No penúltimo post de Angueira de Suso publiquei as minhas colaborações n?O Pasquim Nº 6, que foram duas. Publico neste post a minha única colaboraçom no último número do Suplemento de Humor do Novas da Galiza (O Pasquim Nº 12, de Junho-Julho de 2008): Boicoz.
Esta ideia do Boicoz ocorreu-me na manhã do domingo 20 de Abril de 2008 enquanto passeava polo Passeio da Ria no Concelho de Oleiros.
Boicoz é um trocadilho que mestura a palavra boicot (boicote -do inglês boycott- ou boicotagem ?do francês boycottage- em castelhano) com a palavra coz (couce ou coice em espanhol). Dizer, por se houver aí alguém de fora, que o jornal La Voz de Galicia, libelo regionalista/espanholista Made in La Coruña, é popularmente e com todo o merecimento conhecido na Galiza por La Coz.
Para compor a palavra Boicoz (e mais as duas frases nem 1? para La Coz de Galicia e nom com o meu dinheiro) empreguei a tipografia da cabeceira de La Voz de Galicia e dos seus cadernos comarcais La Voz de A Coruña, La Voz de Carballo, La Voz de Ferrol (que já tinha de antes) e La Voz de Barbanza (que tivem de fazer vir do Barbança, propositadamente, para a ocasiom).
No sábado 10 de Maio de 2008 pedim via SMS ao meu bom amigo Eduardo Maragoto, professor de português na EOI-Compostela, que digesse a algumha das suas alunas ribeirás se podia trazer-me de Ribeira um exemplar atrassado do caderno comarcal barbanceiro de La Voz.
Apenas dous dias depois, na segunda-feira 12 de Maio, recebim um SMS do Edu dizendo assim: ?Suso, tés um LA VOZ DE BARBANZA na Gentalha, em teu nome. Bjs?.
Devim começar a trabalhar no design naquela altura (ainda que pode ser que nom, pois daquela andava super-atarefado com os preparativos do DdoOLeR 2008) mas o que sim sei (porque assim consta no meu diário) é que nom o terminei até a quarta-feira, 18 de Junho de 2008 (?por fim!?).
Na segunda-feira 23 de Junho o Gerardo Uz (maquetista) e mais eu (coordenador) maquetamos na sua morada, cotovelo a cotovelo, o último número d?O Pasquim.
Umha semana e um dia depois, na terça-feira 1º de Julho, conjunta e (in)separavelmente com o Nº 67 do Novas da Galiza (pdf), recebim na minha morada O Pasquim Nº 12 (pdf), o último número d?O Pasquim, incluindo o meu Boicoz na sua página três.
BOICOZ!
Nem 1? para La Coz de Galicia!
Nom com o meu dinheiro!
Agradecimentos
Promessas som dívidas (e bem nascidos é ser agradecidos) assim que muitíssimo obrigado ao amigo Eduardo Maragoto, à Susana Rodríguez (aluna ribeirá, barbanceira, do Edu) e ao José Manuel Pozo (colega de andar, também ribeirám, da Susana que foi quem realmente foi a Ribeira e trouxo para mim o caderno barbanceiro de La Voz).
Escrito em 21-01-2009,
na categoria: COLABORAÇÕES HABITUAIS:, O Pasquim
|
Muitíssimo obrigado ao gerardinho2000 pola chuçada (que tantas visitas me está a reportar) e a todas/os as/os amigas/os que chuçaram (91) e/ou comentaram a mesma (14) em Chuza.Org! :) [SEX, 23-JAN-09, 19h40 (GMT+1)].
De nada, de nada, mas dá também agradecimentos para o amigo Séchu, quem ademais che envia um piropo ;) http://www.blogoteca.com/madeingaliza/index.php?cod=53967
Acabei de agradecer no seu blogue (muito obrigado, Galeguzo! ultimamente quase nom tenho tempo para visitar o meu blogue… quanto mais os dos amigos!) e agora agradeço aqui também: Obrigadíssimo, amigo Séchu! Tu sim que és muito! :) (Eu nunca serei tanto X-)))
Se quereis deixar pegada nas estatísticas que usam os responsáveis do web site de La Coz acrescentai este link aos vossos marcadores:
Desse modo fica-lhes registado nas estatísticasdesde onde entras: uma pesquisa no google por “lacozdegalicia".
É parvoice, mas molava que se notasse… A ver se acabam por ter que mudar as estratégias de posicionamento web…
Melhor impossível Suso. Segue assim. Um abraço.
Comentários recentes