tarde que Tronava a Diós.

      24-04-2007 @ 01:41
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      100%algodão: 1) Pois nalgum lugar cêntrico e bem visível (Pç. de Cervantes ou Pç. do Pão) por volta das 20h30 (C.E.T.) ou 19h30 (W.E.T.), ao sair dos respectivos choios (a sexta-feira 25 de Maio é dia de garabulhos) e antes ou depois de assistir no C.S. O Pichel (em versão original com legendas em português do Brasil) “O Guia do Mochileiro das Galáxias“. Ainda falta um mês e um dia, temos tempo… 2) Presidente da AGAL, eu!? “Por dios", se sou “impresentável"! 3) “… gato Jess", mas… de que eram essas aulas nas que dis que cantávamos isso juntos? Sinto, 100%algodão, mas não caio…

      24-04-2007 @ 12:14
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      Celso: Como que para quando??? Para o 25 de Maio!!! 25 de Maio é o Dia do Orgulho de todas essas pessoas, animais e cousas às que tu fas referência!!!

      24-04-2007 @ 12:23
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      Muitíssimo obrigado, carões, pela difusão:

      25 de Maio: Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata
      http://chuza.org/historia/25-de-maio-dia-do-orgulho-lusista-e-reintegrata

      ?NÃO ENTRE EM PÂNICO, NOM?
      http://www.blogoteca.com/novomundo/index.php?cod=13721

      Reintegratas do mundo, unide-vos!
      http://oscaminhoscruzados.blogspot.com/2007/04/reintegratas-do-mundo-unide-vos.html

      24-04-2007 @ 12:26
      Comentário de: Zé do Caixão [Visitante]  
      Zé do Caixão

      Suso, o candidato por EU de Ogrobe ao que lhe daremos o recital é reintegrata, poderia “sair do armário” no discurso desse meeting :D

      Um ano sem a VA-CA!!!

      26-04-2007 @ 09:15
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      Pois para ser reintegrata o Juan Lamelas dissimula-o bastante bem! Bom, se tu o dis, será que é! Já comentarás se no meeting esse houvo outing ou nom o houvo ;-)

      Um ano sem a VA-CA!!! Parece que foram mais!!! :-(

      26-04-2007 @ 11:38
      Comentário de: O Padín [Visitante]  
      O Padín

      Por certo, meu caro, pacendo polo blogomillo atopei unha bitacorinha interesante na que estaba pendurado isto. http://apocalipsedoporco.blogaliza.org/2007/04/27/reintegratas-new-age/
      Pareceume interesante esta visión dun isolino-preguiceiro. Ben está.

      01-05-2007 @ 18:50
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      Caro Padín, quando no comentário anterior deixaches este link nom sabias a que estavas a montar:

      Tribos reintegratas na Galiza (I)
      Tribos reintegratas na Galiza (II)
      Tribos reintegratas na Galiza (I) (Chuza.Org)

      E a cousa promete continuar. Muito obrigado polo teu contributo ao necessário debate, ilosino-preguiceiro e, no entanto, amigo :-)

      07-05-2007 @ 13:39
      Comentário de: ghanito [Visitante]  
      ghanito

      Se podo estar en Compostela ese día achegareime, se a miña preguiza o permite ;-).
      Caso de ir levarei unha toalla (portuguesa, non podía ser doutro xeito), as noveliñas de Douglas Adams foron para min leituras de nenez e danaron a miña mente para sempre.

      07-05-2007 @ 19:54
      Comentário de: suso [Membro]  
      suso

      Que bom vê-lo hoje por aqui, Dom Ghanito! E que bom será vê-lo por Compostela no Dia da Toalha (e D.doO.L.eR.). “Isolinos preguiceiros” como o senhor (pessoas que bem poderiam ser reintegratas, segundo a sua própria definiçom) também serám bem-vindos (máxime se quando menores forom corrompidos polo incomensurável Douglas Adams).

      P.S.: Já agora, parabéns polo seu magnífico artigo três comentários acima citado pol’O Padín.

      07-05-2007 @ 20:24
      Comentário de: 100% algodão [Visitante]  
      100% algodão

      Sodes geniais! Morrim de inveja!
      Agggggggggggh! Odeio-me por nom ter estado!
      Estavades todos: o Pancho, o Pichel, o Suso (desde quando essa “calvície incipiente"?),… mesmo o Quiroga!!! (tam “Omar Sharif” como sempre… ai! XD XD XD)
      Quero viver em Compostela “again"!
      Quero deixar de estar sequestrada pelo isolacionismo (sim, umha tem que pagar portagens: passei o dia a corrigir exames de 3º da ESO… grrrr)!
      Por favor, a próxima antes de setembro!
      (Eras ti o do carteiro Pat ou o teu irmám? XD XD XD)

      08-06-2007 @ 00:46
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      Muitíssimo obrigado pola parte que me toca! Nom estávamos tod@s, faltavam muitas pessoas, entre as quais tu, quem quiser que sejas! A minha calvície já há bastante tempo que deixou de ser “incipiente"! Ainda vamos ter que convocar umha outra mani-festa-acçom para exigir a tua imediata libertaçom: 100%algodão askatu! Talvez a gente faga qualquer cousa para o 25 de Julho, permanece atenta ao teu écrã! (Se nom me dis quem és tu eu nom podo dizer-che se o do Carteiro Pat era eu ou era o meu irmao! Podes escrever-me ao meu e-mail de contacto, acima à direita!)

      09-06-2007 @ 12:13
      Comentário de: galiza thule [Visitante]  
      galiza thule

      Agora só vos falta a pronunciación medieval do voso ridículo
      esperanto. Iso, a esforzarse para que o ano que ven xa
      nin vos entendan cando pidades as copas no Avante. Saúde!!!

      05-12-2007 @ 15:00
      Comentário de: suso [Membro]  
      suso

      Saúde, galiza thule, e a seguir mesturando!!! ;-P

      05-12-2007 @ 20:22