[O Sítio de Suso Sanmartin]

      No Caminho Português a Santiago de Compostela existe um lugar chamado Angueira de Suso.

      Segundo o dicionário e-Estraviz da língua galego-portuguesa “angueira” é “o quefazer, cuidados e negócios que cada pessoa tem”. “Angueiras” som “trabalhos, cargas sofrimentos”. Por sua parte “suso”, do latim susu, quer dizer “acima, atrás”.

      Angueira de Suso é o sítio de Suso Sanmartin na rede. Aqui colocará o susodito as suas angueiras presentes, passadas e futuras.

      Obrigado pola visita.

      susosanmartin@gmail.com


      ddooler


    Busca

    As minhas visitas no mundo

    Locations of visitors to this page

powered by b2evolution

"La Torre de Suso"

"La Torre de Suso"

Cartaz do filme "La Torre de Suso" (Tom Fernández, 2007).

Hoje, 9 de Novembro, nas salas de cinema do Estado espanhol estreia-se um filme que leva por formoso título o de La Torre de Suso.

Como as/os minhas/meus escasas/os leitoras/es sabem, Angueira de Suso nom é um blogue de cinema (como, por exemplo, o Dias Estranhos do amigo Martin Pawley). No entanto hoje, e por razões óbvias, vamos falar (embora só seja tangencialmente) da susodita estreia cinematográfica.

Quando, nom há muito tempo, tivem notícia da existência deste filme... eu nom podia dar crédito! Nom só por nom ser frequente escuitar o meu eufónico hipocorístico familiar fazendo parte do título dumha longa-metragem (acho que é um caso único), senom porque o sintagma “A Torre de Suso” tinha e tem para mim um significado muito especial. Deixade-me que vos conte:

Nos anos acadêmicos 1999-2000 e 2000-2001 trabalhei e morei na vila de Rianxo. No berço de Castelao e Manoel-António travei amizade com um ou outro colega de trabalho. Do Antón Vilariño (da sua mulher Pilar e da sua filha Antia) já tenho falado aqui nalgumha ocasiom. De quem ainda nunca falei é do Rafa Saco (nem de Sol, Aida e Amaro).

Durante aquele biénio rianxeiro fum várias vezes convidado polos meus colegas de trabalho (e no entanto amigos) a comer com as suas respetivas famílias nas suas acolhedoras casas. Muitas vezes tenho comido em Asados, na casa do Antón Vilariño, e umhas quantas também em Leiro, na casa do Rafa!

Embora nom goste muito de crianças (nom quero enganar ninguém) o certo é que sempre que ia à rianxeira paróquia de Leiro almoçar com Sol e Rafa acabava brincando na carpete do salom com os seus rebentos (que já serám uns moços!) Aida e Amaro.

A brincar com eles em dado momento ocorreu-me empilhar, dando-lhes um uso diferente a aquele para o que foram fabricadas, as peças dum brinquedo de construçom. Perante a atónita mirada da pequena Aida a multicor pilha atingiu, num equilíbrio que semelhava quase impossível, umha altura estonteante. Como nom podia ser doutro jeito, a susodita construçom ficou sendo conhecida como A Torre de Suso.

No passado ano acadêmico Teresa, a minha namorada, estivo trabalhando na rianxeira paróquia de Asados. Por acaso coincidiu alí com a Sol, quem lhe dixo que na sua casa ainda hoje era recordada a famosa Torre de Suso. A minha torre, modéstia aparte ;)

Beijinhos e recordações para Rafa, Sol, Amaro e Aida (a quem espero logo voltar a ver) e longa vida em cartaz para La Torre de Suso!!!

Escrito em 09-11-2007, na categoria: VÁRIOS

6 comentários

Comentário de: Zé Pequeno [Visitante] Email · http://ipanemagrafica.blogsome.com
Que história mais tenra, por certo, o outro dia voltando a casa logo do nosso ré-encontro compostelano, topei com um sinal na estrada que indicava "Viladesuso" à altura de Catoira. Obviamente lembrei-me de ti e de todas as referências que lhe fas ao teu brandname neste blog :D
09-11-2007 @ 10:44
Obrigado, Zezinho! Normal que gostaras da minha história porque tu és mui tenreiro ;-)

A dos susoditos lugares é umha categoria que tenho pendente de abrir em Angueira de Suso. Há umha cheia deles! Nom há mas que dar umha vista de olhos ao Nomenclator de Galicia ou ao Topogal.

Obrigado por lembrares-te de mim ao teu passo por Catoira! Como cantavam Os Ressentidos: "Com cornos ou sem cornos umha vaca nom é um viquingo!" :-D
09-11-2007 @ 12:29
Comentário de: berto [Visitante] Email · http://ber.to
home!! na casa comentabamos canto tardarías en postear sobre esto cada vez que viamos o anuncio na TV :D
09-11-2007 @ 18:23
Pois já viches/vistes! Nom tardei nada, no mesmo dia da estreia do susodito filme já estava eu a postá-lo! Obrigado por terdes-me presente nas vossas orações! ;-)
12-11-2007 @ 12:41
Comentário de: el niño de la guía [Visitante] Email
A peli é chistosissima. Paga a pena.
14-11-2007 @ 09:51
Obrigado pola dica, caro El Niño! De todos os jeitos (e por alusões) eu já pensava ir vê-la apesar de no outono compostelano a oferta cinematográfica nom comercial ser aporrinhante! :-)
14-11-2007 @ 17:19

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))