[O Sítio de Suso Sanmartin]

      No Caminho Português a Santiago de Compostela existe um lugar chamado Angueira de Suso.

      Segundo o dicionário e-Estraviz da língua galego-portuguesa “angueira” é “o quefazer, cuidados e negócios que cada pessoa tem”. “Angueiras” som “trabalhos, cargas sofrimentos”. Por sua parte “suso”, do latim susu, quer dizer “acima, atrás”.

      Angueira de Suso é o sítio de Suso Sanmartin na rede. Aqui colocará o susodito as suas angueiras presentes, passadas e futuras.

      Obrigado pola visita.

      susosanmartin@gmail.com


      ddooler


    Busca

    As minhas visitas no mundo

    Locations of visitors to this page

powered by b2evolution

Sant Jordi em BCN e 25-A em Manresa e Girona

Sant Jordi em BCN e 25-A em Manresa e Girona

Já vai fazer um ano que forom feitas as fotografias que publicamos hoje. Foram feitas na penúltima ocasiom em que viajei a Catalunha (a última foi há menos tempo, aproximadamente meio ano, para participar nas XXII Jornades de Llengua i Cultura Catalanes celebradas em Gironella e Masdenverge) com motivo do Sant Jordi e tercera onada de consultas populares sobre a independência de Catalunha.

Com efeito, entre a quinta-feira 22 e a segunda-feira 26 de abril do ano passado viajei a Catalunha para celebrar o Sant Jordi (23 de abril) em Barcelona e participar, em qualidade de observador internacional, sem papéis, nas consultas populares sobre a independência de Catalunha em Manresa e Girona (25 de abril).

Como observador internacional amador já tinha participado na consulta popular celebrada em 13 de dezembro de 2009 (entre muitos outros) no município de Solsona, de onde é natural o meu amigo Joan-Marc. A reportagem fotográfica dessa proveitosa expediçom foi pontualmente publicada aqui, em Angueira de Suso.

E, se tudo correr bem, no próximo fim-de-semana regressarei a Barcelona para ser testemunha direta da última e derradeira da série de consultas populares sobre a independência de Catalunha que, desde que em 13 de setembro de 2009 se celebrasse a primeira em Arenys de Munt, se venhem celebrando periodicamente em infinidade de municípios desse admirável país.

As fotografias que publico hoje levam editadas (recortadas e coladas) e subidas ao blogue desde primeiros de maio do ano passado mas nom foram publicadas antes por eu nom ter encontado em todo este tempo o momento adequado para pôr-me a redigir o post. Publico-as hoje, a três dias de voltar a voar a Barcelona, porque nom quero esperar mais, ainda que a falta de tempo me impida dar sobre elas demasiadas explicações.



Sant Jordi em BCN

aeroport2
Igual que já fizera em 12 de dezembro de 2009, em 22 de abril de 2010 o meu amigo Joan-Marc voltou a receber-me com honras de chefe de estado cozinha no aeroporto (desta volta o Jordi nom pudo vir).


paradeta sant jordi
Com o Jordi e o Joan-Marc na 'paradeta' compartilhada nas Ramblas por 'CIM Edicions' e 'Els Amics del Dr. Cat' (apresentando 'Cent anys d´estelada. Un segle d´iconografia independentista' e 'Referènding! L'art de fer i guanyar referèndums', respetivamente).


25-A em Manresa e Girona

cat on tour
À porta do estúdio-armazém do Jordi no barcelonês Carrer Pau Claris (justo em riba de 'Paraguas Carballo') e CAT On Tour com trilha sonora original do dub-poet jamaicano Linton Kwesi Johnson (aka LKJ).


ca la teresa
A tomar a parva em 'Ca la Teresa', Autovia Terrassa-Manresa, Km 35,5 (El Palà), Vacarisses.


Manresa decideix

mon groc
Polas ruas de Manresa fazendo gala dum excelente sentido do 'humor amarelo'.


manresa decideix
Num dos colégios eleitorais da capital da comarca do Bages exercendo de observadores (inter)nacionais.


referending
O 'Referènding' como umha das belas artes (marciais).


Girona decideix

xuixos
'Posao' com xuixos perante a montra da Pastisseria La Vienesa (Pujada Pont de Pedra, 1, Girona), a petiçom dos meus amigos e 'Amics del Dr. Cat'.


les voltes
Exemplar de 'Referènding!' exposto na montra da Livraria Les Voltes (Plaça del Vi, 2, Girona).


le bistrot
Martí & Joan-Marc, Jordi & eu a tomarmos o aperitivo antes do almoço no Restaurant Café Le Bistrot (Pujada Sant Domenec, 4, Girona).


escadarias girona
Abandeirados CAT-alans e galego no 'Barri Vell' de Girona.


girona decideix
Na Casa da Cultura de Girona, sede central de campanha e colégio eleitoral do 25-A (o da camisola aduaneira -Sei o que fizestes aos meus repolos- é o barcelonês Albert Salamé, fotógrafo free-lance).


beiras
Encontro, por acaso, com o grande Xosé Manoel Beiras, observador internacional (oficial) no 25-A, perto da 'Pont de Pedra' (O'Beiras recebeu dos 'Amics del Dr. Cat' um exemplar do 'Referènding' de oferta).


VINT-I-CINC D'ABRIL, SEMPRE!!! ;)

Escrito em 06-04-2011, na categoria: Observador Internacional

6 comentários

Comentário de: algodão100% [Visitante]
Buah, nenos! Isso foi umha esmorga do caralho, nom?
13-04-2011 @ 00:33
Comentário de: Xentenormal [Visitante]
Malditos lusistas, mira que sodes parvos eh! deixade de tocar o carallo cas vosas tonterías, volvede ó mundo real e non mesturedes a Beiras con esa empanada mental vosa!
25-05-2011 @ 23:15
Comentário de: suso [Membro] Email
algodão100%: Va ser una barrila (=tabola) de collons, en efecte! ;)

xenteNORMAL: 1º) Por como te fas chamar, acho que te sobrestimas ;) 2º) Polo seu tom, tam desagradável, acho que o teu comentário nom devia ser respondido, mas apagado. No entanto deixarei que seja o grande, grande, grande Xosé Manoel Beiras (a quem ainda pareces respeitar algo, ainda bem) o que responda por mim:



"Segum como vaiam as cousas aqui a mim pode interessar-me ao melhor nacionalizar-me português e seguir vivendo em Briom, porquê? Ou ir-me viver à outra banda do Minho porque ALÍ ESTOU NA NORMALIDADE. Está em português os carteis, estám em português [...] portanto falam-me em, em galego..."

[X.M. Beiras em "Fronteiras", documentário do Rubén Pardiñas sobre a "Galiza irredenta", emitido pola Televisom de Galiza o 25 de julho de 2007, 42:52-43:16]
06-06-2011 @ 16:17
Comentário de: Camarada 64 [Visitante] · http://wwww.catigat.org
Quina colla de festers, per favor! Com es nota que aquí els que pencaven eren els vasalls de la Patrícia Gabancho amb el Mr.Fontanals aka el-pencaire-morrut al capdavant. No se pué premitir, eh!
07-06-2011 @ 14:19
Comentário de: maldito lusista [Visitante]
això de tornar al món Real, vol dir escriure en gallec de normativa borbónica ( RAG )?. A mi m´ agrada més que els gallecs escriguin a larepublicana, de Portugal,está clar.
27-04-2012 @ 19:32
Comentário de: Gervasio Macuto Cayuco Gonzalez Martinez [Visitante]
Mira que es borrachon
28-01-2013 @ 16:56

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))