[O Sítio de Suso Sanmartin]

      No Caminho Português a Santiago de Compostela existe um lugar chamado Angueira de Suso.

      Segundo o dicionário e-Estraviz da língua galego-portuguesa “angueira” é “o quefazer, cuidados e negócios que cada pessoa tem”. “Angueiras” som “trabalhos, cargas sofrimentos”. Por sua parte “suso”, do latim susu, quer dizer “acima, atrás”.

      Angueira de Suso é o sítio de Suso Sanmartin na rede. Aqui colocará o susodito as suas angueiras presentes, passadas e futuras.

      Obrigado pola visita.

      susosanmartin@gmail.com


      ddooler


    Busca

    As minhas visitas no mundo

    Locations of visitors to this page

powered by b2evolution free blog software

IX Bienal da Caricatura de Ourense: aí estamos!

IX Bienal da Caricatura de Ourense: aí estamos!

Caricaturas de Xan, Lois & Chicho ["De Troula" Nº 0 (JAN 2006), pág. 7], José María Martínez Bordíu "Pocholo" ["Novas da Galiza" Nº 48 (15-NOV/15-DEZ-06), pág. 3], Bieito Iglesias ["Tempos Novos" Nº 117 (FEV 2007), pág. 7], Rafael Louzán ["Novas da Galiza" Nº 52 (15-MAR/15-ABR-07), pág. 3], Miguel Torga [Catálogo XI Salão Luso-Galaico de Caricatura - Vila Real 2007 (Torga ou a Poética da Vida), pág. 76], Quim Barreiros ["O Pasquim" Nº 1 ("Novas da Galiza" Nº 56, 15-JUL/15-AGO-07), pág. 4], Rubén Cela ["O Pasquim" Nº 4 ("Novas da Galiza" Nº 59, 15-OUT/15-NOV-07), pág. 2], Quintana, Tourinho & Feijoo ["O Pasquim" Nº 4 ("Novas da Galiza" Nº 59, 15-OUT/15-NOV-07), pág. 2], Isaac Díaz Pardo ["Galícia" Nº 0 (JAN 2008), pág. 12] e Xosé Lois González Álvarez "O Carrabouxo".

Hoje, 5 de Março de 2008, quarta-feira, a partir das 19h30 (GMT+1), inaugura-se na Casa da Juventude de Ourense a IX Bienal da Caricatura, que decorrerá na cidade das Burgas até o dia 30 do corrente (descarregar catálogo e programa em pdf).

Embora o Tenente de Alcaide do Concelho de Ourense, o Diretor Geral de Juventude e Solidariedade e mais o Vice-Reitor do Câmpus de Ourense tiveram a gentileza de convidar-me ao acto (o convite chegou na passada sexta-feira, 29 de Fevereiro, à minha caixa do correio), sentindo muito acho que nom vou poder ir: amanhã é dia de garavulhos! :(

E gostava muito de chegar-me até lá! Por duas razões: 1ª) porque é sempre um prazer estar em Ourense e 2ª) porque, após dous biénios de ausência (VII e VIII Bienais da Caricatura; 2004 e 2006, respectivamente), os meus trabalhos voltam a marcar presença no badalado evento ourensano.

Caricaturas minhas já estiveram presentes na III, IV, V e VI Bienais da Caricatura de Ourense (1996, 1998, 2000 e 2002, respectivamente). Aliás, em 1996 fum galardoado com o primeiro prémio no III Concurso Galego de Caricaturistas Noveis (por umha colecçom composta polas caricaturas de Xosé Mª Caneda, Xosé Cuíña, Xosé Ramón Gayoso, Felipe González, Mário Soares e Paco Vázquez) e dous anos mais tarde, em 1998, deram-me um dos quatro prémios de consolaçom (cast. accésit) por umha caricatura de Xosé Luís Méndez Ferrín.

No passado 16 de Janeiro, quarta-feira, recebim via telefónica o amável convite do diretor da Casa da Juventude de Ourense (o entranhável Benito Losada) para participar nas exposições de Caricaturistas Galegos e de Homenagem ao Carrabouxo desde hoje mesmo patentes ao público na cidade de Ourense (no Museu Municipal e no Pólo Universitário das Lagoas, respectivamente).

Naquele dia o Benito pediu-me dez caricaturas realizadas nos últimos dous anos e mais umha homenagem em forma de desenho aO Carrabouxo, a popular personagem criada por Xosé Lois25 anos.

Procurando no baú das recordações descobrim que poucas mais (13) eram as caricaturas que em total tinha desenhado no último biénio: sete caricaturas individuais (Pocholo, Bieito Iglesias, Rafael Louzán, Miguel Torga, Quim Barreiros, Rubén Cela e Isaac Díaz Pardo) e dous retratos caricaturais de seus respectivos trios (Xan, Lois & Chicho por um lado e Tourinho, Quintana & Feijoo por outro). Excepto a de Rubén Cela e as do trio Feijoo-Touri-Quin dum ou doutro jeito todas elas tinham aparecido já por aqui.

Em 29 de Janeiro, terça-feira, desenhei a partir desta foto a caricatura de Xosé Lois González Álvarez O Carrabouxo que podedes ver acima e daí a dous dias, na quinta-feira 31, tal e qual o seu diretor me pedira, enviei à Casa da Juventude de Ourense tudo por SEUR.

Vemo-nos em Ourense qualquer dia destes!!! :)

Escrito em 05-03-2008, na categoria: CARICATURA

4 comentários

Comentário de: Ernesto [Visitante] Email
Saes cá apupado e como "colaborador"

http://www.anosaterra.org/nova/o-mellor-da-caricatura-do-pas-na-rede-.html
07-03-2008 @ 10:58
Hei, Ernesto!!! Muito obrigado polo aviso!!! "Apupado" porquê? Nom percebo! E o de "colaborador" acho que é em referência ao Xosé Lois porque eu, embora em tempos fum colaborador d'A Nossa Terra, nunca colaborei em La Región! Repara bem! (E muito obrigado também às/aos amigas/os d'ANT pola publicidade da minha pessoa e do meu blogue!) :-)
07-03-2008 @ 11:56
Comentário de: Ernesto [Visitante] Email
Ah, senão és tu o colaborador, logo não és apupado. Escrevem estranho. Surpreendia-me (achava envergonhante mesmo) que eles disseram que eras colaborador de La Región.

De qualquer jeito era um arcaísmo irónico.

Do e-estraviz (Por certo o 3 do verbo, é muito bom):

Apupado adj. Corrido com apupos. Envergonhado.

Apupar v. tr. (1) Desprezar, ter em pouco uma pessoa. (2) Perseguir alguém com gritos e burlas. (3) Correr com berros trás de um animal prejudicial. (4) Tocar buzina para se reunirem os monteiros.
07-03-2008 @ 19:41
Só depois de postar a minha resposta ao teu comentário anterior foi que reparei em que A Nossa Terra Diário tinha elevado (apupado nom, aupado) Angueira de Suso, este meu humilde blogue, à categoria de BLOG DO DIA!!! Agradeço imenso a preferência (embora seja consciente de que chegaram aqui procurando no Google informaçom sobre a Bienal da Caricatura, nom sobre mim) mas mais agradecido lhes estaria se tivessem ilustrado o artigo cum desenho meu, nom do Leandro (nada tenho contra o Leandro mas, afinal de quem era o BLOG DO DIA? Do Leandro ou meu?!?) ;-P
11-03-2008 @ 22:02

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))