COMMENT: AUTHOR: JOSÉ ANTONIO DO NASCIMENTO [Visitante] DATE: Sat, 12 Sep 2015 19:09:50 +0000 URL:

Acompanho o grande cronista, jornalista, chargista, e por que não, humorista JAGUAR desde o jornal O Pasquim. Suas crônicas são talentosas, não me canso de lê-las! Ainda bem, que ele só aniversaria de 4 em 4 anos! Assim, ele vai continuando jovem e cada vez mais nos abrilhantando com as suas palavras.

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Thu, 03 Sep 2015 12:50:55 +0000 URL:

Ai… Como a vida seria mais simples com humor e sorrisos… Quando por fim - e trabalho levou - conseguimos tirar a carriça mal encarada ao reintegracionismo e um pouco a política… Muito caminho tem ainda a gente que andar para poder arranjar e construir… Apertas150

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 03 Sep 2015 09:14:27 +0000 URL:

SOBRE AS DESCULPAS QUE (NOM) ME PEDEM

?Por outra parte, nom pretendemos centrar-nos na cabeça do camarada Suso -muito menos nos coletivos dos que faz parte- ainda que ele soubo colher protagonismo bastante em um caso no que umhas desculpas teriam-o desbancado a um segundo plano?

(Charo Lópes: O feminismo encoraja as mulheres)

?Quero pedir desculpas. Desculpas a todas as mulheres às [que] tenho agredido (…) Por sacar a bailar comigo a quem nom queria, invadindo o seu espaço (…) Quero pedir desculpas (…) Acho que NOM É TAM DIFÍCIL (…) e sim, essa é a palavra certa, SEM AGREDIR (…) A respeito do sucedido (…) quando umha mulher tem a coragem de fazer umha denúncia de umha agressom machista (…) adoito ouvimos cousas com: ‘Non era para tanto’, ‘É intolerável o que fizeram com esse rapaz’, ‘Foi un linchamento’. DISCREPO TOTALMENTE. Podem ser incorretas as formas mas ninguém lhe fez nada a esse rapaz (…) A suspeita sempre mora no outro lado. Claro que nengumha/nengum de nós vai apoiar um linchamento (…) mas a resposta a umha mulher que se sente agredida nom é essa, NUNCA DEVE SER ESSA (…) Exagero? A sério alguém pode aturar que para (…) defender o companheiro militante (…) alguns (e algumhas) insultem, difamem, intimidem, ameacem? Que peçam represálias? Que exijam que a agredida, a vítima, revele a sua identidade para ser lapidada e apedrejada na praça pública? (…) Ninguém é infalível, todas as pessoas temos direito a retificar. O triste é que nestes debates houvo quem sim soubo acertar e arriscou-se a receber insultos, ameaças e incompreensom de todas as partes implicadas. É por estas pessoas que me decidim a escrever este artigo.?

(Xurxo Nóvoa Martins: Carta aberta ao macho militante)

Entre o dia, aliás, a noite de autos (madrugada da quinta-feira, 28 de maio) e o dia, aliás, a noite em que tenho conhecimento do texto intitulado ?Comunicado final agressom machista? que andava e ainda anda a circular por aí (madrugada da quarta-feira, 17 de junho) passaram 3 semanas (21 dias).

No mencionado texto (que consta de duas partes, o arrepiante testemunho dumha tal ?Zorra anónima enfadadísima? [sic] e a apostila dumhas desconhecidas ?Mulheres feministas de Compostela?), por um feito tam banal como o já tristemente célebre e sobradamente conhecido (escolham a versom que quiserem, a minha ou a outra; o feito em si é basicamente o mesmo), injuriava-se-me e caluniava-se-me qualificando-me de ?agressor? (derivados do verbo ?agredir? repitem-se no texto até seis vezes em duas normativas: ?agresores?, ?agresión?, ?agrede?, ?agresores?, ?agressons?, ?agressom?; sete, se contamos o título) e ameaçava-se-me mafiosamente, a mim e aos coletivos de que fago parte, com umha série de acçons caso nom figéssemos o que elas diziam. Naturalmente, quando lim aquilo, fum eu o que se sentiu agredido!

Eu achava que o conflito com essa pessoa tinha ficado resolvido in situ: ela insultara-me por ter-lhe tocado o braço sem o seu consentimento prévio, eu nom lhe retruquei e listo (estávamos em paz, achava eu, vai-se o comido polo servido).

Nem nos mais medonhos pesadelos podia eu imaginar as manobras que se estavam a orquestrar na escuridade para tentar acabar com a minha vida (vida social, espero; ainda que isso de que ?seremos as feministas a que nos tomaremos a justiça pola mao? com que finalizava o ?Comunicado? mui tranquilizador nom soava, na verdade).

Porque nesse período de tempo (21 dias / 3 semanas) ninguém se pujo em contato para nada comigo. Inteirei-me de casualidade, através do amigo-dumha amiga-dumha amiga.

Realmente pode haver algumha pessoa normal (nem por riba nem por baixo da normalidade) que pense que eu, ao ter conhecimento de todo isto, o que devia ter feito era pedir desculpas??? Figem o que tinha de fazer que era ir denunciá-lo ao julgado!! E, mesmo assim, nom o figem imediatamente senom que estivem durante um dia inteiro (dia perdido para o trabalho que, por certo, era bastante naquela altura) tentando contatar, infrutuosamente, com alguém que estivesse por trás de tam demencial movida! Pedir desculpas eu, ainda por riba??? Nom me fagam rir, por favor, que o conto é triste!!!

É mais, três meses depois daquele feito absolutamente intranscendente que acabou por ter umha transcendência tam terrível, depois do enorme dano que me levam causado gratuitamente durante todo este tempo, sou eu quem está ainda à espera dumhas desculpas.

NOM É TAM DIFÍCIL! ;) :p

----- COMMENT: AUTHOR: Populista de Esquerda [Visitante] DATE: Wed, 12 Aug 2015 12:46:44 +0000 URL: https://populismodeesquerdas.wordpress.com/

Mais um detalhe interessante: parece que o que mais indignou a denunciante fundamentalista não foi o convite para bailar, foi a “burla” posterior. Porque já se sabe que o riso mata o medo e sem o medo não há fé.

----- COMMENT: AUTHOR: Populista de Esquerda [Visitante] DATE: Wed, 12 Aug 2015 12:40:53 +0000 URL: https://populismodeesquerdas.wordpress.com/

Deixei um comentário no Sermos Galiza mas está a ser censurado com o estilo habitual do jornal: esperar a que o artigo esteja a piques de sair da capa para aprovar os comentários que desafiam os dogmas teologais da esquerda.

Antes de mais, quero mostrar a minha solidariedade com a pessoa que está a ser vítima deste processo inquisitorial, deste auto de fé virtual.

Haverá duas ou três décadas que soubemos por primeira vez desse novo feminismo norte-americano, dessa ordem religiosa de mulheres néo-puritanas, amarguradas e cheias de ódio, vestidas em negro para denunciar a opressão patriarcal. Naquela altura a esquerda europeia olhava para elas como se fossem animalinhos do zoo. Mas elas souberam evoluir, pintaram os beiços, vestiram roupa mais colorida e agora… já estão aqui amigos!

O mais irónico é que foi a própria esquerda quem assumiu como próprio o seu delirante discurso e alimentou o seu doido fanatismo. Estava visto que tarde ou cedo teríamos que pagar o preço…

E, infelizmente, não é o único tipo de fanatismo, nem o mais perigoso, que estamos a alimentar… Pensemos se não na monja anti-vacinas que o mês que vem poderia vir obter uma cadeira no novo governo catalão.

Acho que estamos da hora de deixar o magufismo e voltar à razão antes de que seja tarde de mais…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 29 Jul 2015 23:03:31 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Polo que tu sabes, Ánxel? Pois já me contarás, porque já sabes mais do que eu e porque esse enlace que me pôs nom tem nada a ver com o meu nom-caso!

----- COMMENT: AUTHOR: Meu Dónimo [Visitante] DATE: Wed, 29 Jul 2015 22:37:11 +0000 URL:

Hai qualquer colectivo feminista compostelám que diga ter sido consultado para assinar isso como “Mulheres feministas de Compostela"?

Hai qualquer participante da Marcha Mundial das Mulheres na Galiza que diga ter sido consultada, muito menos ter dado a sua aprovaçom, à Xiana de Ourense (BNG, @troleadagalega) para essa organizaçom assinar esta denúncia?

Coa salvedade das rectificaçons que puiderem chegar, acho que a lista de assinantes dessa denúncia é esclarecedora quanto a quais indivíduos e organizaçons estám dispostas a assinar um linchamento sem a máis mínima comprovaçom. Por outras palavras, a quem folgamos máis fazer puto caso.

Folgos e aços, Suso.

----- COMMENT: AUTHOR: Ánxel [Visitante] DATE: Wed, 29 Jul 2015 22:14:58 +0000 URL:

Polo que eu sei, penso que as ameazas non eran esas.

http://www.pikaramagazine.com/2015/07/decalogo-de-actitudes-machistas-ante-una-denuncia-de-maltrato/

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 28 Jul 2015 14:47:50 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Obrigado polo esclarecimento, Edu. Como ia saber eu que nom tinha sido apagado quando o Xosé esse e mais tu afirmavades o contrário? Pois aí estám, para quem as quiser ver, as supostas “ameaças".

----- COMMENT: AUTHOR: edu [Visitante] DATE: Tue, 28 Jul 2015 14:16:16 +0000 URL:

ehem!! eu ao igual que tu pensei que o quitaram, mais nom, por que nesse blogue apareceu por duas vezes o comunicado de marras e de a minha equivocaçom. eu dim-me conta dias depois mas nom lhes pedim que o quitaram por que nom quero tratos com essa gente:

1º do 10 de junho com o meu comentário:
http://sexualidademedular.blogspot.com.es/2015/06/feminismos-fwd-comunicado-agressom.html

2º do 16 de junho com o comentário do Suso, que ninguém quitou:
http://sexualidademedular.blogspot.com.es/2015/06/feminismos-fwd-comunicado-final.html


----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 28 Jul 2015 12:33:56 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

No seu lugar pode ler-se agora o seguinte comentário (óbri, Edu):

“abordaxe 26 de julho de 2015 06:26

Oh!! Onde vai o comentário do Suso?? Quem censura agora?? Quê queredes ocultar?

Quanto durará estoutro?? Tic, tac, tic, tac som as 15.26′ do 26 de julho de 2015

Edu.”

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 28 Jul 2015 12:29:47 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Suponho que o tal Xosé se referia a este comentário que no passado 17 de junho (o mesmo dia em que me inteirei das graves acusaçons que contra mim andavam a circular por aí) coloquei no misterioso blogue sexualidademedular.blospot.es:

“Com ajuda de várias pessoas amigas levo o dia inteiro a tentar localizar algumha pessoa responsável por trás do blogue sexualidademedular.blospot.es. Sem êxito por enquanto. Visto que cada minuto que passa a minha imagem pública e a minha honra se vêm mais e mais prejudicadas polas injúrias e as calúnias que sobre mim nele se dim e visto que sobre a minha cabeça pesa a ameaça de ser denunciado falsa, anônima, pública e maciçamente, vejo-me na obriga de exigir a quem quiser que esteja por trás de todo isto que apague o post e qualquer referência ao meu nome e à minha pessoa imediatamente. E, por suposto, que se abstenha de dar qualquer passo para a frente. Caso contrário, verei-me na obriga de tomar outro tipo de medidas que, sem dúvida, resultarám mais desagradáveis para todos e todas. Cumprimentos.”

O tal Xosé dá por suposto que fum eu quem apagou o comment (nom sei se isso seria possível tecnicamente). Em qualquer caso, que pouco me conhece! Eu sou responsável dos meus atos, nom coma outr@s.

Quem o apagou saberá por que o fijo. O medo está a mudar de bando, ao que parece ;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 28 Jul 2015 07:24:26 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Eu nom apaguei comentário nengum, Xosé. Nem neste nem, evidentemente, em nengum.outro. A que comentário e a que blogue te referes? Gjoder, jà pareço a Yoko Ono levando a culpa de todo! ;-P

----- COMMENT: AUTHOR: mmm [Visitante] DATE: Mon, 27 Jul 2015 19:52:06 +0000 URL:

Porfa, poderíades esclarecer melhor o que é “invadindo o seu espaço e burlando-se dela"? Se a invasom do espaço apresenta um caráter efetivamente machista e a burla também, começarei a pensar em assinar o comunicado.

Terminarei de convencer-me se há proporcionalidade entre o facto denunciado e as medidas punitivas tomadas, como deve ser em qualquer sistema de justiça. Isso é: se há proporcionalidade entre ‘a invasom do espaço e a burla’ e umha campanha pessoal, que ficará para sempre no google e marcará a o tal Suso Sanmartim (a quem nom conheço pessoalmente, mas sei quem é) no seu ámbito.

Se há machismo e proporcionalidade entre os factos denunciados e o castigo, assino sem pensá-lo duas vezes.

Nota: era bom esclarecerdes publicamente, já que poderíades ganhar muitos mais apoios… se se dam essas duas cousas, claro. Entretanto, “yo sólo sé que había nieve".

----- COMMENT: AUTHOR: Xose [Visitante] DATE: Mon, 27 Jul 2015 17:39:08 +0000 URL:

Suso, e logo por que borraches o comentario do blogue? Caían sobre a túa conciencia as ameazas? Non che viña ben ao conto?

----- COMMENT: AUTHOR: edu [Visitante] DATE: Mon, 27 Jul 2015 14:58:37 +0000 URL:

Na internet usar maiúsculas é entendido como berrar. Por muito que berredes nom ides convencer a ninguém mais.

Parvas eu dúvido muito que sejam as assinates mas, porquê se quitou a referência aos feitos em que se basea a suposta agressom no comunicado que se passou a assinar e só se deixou esta frase “Este homem agrediu-a invadindo o seu espaço e burlando-se dela"?

A mim si me passam a assinar algo assim e som mulher envolvida no feminismo, nom vou duvidar em nenhum momento do que lá se di. Por suposto que muitas das assinantes o figerom de boa fe e por esse sentido nato que vos une que ás vezes confunde-se com certo ?corporativismo?.

Mas ainda espero lêr que é o que figera o Suso no bar emblemático além do que contam ambas partes coincidentes e colo o que di a agredida: “Este suxeito interrompeume colléndome como se collen as cousas que son túas (con determinación) supoño eu que para bailar conmigo. Cando o evitei e respostei á invasión do meu espazo, o tal Suso Sanmartín mofouse, riu e pasou do tema cunha facilidade de todo desquiciante".

Juro-o eu sego a ver só umha montagem. Por certo tam mal montada que nenhum medio alternativo dignou-se a dar-lhe pulo ao 1º comunicado e nom me venhades agora com que somos todos machistas.

Ou é que somos tam parvas como para nom publicar algo assim que pom a feder a um membro de Compostela Aberta, no governo da cidade e se o acontecido fora como parece que vos empenhades em crêr algumhas feministas?.

Se vos saiu o tiro pola culata, por algo será.

Edu (colabourador da revista anarquista Abordaxe)

----- COMMENT: AUTHOR: Mlo [Visitante] DATE: Mon, 27 Jul 2015 06:53:34 +0000 URL:

Vestir de feminismo umha pataleta porque o Suso nom entrou a umha provocaçom tua, Anonima Zorra, fai-lhe mal ao Feminismo e à Esquerda. Felizmente, só a leitura do comunicado (o da Zorra, nom o do Suso) já deixa às claras o que já por trás de toda a vossa campanha. Força ao Suso

----- COMMENT: AUTHOR: Álex [Visitante] DATE: Sun, 26 Jul 2015 22:21:42 +0000 URL:

Mira Suso e amighas de…se a mim me passa isso,que ja me passou..nom só o feito(ti nom sabes a nossa historia..e se ja fumos agredidas tantas vezes que nom aghuentamos uma máis?…sabes o que é ser mulher neste mundo? tamém o saberás,co listo e marxista transgressor que es,ou é que como sou galega tenho que ter esse “contacto físico” que ti decidiches sem nem contato visual prévio,"normalizado"?E se che agharro da pirola,e tiro forte e te digho que na minha aldeia é assim e que nom passa nada?E porque nom “convidas a bailar” a um do teu tamanho e “formas"..ighoal che parte a cara,é o que vos mola,nom? EU NOM QUERO QUE ME TOQUES NEM DE LONGE!!),senóm a burla e condescendencia e ameaças posteriores…admitidas,por outra banda… juro-te que se me pilhas de boas o mínimo é um ostióm,listo e culto agressor…más que ganho eu com isso? aparte de entrar no teu jogho violento,e sentir-me uma merda depois?..que ja me passou..e malheira por ser máis débil tamém..)Ou é que temos de esperar ás palizas ou ó assasinato para que depois nos digham pobrinhas,nom se defedenram e mira.. COM O FÁCIL QUE SERÍA DESCULPAR-TE SEM MÁIS E PENSAR…
Por outra banda,NOM SERÁ QUE TOOODAS NOS RECONHECEMOS UM BOCADO NA FIGHURA DO AGRESSOR POIS NINGHÉM NOS LIBRAMOS,SENHORXS!! E DÁ UM BOCADO DE CANGHELO RECONHECER OS PRÓPIOS ERROS E MUDAR..EU TAMBÉM FUI AGRESSORA E ASUMÍ AS CONSECUENCIAS E ADMITÍ MEU ERRO SEM MÁIS E CRESCÍ COMO PESSOA…E SIGHO-ME EQUIVOCANDO E SIGHO RE-FAZENDO-ME DIA A DIA…CUSTA,CLARO QUE CUSTA..O EGO EXACERBADO,O SENTIDO DO HONOR PÚBLICO,POIS ESTÁ CLARO QUE O RESTO CHE IMPORTA TRES CARAJOS É O NOSSO MAIOR INIMIGHO…O PERSONAL É POLÍTICO…E O PRIVADO PARA NÓS JA NOM EXISTE
NÓS NOM FUMOS AS QUE ACUDIMOS Ó PAPAI ESTADO ESPANHOL EM PROCURA DE PROTEÇCOM…NÓS,ELA VALENTE!,ATUAMOS PEDINDO-T EXPLICAÇOMS PRIMEIRO A TI E LOGHO ÁS NOSSAS(ÁS QUE SUPOSTAMENTE DE ESQUERDAS E ANARCAS SE AUTODEFINEM TAMÉM COMA FEMINISTAS)E NOM LHE TIRES A AUTONOMÍA A QUEM SI RESPOSTOU,SERÁ POR ALGHO,NOM CHANTAJEAMOS NIMGHEM,O DEBATE ESTÁ ABERTO,HÁ TRIBUS NO MUNDO ONDE TUDO SE RESOLVE EM RONDA,ENTRE AS PRÓPIAS INTEGRANTES…NOM VÁO A CHIVAR-SE Ó PRÓPIO NÚCLEO DO IMPERIO,O PAPAI,Ó DIRETOR…PARA QUE NOS CASTIGUE POR DEFENDER-NOS…QUE CLASE DE REVOLUÇOM É A QUE NOM TEM CONTA DOS COIDADOS ENTRE NÓS?…BOENO,TU PARA MIM JA NOM ES DOS NOSSOS CHAVAL FEO E SIM,TES DOTES LITERÁRIAS!..ESCREVE,ESCREVE…BEIJOADA LILÁ DE VULPE CADELA CANICUS OU O QUE CHE PETE!

----- COMMENT: AUTHOR: Aine [Visitante] DATE: Sun, 26 Jul 2015 16:09:54 +0000 URL:

EN SERIO ALGUÉN PENSA QUE A DENUNCIA SE FIXO POR CONVIDAR A BAILAR A UNHA MOZA? ASÍ DE SIMPLE? CONVIDAR A BAILAR NON É UNHA AGRESIÓN, MÁIS O SUSO NON FIXO TAL. ABRAMOS AS MENTES. CREDES QUE AS PERSOAS QUE PUBLICAN OS SEUS NOMES SON TAN PARVAS COMO PARA METERSE EN ALGO ASÍ NO CASO DE QUE O ACONTECIDO FORA COMO PARECE QUE VOS EMPEÑADES EN CRER? ESTAMOS A TOLEAR OU QUE? PENSEMOS MÁIS BEN EN POR QUE SEGUEN A PASARSE POR ALTO AS AGRESIÓNS MACHISTAS DENTRO DA ESQUERDA POR MEDO A ADMITIR DE QUE ESTAMOS FEITOS/AS. INSULTAR A UNHA MULLER AGREDIDA E A OUTRAS QUE A APOIARON ALZANDO A VOZ E ATREVÉNDOSE A DAR UN PASO SABENDO O DURO QUE ÍA SER, CARECE DE SENTIDO. ABRAMOS ESPAZOS. DEBATAMOS. PENSEMOS. MUDEMOS. TRISTEZA LER TANTA PATOCHADA, PERO SABER QUE ESAS MULLERES FORTES EXISTEN DAME ESPERANZA.

----- COMMENT: AUTHOR: Andre [Visitante] DATE: Sun, 26 Jul 2015 15:55:09 +0000 URL:

Se por cada vez que unha persoa sacase a bailar sen acordo previo a outra no contexto dunha noite compostelán saíse un manifesto e unha condea pública no noso idioma a presenza do galego na rede tería unha significación e unha presenza case equivalente á que ten o castelán. Denunciade!! A xente en vez de atesourar con fachenda contactos de facebook presumiría de denuncias publicas, que iso si que ten chicha e viste curriculos.
O Galego precisa de nós!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sat, 25 Jul 2015 17:14:44 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Nom sei de que caste ameaças falas, Maria. Poderias explicar-te melhor? Obrigado.

----- COMMENT: AUTHOR: edu [Visitante] DATE: Sat, 25 Jul 2015 10:55:10 +0000 URL:

está claro que cada quem tem o seu parescer, e cada quem conta como lhe foi na feira; mas se fosse eu o “agressor dançom” em troques do suso, tamém me revoltaria como um tolo ao lêr tal ato de fé inquisitorial por convidar umha moça a bailar mesmo até faria coisas das que depois poida que me teria arrependido. Mas isto fede a caça de brujas (ou brujos mais bem).

Eu som moi partidário de tratar o tema dos abusos nos movimentos sociais; mas mal começamos se esta campanha orquestrada pretende ser o ponto de início desse debate entre todas e todos. Igual as desculpas tinham que vir da outra banda.

Ah! e eu nom fum esse dia á feira.

Edu

----- COMMENT: AUTHOR: María [Visitante] DATE: Sat, 25 Jul 2015 10:45:02 +0000 URL:

Cóntao todo. Se te desculparas e non amenazaras (de m¡forma privada) outro galo cantaría.

----- COMMENT: AUTHOR: edu [Visitante] DATE: Sat, 25 Jul 2015 09:40:55 +0000 URL: https://abordaxe.wordpress.com/2015/07/23/cando-abusamos-do-abuso-machista/

Se bem nom concordo, como bem sabes, Suso, com a tua decissom de apresentar denúncia nos julgados, acho que ambos comunicados denigram a luta feminista; é mais ao considerar os feitos como umha agressom machista estám a minusvalorar o conceito de agressom e de ai que agora a merda lhes venha de volta. bks e ánimos!! Amanhá podo ser eu quem me convirte num agressor por ponher olhinhos a qualquer moça (ou moço)!! Estám a censurar o mais natural achegamento intersexual, quê será o seguinte??

ánimos meu!!

Vos convido a lêr este texto.

https://abordaxe.wordpress.com/2015/07/23/cando-abusamos-do-abuso-machista/

----- COMMENT: AUTHOR: Maria Castelo [Visitante] DATE: Fri, 24 Jul 2015 22:59:31 +0000 URL:

Fraco favor fai esta malta ao feminismo, e muito menos às mulheres. Fraco favor fazemos quando pedimos exceções juridicas tão graves como banir a presunção de inocência, a carga da prova, o dereito a se defender e a ter duas verssões dos factos. Fraco favor faz em geral, este feminismo que nos converte a todas em vitimas por decreto, que não acredita quando dizes nunca te teres sentido violentada nem agredida, quando pretende que a mulher vire num ser indefenso que necessita da tutela judicial, politica e policial para tudo. Fraco favor faz a ninguém o maniqueismo do linchamento público, o pretender criar bandos em que escudar um revanchismo privado, inventando um delito onde não há e exacerbando uma questão trivial até pôr a média sociedade no molho, confundindo uma atitude que a interessada pode entender como mais ou menos educada com uma agressão. Com estas atitudes perdemos todas.
Até onde os meus conhecimentos juridicos alcançam, ser um “baboso", um basto, um maleducado, um incordio, no reino da Espanha, ainda não é delito, nem pode se aplicar, por analogia, a um comportamento violento, agressor nem muito menos machista.

----- COMMENT: AUTHOR: G. [Visitante] DATE: Fri, 24 Jul 2015 22:17:48 +0000 URL:

Mais por deformação profissional do que por outra cousa, aborreço o que se chama «presunção de veracidade». Teoricamente, só é aplicável a determinados funcionários públicos, designadamente os «cuerpos y fuerzas de seguridad del Estado».

Mas parece que há quem pretende exercer para si o dito privilégio, que parece mais próprio de determinado tipo de regimes, especialmente esses que chefia(va)m tipos com bigodes simpáticos que odeia(va)m que a gente pense por si própria. «Mas como ousas pensar? Não che estou a dizer que é ‘assim’ e não ‘assado’?».

Pensemos, (alvíssaras!), pensemos.

Leiamos entre linhas.

Pensemos, pensemos.

Façamos as seis perguntas básicas do jornalismo.

Pensemos, pensemos.

Procuremos o contexto. Percebamos o contexto.

Pensemos, pensemos.

Pensemos se estamos diante de um todo com sentido próprio ou se falta algo. Se falta algo, procuremo-lo.

Pensemos, pensemos.

Pensemos, CONA/CARALHO/REI, pensemos!!!!

----- COMMENT: AUTHOR: Silvia Ribas Ribas [Visitante] DATE: Fri, 24 Jul 2015 21:13:54 +0000 URL:

Incribel e resulta que despois vas denunciar umha agressom certa e olham para uma como se fosse uma cannis lupus……. beijos e anmo

----- COMMENT: AUTHOR: Eduardo [Visitante] DATE: Mon, 25 May 2015 20:39:49 +0000 URL:

Em que língua isso foi escrito?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 30 Jan 2015 11:05:26 +0000 URL:

Pois é, Xabier! ;)

http://agal-gz.org/blogues/index.php/suso/2007/12/05/panaderia_suso_friol

Óbri pola info! :)

----- COMMENT: AUTHOR: Xabier [Visitante] DATE: Tue, 26 Aug 2014 11:15:14 +0000 URL:

O establecemento principal desta panadería está na localidade de Friol, na mesma provincia de Lugo, e por certo fan un pan estupendo.

----- COMMENT: AUTHOR: Adela Figueroa [Visitante] DATE: Wed, 19 Feb 2014 11:49:25 +0000 URL:

Gosto imenso das duas caricaturas. Porqu também gosto imenso das duas pessoas. Parabéns.

----- COMMENT: AUTHOR: Paulo O´Brien [Visitante] DATE: Thu, 23 Jan 2014 13:26:40 +0000 URL:

A estreleira catalá encarnada sempre foi a minha favorita, acima da branca de fundo azul.

É mais inequívoca: Fala em independência, mas também em qual independência acredita…

Por estética, por história (por volta de oitenta e noventa acho ser ela a mais utilizada, polo daquela nom tam maioritário independentismo) e polo que a estrela encarnada de cinco pontas representa em qualquer parte do mundo… Fico mais à sua roda.

Mas a outra tem também sua história, é claro ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Paulo O´Brien [Visitante] DATE: Thu, 23 Jan 2014 13:15:57 +0000 URL:

Muito bom!; ainda bem que nom sou eu sozinho a gostar do sono -e das cousas que me traz, porque na verdade eu assisto verdadeiros filmes quando durmo, amiúde tenhem a ver com água, com piscinas, praias, lagos…; por vezes trazem-me ainda avós e avôs a falarem-me com naturalidade, quando já levam um monte de anos abaixo da terra-.

A sesta é boa, mas ainda: ontem meti-me abaixo das sabas por volta das sete do serao; acordei brevemente às dez; volvim dormir… Uma maravilha!!!… E isso tudo enquanto fora da cama, do quarto, da moradia, chovía a chuva toda do mundo.

Nalgo sim concordo: segundas, terças e sextas eu também tenho “obrigas” com o conhecimento das línguas: no meu caso é esse francês que levo douscentos anos a estudar e nunca darei arranjado…!

Hmmm… raio do francês, o bonito que é e nunca vou sonhar nele…

----- COMMENT: AUTHOR: thaluana [Visitante] DATE: Tue, 24 Sep 2013 13:36:20 +0000 URL: http://yotube.com

eu quero mim escreve no yotube agora

----- COMMENT: AUTHOR: Jose Manoel [Visitante] DATE: Mon, 22 Apr 2013 21:06:17 +0000 URL:

Canta falta de vara…. Estades cheus e folghados
Eu gosto de mamar dos peitos da cabritinha

----- COMMENT: AUTHOR: ivson wasley [Visitante] DATE: Mon, 11 Feb 2013 13:37:15 +0000 URL:

puta que pariu.

----- COMMENT: AUTHOR: Gervasio Macuto Cayuco Gonzalez Martinez [Visitante] DATE: Mon, 28 Jan 2013 15:56:46 +0000 URL:

Mira que es borrachon

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 20 Sep 2012 11:35:39 +0000 URL:

Muito! Um por ’susodito’ estabelecimento comercial! ;-P

Mira que tenho negócios de tocaios meus na minha coleçom… Mas isto semelha que nom vai acabar mais! :-D

----- COMMENT: AUTHOR: Eu [Visitante] DATE: Fri, 24 Aug 2012 17:05:51 +0000 URL:

Quanto ego nom?

----- COMMENT: AUTHOR: maldito lusista [Visitante] DATE: Fri, 27 Apr 2012 17:32:14 +0000 URL:

això de tornar al món Real, vol dir escriure en gallec de normativa borbónica ( RAG )?. A mi m´ agrada més que els gallecs escriguin a larepublicana, de Portugal,está clar.

----- COMMENT: AUTHOR: Bibiana [Visitante] DATE: Thu, 29 Dec 2011 15:37:13 +0000 URL: http://noneoblogdeglorialago.blogspot.com/

Perdoade que escriba no galego do DXL, é o que me ensinaron. Se ben non me atopo cómoda escribindo doutra forma, e verdadeiramente me custa ler dunha soa pasada os textos reintegracionistas, gustoume este post un montón, porque é certo que na miña casa se dice chuva, ou máis ven chuvia (pero creo que isto xa vai ser un pouco castelanizado), ervilla, e outras palabras que nunca me parara a pensar se estaban ben, mal e por que.
Graciñas.

----- COMMENT: AUTHOR: Airinhas [Visitante] DATE: Wed, 21 Dec 2011 20:31:25 +0000 URL:

Engraçado o das minhocas…mas sinto dizelo, em Cadiz também é empregada a palavra para se referir ao mesmo (influência galego-portuguesa?). Pelo contrario, há lugares da Galiza onde é empregada a variante “mioca".

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 23 Nov 2011 11:14:56 +0000 URL:

Pode que seja masoquista mas Catalunha (e isso ficou claro, mais umha vez, nas eleições do passado domingo) nom é España ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: manuel [Membro] DATE: Wed, 23 Nov 2011 10:14:54 +0000 URL: https://www.facebook.com/groups/1650288525232212/?ref=ts&fref=ts

Espanha é masoquista. Principalmente a Catalunha.

----- COMMENT: AUTHOR: Camarada 64 [Visitante] DATE: Fri, 28 Oct 2011 12:05:08 +0000 URL: http://www.facebook.com/catlanders

Cartazo Very-Very SUSO! Parabens o melhor deito… VVictoria! (i jouda-se o Juan C.)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 10 Jun 2011 12:26:00 +0000 URL:

Miguel: Acho que na mesma praia, no momento mesmo de fazermo-nos as fotos, vetaches (entre gargalhadas) a possibilidade da sua publicaçom ;) Obrigado polos parabéns, caro! Na verdade dediquei a esta reportagem mais tempo do que devia tendo em conta tudo o que tenho que fazer mas, sim, foi emocionante para mim também rememorar esse breve mas intenso espaço de tempo compartilhado contigo e com os nossos amigos catalães :)

Camarada 64: A “catalanofobia” existente no Estado espanhol (na Galiza também, infelizmente) é totalmente injusta e carente de justificaçom. Como “catalanófilo” que sou, ofendem-me como se fossem dirigidas a mim próprio as ofensas a Catalunha e aos catalães que, às vezes, tenho de ouvir. Como a cousa por estes pagos continue a pôr-se assim de feia nom descarto um dia vir nacionalizar-me catalão (e ser um “nou almogàver” desses que tu dis). Per si de cas ja estic aprenent a parlar català! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Camarada 64 [Visitante] DATE: Fri, 10 Jun 2011 10:35:33 +0000 URL: http://www.facebook.com/catlanders

No tinc paraules, irmao (cosí-Blues)! Està clar que després d’aquesta propagandística imatge del nostre país i del tracte que es diu que se’ls hi dóna als països germans en general i als “irmaos reintegratas” en particular (la foto de la de la plata de cargols a la “Bota del racó” és definitiva!!), auguro un “efecte crida” de més irmaos que emigraran cap aquí per obrir més bars de “gallegus", noves companyies de taxis i sengles marisqueries. Com si ho veiés: Serà com els anys 60, però en descolonitzat i reintegrata. Els nous almogàvers, vaja!

----- COMMENT: AUTHOR: Miguel R. Penas [Visitante] DATE: Fri, 10 Jun 2011 10:22:36 +0000 URL: http://www.miguelpenas.com

“existem fotos desse refrescante momento mas o Miguel nom autoriza a sua publicaçom”

quando dixem eu que nom se podiam publicar??? eh?? Ainda que pensando-o melhor (estou a lembrar o meu improvisado fato de banho) mui elegante nom ia : )

Parabéns pola reportagem, é mesmo emocionante re-lembrar esta jornada de observaçom internacional do mais ‘granao’ da Galiza: O’Beiras, O’Sanma e O’Penas

----- COMMENT: AUTHOR: Camarada 64 [Visitante] DATE: Tue, 07 Jun 2011 12:19:47 +0000 URL: http://wwww.catigat.org

Quina colla de festers, per favor! Com es nota que aquí els que pencaven eren els vasalls de la Patrícia Gabancho amb el Mr.Fontanals aka el-pencaire-morrut al capdavant. No se pué premitir, eh!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 06 Jun 2011 14:17:40 +0000 URL:

algodão100%: Va ser una barrila (=tabola) de collons, en efecte! ;)

xenteNORMAL: 1º) Por como te fas chamar, acho que te sobrestimas ;) 2º) Polo seu tom, tam desagradável, acho que o teu comentário nom devia ser respondido, mas apagado. No entanto deixarei que seja o grande, grande, grande Xosé Manoel Beiras (a quem ainda pareces respeitar algo, ainda bem) o que responda por mim:

“Segum como vaiam as cousas aqui a mim pode interessar-me ao melhor nacionalizar-me português e seguir vivendo em Briom, porquê? Ou ir-me viver à outra banda do Minho porque ALÍ ESTOU NA NORMALIDADE. Está em português os carteis, estám em português […] portanto falam-me em, em galego…”

[X.M. Beiras em “Fronteiras", documentário do Rubén Pardiñas sobre a “Galiza irredenta", emitido pola Televisom de Galiza o 25 de julho de 2007, 42:52-43:16]

----- COMMENT: AUTHOR: Xentenormal [Visitante] DATE: Wed, 25 May 2011 21:15:29 +0000 URL:

Malditos lusistas, mira que sodes parvos eh! deixade de tocar o carallo cas vosas tonterías, volvede ó mundo real e non mesturedes a Beiras con esa empanada mental vosa!

----- COMMENT: AUTHOR: algodão100% [Visitante] DATE: Tue, 12 Apr 2011 22:51:37 +0000 URL:

Pois eu boto em falta as “Puertas Chiño” de Vigo, dessa rua infernal (como todas as que nessa cidade nom som paralelas ao mar) que comunica Torrecedeira com Pi i Margall. Claramente “Chiño” é outro hipocorístico de “Jesús” (digo eu, porqueyolovalgo) e, claramente também, ter os “ghüevos” de chamar-lhe assim a um neghósio bem vale um post, nom si?
:)

----- COMMENT: AUTHOR: algodão100% [Visitante] DATE: Tue, 12 Apr 2011 22:42:38 +0000 URL:

Ponto 1º.: reconheço nom ter lido o “post” na sua totalidade (reconheço-me hiperativa, como todos esses que fazéis “click” no 1º link que se apresenta… hehe).
Ponto 2º. (e último, a hiperatividade é o que tem): lembro umha pintada, verídica e certeira que resume tudo “A Mayor Oreja, menor escucha” xD

----- COMMENT: AUTHOR: algodão100% [Visitante] DATE: Tue, 12 Apr 2011 22:36:20 +0000 URL:

Onde vai parar? O irmam muito melhor que o original! ;)
Fantásticas a-fotos! (como diria o meu irmam… de pequecho). Isso si: HDR ou nom HDR? :)

----- COMMENT: AUTHOR: algodão100% [Visitante] DATE: Tue, 12 Apr 2011 22:33:48 +0000 URL:

Buah, nenos! Isso foi umha esmorga do caralho, nom?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 19 Jan 2011 19:50:15 +0000 URL:

Caro irmão: Nom tinha esquecido essas fotos “dum indicador com neve a Vila Suso” que me tinhas passado tempo atrás, nom. Guardava-as na “neveira", como tantas outras cousas, esperando ter tempo, vontade ou melhor ocasiom. Pois já que mo comentas, que melhor ocasiom! Publish NOW! http://agal-gz.org/blogues/index.php/suso/2011/01/19/vila-suso-conc-guitiriz

----- COMMENT: AUTHOR: teu irmão Nando [Visitante] DATE: Fri, 14 Jan 2011 10:46:17 +0000 URL:

“Já nom é a primeira vez que o meu irmão topa por esses caminhos um susodito estabelecimento comercial ou um susodito lugar (Vila de Suso, Conc. de Oia) e o fotografa para mim"; certamente, mas acho esqueceste publicar as dum indicador com neve a VILASUSO (São Vicente dos Vilares, Guitiriz)
http://sit1.lugo.usc.es/2005/datos_municipais/guitiriz/planos/planos_de_poboamento/27022183870-Vilasuso/27022183870-Vilasuso-basico.pdf

Que publiques o que fotografo para ti é uma “cousa que che agradeço e sempre che agradecerei imenso.”

Um abraço muito amigável irmão!


----- COMMENT: AUTHOR: Sao Tomé [Visitante] DATE: Fri, 03 Dec 2010 09:49:26 +0000 URL:

Cala cala! logo há crimes por ciúmes!! :P

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 01 Dec 2010 13:19:04 +0000 URL:

Clandestino Afonso: Esse jeito teu resulta-me “familiar” ;-) Muitíssimo obrigado pola visita, meu irmão! Pois é, se tivesses vindo, a adorável Ana Bacalhau teria te achado parecido como o seu amigo Filipe Candeias a ti também! X-)))

São Tomé: E isso que nom contei nada! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: São Tomé [Visitante] DATE: Wed, 01 Dec 2010 09:03:54 +0000 URL:

Quê inveja me das castrom!

----- COMMENT: AUTHOR: Clandestino Afonso [Visitante] DATE: Tue, 30 Nov 2010 10:35:23 +0000 URL:

(há alguém aí?)

Ola!

Cassualmente por eiquí che andamos; acho que é das poucas maneiras que tenho de ter com vocé!

Motivos familiares impediron-me de ir lá mirar esse espetáculo, mas havía-che repressentação (familiar).

De ir eu contigo, que havía dizer a Bacalhau!!

Abraços

----- COMMENT: AUTHOR: adrilly cristine [Visitante] DATE: Tue, 05 Oct 2010 19:05:41 +0000 URL: http://yotube.com

yotuce eo milhor seti que tem para se escultar musicas

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Mon, 20 Sep 2010 16:21:37 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Máis sobre angueira:
http://www.crtvg.es/reproductor/inicio.asp?canal=tele&hora=20/09/201015:15:00&fecha=26/08/2010&arquivo=1&programa=BENFALADO!&id_programa=456&corte=&mp4=0&medio=

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Mon, 20 Sep 2010 16:20:05 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Máis sobre angueira: http://www.crtvg.es/reproductor/inicio.asp?canal=tele&hora=20/09/201015:15:00&fecha=26/08/2010&arquivo=1&programa=BEN FALADO!&id_programa=456&corte=&mp4=0&medio=

----- COMMENT: AUTHOR: Óscar Rivadeneyra [Visitante] DATE: Sun, 22 Aug 2010 11:02:44 +0000 URL:

Je, je. Es la habitación de Van Gogh.

----- COMMENT: AUTHOR: Óscar Rivadeneyra Prieto [Visitante] DATE: Sat, 21 Aug 2010 15:01:06 +0000 URL:

Hola Suso, soy Óscar Rivadeneyra

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Thu, 22 Jul 2010 07:34:49 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

Justo há um mês passei por lá e por diante da padaria e pensei em ti… mágoa que não levava câmara a mão!

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Sun, 11 Jul 2010 14:16:14 +0000 URL:

muito subtil e lúdico…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 16 Jun 2010 11:43:32 +0000 URL:

Após os quatro últimos comentários do meu amigo invisível, por fim um comentário nom insultante! Obrigado, amigo kb… ou será que “preguiçoso” também é um insulto? ;)

----- COMMENT: AUTHOR: kb [Visitante] DATE: Wed, 16 Jun 2010 11:07:20 +0000 URL:

a ver se fais mais bd, preguiçoso

----- COMMENT: AUTHOR: suso! [Visitante] DATE: Sat, 29 May 2010 15:34:46 +0000 URL:

►◄{ΐË{ /╚00ÇxMoÌ+╝xþ¥,Ù0┘00\1Av1§▄1 18A53↓56♦32☺5\51♥5∟1ç63515+-1Å]53♦S♦8↨482♪6?2843☺2♥♦69þ♥13§A ☺32☺32☺ A 1 132☺3232☺ 1☻☺32☺ 1 ♪2ä☺32£♦8♦56♦8466848♦¶>³à5È◘4Tê4♫4♠50♦56956♦21♥AF2▼?A"8??►◄↕☼3f5
¢þ56♦56}56♦86?ib56♦┴32í3─532☺56♦♣48465♦ì♦ì48♦65♦8?ü█ü
M3 Pone a 100 tu barba!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sat, 29 May 2010 15:29:47 +0000 URL: http://agal-gz.org/blogues/index.php/suso/

Mecagoendios cocksucker die balle!
wanneer jy klaar is met wat ek het ek ‘n groter clowns hier!
dit is wat jy eet piesangs sal …, en kersies wat om af te gaan nie, want dit beklemtoon jou klein.
Reuse olifant Mamapollas.
Silly

en verskyn nog steeds met ‘n pynappel op sy kop …..
as jy was die verhoging van ‘n familie foto is beter in Cortell

Stupid!

----- COMMENT: AUTHOR: calvo [Visitante] DATE: Sat, 29 May 2010 15:19:37 +0000 URL: http://susocalvorota.org

Meu não diga estupideces, como cona vais ficar tu a peluqueria?
Barbear os pêlos da pirola?
anda meu não me Rallis …. que você vê que há pessoas tolo no mundo … mas desde que vi esta página deime conta que as lindes da sunormalidade eram superables.
Você o não ter cabelo na testa e que te Jode a cabeça, se é que a tem.

vaite deitar entre as Urtica este é o seu ..

vout pendurar da lâmpada com grampos e com supergrampadora pelo pêlo dos collons ..
e se pôs chulo, maqueamosche o carro, que tem as luzes coladas com zelo.
E se você continua charmoso douche um chute nos collons que você vai colocar de olhos. e os olhos vanche baixar para os collons!

PARVIOLO!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 04 Mar 2010 12:14:04 +0000 URL:

Muitíssimo obrigado ao chuceiro Fer pola difusom! :-)

http://chuza.org/historia/apostasia-quem-dixo-que-era-dificil/

Agora a ver quanta gente se anima! ;-)

O modelo de “declaraçom de apostasia” que eu empreguei (elaborado no seu dia pola assessoria jurídica da VA-CA) está disponível aqui:

seioque.com/media/blogs/seioque/2009/declarapostasia.pdf

ANIMAR-SE!!! :-D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 04 Jan 2010 17:29:45 +0000 URL:

Terceira entrega da crônica d’O Beiras: Crónica dun referendum insólito. III. Un de cada catro [Galicia Hoxe, DOM, 03-JAN-10].

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 27 Dec 2009 18:34:10 +0000 URL:

Segunda entrega da beirista crônica do 13-D: Crónica dun referéndum insólito. II. Votan os “sen papeis” [Galicia Hoxe, DOM, 27-DEZ-09].

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 22 Dec 2009 16:40:03 +0000 URL:

Camaradas 64 & 21, Ernesto… ARANTXA!!! QUINA SORPRESA!!! Moltes gràcies, muito obrigado a vós polos vossos amáveis comentários! :-)

Dizer-vos que no passado domingo, 20 de dezembro, o grande, grande, grande Xosé Manoel Beiras publicou no jornal Galicia Hoxe a primeira entrega da sua crônica do referendo do 13-D, referendo do que, coma mim ;) , foi observador internacional: Crónica dun referendum insólito. I. “Por Santa Lucía…", en Catalunya

----- COMMENT: AUTHOR: Arantxa Gómez [Visitante] DATE: Mon, 21 Dec 2009 22:22:35 +0000 URL:

Graciñas Suso polas frores, cando queiras xa sabes on sou.

Mais ou menos en Burgos (entre Solsona i Combarro).

Boas festas

Arantxa

----- COMMENT: AUTHOR: 21 [Visitante] DATE: Sat, 19 Dec 2009 19:40:38 +0000 URL: http://www.catigat.cat

Bom resumen, senhor observador: un cap de setmana memorável (així, escrit en catalanogallec)

Mèeuuuuuuuuuu!

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Fri, 18 Dec 2009 14:57:26 +0000 URL:

Mítico:

A presidenta da mesa em que votou o Joan Marc era a diretora do Instituto de Solsona… e é de Combarro!!! Visca l’Arantxa! Sentim-me mui orgulhoso dela! (DOM, 13-DEZ-09).

Nós sentimo-nos muito orgulhosos dela e de Você Mr. Suso…

;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 17 Dec 2009 10:43:49 +0000 URL:

Camarada, t’has oblidat de posar el link! No et preocupis, ja ho poso jo (aprofitant que m’ho vas enviar pel correu també): http://ca.wikipedia.org/wiki/Solson%C3%AD

I sí, segur que el Beiras no va destrossar les sabates castellanes ni la llengua catalana tant com jo (li vam veure en la tele fent unes declaracions en castellà per al canal “3 24″ de la TDT, veritat?)

Moltes gràcies per tot, mata-rucs! ("A Solsona matem els rucs i quedem els savis” o “A Solsona matem els rucs i els quatre que quedem som savis").

----- COMMENT: AUTHOR: 64 [Visitante] DATE: Thu, 17 Dec 2009 09:56:34 +0000 URL: http://www.catigat.cat

Quina excursió, noi! Segur que l’altre observador gallec que va venir a Catalunya, em refereixo al “was-been", malograt i inefable “zapatones” X.M.Beiras, no va fer ni la meitat de quilòmetres-pallissa que tu. Per als encuriosits lectors “d’Angueira de Suso” us deixo un link amb la parla dialectal solsonina, transició entre català occidental (lleidatà i valencià, per dir-ho mal i prompte) i oriental (barceloní, mallorquí i alguerès, també per dir-ho ras i curt) que farà les delícies dels “irmaos” filocatalans.

Un mata-ruc.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 04 Dec 2009 11:25:24 +0000 URL:

Estradenses de Pró coma ti! Hahaha! Muito bom, Isabel, desculpa! Touché! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Isabel [Visitante] DATE: Fri, 04 Dec 2009 00:18:37 +0000 URL:

Homem, isso passa-che por não botares mão de estradenses de Pró coma mim… X-b

A rua é, com efeito, a que vai da Câmara à praça da Galiza. Sempre foi conhecida como rua de Bedelhe, porque leva cara esse lugar da vila, hoje absorvido pelo núcleo urbano. A rua chama-se Serafín Pazo ou Serafim Paço (Serafim Paço Cumbrãos, 1828-1907, médico, biografia do polígrafo local Olímpio Arca, Dom Olímpio) e esse edifício antigo que se vê na terceira foto foi a antiga biblioteca da Estrada, o lugar onde recebi às minhas primeiras aulas de música, onde aprendi a solicitar livros numa biblioteca e um dos prédios que ainda ficam em pé do que era o formoso casco velho. Nada a ver com o espectáculo lamentável de hoje, ainda que maquilhado ultimamente pelas obras no centro…

O que sim não tinha reparado é nesse estabelecimento. Infelizmente acho que a Cunca d’Ouro, de que muito gostávamos, encerrou. Agora não sei o que há lá. A relojoaria Puente está na Serafim Paço, claro. Há-che cada cousa…

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Wed, 25 Nov 2009 16:31:43 +0000 URL:

Mmmmm…. esta charge não chega ao teu nível habitual, Suso. Será que che deu a ‘frouxeira’ ;)? Menos mal que sei que o teu talento não se desperdiçou e está bem aplicadinho noutros labores, que se não já me começaria a preocupar! :*

----- COMMENT: AUTHOR: sandra machado & yves lafrance (sao luis-ma,bresil) [Visitante] DATE: Fri, 13 Nov 2009 02:09:33 +0000 URL: http://sandramachadoimoveis.blogspot.com/

salut!!!

Parabens pelo seu site , muito engraçado.interessamte e curioso,poderias vir ate minha cidade sao luis-maranhao -brasil terra da marron alcione nos visitar e comer nossos pratos tipicos arroz de cuxá com peixe frito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

----- COMMENT: AUTHOR: servando [Visitante] DATE: Tue, 06 Oct 2009 21:32:24 +0000 URL: http://agal-gz.org/blogues/index.php/suso/2008/12/01/aluminios-suso-alvedro

MAIS VOSES ESTADESPOLO MUNDO COMA PUTES CABRITINHAS

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 25 Sep 2009 11:28:37 +0000 URL:

Comochoconto: se che sou sincero tampouco eu visito com muita freqüência o meu próprio blogue. Tenho-o meio abandonado. O teu amável comentário (que me chegou à i-alma) chegou-me à caixa do correio (e-mail) e é por isso que cá estou! Vemo-nos nos bares! Obrigadom! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: comochoconto [Visitante] DATE: Fri, 25 Sep 2009 08:46:17 +0000 URL: http://akalimera.org

Levava tempo sem vissitar a página, mas só podo dizer que já que fas mençom de mim, eu dou fe do que vim.

Boíssimo!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 08 Jul 2009 11:05:13 +0000 URL:

Novamente muitíssimo obrigado, amigo Vixía! Grande abraço! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Mon, 06 Jul 2009 15:57:01 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Novamente breve é fantástico. Abrazo!

----- COMMENT: AUTHOR: un [Visitante] DATE: Sun, 05 Jul 2009 19:55:50 +0000 URL: http://un.com

mira que es paleto macho….en negreira case nunca neva…..sodes todos ben paletos oh!!!caevos 1 gota de auga e xa pensades que e neve……tonto que es tonto!!se estudiaras carallo…..

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 05 Jul 2009 18:00:03 +0000 URL:

Muitíssimo obrigado, amigo Vixía! És muito amável… embora isso de “urbanita” nom saiba muito bem como tomá-lo! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Wed, 01 Jul 2009 20:14:06 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

É vostede un auténtico urbanita! Alégrame ver novamente as súas enxeñosas creacións audiovisuais en Angueira de Suso. Apertas.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 01 Jul 2009 17:55:36 +0000 URL:

Muito obrigado, Anónima! :)

----- COMMENT: AUTHOR: Anónima [Visitante] DATE: Wed, 01 Jul 2009 17:01:50 +0000 URL:

:) Muito bom!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 01 Jul 2009 15:44:55 +0000 URL:

O’Padín: Nom sabia eu que daquela andaras a limpar piche, chapapote que castiga. E menos que o figeras na susodita praia. Eu, daquela, afinal nom limpara merda nengumha (contribuim no que pudem na frente sócio-cultural) como tampouco a vou limpar agora, nom te preocupes! ;)

Cagoendiuuus a.k.a. droghas tomaralas ti: Podes insultar-me a mim se queres mas, por favor, nom te metas co meu colega! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: droghas tomaralas ti [Visitante] DATE: Wed, 01 Jul 2009 14:40:37 +0000 URL: http://tuputamadre.pt

pero ti mona do carallo…..pensas que se tomara droghas saberia falar em portugues….??

parvo da virgem

----- COMMENT: AUTHOR: O'Padín [Visitante] DATE: Tue, 30 Jun 2009 17:51:51 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Hostias, Susinho! A quen suspendiches? Nom apagues o comentario dese, déixao para que se mire bem o malas que son as droghas.
Nesa praia estivera eu a limpar pitróleo, coido, estaría irreconhecivel. Pero os limpas nom eramos casteláns, senom de Pontemerda. Qué frio, mimadrinha! E a volta, com neve en Negreira. E qué dor de cabeça, como fedia o fuel aquel.

----- COMMENT: AUTHOR: cagondiuuus!!! [Visitante] DATE: Tue, 30 Jun 2009 16:01:55 +0000 URL: http://cagondius.cagondius.eh

me cago no demo … mas como pode ser tão
flipado …. imosche estragar o carro (citroen zx) que já tem
as luzes sujeita a fez …. imoslle partir das
janelas …. e imolo colgar na tábua …. e depois
colgote da lampada com uma grampa utilizando o método da
grampadora …. vamos comprar uma motoserra para afeitarche o
pelo dos collons … e se te pos farruco afeitoche a
cocorota …. ai já não tem mais pelo que tem três metros de
frente …. sabemos onde Vives maricon ….. e não te me
ponha chulo que te arranco os pelos da barba com uma pinza
de depilar … se não se me cães a mão.

uma pergunta … tu arritas muito a memória? é o mais
importante .. eres maricon?
aquela música que tem no arradio do amoto e uma puta
merda … vouche madar uma patada nos collons que vai ter
que vir a ambolancia para baixarche os collons da
cabeça … e não te cabrees que tenho o teu telefano …

uma patada nos collons

Viva ESPANHA …. abaixo PORTUGUÊS

aprende dos que saben
http://www.youtube.com/watch?v=3mQ7pvTfWLs

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 17 Jun 2009 10:33:37 +0000 URL:

Xurxo, eu nom tenho facebook, nom tarás a confundir-me com outra pessoa? ;)

----- COMMENT: AUTHOR: xurxo [Visitante] DATE: Tue, 16 Jun 2009 16:31:11 +0000 URL: http://aturuxo.agal-gz.org

olá!
ontem enviei um mail á caixa de correios do vosso facebook… com umha proposta para umha festa/gala/romaria…
um abraço!

----- COMMENT: AUTHOR: O'Padín [Visitante] DATE: Mon, 18 May 2009 18:07:34 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Este Irigoyen merecía ter a sua citaçom celebre no seioque, ou?
Hai que fazer uma campanha para pedir á Coz que mude definitivamente o seu nome. Poden quedar con esa cabeçeira gotica tan de estilo 3º Reich, pero que troquen Galicia por Estulticia e quedamos en paz.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 05 Apr 2009 19:57:31 +0000 URL:

Levava tanto tempo sem atualizar este blogue (um mês inteiro e quase dous sem receber comentário nengum) que o último que esperava hoje ao publicar este post era receber um comentário tam logo assim! Muitíssimo obrigado, Vixía! Deches-me umha agradabilíssima surpressa, umha alegria e umha satisfaçom! :-)

A pesquisa da frase “fora as vossas sujas maos” (e variantes) no Google produze os seguintes resultados: 5 para “fora as vosas sucias mans” (4 “de Manuel Antonio” e 1 “da Apenove"), 9 para “fora as vosas suxas mans” (2 “de Cuba e Venezuela", 1 “do galego” e 6 “de Manoel Antonio"), 1 para “fora as vossas sujas mans” ("de Manoel-António!!!") e 6 para “fora as vossas sujas maos” (4 “de Manoel-António", 1 “de Suso de Toro” e 1 “da Frente Popular"). Como podes comprovar, embora nom muito avondosos, já há alguns precedentes de reutilizaçom! ;-)

Concordo com a tua inteligente e interessante reflexom e, como nom podia ser doutro jeito, coincido ao 100% contigo no que dis a respeito de seioque.com ;-)

Um grande abraço e, mais umha vez, muitíssimo obrigado! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Sun, 05 Apr 2009 19:27:15 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

“Fóra as vosas sucias mans” é unha frase que propoño reutilizar ante calquera nova ofensiva ou mal uso contra a nosa cultura e os nosos creadores. Parabéns polo teu artigo, Suso!

Penso que un dos camiños é seguir afondando nas actitudes dos galeguistas precursores e dos seus continuadores ata o presente, que moitas veces fican esquecidas ou incomprensiblemente mal/marxinalmente comunicadas. En moitos casos é posible sacar á luz xenialidades como esta, para refrescar a memoria doutras xeracións ou ampliar a da máis novas. Hai escritas moitas verdades coma puños. Con Internet non hai escusa, todo o que teña algo debería publicalo para que estea ao dispor de todos. Afortunadamente, o grupo de Sei o que nos figestes está a cumprir esa función con intelixencia.

Apertas.

----- COMMENT: AUTHOR: Polaino [Visitante] DATE: Wed, 11 Feb 2009 16:36:00 +0000 URL:

Melhor impossível Suso. Segue assim. Um abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: Eu [Visitante] DATE: Tue, 10 Feb 2009 17:17:55 +0000 URL:

Se quereis deixar pegada nas estatísticas que usam os responsáveis do web site de La Coz acrescentai este link aos vossos marcadores:

http://www.google.com/search?q=lacozdegalicia&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a

Desse modo fica-lhes registado nas estatísticasdesde onde entras: uma pesquisa no google por “lacozdegalicia".

É parvoice, mas molava que se notasse… A ver se acabam por ter que mudar as estratégias de posicionamento web…

----- COMMENT: AUTHOR: madeingaliza [Visitante] DATE: Mon, 02 Feb 2009 22:38:12 +0000 URL: http://blogoteca.com/madeingaliza

Desde Made in Galiza aqui vai um dardo, meu amigo!

vemo-nos nas ruas!

«Com o Prémio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogger, emprega ao transmitir os mesmos por culturais, éticos, literários, pessoais, etc., que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os bloggers, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.

Este Prémio obedece a algumas regras:
1) Exibir a imagem do selo;
2) Linkar o blog pelo qual se recebeu a indicação;
3) Escolher outros blogs a quem entregar o Prémio Dardos.»

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 02 Feb 2009 09:06:05 +0000 URL:

Segundo me informa, via e-mail, o amigo Óscar O. Payno: “Essas som as provas de som de GalegoZ en Monterroso, no Festival Sítio Distinto…”. Obrigadom polo esclarecimento, amigacho! :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 25 Jan 2009 17:46:42 +0000 URL:

Acabei de agradecer no seu blogue (muito obrigado, Galeguzo! ultimamente quase nom tenho tempo para visitar o meu blogue… quanto mais os dos amigos!) e agora agradeço aqui também: Obrigadíssimo, amigo Séchu! Tu sim que és muito! :) (Eu nunca serei tanto X-)))

----- COMMENT: AUTHOR: Galegzo [Visitante] DATE: Sat, 24 Jan 2009 20:03:57 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

De nada, de nada, mas dá também agradecimentos para o amigo Séchu, quem ademais che envia um piropo ;) http://www.blogoteca.com/madeingaliza/index.php?cod=53967

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 23 Jan 2009 18:40:42 +0000 URL:

Muitíssimo obrigado ao gerardinho2000 pola chuçada (que tantas visitas me está a reportar) e a todas/os as/os amigas/os que chuçaram (91) e/ou comentaram a mesma (14) em Chuza.Org! :) [SEX, 23-JAN-09, 19h40 (GMT+1)].

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Tue, 20 Jan 2009 12:41:50 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

Prezado Suso, parece que ao visitante “a ti que che importa” lhe entrou cagarria (intelectual) por comer espinafres em mau estado que mercara nos Hipermercados Hipocampo ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 19 Jan 2009 09:46:11 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Caro troll:

Antes de mais, muitíssimo obrigado polas visitas e polos teus amáveis comentários.

E já para para finalizar… reconhecer que tens um estilaço! ;-)

Cumprimentos.

----- COMMENT: AUTHOR: a ti que che importa [Visitante] DATE: Fri, 16 Jan 2009 21:52:44 +0000 URL: http://traballosdemerda.com

meu escribe en jallejo,non nesa merda ome

pareces maricon e todo

eke si meu

esa e a miña suxerencia

[/b]e nn sexas tan creido[/b]

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Fri, 26 Dec 2008 20:45:23 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

Cumpre reconhecer-che o mérito e o acerto de visualizares a necessidade (que partilhei e partilho) de que esse número d’O Pasquim se voltasse para o Annus Horribilis para o Humor.

Lembremos que no alvo estavam o feche na Galiza dos Aduaneiros sem Fronteiras, o sequestro de um exemplar de El Jueves e a demanda contra dous desenhadores de um colaborador do suplemento Caduca Hoy (diário Deia).

Precisamente nos últimos dias conhecemos a feliz notía de que Rodríguez&Ripa (os desenhadores) e o colaborador (o filósofo Lococo) foram absoltos… portanto, espero algum artigo teu valorando esta (bem feliz) notícia :)

----- COMMENT: AUTHOR: manolo [Visitante] DATE: Fri, 05 Dec 2008 23:22:41 +0000 URL:

es parvo. puto nacionalista abaixo o galego!!!!!!
viva españa, viva franco!!!

----- COMMENT: AUTHOR: cagonodemoxodermerdaostia [Visitante] DATE: Tue, 02 Dec 2008 20:11:44 +0000 URL: http://enviameuncorreo.com

eres un creido…..
jaja….
haha
haha
pd:haha

----- COMMENT: AUTHOR: cagonodemoxodermerdaostia@hotmail.com [Visitante] DATE: Tue, 02 Dec 2008 18:35:58 +0000 URL: http://cadonodemoxodermerdaostia.com

creido
esta pax e pssssss…
non teño palavras
xd
a ke xogas meu??


----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Tue, 02 Dec 2008 17:24:47 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

Suso, Teresa, estais feitos uns detectives… tendes de procurar algum inventor que vos crie um “Suso-calizator” ou similar :D

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Tue, 02 Dec 2008 17:23:47 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

Estes comentários demonstram que:

1) internet ainda tem o seu encanto e romanticismo ;)

2) o mundo é, decerto, bem pequeno :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 02 Dec 2008 10:43:03 +0000 URL:

Celebro que gostasses, Anónima Alumínica! :) E essa piscadela de olho… o que quer dizer? ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Anónima [Visitante] DATE: Mon, 01 Dec 2008 21:47:44 +0000 URL:

Linda e meticulosa reportagem e lindas fotos também ;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 21 Nov 2008 10:31:17 +0000 URL:

Editado! Mais umha vez, reitero, muitíssimo obrigado! Espero que o carné de crunhês por isto nom che seja retirado! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Thu, 20 Nov 2008 13:37:13 +0000 URL:

Vinha-me desculpar. Serei asno. Vão-me tirar o meu carné de Crunhês. Não é a rua da Franja é a da Galeira.

Pois não acho que não conheço esses amigos.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 20 Nov 2008 13:15:32 +0000 URL:

Lo flipo!!! Lo flipo!!! Assim que esse era o fugidio Bar Suso que no passado 20 de Abril e com tam pouco sucesso tanto procurei! E que forma tam rocambolescamente engraçada de descobri-lo! Por puro acaso, graças a três amigos meus que, se nom me equivoco, nom se conhecem entre si! Que genial!!! :)

Caríssimos Ernesto, Meixidinho e ntonel, muitíssimo obrigado aos três!!! :)

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Thu, 20 Nov 2008 07:44:18 +0000 URL:

Meu caro Suso. Esse é o local original do mítico bar SUSO que depois deu origem a Sucursal do Bar Suso, que se tornou principal. Sem mais aviso fecharam uma tempada (quando tu tratavas de o localizar) reabriram com essa “tapadeira” de Croisanteria /padaria encoberta.

Efetivamente está na Rua da Franja, mas quase na esquina com a Caleixa da Trompeta, por Fronte à Praça sem nome (onde antes estava o Cinema Corunha) e que agora atravessa até Santo André.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 19 Nov 2008 17:19:27 +0000 URL:

Se o Meixidinho nom se engana / como engana a fantasia / é-che na Rua da Franja / a tal croissantaria…

Ha, ha, ha!!! Muitíssimo obrigado, caro amigo, por tam fadista geolocalizaçom!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: meixidinho [Visitante] DATE: Wed, 19 Nov 2008 14:35:39 +0000 URL:

Estimado:

Se o meu sangue nom me engana, estamos a falar da Rua da Franja, ao lado do jornal A Opiniom e de Casa Ramona

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 14 Nov 2008 11:16:29 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Pola rede ou polos bares, Oscar? ;) Nom fai falta que me dês os apelidos mas… quando é que foi isso e em que turma estavas? Saudações e muito obrigado pola visita e o comentário, Oscar! :) Vemo-nos! (na rede e/ou nos bares!) ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Oscar [Visitante] DATE: Tue, 11 Nov 2008 16:06:24 +0000 URL:

Mira ti a quen fun atopar pola rede!!

Saúdos dun que foi alumno teu no IES Terra de Xallas.

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Mon, 10 Nov 2008 11:38:31 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

És mui grande, Oba… O’Sanma, grandíssimo :)

Mágoa que leia isto em segunda-feira… a ver se para o próximo week-end o lembro :D

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Mon, 03 Nov 2008 10:16:21 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

O que é penoso é que o director do Faro de Vigo permita publicar cartas de burros adoutrinados.

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Tue, 28 Oct 2008 16:25:24 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

É boa, é! :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 26 Oct 2008 19:19:39 +0000 URL:

Bom, o pessoal do júri opinou e a sua opiniom foi-me mui favorável, nom me podo queixar. Já a opiniom do tal Juan C. Rivas é outra cousa, os seus motivos teria. A tua é boa, nom é? Pois daquela, muitíssimo obrigado, Galeguzo! :)

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Sun, 26 Oct 2008 14:29:07 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

Homem, eu não entendo muito de arte, mas o desenho parece mui-mui da cultura pop americana, com essa deconstrução dos símbolos do quotidiano para convertê-los em novas expressões artísticas. Se fosse uma lata de tomate decerto o pessoal opinava diferente :p http://www.marnet.com.br/aulaonline/Textos/popart/pop01.jpg

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Wed, 22 Oct 2008 11:17:24 +0000 URL: http://madeiradeuz.org

Não, o que tem mais heterónimos sou eu, mas a maior parte morreram em 2004/2005 :D

Suso, acho que agora se pode mudar legalmente o nome para algum hipocorístico com entidade própria… Deixa isso de “Jesus/Xesús” e Susiza-te :D!

----- COMMENT: AUTHOR: Liutenant Blueberry en personne (ou como se diga) [Visitante] DATE: Sat, 18 Oct 2008 07:24:20 +0000 URL:

Mais, o que é que é que non entende vocé? Ainda que non estés familiarizado coa personaxe, podes apreciar nas afotos cómo borraban pistolas, personaxes sustituidos pola onomatopea “Bang", coitelos suprimidos, marxes redibuxadas… Acaso esto non é un delicto de “leso comic", susceptibel de ser investigado por Garzón, retroactivamente? Hei dito!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 17 Oct 2008 10:11:40 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Amigo Gonçalo, és a “pessoa” com mais heterónimos que conheço ("pessoalmente"). É claro que escreves meio português, porque escreves (more or less) na Norma ILG-RAG que é galego-portuñol, meio castelhano/espanhol e meio galego/português! ;-)
Quanto ao do Blueberry devo dizer-che que, infelizmente, je ne compren pas! :-(

----- COMMENT: AUTHOR: Gonçalo de Berçeo, ou Vilas. [Visitante] DATE: Wed, 15 Oct 2008 20:58:32 +0000 URL:

Por certo, se queres ver unhas curiosidades sobre cómo Bruguera censuraba os comics de Blueberry, acode aquí.
http://ltblueberry.blogspot.com/
A ver si o vou enchendo de todo tipo de curiosidades sobre a personaxe, das que teño recopiladas.Esto apenas o puxen onte (xa escribo medio portugués, oichh!!)

----- COMMENT: AUTHOR: Xesus Sanmartín III de España e V de Alemania, e IV de Portugal [Visitante] DATE: Wed, 15 Oct 2008 20:53:54 +0000 URL:

Eu tampouco o sabía. Eis a inxente laboura educativa dos meus crucigramas (pois son eu quen llos fai ao G. Vilas ese).

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 15 Oct 2008 19:16:40 +0000 URL:

Hahaha!!! Caro tocaio (mais um!), di-lhe ao teu amigo Gonzalo Vilas que, embora o conto nom fosse exatamente assim, pugem o de que “pouco mais” me oferecera umhas hóstias para fazer a história um bocado mais interessante: a violência sempre vende! ;)

Quanto ao da “ranilha” se che sou sincero eu, como que me chamo Xesús Sanmartín, que nom cho sabia. Quem sim cho sabia era, como nom podia ser doutro jeito, o Isaac Alonso Estraviz:

Ranilha s. f. (1) Saliência mole, de forma triangular, na planta do pé do cavalo. (2) Doença que atacava as vacas e que precisavam ser sangradas [esp. ranilla].

----- COMMENT: AUTHOR: Suso Sanmartin III [Visitante] DATE: Wed, 15 Oct 2008 17:31:13 +0000 URL:

Eu tamén me chamo Suso Sanmartin (concretamente, III de España e V de Portugal), e estou indignado pola última proliferación de Susos Sanmartines, esto xa parece o filme aquel dos ladróns de corpos que salían dunhas vainas…
E segundo afirma o meu amigo G. Vilas, non che ía dar unhas hostias, máis que nada porque pondera a diferencia de envergadura entre un e outro.E ademáis engade que si a “ranilla” é unha enfermidade das vacas, todo galego, e todo Suso Sanmartín debe sabelo, qué caralho!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 12 Oct 2008 12:19:02 +0000 URL:

Caro Padín: Sinto nom ter respondido o teu amável comentário antes, os preparativos da grandiosa Fiesta Españhola que na noite de ontem (SÁB, 11-OUT-08) tivo lugar no C.S. O Pichel (Compostela) absorveram quase todos os meus tempos livres. Pois tes-me que enviar essa foto, tes. Nom a vas publicar no teu blogue? As incríveis peripécias que aconteceram a esta divina, maravilhosa estátua desde que em 1820 foi descoberta merecem ser contadas por um eminente arqueólogo e excelente narrador como tu! Anima-te! Desde o exílio compostelano um abraço morracense para ti também! :)

----- COMMENT: AUTHOR: O'Padín [Visitante] DATE: Tue, 07 Oct 2008 08:10:47 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Sinto non ter respondido a esta mención (honrosa) antes. Casualmente, este verán volvín ao Museo de La Ubre (en palabras do noso admirado Gila)e mirei a Venus de Milo. Tireille unha foto de costas, mentres aproximadamente un millón de xaponeses se arremuiñaban diante tirándolle fotos ás tetas. A foto quedou ben curiosa. Prometo enviala.
Xa poderás facer un album con todas as fotos que tes diante de tanta pedra esculpida. Podías criar unha seción de suso-marmolina!
Unha aperta morracense!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 23 Sep 2008 11:22:32 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Querida Sandra Machado,
Yves Lafrance, mon cheri,
Este blog não é do Jaguar mas meu, do Suso Sanmartin, um humilde chargista galego (da Galiza) que, se vocês reparam bem no que o artigo diz, também teve o enorme prazer de encontrar o Jaguar no Rio, na quarta-feira 22 de Agosto de 2007, no nosso caso. No entanto, obrigadão pelo seu insuspeitado comentário! Adorei ter notícias de vocês! Beijocas :-)

----- COMMENT: AUTHOR: sandra machado e yves lafrance [Visitante] DATE: Mon, 22 Sep 2008 00:33:31 +0000 URL:

querido Jaguar
foi muito gratificante jantar com você … na noite de sexta-feira 19 de set 2008 no Bistrõ 66 no rio de janeiro…´foi um presente alias o rio de janeiro é um presente…pois na noite anterior conforme havia falado a vc e a (Leda Nagle)Risos…porque parece muito com ela..fiquei impressionada… ter encontrado o Ziraldo seu colega Na casa de Shows Plataforma…show fechado para turistas… que pena , tivemos de voltar à são luis no maranhão tão rapidamente…podería-mos jantar mais vezes…hoje estou aki em slz…meu conpanheiro canadense frances…..de quebec-ca….diz saluit..merci boncoup for you…..and me beijossssssss

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Wed, 30 Jul 2008 15:06:22 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Ás veces tería que ser tan fácil como dicir só iso. “Lingua dos collóns".

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Wed, 30 Jul 2008 15:04:47 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Non se podía dicir mellor que como o Caetano o expresou, non.

----- COMMENT: AUTHOR: sara jess [Visitante] DATE: Wed, 23 Jul 2008 16:46:22 +0000 URL: http://www.ocartafoldesilencios.blogspot.com

oes, meu: eu tamén pendurei fotos e video dese concerto. xa que o futuro da lingua está no galegoportugués, eu pasarei o 24 e 25 na patria arraiana, Vilanova de Çerveira, celebrando o Filimnho e enteirándome do que fan os portugueses no mundo do audiovisual. tamén apresentando algúns traballos… entre eles o documentario de Balan xa rematado, muito mellor que o que puxemos na Nasa… gostarías, coido.

beijocas moitas a ti e á linda Teresa.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 23 Jul 2008 10:26:27 +0000 URL:

Em resposta ao teu comentário, caro Ptolo, copio e colo aqui um comentário que sobre o mesmo assunto figera no Chuza naquela altura:

Quando veu a Vigo em Agosto de 2002 o Gilberto Gil portou-se mas nom sei o que lhe aconteceu que na seguinte ocasiom que veu à Galiza (Compostela, Julho de 2004) cagou-na! Embora nós também… ELE O PERDE!!! Isto engrandece ainda mais e dá-lhe mais valor à atitude lingüística que o Caetano (quem, já agora, fala o castelhano bem melhor que o Gil) mantém na Galiza :-)

Vêmo-nos no Dia da Mátria Galega, com certeza! Um abraço fraternal! A língua é minha pátria / E eu não tenho pátria: tenho mátria / E quero frátria ;)

----- COMMENT: AUTHOR: gomes [Membro] DATE: Wed, 23 Jul 2008 09:24:55 +0000 URL:

do que me lembro ( de ler pela internet, e não de presenciar), o Gilberto Gil dirigiu-se à plateia exclusivamente em castelhano e defendeu que o futuro era do portunhol. posso estar enganado.

vemo-nos no dia da pátria galega? devo andar com o maragoto. abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 09 Jul 2008 06:37:55 +0000 URL: http://agal-gz.org

Ostiá! Já sei quem é o da Torre Vixía! :) Bragançaaaaa! :-)

E de resto, prezado Suso, reitero os parabéns que che enviei por SMS, e que faço extensíveis à boa equipa que te acompanhou e che ajudou :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 04 Jul 2008 14:00:30 +0000 URL:

Caro Vixía, isso é porque ainda me conheces pouco! (O Vixía e mais eu conhecemo-nos no passado 27 de Dezembro, caminho do Estádio de Balaidos com dous dos seus primos e meus amigos, ver o Galiza-Camarões). Muitíssimo obrigado polos teus melhores desejos! Um abraçom pra ti também! :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 03 Jul 2008 14:52:12 +0000 URL:

Amigo Luís (os amigos dos meus amigos são os meus amigos), suponho que terás aberto o link que no post leva o nome do nosso comum amigo Samuel Rego e que terás encontrado (como a mim me acaba de acontecer agora mesmo) esta mensagem: “O sítio do Instituto Camões encontra-se em reestruturação. É possível que a página que procurava tenha sido renomeada, esteja em nova localização ou tenha sido eliminada…”. Por favor, experimenta estoutro. Boa sorte, um abraço (um para ti e um outro para o Samuel da minha parte, ok?)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 02 Jul 2008 07:17:57 +0000 URL: http://agal-gz.org

Faço meu e assumo esse reconhecimento a todo o pessoal que contribuiu n’O Pasquim. O dito reconhecimento, ainda, será feito de maneira formal e pública em pouco tempo (até aí posso ler), mas igualmente público e formal o faz já o Suso neste espaço aberto.

Abraços!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 24 Jun 2008 22:27:17 +0000 URL:

Felizmente há muitas e honrosíssimas excepções mas, infelizmente, a maioria d@s estrangeir@s que vêm estudar à Galiza devem ter a mesma compreensom polo nosso feito diferencial que aquela estudante Erasmus do filme L’Auberge Spagnole. A culpa nom é sua, que é toda nossa, mas les invasions barbares também contribuem com o seu grao de areia para que o declínio da língua galega (o português da Galiza) continue.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 24 Jun 2008 09:02:02 +0000 URL:

Piada bestaaaaa! E logo o que diriam se desenhares umas lições de “francês” ou “grego” ;)? Sensura, sensuuuuura!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 04 Jun 2008 10:40:49 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Viva O Pasquim, claro que sim, Uz!!! :)

E: “E não haverá mais?”
S: Pode ser que sim, pode ser que não. Depende (depende de em que condições). Mas por enquanto não.
E: “E que de que foi esta morte anunciada?”
S: Sinto, Ernesto, mas não compreendo a pergunta! Que De Quê?!? ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Tue, 03 Jun 2008 19:22:17 +0000 URL:

E não haverá mais? E que de que foi esta morte anunciada?

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 02 Jun 2008 10:49:11 +0000 URL:

Tristes são, com efeito. Mas, já sabes aquilo de “Morreu O Pasquim. Viva O Pasquim!!” :D

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Wed, 21 May 2008 22:14:09 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Haha, iso non podía faltar! Temos que recuperar ese estilo tantas veces cultivado por Cunqueiro (polo menos cando nos dea o presuposto!). Aburiño!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 21 May 2008 12:01:33 +0000 URL:

Pois a ver se o consegues, Sak! ;)

Vixía: Muitíssimo obrigado! Polos parabéns, por chegar-te à Quintana respondendo à nossa convocatória… e polas magníficas fotografias! Parabéns a ti também! Um abraço! :)

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Tue, 20 May 2008 02:35:07 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Boas! Parabéns pola convocatoria de onte. Fotos da manifestación en http://torrevixia.blogspot.com

----- COMMENT: AUTHOR: Sak [Visitante] DATE: Tue, 20 May 2008 00:24:03 +0000 URL:

Tentarei estar com cabeça e toalhóm!

Abraço

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 19 May 2008 13:54:33 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Feliz acaso, sim senhor! :)
Saudações Pasquineiras, Kiko! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: kiko da silva [Visitante] DATE: Mon, 19 May 2008 12:37:38 +0000 URL: http://www.revistaretranca.com

Pois que casualidade Suso, pola subida da rúa da segunda foto
súbese a casa dos meus pais. :)
Saúdos Retranqueiros, kiko da silva

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 05 May 2008 23:06:14 +0000 URL:

Im-pressionante, N+4! Ao ler o teu comentário nom pudem evitar lembrar-me da famosa cena do filme Blade Runner em que Rick Deckard (Harrison Ford) navega polo interior de umha fotografia empregando umha Esper Machine que controla com a sua voz! :-)))

----- COMMENT: AUTHOR: N+4 [Visitante] DATE: Mon, 05 May 2008 15:41:26 +0000 URL:

A perruquería tá na rúa Progreso, nos últimos prédios antes de chegar á Ponte de São Francisco, e pelos números reflejados no espelho anunciador, o 45 e o 63, o máis probável é que se localice dun número par desta rúa…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sat, 03 May 2008 15:41:39 +0000 URL:

Equivocas-te, caro Vixía! No seu artigo Trás las huellas de Manuel Antonio ao Máximo Sar nom lhe faltou nem isso! O que acontece é que no meu artigo (já bastante longo, mesmo assim) eu nom reproduzim o trecho em que o bom do Máximo Sar falava desses pormenores no seu. Aí o vai, especialmente dedicado para ti:

Alrededor de las tres de la tarde quedaba en el coche, hábilmente empaquetado, todo lo que a Sabell le pareció de valor y, satisfechos por la prodigalidad de la memorable mañana, nos sentamos en torno a la mesa de la ?Chucha?. Debo hacer constar que esta parte de nuestra misión no fue menos provechosa y digna de memoria ?aunque en otro estilo- que la precedente. Y ello porque la mesa estuvo ilustrada abundantemente con los suculentos productos de la ría rianxeira. ¡Qué decir de aquellas ostras, exquisita pulpa hecha de puro mar azul! ¡Y qué mejillones roqueños, presentados en fresco salpicón! Y de las sardinas y de otros productos de mar adentro con que nos sorprendió Rogelio gratamente, ¿qué diría yo, Dios mío?- Lo único que se me ocurre después de exprimir concienzudamente mis circunvoluciones cerebrales, en una sola palabra monosilábica: ?bis?.

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Thu, 01 May 2008 08:38:06 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

?La verdad es que cuando trasladé al interior del ?Simca? mis noventa kilogramos, García Sabell y Borobó sufrieron una notable reducción física. Rogelio Pérez iba delante, con todo un parabrisas a su disposición, por lo que durante el trayecto a Rianxo exhibió un humor excelente. (?) la expedición aludida partió, un día lluvioso, de Padrón y enfiló la flamante carretera de Riveira.?

Estes intelectuais de antes éranche a hostia! (Faltoulle apenas mentar a comida e o viño que deberon de tomar aquel día :-D) Facían falta máis xente desta, e non tantos rosmóns crispados.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 25 Apr 2008 17:51:14 +0000 URL:

Caros Ernesto & O’Lombar:

Muitíssimo obrigado polos vossos amabilíssimos comentários (que tanto prazer me deu ler) e imensíssimas desculpas polo meu atrasso em responder aos mesmos. Não foi a soberba senão a falta de tempo o que me impediu fazê-lo antes (andamos a argalhar outras histórias e o tempo não dá para mais!).

Pois sim que é rocambolesca (relativa ou pertencente a Rocambole, personagem principal de um romance de Ponson du Terrail) a história do corunhês Bar Suso, metáfora da Galiza Susófona, aliás, Lusófona! Não é, Ernesto? ;-)

Com efeito, se for em verso era digna do mesmíssimo António Gonçalves Annes Bandarra!

Um forte abraço para os dous, aliás, cadanseu! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Thu, 24 Apr 2008 11:25:03 +0000 URL:

Oi Lombar,

Sim a verdade é que bem mirado semelha talvez uma mensagem de cripto-Susismo?

Havia um SUSO original, e depois um SUSO sucursal que era melhor e maior local.

Mas o original fechou quando os donos deixaram de o atender, mas logo entanto uns dos herdeiros ficavam com o sucursal e permanecia e ampliava negócio, outros ficaram com o nome original e mais adiante reinventaram o Suso original.

Mas infelizmente o Suso reinventado foi para o tacho e o Suso sucursal permanecia como Suso.

Interessante, não sei que me lembra.

Se for em verso era Bandarra…

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Wed, 23 Apr 2008 10:47:10 +0000 URL:

Sempre visitando o blog com demora e sempre visita surpreendente. Com menos a galera tem feito “tesiñas” inteiras. Parabéns, caro.

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Wed, 23 Apr 2008 10:41:13 +0000 URL:

Como que “simples sucursal” ?, caro ;-)
Um bar, ou O.P. fechada, com “sucursal” supervivente. Fantástico :-)

Abraço

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Tue, 22 Apr 2008 15:13:25 +0000 URL:

Sim esse da Galeira é que fechou. O que era o Suso reinventado. Era um recantinho por fronte a essa praça (sem nome) feita onde antes estava o Cinema Coruña e que agora permite atravessar a Santo André. Eram bons esses vinhos dos Susos.

Saúde,

Ernesto

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 22 Apr 2008 12:44:22 +0000 URL:

Complicado é-che bastante, sim! Haverá por volta de dous anos (quando comecei com esta frikada) encontrei no QDQ um Bar Suso sito no número 22 da corunhesa rua dos Olmos. Dous anos depois no QDQ já nom aparece e o que encontro no seu lugar (Olmos, 22, Corunha) é o que pode ver-se nas fotografias. Enquanto edito este post descubro nas Páginas Amarelas que no número 31 da contígua rua Galera existe um (outro?) Bar Suso que anteontem Domingo me passou completamente desapercebido! (e isso que, logo depois de retratar-me perante a susodita Sucursal, a Teresa e mais eu almoçamos nessa mesma rua!). Será que, como tu me comentas, fechou sem deixar rasto? É para virar louco! ;-)

As duas casas Jesusa (1 e 2) sim que as vim mas nom as fotografei porque, ao menos por enquanto, cinjo-me aos estabelecimentos comerciais que levam por único nome o meu hipocorístico familiar (com apelidos também nom me vale).

Lástima de cuncas! À Corunha temos de voltar (embora só seja porque ficaram vários susoditos no tinteiro) assim que espero que tenhas oportunidade de pagar umhas taças tintas! ;)

Obrigado por tudo, amigo Ernesto, um forte abraço!

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Tue, 22 Apr 2008 10:32:15 +0000 URL:

É-che mais complicado. O Suso é um bar muito familar. O sucursal foi a ampliação, mas o original que era mais pequeno há muito fechou, mas logo o reabriram outro também nos olmos mantendo a denominação de Suso. Infelizmente há um ano ou cousa fechou. Podias ter aproveitado e fotografar os casa Jesusa (1 e 2).

Por certo, mais uma vez o nosso fado. Eu por cousas familiares andei sábado e domingo pela Crunha. E podia te ter convidado a cuncas famosas em algum outro.

Saúde,

Ernesto

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 17 Apr 2008 09:37:55 +0000 URL:

“Muito choveram por nós desde aquela”, com efeito, amigo Ernesto! Especialmente ontem à noite, por volta das 21h30 (GMT+1), justo depois de cumprimentar o Sr. Galeguzo e a sua Senhora na Cafetaria De Vagar (R. Noia, 1, esquina com Av. Castelao, Compostela). Tomei umha molhadura como havia anos! E o relampo/trono que me surpreendeu caminho da casa foi incrível, nunca tinha visto/ouvido nada igual!!!

Pois eu ao Rubén (O Ghaiteiro de Lapamán) pessoalmente acho que nom o conheço! Conhecim-no virtualmente há quase um ano (em 3 de Maio de 2007) graças a certo comentário que deixou no blogue do meu tio Félix, na altura candidato à Autarquia e hoje Autarca de Bueu. Lapaman, Lapaman

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Thu, 17 Apr 2008 08:50:58 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Caralho! Pois abofé que o mundo é bem pequeno, Suso e Rubén, que até eu vos conheço aos dous! Os caminhos da rede (e da Avenida de Castelão s/n) são inescrutáveis :-p

Viva o Império Gallego Gallácteo!

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Wed, 16 Apr 2008 21:37:32 +0000 URL:

Muito choveram por nós desde aquela.

Conservas-te mui bem.

Saúde,

Ernesto

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 16 Apr 2008 19:18:24 +0000 URL:

Obrigado, Ernesto! Precisamente nestes dias estivem a reler a correspondência eletrónica que intercambiamos (e que tivem a aquela de imprimir) naquele já longínquo ano 2000, quando o nosso comum amigo José Ramom Pichel nos pujo em contato! Manoel-António sempre… e mais depois!!! :)

Obrigado a ti também, caro Ruben, meu convizinho morracense!!! :)

----- COMMENT: AUTHOR: ruben [Visitante] DATE: Wed, 16 Apr 2008 08:09:13 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/lapaman

grande, hehe, nos dous sentidos da palabra, XDD. noraboa pola investigación! menudo traballón…

chaue

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Wed, 16 Apr 2008 06:37:49 +0000 URL:

Ha, Ha, Ha e até mais Ha,

Muito boa pesquisa. Suspeitosamente coincidente essa viagen com o 14 de abril (que algum destes aproveitava para se casualmente reunir e tomar uns copinhos).

Permanecemos a espreita dos papéis. Talvez algum dia no expólio sabelliano algum investigador seja capaz de topar isso (e algo mais).

Talvez haja que ir pelo cadaleito (armados de estaca que ele era um biblio-vampiro) de Sabell, não seria de estranhar que qual farão se tiver enterrado com algum dos seus tesouros.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 15 Apr 2008 20:34:20 +0000 URL:

O artigo, queres dizer? Já o sei, saiu-me grande de mais! ;) Mas espero que, de todo modo, poda resultar interessante para alguém!

----- COMMENT: AUTHOR: Galeguzo [Visitante] DATE: Tue, 15 Apr 2008 17:33:18 +0000 URL: http://http;//caminhos.gzpt.org

Grande, muito grande, Suso Holmes!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 11 Apr 2008 10:21:12 +0000 URL:

Leitores ociosos… e cultos! Vejam só os palavros que eles empregam!!! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 10 Apr 2008 14:43:10 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Muito bom… todo o blogue e os ociosos leitores que o visitam (ver os tautológicos comentários acima, hehe ;))

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 10 Apr 2008 09:38:16 +0000 URL:

Muito bons os comentários do el niño de la guía (sobre o meu comentário sobre o comentário de Uz sobre o meu comentário a respeito do galego da Xunta e a sua mania de escrever tudo xunto) e do berto (sobre o comentário do el niño de la guía sobre o meu comentário sobre o comentario de Uz sobre o meu comentario a respeito do galego da Xunta e a sua mania de escrever tudo xunto). E muito engraçados também! Muitas graças!!! X-)))

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 10 Apr 2008 09:10:09 +0000 URL:

Não acreditais em ditados PoPulares espanhois, quereis dizer, né?

Obs: A cultura espanhola encara não as sextas, mas as terças-feiras em geral e as terças-feiras 13 em particular, como dias de azar chegando mesmo a dizer, em jeito de provérbio: ?En martes, ni te cases ni te embarques? (às terças-feiras, nem te cases nem viajes). http://felixfelicisamis.blogspot.com/2006/10/sexta-feira-13.html

Já agora, para pôr o til de nasalidade (~), Ctrl+Alt+4 ou Alt Gr+4 ;-)

Beijinhos para as/os 4 Ns!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: berto [Visitante] DATE: Wed, 09 Apr 2008 19:05:37 +0000 URL:

Muito bom o comentario de el niño de la guia sobre o comentario de suso sobre o comentario de Uz sobre o teu comentario a respeito do galego da Xunta e a sua mania de escrever tudo xunto

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Wed, 09 Apr 2008 19:01:40 +0000 URL:

Muito bom o teu comentário sobre o comentário de Uz sobre o teu comentário a respeito do galego da Xunta e a sua mania de escrever tudo xunto

----- COMMENT: AUTHOR: N+4 [Visitante] DATE: Wed, 09 Apr 2008 10:20:13 +0000 URL:

Gostamos muito de mirar as fotinhas no ar, oia! Por certo, foi na Ilha de Arouça que passamos nós nossa lúa de mel, em terça, num veleiro fondeado ( n4aoacreditamos em ditos PoPulares ).

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 08 Apr 2008 16:18:50 +0000 URL:

Muito obrigado, Uz! Muito amável o teu comentário sobre o meu comentário a respeito do galego da Xunta e a sua mania de escrever tudo xunto! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 07 Apr 2008 18:19:37 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Muito bom o teu comentário da última frase sobre a Xunta e o “xunto” :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 07 Apr 2008 11:10:55 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

E eu sou de Bueu e tampouco! Já vês, oko, o Morraço nom é tam pequeno como canta(va)m os Soak! O Morraço é um Mundo!!!

----- COMMENT: AUTHOR: oko [Visitante] DATE: Sun, 06 Apr 2008 22:12:34 +0000 URL: http://dornaretina.blogspot.com

eu son de marín-de-toda-a-vida e nunca oín falar dese sitio :( e iso que pasei de nena moitos días en castro, na brea…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 02 Apr 2008 09:42:36 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Álvaro de Campos e Ricardo Reis tão-pouco! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 01 Apr 2008 12:14:59 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Prezado Suso, ainda que é um erro muito comum, Gerardo D. Velo mais eu não somos a mesma pessoa :-D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 27 Mar 2008 11:49:23 +0000 URL:

Pois É! Pois SÃO! Très, très bons! Antón Díaz, Fran Amil e Xurxo Souto! Les trois! (sem esquecermo-nos do Lourenzo Castro, aka O Vendaval do Rosal, o quarto trè bon) ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 27 Mar 2008 11:20:13 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Perdão, onde acima digo “era” deveria dizer “É"!! :P

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 27 Mar 2008 11:18:50 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Les Trois Très Bons, hehehe :D eu sempre defendi que o nome deste grupo musical era, precisamente, muito bom :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 26 Mar 2008 11:45:12 +0000 URL:

Muito bom nom é, com efeito, mas tampouco fai falta que te vexes publicamente! ;-P

Se afinal fosse Beja (e nom Bexe) poderíamos falar do seu homónimo topónimo em terras de Portugal: http://pt.wikipedia.org/wiki/Beja (nom vejas!)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 26 Mar 2008 09:26:36 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

É mágoa que seja Bexe e não Beja, porque desse jeito poderíamos indicar também o de “Construcciones Suso | Beja aqui” :D (malíssimo, malíssimo ;))

----- COMMENT: AUTHOR: Croios detector [Visitante] DATE: Tue, 25 Mar 2008 07:42:21 +0000 URL:

Of course! :-D

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 24 Mar 2008 09:02:41 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Hahahaha, claro que há confiança, meu ;-)

Por certo, que aproveito para lhe dizer à tua audiência que o número 9 d’O Pasquim já está a poucas horas de entrar no forno, hehehe, assim que apurem em mercar o último NGZ (o 63, e o in-separável O Pasquim 8) antes de que seja substituído nas bancas do país polo n.º 64 e O Pasquim n.º 9:D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 18 Mar 2008 19:04:22 +0000 URL:

Salvando as diferenças, é claro, caro! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 18 Mar 2008 18:54:56 +0000 URL:

Muitíssimo obrigado, caro homedareia, pola paródia/homenagem (que nom plágio) e polas tuas amabilíssimas palavras! Abração! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Croios detector [Visitante] DATE: Mon, 17 Mar 2008 11:52:16 +0000 URL:

mágoa nao poder ir :-( !!!!!!!!!!

Chamar-lhe a isso debate??????? :-D :-D :-D debate estilo COPE

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sun, 16 Mar 2008 19:27:58 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Ah! É? Pois eu nom cho sabia! E como é que tu o sabes, Uz?

----- COMMENT: AUTHOR: homedareia [Visitante] DATE: Sat, 15 Mar 2008 12:43:15 +0000 URL: http://homedareia.blogspot.com/

não pude evita-lo, companheiro.
http://homedareia.blogspot.com/2008/03/bandeira-lavandeira-ii.html
abraço!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 14 Mar 2008 12:26:02 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

E isso que este blogue é um dos mais visitados de todo o Blogomilho reintegrata :D!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 13 Mar 2008 12:34:44 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Angueira de Suso (a minha bitácora, como tu dis) logo fará dous aninhos de vida. Vejo no teu blogue (como digo eu), que tampouco conhecia, que o Colectivo Literário Sacou nasceu em Noia-Outes há dez anos. Parabéns, portanto, no vosso décimo aniversário e muitíssimo obrigado pola visita e o amável comentário! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Colectivo literario sacou [Visitante] DATE: Thu, 13 Mar 2008 12:05:40 +0000 URL: http://www.sacou.blogspot.com

vaites, nom conhecía esta bitácora. Um prazer atopa-la.

Saudos desde o mundo Sacou

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 11 Mar 2008 21:02:26 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Só depois de postar a minha resposta ao teu comentário anterior foi que reparei em que A Nossa Terra Diário tinha elevado (apupado nom, aupado) Angueira de Suso, este meu humilde blogue, à categoria de BLOG DO DIA!!! Agradeço imenso a preferência (embora seja consciente de que chegaram aqui procurando no Google informaçom sobre a Bienal da Caricatura, nom sobre mim) mas mais agradecido lhes estaria se tivessem ilustrado o artigo cum desenho meu, nom do Leandro (nada tenho contra o Leandro mas, afinal de quem era o BLOG DO DIA? Do Leandro ou meu?!?) ;-P

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Fri, 07 Mar 2008 18:41:07 +0000 URL:

Ah, senão és tu o colaborador, logo não és apupado. Escrevem estranho. Surpreendia-me (achava envergonhante mesmo) que eles disseram que eras colaborador de La Región.

De qualquer jeito era um arcaísmo irónico.

Do e-estraviz (Por certo o 3 do verbo, é muito bom):

Apupado adj. Corrido com apupos. Envergonhado.

Apupar v. tr. (1) Desprezar, ter em pouco uma pessoa. (2) Perseguir alguém com gritos e burlas. (3) Correr com berros trás de um animal prejudicial. (4) Tocar buzina para se reunirem os monteiros.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 07 Mar 2008 10:56:38 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Hei, Ernesto!!! Muito obrigado polo aviso!!! “Apupado” porquê? Nom percebo! E o de “colaborador” acho que é em referência ao Xosé Lois porque eu, embora em tempos fum colaborador d’A Nossa Terra, nunca colaborei em La Región! Repara bem! (E muito obrigado também às/aos amigas/os d’ANT pola publicidade da minha pessoa e do meu blogue!) :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Fri, 07 Mar 2008 09:58:07 +0000 URL:

Saes cá apupado e como “colaborador”

http://www.anosaterra.org/nova/o-mellor-da-caricatura-do-pas-na-rede-.html

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 04 Mar 2008 21:05:05 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Muitíssimo obrigado, bem-querido Uz!!! Deste país… e de parte do estrangeiro!!! Hahaha!!!

----- COMMENT: AUTHOR: compostela [Membro] DATE: Tue, 04 Mar 2008 19:12:47 +0000 URL:

(Sou Uz, mais uma vez logado como Compostela)

Bem-querido Suso, já podes começar a registar tudo isto num livro para presentear os netos num futuro longínquo e demonstrar(-lhes) que formas parte da história viva e mitologia oral deste país :D

«Duas línguas que chamam minhoca à minhoca têm que ser a mesma»
(Suso Sanmartin, um galego a falar desde o Brasil :D)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 03 Mar 2008 23:15:30 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Eu também aguardo! Embora nom tam invejoso quanto tu porque eu sim que tivem a sorte de poder ir lá! Talvez algumha pessoa da organizaçom do evento (as/os nossas/os comuns amigas/os José Ramom, Óscar, Raquel e Sabela) se anime a escrevê-la! Um abraço, Er! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Mon, 03 Mar 2008 07:58:11 +0000 URL:

Aguardo muito invejoso uma reportagem do Porto.

Abraço,

Er

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 29 Feb 2008 13:07:41 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Galego, portugês, brasileiro etc. som a mesma língua… e amanhã (SÁB, 01-MAR-08) no Porto (http://galizaemtransito.wordpress.com/) teremos umha boa ocasiom de comprová-lo! Um abraço pra ti também, amigo Ernesto! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Fri, 29 Feb 2008 10:00:36 +0000 URL:

O mesmo pensei eu.

Um bocadinho mais abaixo, na epístola 5, parágrafo 3, o susodito Venâncio diz:

“Grafado em espanhol, ou em cirílico ou em ideográfico, o galego será, sempre e ainda, a nossa língua.”

A respeito do galego ser português ainda se escreverem em cirílico, kanjis ou ideogramas… há muito também a dizer.

É engraçado porque um poderia pensar que realmente é o português o que está a ser invadido por uns quantos galegos ainda e ainda andarmos à minhoca.

Apertas para ti e recordações para o Pichi.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 25 Feb 2008 09:46:09 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Que bom, Sérgio! :-) Foi pena não dispor de mais tempo para falar! Neste próximo fim-de-semana haverá desembarco galego no Porto (http://galizaemtransito.wordpress.com/). Talvez a ti e aos teus amigos bracarenses vos apeteça chegar-vos lá e podamos ter oportunidade de falar do belíssimo concerto de Kassin+2 (concordo) e de tudo o mais! Abração!

----- COMMENT: AUTHOR: Sérgio [Visitante] DATE: Sun, 24 Feb 2008 12:04:06 +0000 URL:

Sim. Trabalho na Rádio Universitária do Minho.
Fui com uns amigos de Braga a Vigo para, mais uma vez, ver o Kassin, o Moreno e o Domenico.
Belíssimo concerto e belíssimas pessoas!
Um Grande Abraço para ti… e a para a Nara.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 22 Feb 2008 21:12:43 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Hahaha!!! Nobody is perfect, caro el niño de la guía!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 22 Feb 2008 21:08:56 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Desculpai-me caros/as irmao, cunhada, sobrinho e sobrinha! É que tinha medo de que -a raiz do vosso comentário e a falta de fotos demonstrativas- o pessoal pudesse pensar que a minha história era inventada, fruto da minha fantasia!

Pois isso, continuemos a fantasiar (a conceber mentalmente, usando a imaginaçom, factos ou situações, sobretudo agradáveis, e-Estraviz) e a fantasiar-nos (mascarar-nos, Priberam) que nem a Adriana Partimpim! Beijinos! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Fri, 22 Feb 2008 21:02:52 +0000 URL:

faranduleiroooooo

----- COMMENT: AUTHOR: NX4 [Visitante] DATE: Fri, 22 Feb 2008 20:04:28 +0000 URL:

Bom, sim, isso, ‘uma boa história'’que revela fantasía, que exist(iu) só na imaginaçom ( mas ) que (…) é real’.
E seguimos fantaseando, sem vaidade nem fachenda, mas pecamos de fantasiosos, que lhe ímos fazer!
Seguimos…imaginando só!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 22 Feb 2008 18:28:37 +0000 URL:

Vedes?!? Nom só tenho tenho (por duplicado, para a Nara e para mim) dos três (Moreno, Domenico e Kassin) senom que também tenho testemunhas!!! ;-P

Com isto sim que não contava! Que surpressa tão agradável! Muitíssimo obrigado pelo teu testemunho, Sérgio Xavier! És, por acaso, o radialista português cuja conversa com o Domenico tão-pouco pude evitar ouvir parcialmente? Um grande abraço para ti também!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Sérgio Xavier [Visitante] DATE: Fri, 22 Feb 2008 17:39:22 +0000 URL:

Eu também estava lá no “backstage” e, por acaso, assisti a parte da conversa. É (mais) uma boa história para recordar.
Grande Abraço.
SX

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 22 Feb 2008 08:45:40 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Fantasiosa?!?!?

Fantasioso adj. (1) Que revela fantasia. (2) Vaidoso, fachendoso. (3) Que existe só na imaginaçom, que nom é real [http://www.agal-gz.org/estraviz].

Fantástica historieta, quereredes dizer!!! Embora nom pudesse fazer fotografias (nom tinha com que) a minha história é bem real (tenho outras provas que o demonstram) e vós bem o sabedes! Um beijinho muito grande para as/os quatro! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Nando, Noa, Nuno e mais Nara [Visitante] DATE: Thu, 21 Feb 2008 16:24:14 +0000 URL:

Muito obrigados pela fantasiosa historieta!!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 21 Feb 2008 11:50:44 +0000 URL:

Caro Vixía, entendo que o que me sugires é que abra no meu blogue umha nova categoria intitulada Mostras de apoio popular a Angueira de Suso ou Qual foi a tua experiência Suso?… Há tempos que tenho pensado abrir aqui umha categoria dedicada aos Susoditos Lugares mas o certo é que ainda nom o figem… Qualquer dia destes! Embora nom seja este o post mais acaido (já liches este? e estoutro?) muitíssimo brigado por copiares e colares aqui aquilo tam bonito que polo correio electrónico que me digeras o outro dia! É que me dava pena nom poder compartilhá-lo com o resto do mundo! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Wed, 20 Feb 2008 10:30:21 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Ou mesmo:
“Qual foi a tua experiência Suso?”

xD

----- COMMENT: AUTHOR: Vixía [Visitante] DATE: Wed, 20 Feb 2008 10:27:28 +0000 URL: http://torrevixia.blogspot.com

Recomendo ao caro axitador de conciencias deste blogue a apertura dun novo espazo,

Mostras de apoio popular a Angueira de Suso:

“Alén do Milladoiro, ábrese á vista unha basta extensión de terra, a falla Carballo-Tui, atravesada polos vales que van morrer nas rías. Angueira fica nese punto no que un home do norte como eu cre estar a cruzar unha fronteira invisible cara ás terras de Pontevedra e Portugal. Altos montes, casas de granito, parras, sol! E esta aldea de rúas estreitas e curvas, coas señoras “de antes” coidando das flores a escasos metros das obras do TGV, como che digo, moi auténtico. Ese lugar quedoume gravado na mente porque foi onde sufrín unha das persecucións caninas máis adrenalínicas da miña vida (nótese que os cans adoitan perseguir todo aquilo que se move sobre si, como bólas ou ródas). Alí tamén gocei dunha boa conversa cun veciño que tiña un can igualiño ao meu. En fin, Angueira de Suso é unha mistura de ingredientes galaicos, un preludio do sur da Galiza e, como ti apuntas, un nexo entre Portugal e Compostela, entre o Minho e as duras terras altas que fican ao norte de Santiago.”

Para logo non andares a dicir que non o puxen. Hum! X-))

----- COMMENT: AUTHOR: compostela [Membro] DATE: Wed, 13 Feb 2008 21:15:05 +0000 URL:

Como me vou importar, ho!!

(Vaites, estou logado como Compostela :p)

- uz

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 07 Feb 2008 18:51:55 +0000 URL:

MadeInGaliza: Muitíssimo obrigado a ti também polo susodito superlativo e pola gentileza de reproduzires este meu design no teu magnífico blogue! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 07 Feb 2008 18:43:38 +0000 URL:

O’Lombar: A comparaçom com o admirado Chichi Campos nom é, como bem sabes, nada odiosa para mim! Bem ao contrário, é um elogio que algum dia gostava de merecer! O dia que publique aqui o Gallaecia Fulget Per Absentia Sua, em agradecimento, hei-cho dedicar como no seu dia che dediquei o The Invisible Man! Prometido! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: madeingaliza [Visitante] DATE: Sun, 03 Feb 2008 20:27:11 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/

Susissimo!!!

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Sun, 03 Feb 2008 12:05:57 +0000 URL:

Sempre demoro em chegar ao blog, caro, mas que bom, que bom. Entre o “The invisible man” , o “gallaecia fulget per absentia sua” e o melhor Chichi Campos.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 25 Jan 2008 17:16:51 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Semelha que os partidários do Isaac deram bastante canha na junta de accionistas da passada Quarta-feira que afinal, e contra todo prognóstico, conseguiram ganhar a batalha: http://www.arredemo.com/node/128
SE ISTO NOM SE AMANHA, CANHA, CANHA, CANHA!!!
ISAAC, AMIGO, O POVO ESTÁ CONTIGO!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 25 Jan 2008 16:59:42 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Eu nom digem o contrário, caro maquetista! E para que veja que os seus desejos som ordens pra mim, velaí a lata deitada: http://www.novasgz.com/pdf/opasquim3.pdf (tá na primeira página).

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 25 Jan 2008 08:25:42 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Pois eu acho que ficou bem a versão ‘deitada’ da lata. Venha, venha, coloca aqui para que possamos comparar :D!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 25 Jan 2008 08:24:54 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

… canha, canha, canha!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 22 Jan 2008 17:53:42 +0000 URL:

Nom sabia, mas já me estranhava a mim que o seu primogénito estivesse escolarizado tam longe do domicílio familiar! Agora é que me explico tudo! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 22 Jan 2008 17:45:30 +0000 URL:

Sem problema, amigo Uz! Trabalho pouco, o que me levou dar-me conta de que a Linha de Horizonte e, portanto, o Ponto Principal (ponto de fuga das linhas perpendiculares ao Plano do Quadro), coincidia aproximadamente com a testa do Bart e nom com o bordo superior do enquadre como (com certeza devido ao facto de eu ser um bocado mais alto do que ele) num princípio e erroneamente interpretei… Algumha dúvida mais? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: madeingaliza [Visitante] DATE: Tue, 22 Jan 2008 13:58:39 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/madeingaliza/index.php?cod=23160

ola, suso,
sabias que hommer simpsom trabalha em reganosa?

é que nos estamos a springsfielizar…

http://www.blogoteca.com/madeingaliza/index.php?cod=23160

beijinho

ss

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 22 Jan 2008 11:04:01 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Oi, já postos podias explicar a anedota esta do trabalho que deu que as linhas de fuga quadrassem bem com as linhas que escreve o Bart ;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 16 Jan 2008 11:48:56 +0000 URL:

Cadeeerno de bitááácora do comandante Susô… Muitíssimo obrigado, An! Por achares interessante o meu blogue e por achares que tens de tê-lo mais em conta! Saúde! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: An [Visitante] DATE: Mon, 14 Jan 2008 10:16:22 +0000 URL: http://paxarada.blogspot.com

Moito interesante o teu caderno…tereino que ter máis en conta :) Saudos

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 11 Jan 2008 11:32:18 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Hahaha!!! Nom, hó! Que caralho vam levar! Enquanto estejas tu a bordo o barco pasquineiro levará bom rumo! Muitíssimo obrigado polos dous comentários e pola hiperligaçom! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 11 Jan 2008 11:23:43 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Por certo, deixo cá uma hiperligação para a minha particular ‘recensão’ do número 6 d’O Pasquim :)

http://gerardouz.org/blogue/index.php/2007/12/28/%e2%80%98o-pasquim%e2%80%99-n%c2%ba-6-%e2%80%94-annus-horribilis-para-o-humor/

- uz

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 11 Jan 2008 11:22:16 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Juntamente com uma ligação para este artigo, recebo isto na minha caixa dos correios: «Com todo o carinho (e “umas gotas” de retranca)».

Não sei o motivo, mas nada mais ler esse titular já intuia para onde me enviava a ligação… :D

Ai, caríssimo Suso! Já che pedi desculpas pola ingrata mutilação do texto editorial. Sabes bem, bem sabias, que o espaço n’O Pasquim se cotiza a altos preços, e que o número de caracteres é limitado. De facto, na previsão inicial dera-che um número de caracteres que o teu texto, porém, triplicava.

E claro, nos casos de excesso de caracteres tem de agir o Mãos-de-Tesoura, tarefa totalmente ingrata mas que alguém tem de realizar. Neses casos sinto-me como um cirurgião que deve amputar um membro ou um órgão. E, claro está, trata-se de uma acção totalmente indesejada. E tanto dura para o executor quanto injusta para a ‘vítima’, que neste caso foste tu.

O texto do amigo Heitor teve melhor sorte e praticamente não resultou vítima da tesoura também conhecida como “Control+X” e que dá vida ao verbo ‘control-xisear’ (irmão de ‘control-cear’ e ‘control-uvear’).

Espero que este tipo de incidências, totalmente pontuais, não levem a mal porto a nossa até agora frutífera colaboração ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 02 Jan 2008 16:56:13 +0000 URL:

Estivem, sim. E concordo contigo no que dis a respeito de Trás-Os-Montes. Já che digem que no dia do jogo Galiza-Camarões conhecim um ghicho da Corunha, primo duns amigos meus de Seixo residentes em Bruxelas e Madri, que te conhecera a ti em Bragança, precisamente? FELIZ ANO NOVO, UZ!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 02 Jan 2008 16:46:50 +0000 URL:

Mas podes voltar por aqui quando quiseres que nom é umha doença contagiante! ;-) FELIZ ANO NOVO, EL NIÑO !!!

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Tue, 01 Jan 2008 22:55:11 +0000 URL:

Tas doente de homonimia

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 26 Dec 2007 09:52:58 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Oi, e então estiveste em Vila Real na semana do 19? Buó, pois que inveja, porque em adoro Trás-os-Montes… para mim é quase como uma reserva… espiritual e linguística :) Contudo, prefiro Bragança, mália a que esteja meio invadida por Caja Duero :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 19 Dec 2007 11:51:46 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Estimado Marcos: nom só nom me importo senom que agradeço imenso a preferência. Embora nom fosse premiada em Vila Real (cidade trasmontana que, já agora, visitei nesta ponte pola primeira vez) acho que a minha caricatura torguiana tampouco está tam mal. Além disso, é sempre um prazer expôr em Ourense (sem o impulso da sua Casa da Juventude eu nom sei se seria tam caricaturista) e se, como é o caso, é compartilhando espaço expositivo com o mestre Xosé Lois… o prazer ainda é maior. Obrigado e um abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: marcos valcárcel [Visitante] DATE: Tue, 18 Dec 2007 19:54:31 +0000 URL:

Só para comentarlle que o pasado domingo 16 de decembro usei
unha caricatura de Miguel Torga da súa autoría, que se
publicou en La Región, cun meu comentario falando do poeta
portugués. Está tamén colgada no meu blog, nesa data (As uvas
na solaina). Espero que non lle importe esta utilización: se
non fose así, fágamo saber porque non o farei no futuro.
Máis nada, saúdos cordiais,

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 05 Dec 2007 19:22:09 +0000 URL:

Saúde, galiza thule, e a seguir mesturando!!! ;-P

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 05 Dec 2007 19:15:32 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Muitíssimo obrigado, O’Lombar! Com amigos coma ti (ou como o nosso comum amigo Pichel, que disque tentou até três vezes deixar-me um comentário e nom o conseguiu pola culpa do Captcha) nom há júri no mundo que poda erodir a auto-estima dum future artist coma mim! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 05 Dec 2007 18:55:33 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Desta volta, no texto do post, nom mencionei o labor do entusiasta maquetista, mas é claro que sem o seu contributo nada disto seria possível! Tu sim que tás feito um craque, Gê Uz! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: galiza thule [Visitante] DATE: Wed, 05 Dec 2007 14:00:40 +0000 URL: http://www.ssgalizzzza.org

Agora só vos falta a pronunciación medieval do voso ridículo
esperanto. Iso, a esforzarse para que o ano que ven xa
nin vos entendan cando pidades as copas no Avante. Saúde!!!

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Tue, 04 Dec 2007 10:22:01 +0000 URL:

Ainda vi agora…A ideia é realmente (bom, republicanamente) magnífica e o resultado final excelente. Acho que alguma malta desse júri se calhar e nem com links sabiam como era a bandeira do Brasil (Brasil não se classificou para a Eurotaça, não é? ;)e nem perceberam. Senão não percebo. Uma lástima de júri. Abraços e parabéns, Suso.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 29 Nov 2007 17:10:30 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Somos uns cracões e uns fora-de-série, para que andarmos com rodeios :D?

Com o capitão Barros e o resto da galera, o NGZ (e O Pasquim vitamímico) navega com óptimo rumo :))

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 23 Nov 2007 10:52:12 +0000 URL:

Peraí!!! “Botaria” com “B"?!? O que querias dizer, amigo Ra?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 23 Nov 2007 10:49:36 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Pois abofé que o conseguiches, amigo Ra!!! :-)

Senhores e senhoras do júri do Quinto Prémio Auditório de Galiza para Novos Artistas 2007: existe algumha possibilidade, por pequena que seja, de que tenham um trasacordo? Já vêm que os meus amigos concordariam… ;-P

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 23 Nov 2007 08:15:34 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

é xenial!!! eu tamén a botaría.
(dígoo para alegrarche o día seguinte)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 22 Nov 2007 20:23:05 +0000 URL:

A apontar-lhe com um florete em plam mestre de esgrima: “Perece, Revertido!!!” X-)))

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 22 Nov 2007 20:18:45 +0000 URL:

Nom, se eu também acho! Bue(u) da fixe! Lástima que nom fóssedes vós os três os membros do júri! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 22 Nov 2007 16:40:38 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Eu tampouco o A®turo! Urf!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 22 Nov 2007 16:32:02 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Caro, pois eu acho a ideia bué da fixe!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 22 Nov 2007 09:52:22 +0000 URL:

Enquanto respondia o amável comentário do amigo homedareia recebim o nom menos amável comentário do el niño de la guía! Meus amigos, estades a alegrar-me o dia! Muitíssimo obrigado! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 22 Nov 2007 09:49:06 +0000 URL:

Nom deveu ser por exceder-me nas minhas explicações textuais que nom fum selecionado, caro homedareia! X-))) Celebro que gostasses tanto, tanto da minha bandeira lavandeira. Na verdade eu também estou muito satisfeito da ideia e do resultado! Muitíssimo, muitíssimo obrigado! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Thu, 22 Nov 2007 09:39:11 +0000 URL:

genial!

----- COMMENT: AUTHOR: homedareia [Visitante] DATE: Wed, 21 Nov 2007 22:05:00 +0000 URL: http://homedareia.blogspot.com

Mas esse texto nom sobrepassa as trinta linhas!!
Gosto muito muito da bandeira :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 14 Nov 2007 16:19:42 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Obrigado pola dica, caro El Niño! De todos os jeitos (e por alusões) eu já pensava ir vê-la apesar de no outono compostelano a oferta cinematográfica nom comercial ser aporrinhante! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Wed, 14 Nov 2007 08:51:43 +0000 URL:

A peli é chistosissima. Paga a pena.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 12 Nov 2007 11:41:40 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Pois já viches/vistes! Nom tardei nada, no mesmo dia da estreia do susodito filme já estava eu a postá-lo! Obrigado por terdes-me presente nas vossas orações! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: berto [Visitante] DATE: Fri, 09 Nov 2007 17:23:09 +0000 URL: http://ber.to

home!! na casa comentabamos canto tardarías en postear sobre esto cada vez que viamos o anuncio na TV :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 09 Nov 2007 11:29:14 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Obrigado, Zezinho! Normal que gostaras da minha história porque tu és mui tenreiro ;-)

A dos susoditos lugares é umha categoria que tenho pendente de abrir em Angueira de Suso. Há umha cheia deles! Nom há mas que dar umha vista de olhos ao Nomenclator de Galicia ou ao Topogal.

Obrigado por lembrares-te de mim ao teu passo por Catoira! Como cantavam Os Ressentidos: “Com cornos ou sem cornos umha vaca nom é um viquingo!” :-D

----- COMMENT: AUTHOR: Zé Pequeno [Visitante] DATE: Fri, 09 Nov 2007 09:44:00 +0000 URL: http://ipanemagrafica.blogsome.com

Que história mais tenra, por certo, o outro dia voltando a casa logo do nosso ré-encontro compostelano, topei com um sinal na estrada que indicava “Viladesuso” à altura de Catoira. Obviamente lembrei-me de ti e de todas as referências que lhe fas ao teu brandname neste blog :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 08 Nov 2007 12:11:58 +0000 URL:

Acabas de deixar-me alucinado, Manu! Nom tinha a menor idéia da existência do Comando Independentista do Morraço (C.I.M.)! Too long in exile! Um forte abraço! MORRACISMO OU BARBÁRIE!!!

----- COMMENT: AUTHOR: Manu [Visitante] DATE: Wed, 07 Nov 2007 23:26:27 +0000 URL:

Aghora está o CIM a dalo todo polo Morraso.. buff como pasa o tempo dende a frelimo. Saúdos!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 07 Nov 2007 12:25:48 +0000 URL:

Serei pelota, puxa-saco ou o que tu quiseres, mas como podes acusar um tipo que se chama Suso e que “mantém ele mesmo” (como bem dis na tua reportagem) umha bitácora chamada ?Angueira de Suso? de ter pouca auto-estima?!? ;-P Muitíssimo obrigado, Germám!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Germám [Visitante] DATE: Mon, 05 Nov 2007 17:30:08 +0000 URL:

Serás pelota! :-P Vaia por diante que liguei para ti por te ter escuitado em certa charla (http://mdl-galiza.org/content/view/299/)sobre o tema e porque me pareceu que complementarias bem o Xaquim! E acho que nom me trabuquei muito…
quê pouca autoestima conas! :-P

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 05 Nov 2007 12:01:05 +0000 URL:

Com efeito, com muito trabalhinho conseguimos que O Pasquim recuperasse a condiçom de “separata” com a que saiu à rua o primeiro número, embora fosse a costa de prescindirmos na capa da cor. Muitíssimo obrigado, caro Compostela/Uz, pola precissom ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 05 Nov 2007 11:55:25 +0000 URL:

Hahaha!!! Nom, nada disso, Compostela/Uz! De facto ao princípio eu escrevera que recortáramos o texto entre os dous, maquetista e coordenador, mas afinal decidim apagá-lo por encontrar desnecessário o esclarecimento ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: compostela [Membro] DATE: Wed, 31 Oct 2007 17:40:12 +0000 URL:

Ala, já estamos ‘matando o mensageiro’ :-p (Noutras palavras, sempre lembrando que o fodido maquetista mete tesoura nos textos, hahahaha)

----- COMMENT: AUTHOR: compostela [Membro] DATE: Wed, 31 Oct 2007 17:39:16 +0000 URL:

(O comentário anterior é de Uz, administrador também do blogue http://compostela.agal-gz.org :-p)

----- COMMENT: AUTHOR: compostela [Membro] DATE: Wed, 31 Oct 2007 17:38:21 +0000 URL:

Hahahaha! Há uma inexactidão no teu comentário, Suso! Desta volta O Pasquim distribui-se «conjunta e separavelmente» com o NGZ. Com o trabalho que nos deu, como podes esquecer tão importante detalhe :-D!!?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 23 Oct 2007 08:51:14 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Como nom fazer-me eco da notícia! Para além de serem uns gênios os Aduaneiros Sem Fronteiras som bons amigos meus!

----- COMMENT: AUTHOR: O\\\'Padim [Visitante] DATE: Mon, 22 Oct 2007 21:43:54 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Miro que xa fixeches eco da nova. Hai quen sube á pola e non baixa. Vale que os comentarios podían ser ferintes, pero de aí a esta choromicada da nena…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 22 Oct 2007 10:48:48 +0000 URL:

Nem eu! Nem eles próprios sabem! A batata quente (nalgumha zona da Galiza diriam a castanha ou castanha da terra quente) está no telhado da Yolanda Castaño! ;-)

“Queremos lembrar que o feche seria reversível se, como agora afirma a demandante, estivesse disposta a aceitar por escrito ou pessoalmente a nossa já reiterada oferta de retirar os comentários e manter o desenho gráfico.” (ASF, II Comunicado).

----- COMMENT: AUTHOR: Zé Pequeno [Visitante] DATE: Sun, 21 Oct 2007 23:44:12 +0000 URL: http://ipanemagrafica.blogsome.com

Nom sabia que este feche fosse permanente :-S Novos tempos virám, já verás, ainda queda moito cérebro por exprimir.

A.S.F. D.u.P.

----- COMMENT: AUTHOR: Tiranizan [Visitante] DATE: Thu, 11 Oct 2007 19:50:01 +0000 URL: http://debolichesycopas.blogspot.com

Hola,
tengo un blog donde subo bares, que me envian de varias partes del mundo pero la idea es seguir creciendo. Es por eso que te escribo para que si te animas, me envies algun dato bar, de esos que vale la pena conocer aunque sea por internet.
salud2
Tiranizan

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 10 Oct 2007 18:55:28 +0000 URL:

Por nada, Teresinha! Muitíssimo obrigado eu por deixares o teu primeiro comentário neste meu blogue e, sobretudo, por avir-te a colaborar de tam bom grau nas frikadas deste friki egocêntrico! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Teresa [Visitante] DATE: Wed, 10 Oct 2007 09:50:06 +0000 URL:

Muuito obrigada, Suso, polos parabéns, e foi un pracer compartillar as carreiras na procura dos susoditos con voçe :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 09 Oct 2007 18:25:09 +0000 URL:

Ainda que este é já o centésimo quinto post publicado neste sítio, fai o número 100 desde que (com a publicaçom do artigo intitulado Welcome to Angueira de Suso e após quatro 4 posts de prova) em 31 de Maio de 2006 inauguramos oficialmente este blogue.

100 posts em 1 ano, 4 meses, 1 semana e 1 dia. 100 posts em 495 dias. Sai a umha média de 1 post cada 4,95 dias.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 03 Oct 2007 17:25:53 +0000 URL:

O mermo, merminho! Para vergonha alheia a que produze escuitar a sua coluna radiofónica semanal (toda quarta-feira) no Diário Cultural da Rádio Galega! :-P

Muito obrigado, Gonzalo de Berceo, ou Vilas, ou como for… ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 03 Oct 2007 17:17:38 +0000 URL:

Para quem nom o conheça, o blogue do amigo Asdrúbal… é este aqui, hó: http://ardelleoeixo.blogspot.com/ (tendes o enlace neste blogue, na coluna da direita: “Ligações” => “Miscelânea” => “Ardell’o eixo"). Obrigado pola visita, Asdrub! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Gonçalo de Berçeo, ou Vilas. [Visitante] DATE: Wed, 03 Oct 2007 03:49:24 +0000 URL:

Pero este Caneiro non é o que escrebe (ou ten escrito) un cacho en galego e outro en spanish nas súas colunas? Unha das experiencias de maior vergoña allea, si exceptuamos as colunas de Casares e as andanzas do seu gato pola horta, ou as indescifrabeis babosadas de Alfred Conde.
Moi ben o de Acaparaconcursix, ou como fora….

----- COMMENT: AUTHOR: Asdrúbal, que mal vas! [Visitante] DATE: Tue, 02 Oct 2007 22:44:13 +0000 URL:

Facendo un sobrehumano esforzo, actualicei algo o meu blog, metendo algunha cousa d’O Pasquim.
Até logo, craques!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 02 Oct 2007 10:08:41 +0000 URL:

Subscrevo as tuas palavras, Uz: “colaborar com craques como vós faz com que o que devesse ser trabalho devenha em puro prazer” :-P

Sabias? Sabiades? Este post era o número cem e nom me dera conta! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 01 Oct 2007 14:54:45 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

O dito tantas vezes: colaborar com craques como vós faz com que o que devesse ser trabalho devenha em puro prazer :-D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 26 Sep 2007 16:37:48 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Hahaha!!! Estás certo, Uz? Se nom for absolutamente imprescindível apagá-los eu nom os apagava… O SUSO dá-che as GRAAAAAAÇAS! ;-P

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 25 Sep 2007 13:25:37 +0000 URL: http://ferreira.gzpt.org

Mecaghondioooola!!! Vê se podes apagar os meus dous comentários anteriores :-p

OUZO dá-che AAAASAS!!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 25 Sep 2007 13:24:48 +0000 URL: http://ferreira.gzpt.org

Meeeeerda! Esta ortografia maluca minha :-p! Corrijo:

OUÇO DÁ-CHE AAAAAAASAS!!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 25 Sep 2007 13:22:54 +0000 URL: http://ferreira.gzpt.org

Tal e como combinamos, aí vai :-D!

Ouzo dá-che aaaaças!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 24 Sep 2007 14:07:02 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Nom sei se é um “meio de massas” ou nom o é, mas eu já há tempo que me inteirei da notícia via Chuza.Org (acô, alá e acolá). Mas nom é inoportuno o teu comentário, algumha cousa haveria que fazer… Todos somos Josetxu Rodríguez, Javier Ripa e Nicola Lococo!!! Todos somos Nitrofan!!!

----- COMMENT: AUTHOR: O\'Padim [Visitante] DATE: Thu, 20 Sep 2007 15:13:12 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Deixo aquí este comentario, que non ten moito que ver co teu poste, pero igual queres facer eco da nova.
A finais do 2006 o suplemento de humor de DEIA “Caduca Hoy” (o “Pasquim” de DEIA) puxo na portada unha imaxe que recreaba a suposta participación de El-Rei nunha cacería en Rusia, na que, ad hoc, un oso pardo doméstico chamado Mitrofan, convenientemente embebedado, foi usado como víctima. Os deseñadores foron, evidentemente, demandados pola audiencia nacional, e estes días celébrase o xuízo. Emporiso, non ollei en ningun medio de masas referencia a esta noticia. Igual é que son bascos.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 17 Sep 2007 09:08:23 +0000 URL:

O sábado à tarde fum à praia de Barra, na península riabaxeira do Morraço, e o único que sentim falar foi o castelhano. E isso que as Castilhas, no atual Estado das Autonomias, nom têm saída ao mar!

----- COMMENT: AUTHOR: O'Padim [Visitante] DATE: Sun, 16 Sep 2007 21:46:18 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

O de “feito com amor” é o melhor. Humanidade e mercadotecnia, xuntos da man. Eu avogo pola criaçâo duma reserva de galegofalantes nalguma peninsula riabaixeira, na que nos envien aos que ficamos, coma indios derrotados pero dignos.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 16 Sep 2007 11:25:04 +0000 URL:

NÓS? Muito me temo que NUNCA, caro Oscar de Lis! :-( Menos mal que nos queda Portugal e (com algo mais de tempo e dinheiro) Brasil, Angola, Moçambique… :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Oscar de Lis [Visitante] DATE: Sat, 15 Sep 2007 18:26:12 +0000 URL: http://www.galizadebate.blogspot.com

Quando será que nos poderemos caminhar assim polo nosso país?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 14 Sep 2007 08:07:32 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Uz: Pois é, todo um luxo e um orgulho! O Jaguar é um autêntico mestre! Pois nisso estamos (n’O Pasquim Nº 3), como bem sabes! ;-)

o’lombar: Por várias razões nom estava muito certo de se publicá-la ou nom, mas comentários como o teu fam-me pensar que figem bem em fazê-lo. Muitíssimo obrigado, caro amigo! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Thu, 13 Sep 2007 17:58:37 +0000 URL:

Preciosa peripécia, lindíssima crónica (e magníficas ligações). Adorei e aprendi.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 13 Sep 2007 16:34:03 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Que orgulho! Que luxo! Oi, uma autêntica (e bem sucedida) tarefa de investigação a vossa :-D

E agora, venha, a dar-lhe duro ao terceiro ‘O Pasquim’ :-D!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 12 Sep 2007 21:24:35 +0000 URL:

Os comentários dum cidadao tam educado coma ti som sempre bem recebidos, caro! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Tue, 11 Sep 2007 18:11:41 +0000 URL:

É. Nom ousaria fazer comentários sobre a camisola de Teresa O:). Ou se calhar acabo de faze-lo.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 11 Sep 2007 17:08:26 +0000 URL:

Porque tavas te referindo à minha camisola, nom à da Teresa, né? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 11 Sep 2007 16:43:57 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Esquecim-me de contar-cho o outro dia (sexta-feira, 7 de Setembro) quando, na inauguraçom da expo Questom Geracional, nos encontramos no CGAC! Pensei em dizer-cho mas perdim a meada e nom cho digem! Acabava justo de postar este post!

Para quem ainda nom o saiba a camisola que luzo na fotografia é uma criaçom que el niño de la guía fijo para os Aduaneiros Sem Fronteiras. A ideia de levá-la posta ao encontro com o Jaguar deu-ma o Claudius no seu e-mail: “Ô, Galego!”

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Tue, 11 Sep 2007 13:59:00 +0000 URL:

Nunca uma camissola tam bonita estivo tam perto dum jaguar

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 11 Sep 2007 09:56:23 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Nom o tens claro, eh? Pois tem-no Claro, Calvo! Hahaha! Um abraço, Scolopendra cingulata ;-p

----- COMMENT: AUTHOR: Escolopendra [Visitante] DATE: Mon, 10 Sep 2007 22:36:20 +0000 URL:

Hum, nom o tenho tam claro…
No estudo ‘Applying biomass dynamic models to the southern horse mackerel …’ in www.icm.csic.es/scimar/pdf/67/sm67s1291.pdf, diz: The horse mackerel (Trachurus trachurus) fishery of the Northeast Atlantic, is currently subject to assessment. and management in the ICES area.
Também em www.nasdap.ejgv.euskadi.net/…/informacion/conxemar_06/es_dapa/adjuntos/Catalogo%20Conxemar_06.pdf
se afirma que ‘Species from the Cantabrian Sea: Atlantic mackerel, horse. and Spanish mackerel, sardine and tuna.’
Mas, também taxativamente, se postula Jurel común, Suro. Sorell, Sorell verd, Carapau. Txitxarro arrunta. Xurelo, Chincho. Atlantic horse mackerel. E mesmo Chinchard Européen e em italiano Sugarella, desde: www.portalgastronomico.com/El_Rebost/Pescados_y_Mariscos/Jurel_comun_Trachurus%20trachurus.htm

Algum anglofilológico do ILG(B) [Instituto da Língua de la Gran Pbretanha]pode achegar mEscolopendraehr Licht para o antro pilórico onde dormem, literalmente, o sonho dos justos chinco e xurela, xurela e chincho?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 10 Sep 2007 18:14:01 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Caro Paulo Rafael,

Gostei de ler que você gostou da minha crônica embora duvide alguém (eu próprio incluído) possa gostar da mesma: enleio-me que nem persiana! ;-p

Agradecidos nós, a gente, e felizes de haver tido o privilégio de estreiar esse seu encantador Cama & Café aí em Santa Teresa. Na minha crônica eu não botei a morada porque pensei que talvez vocês não gostassem mas no seu comentário botou-a você e aí fica por se houver alguma pessoa interessada. A gente recomenda! :-)

Saudações à Teresa foram dadas! Beijos e abraços de nós os dois para vocês dois extensivos a toda a “Tropa de Palhaços de 5ª” (desculpe a “atrapalhação", agora mesmo corrijo!) e feliz entrada na nova estação (Primavera para vocês, Outono para nós) a todos e todas!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Paulo Rafael [Visitante] DATE: Mon, 10 Sep 2007 02:49:30 +0000 URL:

Caro Suso gostei de ler a sua crônica, uma aventura e tanto. Muito agradecido pela simpatia do casal, saudações a Teresa, foram os primeiros do nosso cama e café ( Rua Triunfo nº 2/201, Largo dos Guimarães, Santa Teresa 021-81978708), e é muito bom proporcionar hospedagem com troca de culturas, se sentir em casa como você falou, demos sorte de hóspedes tão interessados em conhecer o Brasil. Como disse passei pelo Grupo Tá na Rua de Teatro e hoje continuo desenvolvendo a pesquisa dessa linguagem , dirigindo há 9 anos a Cia Tropa de Palhaços de 5ª. Vamos fazer a direção artística da chegada da primavera domingo dia 23/9 com um encontro de Teatro de Rua e artes afins
Grande abraço
Paulo Rafael

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 09 Sep 2007 19:12:06 +0000 URL:

Caros amigos (O’Lombar, Escolopendra e Uz): antes de mais imensas desculpas aos três pola demora em responder os vossos amáveis comentários e muitíssimo obrigado por eles, que sempre é umha grande alegria recebé-los! :-)

O’Lombar: Muitíssimo obrigado polas boas-vindas, caro! Perguntas-me se cansei? Não! (como os amigos e as amigas do MST-Bahia gostam de responder) Na luta do povo ninguém se cansa! (esse João Dória Jr. que se dedique a promover desfiles de cãezinhos de madame, que é o seu, e que deixe a Agitprop).

Escolopendra: A cousa é-che complexa de mais como para tentar explicá-la aqui num breve comentário. Como exemplo direi-che que no verao de 2003, na Praça do Peixe de Tavira (Algarve, Extremo Sul), vim umha caixa do que nós, em Bueu (Galiza Sul) chamamos de “rincha” ou “cavala” (ou “torno", se é pequena) rotulada como “sarda". E que neste mesmo verao, no “Restaurante e Lanchonete Aconchego’s” da Vila do Abraão (Ilha Grande/RJ/Brasil) comim um peixe chamado de “cherelete” (quando grande) ou “carapau” (quando pequeno) que, podes-mo crer, pouco ou nada tinha a ver com o nosso “xurelo” (Trachurus trachurus) que, se a Wikipédia nom mente, é “Atlantic horse mackerel” em inglês. Segundo isto os “chinchos", xurelos pequenos, seriam “Little Atlantic horse mackerel” e “Little Atlantic horse mackerel fuckers” os “fode-chinchos". Aqui o único híbrido que há és tu, Escolopendra! (Vas prendra una SKOL, oi?) ;-P

Uz: O prazer é meu de poder contar com espantosas (assombrosas, admiráveis, surpreendentes, estupendas, extraordinárias) pessoas como o Gonzalo, o Séchu, o Xico… e contigo, meu modesto grande amigo! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 04 Sep 2007 11:54:37 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Caro Suso, sempre um prazer trabalhar com você. Outro tanto para o Xico (impagável labor de coordenação num duro mês de Agosto), e excelentes colaborações as de Pestinho +1, Séchu Sende e o génio Gonzalo Vilas.

Com uma equipa assim, se algo sair mal a culpa só pode ser de quem ordenar os quadrinhos e os textos.

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Sun, 02 Sep 2007 10:13:21 +0000 URL:

E por lá, “cansaste"? (www.cansei.com.br :))

----- COMMENT: AUTHOR: Escolopendra [Visitante] DATE: Fri, 31 Aug 2007 21:50:05 +0000 URL:

Apenas umha dúvida: Atlantic mackerel=Scomber scombrus=Sarda ou Xarda, no Sul Rincha, mais ao Sul Cavala. Horse mackerel=Trachurus trachurus=Jurelo/a, no Sul Chincho, mais ao Sul Carapau.
Estamos a falar de um novo híbrido?, (fruto do acaso, engenharia genética ou económica); em qualquer caso, quais duas espécies hibridam? (Fode-chincho - Sarda? Fode-chincho - chincho? Fode-sarda - fode-chincho? Chincho - sarda? etc.

----- COMMENT: AUTHOR: o 'lombar [Visitante] DATE: Wed, 29 Aug 2007 23:16:02 +0000 URL:

Wellcome home, caro :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sun, 19 Aug 2007 23:33:41 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Hahaha! Saudações “mui muitas” para ti também, caro O’Lombar, desde a loja da Oi (internet de graça!) no Rio Sul, O Shopping Carioca! :-)

Obrigado eu, amigo (e vizinho) Ruben! Celebro que o meu Lapaman fosse do teu agrado! Saudações para ti também desde a Cidade Maravilhosa! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: ruben [Visitante] DATE: Fri, 17 Aug 2007 21:16:27 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/lapaman

vaia, suso, non foi ata hoxe que lin o teu marmurio no post inicial do meu blog… moitas gracias polas túas palabras e por engadirme nas túas ligazóns. eu xa fixen o mesmo. o curioso é que navegando pola rede xa caera no comic que comentabas do superheroe o home lapa, e boa graza que me fixera, jeje. un saúdo!

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Thu, 16 Aug 2007 17:02:58 +0000 URL:

Estive a procurar-vos com o http://maps.live.com/ pela microrregião da Baía da Ilha Grande, mesorregião Sul Fluminense, cidade que já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil durante o período colonial.
Desde esta cidade com alegada toponímia aurífera, capital de comarca, “província", e partido judicial de seu, com período colonial ainda de corpo presente, saudações mui muitas.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 13 Aug 2007 20:32:04 +0000 URL:

No nome de todos os que fazemos O Pasquim, muitíssimo obrigado, Oscar de Lis! Desde Parati (RJ/BR) um abraço para ti e para todo o mundo! ;-p

----- COMMENT: AUTHOR: oscar de lis [Visitante] DATE: Thu, 02 Aug 2007 23:26:12 +0000 URL: http://galizadebate.blogspot.com/

Apenas é possível saudar com paixom esta nova. O humor dos povos é também umha forma de cultura, e a cultura é quem nos mantém em pé. Parabéns.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sun, 29 Jul 2007 21:24:27 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Para sermos exactos o que o alcaide de “Bienvenido, Mr Marshall” dizia era: “…y esa explicaci’on que os debo, os la voy a pagar". Pois isso, QUE MAS VAS PAGAR!!! Apesar de tudo incluimos-te na listagem de colaboradores do primeiro numero d’O Pasquim por seres o autor da foto da estatua do Pasquino, em Roma. Se nom o recebeches ainda, logo receberas um e-mail do Xico Paradelo (coordenador em funçoes) a solicitar a tua colaboraçom para o segundo numero d’O Pasquim. Por favor, nom voltes a falhar! Ja me contaras como correu tudo pola Tunisia. Aqui, no Rio de Janeiro, esta um frio que pela! Esperemos que a cousa melhore um bocadinho durante a semana porque senom… Desde a casa da minha irma Paula, no carioca bairro de Santa Teresa, um forte abraço para ti e para todo o mundo!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Fri, 27 Jul 2007 23:37:20 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Susinho, ja estou de volta. Déboche uma explicaçâo, e (como alcalde voso que son, que diría PP Isbert), voucha dar. Presas previas á viagem, e um chisqueiro de memoria extraibel estraviado fixeron o desastre. Parabens polo projecto cumplido, conta con este teu servidor, que agora hai tempo.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 24 Jul 2007 12:50:07 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Obrigado polo teu apontamento, Escolopendra! Com efeito, as Wikipédias dim que Altadis é umha multinacional hispano-francesa (nascida em 1999 fruto da fussom entre a espanhola Tabacalera e a francesa SEITA) e que no mês corrente (Julho de 2007) foi comprada pola multinacional britânica Imperial Tobacco. Entom em vez de falar de umha marca espanhola haveria que falar de umha marca EXpanhola, he, he.

----- COMMENT: AUTHOR: Escolopendra [Visitante] DATE: Mon, 23 Jul 2007 22:02:35 +0000 URL:

Apenas um apontamento: a ‘espanholíssima marca Ducados’, já hai uns anos que se passou a ser ‘francessícima marca Altadis’, e agora nem isso…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 23 Jul 2007 13:33:25 +0000 URL:

Já agora… O outro dia escuitei no rádio umha história que, procurando no Google, acabo de topar também neste sítio. Copio e colo:

En esto de la rivalidad y el plagio, el toma y dame sigue a la hora del día y de las acusaciones y la condena no se salvó siquiera Charlie Chaplin (1889-1977), quien en 1931 tuvo que pagar una gran cantidad de dinero por el ?supuesto plagio? a la partitura de ?La Violetera? del maestro español José Padilla (1889-1960) para la película: ?Luces de Ciudad? Tras escuchar el original ante testigos, del también creador del tango ?El Taita del Arrabal? , y compararlo con el tema de su film, Chaplin fue honesto, admitió su infracción y se excusó diciendo que pensaba que la había inventado el…? silbando mientras se duchaba?.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 23 Jul 2007 13:20:36 +0000 URL:

Acho que isso foi exactamente o que aconteceu. O meu cartaz fora reproduzido na página 35 do Nº 921 (10-FEV-2000) do semanário A Nossa Terra (ilustrando um Anaco de Borobó intitulado O secuestro de Manoel-Antonio) e provavelmente fosse aí onde o bom do Salgado o visse ainda que, na hora de realizar o seu cartaz, nom se lembrasse de tê-lo visto. Muitíssimo obrigado polo comentário, amigo Gonçalo ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Gonçalo [Visitante] DATE: Thu, 19 Jul 2007 20:39:51 +0000 URL:

Hai coincidencias que matan.Ainda que xa teño visto ( e en propria carne) coincidencias case exactas en chistes e ideas, pero non é o mesmo.A coincidencia gráfica é moito máis difícil de darse como tal.
Será aquelo do “recordo inconsciente".O deseñador veu o voso co rabiño do ollo, quedóuselle no subconsciente, e saiulle o que lle saiu.E pasou o que pasou, que diría Mella, ou non sei quén.

----- COMMENT: AUTHOR: madeingaliza [Visitante] DATE: Mon, 09 Jul 2007 12:46:14 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/madeingaliza/index.php

tou, tou, suso, pensando nisso.
tou detrás dumha ideia…
a ver.

saudinha

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 09 Jul 2007 09:02:20 +0000 URL:

Sejas bem-vindo ao maravilhoso mundo do humor gráfico, amigo… Made in Galiza!!! E bem-vindo também à Angueira de Suso!!! Acabo de adicionar o teu blogue (que nom conhecia) aos enlaces do meu (secçom Apocalípticos e Reintegrados). Enviei-che um e-mail na semana passada, confire a caixa de entrada do teu correio electrónico. I want you… ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 09 Jul 2007 08:46:01 +0000 URL:

Dacordo, Ra. Talvez “assombrosamente parecido” nom sejam as palavras mais afortunadas. Evidentemente os dous cartazes som muito diferentes e o do Salgado (Revisión) é infinitamente melhor que o meu. O que eu queria dizer (e, no esforço de dizê-lo por poucas palavras, nom digem) é que a coincidência na imagem do cartaz (caligrama Excelsior sobreposto ao retrato, o mesmo retrato, de Manoel-António) é bastante assombrosa. No decurso da maratoniana homenagem De Catro a Catro tivera oportunidade de falar do assunto com o próprio Salgado e semelha que nom foi mais do que isso, umha feliz coincidência. Coincidência que, aliás, me enche de orgulho e satisfacçom (sou um grande admirador do trabalho do Grupo Revisión).

P.S.: O que foi umha pena foi o nom coincidirmos em Compostela no passado sábado :-( Como correu a celebraçom do Dia do Orgulho Nevero? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: madeingaliza [Visitante] DATE: Fri, 06 Jul 2007 16:08:17 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/madeingaliza/index.php

Ola, suso, e companhia,
Ai que emosionante…
Acabo de me estrear como humorista gráfico
e nom é um chiste,
em fim, nom como podes ver, o do desenho nom é o meu…

saúde!

www.blogoteca.com/madeingaliza

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Thu, 05 Jul 2007 06:29:38 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

asombrosamente parecido??
XDDDDDDDDDDD
sr. o’sanma, verémonos este sábado en santiago?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 03 Jul 2007 17:24:03 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Croios detector: Agora sim! Snif, snif! ;-)

O Padín: Licht, mehr licht! X-)))

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 03 Jul 2007 17:08:24 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Terás queixa tu, que já tens um par de pelourinhos desses na estante da tua casa! Eu, no entanto, ainda nom ganhei o primeiro!

Nom vim as caricaturas que enviaches (ou levaches em mao) a Vila Real, a ver como e quando mas mostras! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Croios detector [Visitante] DATE: Tue, 03 Jul 2007 07:10:26 +0000 URL: http://www.lelelelelele.com

snif, snif

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Fri, 29 Jun 2007 17:10:33 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Bottle yeah House all in a absent row drum attic o!

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Fri, 29 Jun 2007 16:11:53 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Non puido ser, non. Mágoa non ganhar algun deses pelourinhos, e ir convidados a Vila Real, onde tratan á gente melhor que a pachás e papar um bistéquele de vitela a conta da Câmara Municipal, para logo sair de troula por uma das cidades universitarias mais pequenas do mundo.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 27 Jun 2007 18:20:06 +0000 URL:

Eu também gosto (e muito) do vídeo ganhador (como bem sabedes as/os que me conhecedes sou bastante afeiçoado à paródia). Muitíssimo obrigado polas gabanças ao meu, de todos os jeitos! E muito obrigado a Vieiros por ampliar umha semana o praço! Se nom chegam a ampliá-lo, nom me teria apresentado e já nom haveria lugar às comparações… :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 27 Jun 2007 18:06:48 +0000 URL:

Compostela & O’Lombar: “Em Galego-Português estamos em Vista-Alegre” ;-)

P.S.: O editor de comentários está a dar-me bastantes problemas ultimamente. Suponho que a vós também, caras/os leitoras/es e comentaristas, e isso preocupa-me :-(

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 27 Jun 2007 17:59:11 +0000 URL:

Quanto comentário, que alegria!!! :-)

Sobre a qualidade estética da fotografia ganhadora nom me pronuncio (porque nom sou um especialista na matéria nem costumo a “entrar a valorar las decisiones judiciales") mas o pior que tem é, sen dúvida, o título e mais o “supérfluo” comentário do autor: “Saca a lingua a flote, fala galego.” :-p

A qualidade lingüística do título da fotografia ganhadora de “Umha Imagem Para O Galego” é o exemplo mais patente do grau de deturpaçom ao que chegou a nossa língua na Galiza (conste que nom estou a criticar, eu tampouco, o autor nem o júri do concurso): “sacar a flote” nom é galego, é castelhano. Vamos a pique!!!

P.S.: E muito obrigado eu também polas dicas, caro Vítor! Prometo dar-lhes bom uso!

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Wed, 27 Jun 2007 11:23:22 +0000 URL:

“Em galego-português estamos no mundo. Mesmo no Dia". ;)

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Wed, 27 Jun 2007 09:14:55 +0000 URL:

Gostando (muito) do vídeo ganhador, acho que o teu tem mais conteúdo quanto ao significado. É um magnífico estilhaço-denúncia. bjs muitos, caro.

----- COMMENT: AUTHOR: compostela [Membro] DATE: Tue, 26 Jun 2007 21:31:11 +0000 URL:

Obrigado ao Vítor polas dicas, das que também eu tomo nota :)

Por certo, o Suso-dito tirou essas fotografias justo diante da minha actual (mas caduca) morada :)

----- COMMENT: AUTHOR: Vítor [Visitante] DATE: Tue, 26 Jun 2007 19:39:36 +0000 URL:

Sugiro ainda que o pessoal utilize para as expressões fraseológicas o «Dicionário de Frasegologia» do PGL (www.agal-gz.org), ou então, o completíssimo dicionário multilíngue www.wordreference.com, escolhendo a opção espanhol-português para a fraseologia espanhola…

A descoberta valerá a pena, se queremos autoestradas sem portagens e abertas ao mundo, veremos as nossas expressões totalmente descolonizadas.

----- COMMENT: AUTHOR: Vítor [Visitante] DATE: Tue, 26 Jun 2007 19:18:33 +0000 URL:

Está bem a intencionalidade desse concurso, mas grande parte dos pés de foto reflectem uma dialectalização impressionante na fraseologia, e não culpo as pessoas que participaram, mas o espanhol é o único referente, excepto na tua, claro.


Uma expressão como «Saca a lingua a flote», é claramente exemplo disso. Sugiro ao autor mudar para «Leva a língua para frente» ou então «Bota a língua para diante», com isso começamos a fazer que a língua «flutue».

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 12 Jun 2007 07:53:37 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muitíssimo obrigado, grande amigo!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 11 Jun 2007 16:56:02 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Grande, Suso! E grande discurso!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sat, 09 Jun 2007 10:13:49 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Muitíssimo obrigado pola parte que me toca! Nom estávamos tod@s, faltavam muitas pessoas, entre as quais tu, quem quiser que sejas! A minha calvície já há bastante tempo que deixou de ser “incipiente"! Ainda vamos ter que convocar umha outra mani-festa-acçom para exigir a tua imediata libertaçom: 100%algodão askatu! Talvez a gente faga qualquer cousa para o 25 de Julho, permanece atenta ao teu écrã! (Se nom me dis quem és tu eu nom podo dizer-che se o do Carteiro Pat era eu ou era o meu irmao! Podes escrever-me ao meu e-mail de contacto, acima à direita!)

----- COMMENT: AUTHOR: 100% algodão [Visitante] DATE: Thu, 07 Jun 2007 22:46:25 +0000 URL:

Sodes geniais! Morrim de inveja!
Agggggggggggh! Odeio-me por nom ter estado!
Estavades todos: o Pancho, o Pichel, o Suso (desde quando essa “calvície incipiente"?),… mesmo o Quiroga!!! (tam “Omar Sharif” como sempre… ai! XD XD XD)
Quero viver em Compostela “again"!
Quero deixar de estar sequestrada pelo isolacionismo (sim, umha tem que pagar portagens: passei o dia a corrigir exames de 3º da ESO… grrrr)!
Por favor, a próxima antes de setembro!
(Eras ti o do carteiro Pat ou o teu irmám? XD XD XD)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 07 Jun 2007 09:26:14 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Homem, nom tantas como a meninha d’O Exorcista mas umhas poucas sim que lhe dou X-DDD

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Thu, 07 Jun 2007 06:38:19 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

joerrr, mira que lle das voltiñas á cabeza.
XDDDD

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 01 Jun 2007 10:48:32 +0000 URL:

“O cavalo de Santiago -di o Apóstolo (Carlos) Santiago para terminar o seu último monólogo- nom é branco que é verde e nom é um cavalo que é umha planta alucinógena” X-))) (Cito de memória).

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Thu, 31 May 2007 19:19:16 +0000 URL:

O exibicionismo morreu, vive le voyeurisme digital!.
Por certo, nom quedaramos em que o cabalo branco de Santiago era policromado? :P

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 31 May 2007 15:39:09 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Caro Padín,
Caro Escolopendra,
Caríssimas/os amigas/os todas/os,

Creio que até o 41 de Maio (10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) ou 42 (O Dia da Resposta) nom tirarei o saio nem atirarei a toalha (o agasalho).

Passo quase todo o tempo metido no blogue do I Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata. Alí podedes topar-me e alí espero a vossa visita.

Muitíssimo obrigado polos comentários e, como dixo um outro Douglas (D. MacArthur, nom D. Adams): I Shall Return! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Escolopendra [Visitante] DATE: Wed, 30 May 2007 23:06:59 +0000 URL:

Continuando coa fricada, e se alguém quer se aventurar em cábalas geográfico-linguístico-reintegristas podo acrescentar que, se trazamos umha linha direcçom Norte-Sul que passe por Vila de Cruzes, e nos pomos a caminhar desde o primeiro ponto da costa, poderemos visitar as seguintes vilas e aldeias: Oceano Atlântico, Vivente [haverá algum Morrente], Dordanho, Lançá, Burres [o chiste era doado de mais…], Patinhobre, Brandeso, Duxame, VILA DE CRUZES, Bexesos, Bendoiro, Souto Longo, Leboçám, Brués, Boborás, As Laxas, Paços, Esposende, Arnóia, Quéguas [haverá que ir a montar a cavalo aqui?], Venceás, Vilameá, Anjos, Calvos [como mínimo interessante do ponto de vista pitórico isto dos anjos calvos…], Várzea, Cova, Padronelo, Baião, Tendais, Gafanhão, Solgos, Pinho, Coja, Torrozelas, Cepos, Soeirinho, Moradias, Lobatos, Lomba do Barco, Álvaro, Mosteiro, Ermida, Malhadal, Relva da Louça, Vale de Água, Capela, Carvoeiro, Degolados, Vale da Mua, Areira, Margalha, Torres das Vargens, Avis, Montinho da Dourada, Comenda, Vale de Moura, Padrão!, Álvares, São Joao dos Caldeireiros, Manuel Galo, Amoreira, Garcia, Estiramantens, Fuzeta, Ilha Fuzeta e Oceano Atlântico. Tremenda excursom!

----- COMMENT: AUTHOR: Escolopendra [Visitante] DATE: Wed, 30 May 2007 22:53:47 +0000 URL:

Oiga polho, está vocês esquecendo que em 2003 Alto Minho já organizara o I Mês da Língua, que efectivamente, ia desde 17 de Maio até 10 de Junho. Rematando, claro está, co que se chamou I Festa pola Língua, concerto na Praça de Santa Maria com Os Estoupacaldeiros, Gaiteiros de Alto Minho, Quempallou e Ruxe-Ruxe, com um bom sucesso de público.
Neste ano estamos a celebrar o V Mês da Língua, o cartaz da festa nom está fechado ainda, aceitamos propostas friquis.
Para mais informaçom visitar www.altominho.org

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Wed, 30 May 2007 14:30:57 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Xa me tardaba ler algo novo, pero ten que haber vida alén do blogue.
Sinto non ter acudido a ningún deses eventos, pero as ereccións reclamaban a miña atención. En Bueu, o teu tocaio ha de estar pelando as barbas, así que imaxino que hai motivo para unha festa máis.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 29 May 2007 19:17:10 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

EL NIÑO DE LA GUÍA!!! Que saudades de você e da sua aranheira!!! Onde e em que anda metido, meu caro amigo??? :-)

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Tue, 29 May 2007 18:46:15 +0000 URL:

para que logo andem a dizer que a VA-CA morreu.

----- COMMENT: AUTHOR: Tumbadioses [Visitante] DATE: Fri, 25 May 2007 11:05:45 +0000 URL:

Vaia, vaia.
Sigo pensando que o que merece Ramoncín é o que del dixo
Joaquín Sabina:
“Eu iba por Madrid, e vin un negro vendendo discos cunha manta.
Pregunteille:
- Oes, ¿Non tes ningún de Ramoncín?
E respondeume:
- ¿Para qué, se están máis baratos nas tendas?”

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 23 May 2007 18:53:00 +0000 URL:

Obrigado, Post Scriptum! Isso explicaria o da “Vilaba” de Escolopendra mas nom o Expediente X da de Vila de X X X (Cruzes) ! O caso continua aberto… ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: post scriptum [Visitante] DATE: Wed, 23 May 2007 14:54:09 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

A Vilaba de que fala Escolopendra há de ser uma errata por Vilaboa. Nom há nenhum município na província de Ponte Vedra de nome Vilaba, e só os concelhos podem convocar vagas de Polícia Local. :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 22 May 2007 11:54:58 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Manda caralho! Busca-se Polícia Local para localidade fantasma! Pois é, nem no Topogal nem no Nomenclator da Xunta aparece nengumha entidade de povoaçom com esse nome! Obrigado pola colaboraçom cidadá, Escolopendra, embora a pista que nos dás ainda nos despiste mais se couber! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Escolopendra [Visitante] DATE: Mon, 21 May 2007 23:28:06 +0000 URL:

Nom tenho nem puta idéia de onde fica, mas olha, olha, busca-se pitufo em Vilaba: http://www.canaloposiciones.com/ultimas_oposiciones_convocadas-Policia_Local-Galicia-Pontevedra-Vilaba-ayun.asp

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 14 May 2007 21:00:27 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Olá, Laurindinha! Acabo de cruzar-me contigo -ou com umha metade de ti- pola compostelana Algália de Abaixo! Vaia casualidade! Por Ponte-Vedra a tua outra metade, nom é?

De Ramoncín à Festa Hortera? Se consigo um nariz de palhaço, vou! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Laurindinha [Visitante] DATE: Mon, 14 May 2007 14:29:17 +0000 URL: http://www.noitesubsahariana.blogspot.com

Vaia casualidade…!
Non irás disfrazado de Ramoncín á festa hortera, non?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 09 May 2007 18:14:23 +0000 URL:

O careto do auto-caricaturado… :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 09 May 2007 17:37:46 +0000 URL:

Senhor Dom Ghato:

Nom sou digno de que entre no meu blogue mas um mio (ou miado) seu bastou para alegrar-me o dia ;-)

Muitíssimo obrigado polo comentário, polas flores e (porquê nom?) polo momento publicitário também!

Lambedelas felinas! (que nom gatunas!) ;-p

----- COMMENT: AUTHOR: ghato [Visitante] DATE: Wed, 09 May 2007 12:57:41 +0000 URL:

Eis a genealogia de umha idéia genial.
De cómo naszeu, de cómo se geriu, de cómo evoluiu arredor de sim própria até dar com a imagem reclamo para a festa hortera deste ano 2007. E a saber qual é o percorrido que lhe resta… o futuro dirá.
O certo é que, a pessar de argalhar até a migranha, nao demos com imagem mais explícita e inequívoca que a proposta desenhada por os grandes Germano e o Suso, as quais conheciamos e celebramos até a dor.
Ao primeiro tinhamos vontade de integrar estas imagens na nossa propaganda, como “sponsor", mas ao final a ideia impuxo-se como protagonista da nossa campanha já que era difícil, por nao dizer impossível, superar tal órdago popular. E a nós, tal qual fora concebida, é que nos vinha mais do que acaidíssima para rendir merescida homenagem ao incomprendido e injustamente fiscalisado autor do “Marica de Terciopelo” e outros hinos generacionais. Para alêm, ardiamos em desejos de ve-la imagem em cartaz i em camisola… Assim pois, digem-lhe eu a Pancho, a cuia generossidade devemos a ejecuzao em prazo e data da nossa propaganda deste ano de jeito tao brilhante, que trabalha-se sobre esta ideia na altura já concebida, sendo o assinante o autêntico instigador da reapropriazao da ideia popular com fins publicitários.
…e se alguém se pica, pois que nos denuncie à SGAE, que teremo-lo bem merescido

E aproveito a ocassao para recordar aos/às leitores/as que o cartaz e mais as camisolas podem-se mercar no Bartolo, no Embora ou no Medusa, em Compostela…
E nao perdades a Festa, um dos meetings mais ridiculista, queer e pimba do panorama contracultural contemporáneo da Galiza freakie.
Venha pois, a preparar o playback! ou quê!

beijocas
ghato

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 09 May 2007 11:52:21 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Ao deter a animação no segundo 23 pude comprovar que o homo gallaicus ostente um suseiro careto ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 08 May 2007 10:14:25 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ha, ha, ha!!! Na Grécia chamam-lhe Scópia à Macedónia e Constantinópoli a Istambul. “Macedonia is greek", dim eles na sua gíria. À Síria e à sua capital, Damasco, nom sei eu como lhe chamarám… Tutti frutti total!!! Tutto bene!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Tue, 08 May 2007 09:18:37 +0000 URL:

Já vi no Priberam, dúvida resolvida e aprendida. Um fruto, dous nomes :-) Pesquisara antes por “albricoque” no e-estraviz e nada saia…, alías, nunca distingui bem albaricoques de pessegos, nem a Siria da Jordania: Macedónias mentais. bjs a granell ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 07 May 2007 18:24:12 +0000 URL:

Que bom vê-lo hoje por aqui, Dom Ghanito! E que bom será vê-lo por Compostela no Dia da Toalha (e D.doO.L.eR.). “Isolinos preguiceiros” como o senhor (pessoas que bem poderiam ser reintegratas, segundo a sua própria definiçom) também serám bem-vindos (máxime se quando menores forom corrompidos polo incomensurável Douglas Adams).

P.S.: Já agora, parabéns polo seu magnífico artigo três comentários acima citado pol’O Padín.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 18:07:11 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Que o que é um albricoque ou damasco!? Perguntas-mo a sério!? Caro, necessitas um Vox! Aliás, um Viz. Extra-Viz ;-)

Ao invés do que acontecia na mitologia grega, neste caso o prazer é do anfitrião ;-)

P.S.: Acabo de conferir. Procura por “albaricoque” (com “a” intercalado) ou “damasco” se procurares no e-Estraviz e por “albricoque” (ou “damasco”) se procurares no Priberam.

----- COMMENT: AUTHOR: ghanito [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 17:54:43 +0000 URL: http://apocalipsedoporco.blogaliza.org/

Se podo estar en Compostela ese día achegareime, se a miña preguiza o permite ;-).
Caso de ir levarei unha toalla (portuguesa, non podía ser doutro xeito), as noveliñas de Douglas Adams foron para min leituras de nenez e danaron a miña mente para sempre.

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 17:37:33 +0000 URL:

Um prazer, Suso, partilhar con vós esta esplanada (feita sobre recheio nenhum na ria http) com vistas às Cies e Ons…
ei, o quê é um albricoque ou damasco? :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 11:39:42 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Caro Padín, quando no comentário anterior deixaches este link nom sabias a que estavas a montar:

Tribos reintegratas na Galiza (I)
Tribos reintegratas na Galiza (II)
Tribos reintegratas na Galiza (I) (Chuza.Org)

E a cousa promete continuar. Muito obrigado polo teu contributo ao necessário debate, ilosino-preguiceiro e, no entanto, amigo :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 10:43:50 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Reparou o Sr. paleontólogo no homo gallaicus que protagoniza a animação? Soa-lhe da algo a sua cara ou despistam-no essas pré-históricas guedelhas? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 10:25:28 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Bem sabes que nisto da tecnologia, um ano é um mundo, dous uma era… e ao falarmos de 10, é já pré-história :-D!!

(Y todo esto lo digo sin acritú ;-))

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 09:06:45 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muitíssimo obrigado, caro Uz, por chamar-me “animador pré-histórico". Ainda não somos tão velhos mas, como se costuma a dizer, “eles pra riba e nós pra baixo” ;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 07 May 2007 09:01:30 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Que bom regressar do fim-de-semana na Terra da Chispa e topar-vos aos três, dous velhos e um novo amigo, aqui, na Angueira de Suso. Muitíssimo obrigado pola visita e os comentários, caros!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Sun, 06 May 2007 19:38:53 +0000 URL:

Muito obrigado, Franjo. Que bom encontrar-te nesta (aínda,..) tarde (..que tinha que ser já noite) na que o Celta afunde para segunda e já nem París nos queda ;-) Abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Sun, 06 May 2007 17:20:23 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Xa mirei que miraches que deixei un comentario chez l’albaroque. Non me vou repetir. Non sei aínda qué farei o día das letras goliardas, pero xa non teño tempo de apuntarme ao albaroque. Mirarei en todo caso de apuntarme á carallada subseguinte. E Lombar, saúdos, se cruzas a Moaña xa sabes onde tes a túa casa.

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Sun, 06 May 2007 15:34:39 +0000 URL:

…e o quê é um albricoque ou damasco? bjs.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sat, 05 May 2007 17:27:36 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Duas normas… para dominá-los a todos ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sat, 05 May 2007 17:24:01 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Interessantíssimo exercício de regresso à pré-história da animação ;)

Afinal também dás uma resposta sobre o homem galego: nem sobe nem baixa, mas caminha para a frente ;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 03 May 2007 17:21:58 +0000 URL:

Toda norma ortográfica é inventada. O galego normativo (ILG-RAG) inventou-se no 82 e o reintegrado (AGAL) no 85. A norma do castelhamo inventou-se há tanto tempo (Nebrija, 1492) que tendemos a pensar que é umha norma natural (e nom artificial ou inventada). Nada tenho contra o ghalhegho da aldeia e esse é o galego que falo… na aldeia. Mas quando escrevo prefiro fazê-lo no galego da aldeia global, no galego internacional, é dizer, em galego-português.

Um saúdo para ti também e saúdos ao Vate de Manselhe quando o vejas ;-p

----- COMMENT: AUTHOR: Angueira [Visitante] DATE: Thu, 03 May 2007 16:55:16 +0000 URL:

Pois non, Suso, non son Anxo Angueira :-) Inda que o coñezo pois teño vencellos, precisamente, con Manselle (pero non son de alí)A sorpresa é agradable, non penses o contrario. Non era a miña intención cuestionar a ideoloxía que teñas sobre o galego… Cada un que escriba ou fale como queira! O que pasa é que eu sonche máis de apoiar a “versión” do “ghallejo de aldea” como eu lle chamo…Peonso que é máis… nosa?? Mira ti, que ata o galego normativo me parece inventado: galego de libro, para os que nin o falan nin o falaron nunca…

Un saúdo!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 03 May 2007 16:30:59 +0000 URL:

Amigo Angueira (nom te chamarás Anxo, por acaso? XD ): nom deve confundir-se o cu coas têmporas, o toucinho coa velocidade (ou o Tourinho coa Alta Velocidade, como diria Pepe O’Inglês) nem a ortografia coa oralidade. Na tua aldeia (Manselhe-Lainho-Dodro?), igual que na minha (que é Bueu, nom Angueira de Suso), falará-se o ghalhegho do pueblo, que tem tanto a ver co meu galego-português como co teu galego-castelhano. Celebro a tua “surpressa” (agradável ou desagradável?) e agradeço sinceramente o teu comentário (sejas quem fores).

----- COMMENT: AUTHOR: Angueira [Visitante] DATE: Thu, 03 May 2007 12:39:40 +0000 URL:

Apelidome Angueira e son de preto de Angueira de Suso.
O apelido Angueira abunda moito pola zona de Padrón (sobre todo en Extramundi) e o Val da Mahía. Hai outra aldea máis chamada Angueira de Castro, ó pe do Castro de Francos, a uns 500m de Angueira de Suso.
Toda unha sorpresa atopar unha páxina con este nome! Pena que non estea escrita no galego que falan nesa aldea ou en calquera outra de Galicia… o auténtico galego, non o inventado!

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Tue, 01 May 2007 16:50:14 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Por certo, meu caro, pacendo polo blogomillo atopei unha bitacorinha interesante na que estaba pendurado isto. http://apocalipsedoporco.blogaliza.org/2007/04/27/reintegratas-new-age/
Pareceume interesante esta visión dun isolino-preguiceiro. Ben está.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 30 Apr 2007 11:38:29 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Bom, como escusa devo dizer que em Tempos Novos (no boletim de EsCULcA também) a ilustraçom saiu a um tamanho muitíssimo mais pequeno (o pentágono tem 3 cm de lado e a circunferência 52 mm de diâmetro) e a chapuza (armengue em galego-português-brasileiro-baiano) da carapucha ou capuz nom tem tanta importância…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sat, 28 Apr 2007 18:57:05 +0000 URL:

Eu também lha mudaria, mas agora já é tarde de mais. O feito, feito está.

Enviei, enviei. Na quarta-feira, 25 de Abril, enviei-lhe por correio certificado as caricaturas de três poetas: a obrigatória caricatura do Miguel Torga (que figem no mesmo dia e da que fiquei razoavelmente satisfeito) e duas caricaturas antigas do X.L. Méndez Ferrín e do Manoel-António. A ver se o facto de tê-las enviado no Dia da Liberdade (feriado na República Portuguesa mas dia de trabalho no Reino de Espanha) me dá boa sorte! Boa viagem a Trás-os-Montes e um abraço para ti também!

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Sat, 28 Apr 2007 14:44:32 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

O único que cambiaría é a carapucha, que nom parece carapucha. Pero o conceto é o conceto, e é coma sempre excelente.
Por certo, nom sei se enviaches algo ao Osvaldo de Sousa, da Humorgrafe, pois hoje era o derradeiro día de prazo. Eu nom tivem tempo de enviar por correio, pero hei de aproveitar agora mesmo para achegarme a Vila Real. Tal vez fique aló até domingo.
Um abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 26 Apr 2007 09:38:20 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Pois para ser reintegrata o Juan Lamelas dissimula-o bastante bem! Bom, se tu o dis, será que é! Já comentarás se no meeting esse houvo outing ou nom o houvo ;-)

Um ano sem a VA-CA!!! Parece que foram mais!!! :-(

----- COMMENT: AUTHOR: Zé do Caixão [Visitante] DATE: Thu, 26 Apr 2007 07:15:59 +0000 URL:

Suso, o candidato por EU de Ogrobe ao que lhe daremos o recital é reintegrata, poderia “sair do armário” no discurso desse meeting :D

Um ano sem a VA-CA!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 24 Apr 2007 16:03:35 +0000 URL:

Este da mictória frase atribuida a Castelao vai caminho de converter-se num autêntico Expediente X. Leiam senom o que di o Antón Patiño no último parágrafo da coluna que hoje (TER, 24-ABR-07) escreve na Edición Galicia do El País

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 24 Apr 2007 10:26:49 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muitíssimo obrigado, carões, pela difusão:

25 de Maio: Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata
http://chuza.org/historia/25-de-maio-dia-do-orgulho-lusista-e-reintegrata

?NÃO ENTRE EM PÂNICO, NOM?
http://www.blogoteca.com/novomundo/index.php?cod=13721

Reintegratas do mundo, unide-vos!
http://oscaminhoscruzados.blogspot.com/2007/04/reintegratas-do-mundo-unide-vos.html

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 24 Apr 2007 10:23:13 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Celso: Como que para quando??? Para o 25 de Maio!!! 25 de Maio é o Dia do Orgulho de todas essas pessoas, animais e cousas às que tu fas referência!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 24 Apr 2007 10:14:34 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

100%algodão: 1) Pois nalgum lugar cêntrico e bem visível (Pç. de Cervantes ou Pç. do Pão) por volta das 20h30 (C.E.T.) ou 19h30 (W.E.T.), ao sair dos respectivos choios (a sexta-feira 25 de Maio é dia de garabulhos) e antes ou depois de assistir no C.S. O Pichel (em versão original com legendas em português do Brasil) “O Guia do Mochileiro das Galáxias“. Ainda falta um mês e um dia, temos tempo… 2) Presidente da AGAL, eu!? “Por dios", se sou “impresentável"! 3) “… gato Jess", mas… de que eram essas aulas nas que dis que cantávamos isso juntos? Sinto, 100%algodão, mas não caio…

----- COMMENT: AUTHOR: Celso [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 23:41:18 +0000 URL:

E para quando o Dia da Associaçom Galega da Academia do Movimento
da Assembleia de Defesa da Associação de Amizade da Língua Portuguesa de
Galiza-Portugal
? (DAGAMADAALPG-P) Eh? Eh? Sim, muito ludo, muito ludo,
mas nunca pensamos nos demais, eh? Eh?

Podia ser o dia da soma cabalística dos dias da criação de todas as associações, comunicados, manifestos,
campanhas, e actos lúdicos, mais o Dia das Letras, o Dia de Camões,
o Dia do Livro, os aniversários de todos os sócios (23), o 1 de Abril, e mais
o Dia da Parálise Galega Mental Permanente (13 de Agosto), o Dia dos Desamparados
por Falta de Pepto-Bismol (24 de Março), o Dia das Minhocas Levemente
Cortadas por um Sacho (3 de Janeiro) e o Dia dos Alfaiates Bronquíticos
de Perto de Melide que Perderam uma Mala com Um Pouco Queijo Fedorento e Uns
Postais Preciosos da Torre Infiel na Estação de Irún Quando Voltavam de
Visitar um Curmão Bastante
Pensatible que Tronçara Para Sempre Dous Dedos na Caseta de Tiro
ao Lado do Bar Fajanjasto Uma Tarde que Tronava a Diós.

----- COMMENT: AUTHOR: 100%algodão [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 23:40:19 +0000 URL:

(Isto nom vém a conto mas lembro-me de umhas aulas de nom-sei-o-quê nas que cantávamos juntos: “Carteiro Pat, carteiro Pat, carteiro Pat e o seu…” -como seguia?-
Alegro-me de te reencontrar.)

----- COMMENT: AUTHOR: 100%algodão [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 23:31:20 +0000 URL:

Sejamos sérias, por favor!……. Onde?!, a que horas?!
Os tempos som chegados! Basta de papanatismo digital! Retomemos as ruas! (Peço-me o roupão de banho!)

Suso “for president” da AGAL! “Por dios", participa na “lista de distribuiçom” que aló morremos de peninha…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 21:04:34 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Celso: 1) Podia ser (porque D.O.L.eR. não fai sentido nenhum em galego-português) mas parece que cai melhor Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata que do Orgulho Reintegrata e Lusista. 2) Podia celebrar-se, podia, mas daquela nom poderia-mos cantar aquilo de vaia, vaia, aqui nom há praia. First we’ll take Compostela, then we’ll take Marim! 3) Os da outra beirarrúa som eles, nom nós!!! I’m reintegrationist and I’m proud of it!!! Um forte abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 21:00:42 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

O articulista viário és tu, caro Croios detector. Quando quiseres…

Paulo, se conheces algum di-lhe, por favor, que venha. Para além do Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e Dia da Toalha 25 de Maio é o Dia del Orgullo Friki.

----- COMMENT: AUTHOR: Celso [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 18:11:48 +0000 URL:

Eu, como franco-atirador, sempre venho destragar tudo:

Parabéns!, a ideia é FANTÁSTICA, uma verdadeira MERDA:

1) E não se podia chamar Dia do Orgulho Reintegrata e Lusista e assim
fazia-se rimar DORL com pecadorrlll?

2) E não se podia celebrar na praia e assim a gente levava toalhas
das de secar o corpo nudo-reintegracionista? (em espanhol,
desnudo-integralcionista). Já avonda, Não Temos Nada que Ocultar!,
nem o pene-agá nem a c… cedilhada!

3) Eu proponho que se chame Xeira do Orgulo Lusista Arestora. Para
reconhecermo-nos, devemos ir sem rasurar nem depilar, com óculos de pasta
negra, fumando Celtas e com o número 1 da revista Teima no
sobaquillo.

Apertas, benqueridos petrucios devanceiros!

----- COMMENT: AUTHOR: Paulo [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 17:47:41 +0000 URL: http://www.croios.detector.org

Adimitides na parada reintegratas do PP patologicamente ateus e ex-troskistas?

----- COMMENT: AUTHOR: Croios detector [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 14:32:17 +0000 URL: http://www.lelelelelele.com

Lá estarei o 25 de Maio, todos somos frikis! todos somos reintegratas! artigo para vieiros já….

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 23 Apr 2007 11:32:01 +0000 URL:

Muito obrigado, caro Pepe!

Em demasiadas ocasiões os luso-reintegracionistas nos temos comportado como elementos pertencentes a uma seita destrutiva, aliás, autodestrutiva. Tá na hora do ludo-reintegracionismo e da curtição!!! Viva o Orgulho Lusista e Reintegrata!!!

P.S.: Velaí vai uma perguntinha verdadeiramente enviesada: De que cor é a faixa azul da bandeira galega? Eu, sinceramente, desconheço a resposta.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 23 Apr 2007 11:18:03 +0000 URL:

Uz, Eugeniote e Zé: Don’t panic! (NÃO entrem em pânico, NOM!)

Uz: Descanse, ar! ;-P

Eugeniote: Pena não poderes estar fisicamente, com efeito, mas estarás virtualmente connosco se no dia de autos nos envias ao telemóvel uma foto tua provisto da preceptiva toalha :-)

Zé: se não puderes vir… ao menos… não esqueças a toalha quando feches a campanha (uouó-shalalá-yé-yé-yé-yé) :-D

----- COMMENT: AUTHOR: Zé do Caixão [Visitante] DATE: Mon, 23 Apr 2007 09:04:00 +0000 URL:

Quanto mono de frikismo, Susinho. Creio que nom vou poder estar que essa noite tocamos no feche de campanha dos comunistas.

----- COMMENT: AUTHOR: eugeniote [Visitante] DATE: Sun, 22 Apr 2007 17:18:24 +0000 URL: http://extramuros.agal-gz.org/

Pena não poder estar, mas em qualquer caso, resulta-me suspeitoso isso do mochileiro das “Galáxias". ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 20 Apr 2007 21:46:11 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

A Sus’ó-rdenes, mi kapitán!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 20 Apr 2007 18:56:52 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

fer, oscar de lis, mas nom vos esqueçades da toalha quando venhades à parada, ok? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: pepe [Visitante] DATE: Fri, 20 Apr 2007 16:07:26 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/novomundo/

“Porquê sou reintegrata?"… li e passou-me um calafrio
na espinha: “Eh, pá! Será que este blog passou a ser duma seita religiosa fundamentalista, porra?!
Mas depois compreendi, ufa!
Boa, boa, Suso, e gostei dessa da chuva e das minhocas.

p.s.: aquela perguntinha anti-spam…não aceita mesmo
perguntas enviesadas.

----- COMMENT: AUTHOR: Fer [Visitante] DATE: Fri, 20 Apr 2007 14:12:02 +0000 URL: http://odemo.blogaliza.org

Boa ideia!

----- COMMENT: AUTHOR: oscar de lis [Visitante] DATE: Fri, 20 Apr 2007 13:47:34 +0000 URL: http://galizadebate.blogspot.com/

Pois eu tentarei estar ali. Sem dúvida. “Será boa ocasião para tirar do armário um ou outro luso-reintegrata!”

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 19 Apr 2007 20:36:46 +0000 URL:

Se tu nom te lembras, lembro-cho eu! Até logo, Lucas Skywalker! X-D

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 19 Apr 2007 09:39:06 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Ainda que me esquecera comentar-cho, o meu processo de ‘conversão’ veio também por caminhos análogos… o meu ‘muito’, o meu ‘cuidado’, o meu ‘pior’… Palavras ainda usadas pola minha avó como ‘peúgas’ (lido ‘piúgas’)… Enfim, uma soma de cousas que acabou por me fazer cair do lado ‘escuro’ da Força (para o 25 de Maio a ver se me lembro de escrever um post sobre o reintegracionismo e a fantástica história que sai em Star Wars).

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 18 Apr 2007 17:08:32 +0000 URL:

Ha, ha, ha! Um abraço, mejillón colorao!!!

----- COMMENT: AUTHOR: Padim [Visitante] DATE: Wed, 18 Apr 2007 16:44:16 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia/index.php

Meu amigo.
Aínda que no estado larvario de filoreintegracionista que escribe ILGuego (non considero que o galego sexa cousa distinta do portugués en máis medida que o catalá diso que chaman valenciano), concordo en todo o que dis contigo.
Aínda hoxe os alumnos sacáronme as cores cando un par deles correxiron o meu querido e patrimonial “mexilón” polo seu (non menos patrimonial, pero para mín estrano) “mexillón". O puto Xerais deixoume en evidencia. De nada valeu para a miña honra que na soidade da sala de profes o prolífico Estravís deitara unha morea de variantes nas que estaba o meu ostracizado mexilón de toda a vida.
Garda ese diccionario de 1987 ben gardado, a pesar dos pesares: Dentro dese inmenso repertorio de definicións literalmente traducidas do diccionario escolar Anaya (en castelán), había pérolas barrocas, como unha preciosísima explicación de “nación", hoxe, tamén, desterrada.
Unha aperta.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 18 Apr 2007 16:27:20 +0000 URL:

Nasdrovia, tobarich!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 18 Apr 2007 16:23:50 +0000 URL:

Pos se lene!!!??? Apo pu ise!!!??? :-D

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Wed, 18 Apr 2007 15:51:34 +0000 URL:

…é claro que por enquanto a C.A. da Galiza não seja admitida na U.R.S.S. (e não percebo a demora do ingresso, uma vez realizada em regra a solicitude já em Dezembro do 91 ;-) a U.R.S.E. é boa opção, e magnífico desenho de bandeira…bjs e muito vodka com limão, carão.

----- COMMENT: AUTHOR: yo tuve allí [Visitante] DATE: Wed, 18 Apr 2007 14:58:20 +0000 URL:

yo tuve allí,

Cosas de la vida que he visto esta animación, y digo, esto lo ví yo hace unos diez años, bueno en el 96, en Atenas, SI, yo también estuve allí. En el T.E.I. ¡Qué gracia!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 18 Apr 2007 10:51:07 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Spasiva, tobarich!!! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 17 Apr 2007 13:10:06 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Simples e efectivo… Vamos, como o ‘humor instantâneo’ que baptizou o outro mestre, o inefável Yáñez :)!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 17 Apr 2007 08:56:11 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Benvenuto alla tua terra, caro amico! Já me contarás como che foi polos madriles com o teu alunado morracense. “Tam ghuapos como somos", com efeito. Nem mais, nem menos ;-) Prego! (por nada!) Foi um sado-marmorista prazer arrastar os meus maltreitos pés ao pé dos teus por terras italianas e vaticanas! Auguri!

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Mon, 16 Apr 2007 19:50:07 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Mio caro amico.

A minha aventura en plan Güili Fog rematou aínda este fin de semana, e nada mais “arrivar” recibo con sorpresa que son co-protagonista do teu poste. O noruegués era un pésimo fotógrafo, pero non puido facer nada por evitar que saísemos tan ghuapos como somos.

Obrigado polas flores que me botas. Sinto terte arrastrado por tanta ruína, os meus pés tampouco serán nunca os mesmos. Pero pagou a pena, aínda que só sexa por mexar (legalmente) na basílica de San Pietro, beber coma piollos falando en galego meridional cun camareiro italiano, ou coñecer á musa de Néstor Marmolino na fontana de Trevi.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 13 Apr 2007 12:48:37 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Acabo de vê-lo mas nom de ouví-lo. Estou no ciber da Rua Nova e aqui os computadores nom têm altifalantes. Imagino que a cançom será umha paródia do Sólo pienso en ti de Víctor Manuel…

----- COMMENT: AUTHOR: sarijess [Visitante] DATE: Thu, 12 Apr 2007 17:40:41 +0000 URL:

viches o video este?

seguro que a canción che soa de algho…

;)

http://youtube.com/watch?v=1hg7ns8-qXs

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 12 Apr 2007 10:36:39 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Obrigado eu a ti, caro Uz… por seres assim… por estares aí… e por comentares-me aqui os teus pareceres… :-)

Ra! Regressaches! Que boa notícia! Nom era má vidinha se durasse, nom. Ainda que nom sei se agüentaria muito tempo a esse ritmo. Seja como for aqui estamos de novo ao pé do canhom… e tu também, que bem! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Thu, 12 Apr 2007 06:46:57 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

pero que ben vivimos…

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 12 Apr 2007 00:17:20 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Obrigado, Suso…

… por regressares…

… por nos ‘ilustrares’…

… pola grata conversa em terras picheleiras, falando do humano e do div… agnóst… ate… até logo, que não atopo palavras ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 10 Apr 2007 10:10:43 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Após umas beatíficas férias da Páscoa em território italiano e vaticano, aqui estamos de novo na Angueira de Suso. Muitíssimo obrigado, caro Uz, polos teus dous novos comentários. Ao Padín já tivem oportunidade de agradecer-lhe em pessoa o seu, pois fomos de férias juntos :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sat, 31 Mar 2007 21:58:21 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

O’Padín… e reparaste nas orelhas de burricainas que leva :-D?

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Sat, 31 Mar 2007 15:16:00 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Moi boa, Susinho. Non te preocupes pola semellanza do interfeto, podo testemuñar que o rictus facial é moi propio. Ademais, esa barba de tísico que lle puxeches acae moi ben a alguén titulado nesa escola na que di que cursou estudos.
Mirámonos!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 30 Mar 2007 23:35:16 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Não, é claro :) “Tijolo” com sentido de… “tijolo” (peça de barro cozido, geralmente rectangular, e destinada a construções :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 30 Mar 2007 11:54:12 +0000 URL:

Muito amável da tua parte, como sempre :)

Mas nom “tijolo” no sentido de “livro gordo", nom é?
porque este indivíduo, para além do livro em branco da fotografia, nom colheu um livro nas maos na sua vida :)))

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 29 Mar 2007 17:56:06 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Como sempre, o desenho casa à perfeição com o espírito das reportagens do NGZ :)

Eu apenas acrescentaria (ao ler, não no desenho), “… e os tijolos também".

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 28 Mar 2007 12:17:03 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Feliz coincidência onírica…

Por nada, deduzo das tuas palavras que agora sim a escuitaches, suponho que aqui. Obrigadíssimo, porque suponho que te referes ao enlace ao meu blogue e nom à página do magnífico programa do Quico.

Pois é, he, he.

Nom creio que o faga, nom o faria tam bem coma ti e, para além disso, daria-me um pouco de corte que me psicoanalisassem assim, em público.

Beijos e por nada

P.S.: Muito obrigado, mais umha vez, a tua opiniom a respeito da minha caricatura do sujeito era muito importante para mim :-)

----- COMMENT: AUTHOR: sarajess [Visitante] DATE: Tue, 27 Mar 2007 21:24:29 +0000 URL: http://www.ocartafoldesilencios.blogspot.com

yo tube un sueño…

ghrasias por avisar da emisión, que non a escoitara. xa puxen
un enlace no blog.

o que tal dan os subconscientes en boca dos demais…

a ver cándo te animas.

beijos, e ghrasias

pd: o de caneiro, que non cho dixen, moi bo.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 23 Mar 2007 12:21:39 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

A surpressa foi minha também ao chegar esta manhã e topar este hospitaleiro comentário teu, caro Ignacio. Embora de segundo te apelides como as gasosas do lugar dis que é a tua mulher, e nom ti, quem é da Angueira de Suso. Engraçado. Muitíssimo obrigado polo teu amável convite porque já estivem alí dumha vez e, a verdade, nom fum muito bem recebido:

http://www.agal-gz.org/blogues/index.php/suso/2006/11/16/quo_caraculu_vadis_you_are_not_welcome_t

Beijos e abraços do Suso para ti, a tua mulher e a sua… (já agora, qual é o gentílico da Angueira de Suso?) … a sua família :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Ignacio García Feijóo [Visitante] DATE: Thu, 22 Mar 2007 21:54:26 +0000 URL:

Foi unha sorpresa para min atopar na rede esta foto pois a miña muller e a súa familia son desta fermosa aldea…o sinal di 300m…que alguen o preguntaba….tamén hoxe en día o sinal está arranxado…unha perta da xente de Angueira…deixate caer por aquí cando queiras.

----- COMMENT: AUTHOR: igor [Membro] DATE: Thu, 22 Mar 2007 00:12:11 +0000 URL:

Expo Cadáver em Ponferrada

O Cadáver esta vivo!, e caminha por Ponferrada. O Sábado 31 de Março, a partir das 20′30h., em Ponferrada, na Galeria de Arte Dosmilvacas.arte , na rua Avenida de Astorga nº 7, realizaremos umha exposiçom dos Cadáveres realizados, e um recital de poesia onde apresentar esses poemas, e onde qualquer pessoa participante poderá recitar os textos que lhe apeteza compartilhar com nós.
Até o momento, som um total de 56 cadáveres, 56 poemas distintos, o resultado desta experiência, na que tenhem participado já perto de 70 pessoas. Contaremos esse dia com a presência do cantautor Xosé Constenla.
Por suposto, a entrada é livre e gratuita. E desde aqui queremos animar a todas as pessoas participantes na construçom deste cadáver, destes cadáveres, a estar presentes esse dia em Ponferrada para celebrar a boa saúde do nosso cadáver. Viva o Cadáver!

=> Continua…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 21 Mar 2007 20:26:42 +0000 URL:

Nom estou eu tam certo disso, caro amigo. Ao menos eu nunca lhe lim (nem lhe ouvim dizer) ao Caneiro nada que me induzisse a pensar tal cousa dele. É “inaturável". Quando estou a escuitar o “Diário Cultural” e lê a sua “coluna de opiniom” (toda quarta-feira, por volta das 15h50, C.E.T.) para poder aturá-lo entrentretenho-me contando as vezes que o mui pedante repite a palavra “cultura"… ou “intelectual". Fai/Fazede a prova! Evidentemente, coma ti, eu nunca lhe lim ao Caneiro umha coluna inteira!

----- COMMENT: AUTHOR: O Padín [Visitante] DATE: Wed, 21 Mar 2007 15:36:20 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia

Hoje, día internacional da poesía, uma companheira colgou da parede do meu centro de trabalho um poema do ebórico vate. Case inmediatamente despois de leelo sofrim un “cólico frenético". Ecce home debe coidar que a poesía consiste en empregar palabros coma “silfo” ou “ebúrneo". O teu poste é genial: lémbrame que, junto a Federico Mejinho en los Santos, Caneiro é o colunista do que jamais fun capaz de acabarlhe um escrito. Pódeme! E os seus implacaveis defensores lembranme tamen que certos nazionanistas nom tenhen sentido do humor. Retrátanse. Ata estou convencido que o propio Caneiro sería quen de rir coa súa caricatura. Cando cala, é um companheiro moi amigable.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 21 Mar 2007 11:40:52 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ha, ha, ha!!!

----- COMMENT: AUTHOR: jander [Visitante] DATE: Wed, 21 Mar 2007 11:30:38 +0000 URL:

obviamente… digeriu-nas com potaoes!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 21 Mar 2007 10:37:49 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ho, ho, ho. E nom saberás por acaso, caríssimo Jander, o que aconteceu com as camisolas que o tal Armando Nosolomúsica tirou com a sua incisiva ideia? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: jander [Visitante] DATE: Wed, 21 Mar 2007 09:02:41 +0000 URL:

en fin … quede dito q a obra ” Rosalia de castor ” e do mais grande dos falsificadores q viu nacer Ferrol e criou Compostela , o gran impostor Armando Guerreiro , nos seus tempos conhecido como Armando “nosolomusica” nos circulos atenienses ferrolanos.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 16 Mar 2007 12:28:49 +0000 URL:

[Embora hoje ainda seja véspera do 17 de Março] Happy St. Patrick’s Day (Lá Fhéile Pádraig Sona Duit) 4 U2 (for you too), dear O’Lombar! E muitíssimo obrigado polos teus elogios, carão! :)

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Fri, 16 Mar 2007 12:11:45 +0000 URL:

Esse foi um, dos teus muitos, desenhos merecentes de
figurar no “the very best of suso". E fuches valente, para além.
Feliz São Patricio day !!

----- COMMENT: AUTHOR: Croios detector [Visitante] DATE: Tue, 13 Mar 2007 19:27:57 +0000 URL:

Com efeito que Croio tinha diante com esse cabelo preto…que bem o passei eu nesse fórum…parabéns suso pola lembrança

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 09 Mar 2007 20:37:07 +0000 URL:

Que presente tam bonito, Ghanito. Agradeço-cho muito mais que se me trouxesses umha camisola que digesse “Estuve en A Revolta y me acordé de ti” ;-) Nom, a sério, Ghanito, muito obrigado por enviares as fotos ao meu e-mail e muito obrigado também por deixar, como che pedia na minha resposta, o anterior comentário. Um abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 09 Mar 2007 16:51:58 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

O caso é que essa procaz, lusofóbica e escatológica frase me soa muito, mas nom consigo lembrar-me de onde a lim ou ouvim. Acabo de escrever-lhe aos meus amigos do MDL a ver se eles sabem qualquer cousa.

Que se pom o vídeo, queres dizer, e nom a música apenas!? Só fum aquela vez que nos topamos mas dá pra ver que o Small é um pequeno-grande locall!

----- COMMENT: AUTHOR: Zé Pequeno [Visitante] DATE: Fri, 09 Mar 2007 10:25:52 +0000 URL: http://www.fotolog.com/fame_and_fortune

Veu-me à cabeça umha outra vinheta que falava de García Márquez (do MDL?), aquela na que rematava dizindo “Joder, no querrás que nos confundan con portugueses de mierda". Nom sei se saberás qual digo.

O vídeo d’Os Mutantes está de puta matrix, pom-se às vezes no Small (o garito onde nos vimos os caretos este verão).

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 08 Mar 2007 11:11:10 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Que cousas me dis, Gerardinho! Perdo-o-cho porque somos amigos, que senão… “Seja como for", muitíssimo obrigado polos elogios que, embora exagerados, sempre se agradecem :-)

E muito aguda a tua observação também (peatón relaxado vs. peão estressado). Afinal vão ter de ser “as 10 diferenças” em vez das 7! ;-) Muitíssimo obrigado a todas pola vossa participação!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 07 Mar 2007 18:59:13 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Na fotografia da esquerda o peão caminha aparentemente relaxado/despreocupado.
Na fotografia da direita, o peão caminha com o corpo ligeiramente torcido cara adiante.

Seja como for, o que é de justiça é reconhecer que este post é o melhor que li em 2007. Os meus parabéns, Suso, por teres retratado tão bem a nossa (triste) realidade!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 07 Mar 2007 12:24:25 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ha, ha, ha. Muito aguda, caro Pepe, a tua observação. Mas ela contradiz a minha teoria de os dois peões serem a mesma Pessoa, aliás, o mesmíssimo Castelao. Olha, eu creio que na fotografia da esquerda o Castelao vai vestido à moda Zazou (não em vão em 1946-1947 Castelao, ministro sem pasta do governo da República Espanhola no exílio, residiu em Paris) e que na da direita vai, com efeito, vestido à americana (em 1938-1940 o nosso homem realizou uma digressão pelos USA com o fim de arrecadar fundos para a República Espanhola, chegando a entrevistar-se em Hollywood com Paul Muni e Joan Crawford).

Welcome Back To Angueira de Suso, Dear Ra! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: pepe [Visitante] DATE: Wed, 07 Mar 2007 09:28:05 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/novomundo/

Há outra diferença, suso: o peão da esquerda tem um casaco com as mangas mais compridas que os braços e as calças sobem-lhe acima dos calcanhares, como se fosse o aldeão das histórias, enfarpelado com roupa avulsa e emprestada para abalar à cidade grande, talvez a fazer negócios (e a ser burlado, graças à sua ingenuidade e ganância). Repara-se no outro peão: o andar decidido de quem sabe o que quer e ao que vai, o bom corte do fato e o chapéu (típico dos anos 40/50 como se
pode ver aqui:( http://imdb.com/gallery/mptv/1391/Mptv/1391/13189_0002.jpg?path=pgallery&path_key=Bogart,%20Humphrey).

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Tue, 06 Mar 2007 20:41:04 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

boeno, xa volvín.
;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 06 Mar 2007 09:41:37 +0000 URL:

Quando quero respostas eu já vou a lanevera61, o meu particular Oráculo de Delfos. Mas tu também podes vir aqui e dizer o que che pete e che dê a gana. Angueira de Suso é a tua casa. Por favor, Ra, volta sempre!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 06 Mar 2007 09:25:41 +0000 URL:

Por nada, amigo Luís! Obrigado eu polo teu amável comentário e polos interessantes enlaces que nele colocaches. Um abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: luiz [Visitante] DATE: Tue, 06 Mar 2007 08:56:59 +0000 URL:

É uma boa lembrança
Obrigado suso
(pelo teu papel daquela no acto e por lembrá-lo agora)
Luís

Aqui as fotos e os artigos relacionados:
http://mdl-galiza.org/galeria/f-rum-da-l-ngua/
http://mdl-galiza.org/galeria/f-rum-da-l-ngua/page/2/

http://mdl-galiza.org/content/view/177/75/

http://mdl-galiza.org/content/view/63/32/

http://mdl-galiza.org/content/view/108/43/

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Tue, 06 Mar 2007 07:34:51 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

non volvo dicir nada. a partir de xa, cando queiras respostas vés á miña casa.
8ppp

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 05 Mar 2007 13:16:47 +0000 URL:

O comentário do Sr. Ra está, como sempre ultimamente, fora de lugar. No entanto, e visto que o nosso blogue nom anda mui sobrado de comentários e o dele sim, agradecemos-lho o mesmo que se vinhesse a conto ;-p

Com o senhor Prosciutto Mourente concordo plenamente. Sempre me indignou que nos acessos às autovias e às auto-estradas galegas proibissem a entrada a veículos de tracçom animal com sinais como este e nom com outros que representassem mais fielmente a tipologia dos carros do país.

----- COMMENT: AUTHOR: Prosciutto Mourente [Visitante] DATE: Mon, 05 Mar 2007 11:37:30 +0000 URL: http://www.prosciuttomourente.blogspot.com

Ainda hai muito a fazer em matéria de sinalética neste país…

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Mon, 05 Mar 2007 11:14:19 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

mmm… eu creo que está ben…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sat, 03 Mar 2007 13:07:43 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

(*^-^*)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Fri, 02 Mar 2007 16:30:22 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Suso, mais uma vez, ergo o chapéu perante a tua vasta (que não basta) cultura :-D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 02 Mar 2007 12:28:13 +0000 URL:

The answer, my friend, is MOOin’ in YouTube! ;) MUUUitíssimo ubregado, meu amigo Nem-Tele-Nem-Gaitas! ;)

----- COMMENT: AUTHOR: nemtele [Visitante] DATE: Fri, 02 Mar 2007 10:22:49 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/nemtele

à fim e ao cabo… que fizerom os espanhois por nos?
noraboa polo artigo, dissidente!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 01 Mar 2007 11:50:57 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

A primeira frase por ti citada, que pertence ao presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt e é referida ao ditador nicaraguano Anastasio Somoza García, di literalmente assim: “Somoza may be a son of a bitch, but he’s our son of a bitch” (é dizer, “Somoza pode ser um filho da puta, mas é o nosso filho da puta").

Se nos guiamos por D. Álvaro Cunqueiro, a segunda ("We are galician people and we don’t understand the eachother") foi pronunciada em Póvoa de Sanábria por um dos que ia numha “tropa de galegos chamada polo rei de Castela para campanhas contra o mouro na linha do Tejo".

OBS: Como nom podia ser doutro jeito, Grouchadas som sempre bem recebidas em Angueira de Suso ;)))

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 01 Mar 2007 11:01:08 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Sem qualquer animus iniuriandi (livre-me a Demiurga e Suma Fazedora), apenas lembrarei uma frase que não é minha, mas que utilizo muito: tal ou qual serão uns cabrões, mas são OS NOSSOS cabrões.

E antes de preferir os romanos deveríamos tender pontes cara aos nossos cabrões. A fim de contas, os nossos cabrões são cabrões para nós… e nós para eles. E isto é assim proque falamos o mesmo idioma (mas não a mesma linguagem).

E esses romanos (eu também os prefiro, mas não os seus imitadores fracassados mesetário-estepários) falam idioma distinto. Então, concluo, sempre estaremos mais próximos dos nossos queridos/odiados cabrões do que dos pseudoromanos-mesetário-estepários, que não compartilham connosco o elo comunicacional básico: o idioma.

O problema é das linguagens, porque somos galegos e não nos entendemos (prometi não utilizar o tópico, mas acabou indo).

OBS: este post não o supera nem Groucho, haw, haw, haw! (riso do ‘Lindo Pulgoso’ ;))

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Thu, 01 Mar 2007 10:51:02 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Precisamente nesse Fórum foi que pude conhecer em pessoa muitos ‘disidentes’ do sistema :-D

A verdade é que para mim foi uma experiência muito grata esse 28-F, se bem não guardo testemunho gráfico.

O que sim conservo é o diploma que acredita a minha participação, que guardo como pequeno tesouro :)

A tua intervenção, a menção va-queira e os fragmentos da Vida de Brian… ainda hoje plenamente actuais 3 anos depois (por desgraça).

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 28 Feb 2007 13:24:13 +0000 URL:

O conto que me contas é um conto triste. No entanto, always look on the bright side of life, berremos: Menos mal que nos queda o Zebral! Viva Galiza Solitária! Um forte abraço, Carlos.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 28 Feb 2007 12:30:23 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Por algo dizia “Kermit The Frog” (conhecido por “Cócas, o Sapo” em Portugal, “Caco, o Sapo” no Brasil, “la rana René” na hispano-américa e “la rana Gustavo” no Estado espanhol) “It’s Not Easy Bein’ Green".
E a Chenoa (conhecida polo seu aguante na hora de fazer o amor) acrescentava: “cuando tú vas… yo vengo de allí” ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Carlos Figueiras [Visitante] DATE: Wed, 28 Feb 2007 11:36:49 +0000 URL:

E eu agora sou um dos assinalados como dissidente
ha, ha, ha!
Ainda bem, nem sempre os romanos são os piores…
sempre respeitei aquele homem só
sentado no circo
com dignidade.

Algumas pessoas deveriam rever-se no filme três anos depois!

Até prefiro os romanos!

Abraços Suso.

----- COMMENT: AUTHOR: Zé Pequeno [Visitante] DATE: Tue, 27 Feb 2007 19:20:23 +0000 URL: http://www.fotolog.com/fame_and_fortune

Nom digas isso, Susinho! De feito o Domingo na hora do café (numha cafetaria) contei-lhe aos meus colegas o conto de “estou-me a vir” pero nom lhes fijo muita graça. Que duro é ser reintegrata *sigh*

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 26 Feb 2007 20:11:33 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Na verdade ao primeiro resultou-me um pouco dificil diferenciar as vossas vozes porque todos falávades co mesmo “meco” sotaque. Mas afinal sim, afinal identifiquei a tua perfeitamente.

Está visto que nom vos interessa um caralho o que vos conto neste blogue porque se vos dignades a comentar-me algo é em resposta aos comentários que eu deixo nos vossos blogues ou fotologues ;-p

Thank you for the visiting, anyway! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Zé Pequeno [Visitante] DATE: Mon, 26 Feb 2007 18:15:41 +0000 URL: http://www.fotolog.com/fame_and_fortune

A que te referes co que nom digem nada? A que nom falei? ;-) Nom será que confundias as vozes? O de pôr-lhe o link ao nome olvida-te, fotolog is such a technology disaster.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 23 Feb 2007 19:15:11 +0000 URL:

O amigo Ra refere-se, com certeza, à odiosa comparaçom que figem no comentário que esta manhã deixei no blogue do pavochungo e nom à comparaçom entre Carod-Rovira e Bieito Iglesias de que vai este post. Desculpas mil e um milhom de obrigados pola visita! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 23 Feb 2007 13:12:00 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

hai comparacións que non deberían facerse nunca!!!
saúdos, susodito suso!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 23 Feb 2007 11:26:51 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Pois entom no passado 5 de Novembro estivem ao ladinho mesmo da casa dos teus pais! Que viva Mourente e que viva também o Projecto Homónimo!!!:-)

----- COMMENT: AUTHOR: Prosciutto Mourente [Visitante] DATE: Thu, 22 Feb 2007 19:30:48 +0000 URL: http://prosciuttomourente.blogspot.com/

Ei a Cristalaria Suso! Isso ‘tá ao ladinho da casa de meus pais! Viva Mourente! Um abraço bem bem forte para toda a “parróquia” e para vós em particuar eh

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 21 Feb 2007 21:19:34 +0000 URL:

E obrigadíssimo também por isto! Acabo de vê-lo :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 21 Feb 2007 21:13:23 +0000 URL:

É engraçado porque todos empregamos a frase atribuindo-lha a Castelao e cada um de nós (Ernesto Vázquez Souza, José Manuel Outeiro, Gerardo Uz e eu) tem uma ideia diferente sobre a sua procedência (Vida Gallega, Sempre em Galiza, cartazismo estatutário e Cousas da Vida, respectivamente). É um grande mistério, é uma comoção ;)

E muitíssimo obrigado, Gerardinho! :)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 20 Feb 2007 16:35:44 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Não faço ideia de onde aparece a frase (nalgum cartaz sobre o estatuto do ‘36????), mas este post-imagem é, simplesmente, sublime.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 19 Feb 2007 23:14:52 +0000 URL:

Muitíssimo obrigado, José Manuel! Parabéns a ti também pola tua brilhante análise… de urina! Ha, ha, ha! Eu tampouco tenho certeza de que a frase atribuida a Castelao apareça no Sempre em Galiza. Umha “diurética” para quem dê a resposta correcta!

----- COMMENT: AUTHOR: J. Manuel Outeiro [Visitante] DATE: Mon, 19 Feb 2007 22:37:28 +0000 URL: http://blogue.outeiro.com

Parabéns polo texto e mais pola composiçom gráfica, que me permito usar hoje mesmo no meu blogue referindo este e o seu autor.

A frase de Castelão acho que é do Sempre em Galiza, mas nom tenho certeza.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 19 Feb 2007 19:00:30 +0000 URL:

Muitíssimo obrigado, caro Ernesto, pola tua resposta. A ver se entre todas e todos conseguimos descobrir a misteriosa procedência da tantas vezes citada citaçom.

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Sun, 18 Feb 2007 18:58:37 +0000 URL:

Pois não. Sinto-o. Não che tenho o meu arquivo em condições!! Talvez nalguma capa de Vida Gallega?

Mas deixo escrito no meu caderno para quando salte a frase atribuida.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sat, 17 Feb 2007 22:40:19 +0000 URL:

:-) Que bom é ouvir-che dizer isso, caro Ugio! Daquela (1993) ainda nom nos conhecíamos mas já era claro que estávamos predestinados! Um abraço muito grande!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sat, 17 Feb 2007 22:34:55 +0000 URL:

Caros Ugio & Edu: agradecido e emocionado somente podo dizer “obrigado por virdes” ;)

----- COMMENT: AUTHOR: Ugio Outeiro [Visitante] DATE: Sat, 17 Feb 2007 21:31:49 +0000 URL: http://extramuros.agal-gz.org

Guardo ainda esse número da revista Eis como um tesouro. De facto, há umas quantas ilustrações tuas por lá realmente geniais: ONAN, Galiza C&B, Galiza/Canárias e o absolutamente mítico Self-Determinator.

----- COMMENT: AUTHOR: Ugio Outeiro [Visitante] DATE: Sat, 17 Feb 2007 21:07:48 +0000 URL: http://extramuros.agal-gz.org

Mostraras-ma tu, a charge, um dia que tinha ido à tua casa por alguma coisa. Foi antes, acho, de a teres enviado ao Cartafol,ou mesmo depois de que ta deram de volta. E, amiguinho, eu tinha de comentar porque isso está demais…

----- COMMENT: AUTHOR: edu [Visitante] DATE: Fri, 16 Feb 2007 23:07:20 +0000 URL:

fantástica!/mola

beijons/muas

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 16 Feb 2007 19:16:07 +0000 URL:

Concordo contigo, amigo Pepe / Pedro de Almeida. Esta era uma piada para o consumo interno. O público alvo desta piada eram as galegas e os galegos da Comunidade Autónoma de Galiza, nom portugalegos como tu. O que eu menos esperava era que o primeiro comentário viesse do além-Minho, mas estas são as agradáveis surpressas que nos depara a internet. Muitíssimo obrigado!

E muitíssimo obrigado a ti também, amigo Uz, embora seja precisamente do “desenho” da parte charge da que menos satisfeito estou ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 16 Feb 2007 19:00:02 +0000 URL:

Do mesmo jeito que “quase todos os dias som after-shave” (Antón Reixa dixit), quase todos os post som post-coitais. Mas este último post (nom foi o derradeiro, como tiveches ocassiom de comprovar) era ademais “coital” no sentido de relativo ao coito, cópula ou tiquetaque sexual X-D Muito obrigado a ti também, amigo Uz!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 14 Feb 2007 12:20:40 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Magnífico o desenho, Suso!

----- COMMENT: AUTHOR: pepe [Visitante] DATE: Wed, 14 Feb 2007 12:16:38 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/novomundo/

É verdade, “cada um foi à sua bola". Mas suas vivências, sonhos e realidades estão, como raramente na sua História, tão próximas de modo a se poderem ajudar mutuamente. Como sempre, nestas coisas, a cultura anda a reboque da pragmática geo-política: o desconhecimento cultural que, de facto existe entre o cidadão comum, é ultrapassado pelo lado profissional e lúdico das relações que se vão criando entre as duas margens do Minho.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Tue, 13 Feb 2007 18:59:10 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Concordo com o Padim em que é um post muito completo; casam muito bem a imagem e o texto, a sério!

Nota: espero que isso de “último post coital” seja último de ser o mais recente, e não ‘último’ com significado de ‘derradeiro’ X-D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 12 Feb 2007 10:31:10 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muitíssimo obrigado, caro Franjo, polos teus amáveis comentários a este meu último post coital. Para mim é um prazer tanto visitar o teu magnífico blogue quanto receber a tua visita no meu. Quando “um dia destes” venhas a Compostela comentamos ao vivo e em directo. Um abraço virtual até daquela!

----- COMMENT: AUTHOR: Franjo Padin [Visitante] DATE: Sun, 11 Feb 2007 16:51:54 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia/index.php

Venho devolver as tuas visitas, meu caro.

O caso é que esta é uma das tuas melhores vinhetas. Inteletualismo e procacidade juntos da mao. Post amorem omne animal triste.

Saúde, hei ir por Compostela um dia destes, ja avisarei para combinar.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 06 Feb 2007 09:54:07 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Os croios som de pedra. De pedra som as lapas etcétera…

Muitíssimo obrigado, carão! E as camisolas (de Lapaman) são para o verão! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Croio's detector [Visitante] DATE: Mon, 05 Feb 2007 17:45:30 +0000 URL:

Já sabes meu fascínio polo Lapaman, eu groupie das praias de Marin’e e bueu. Parabéns polo superheroi, eu quero uma CAMISSOLA DO LAPAMAN!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 05 Feb 2007 09:29:52 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Obrigadíssimo, carão! Ansiosos estamos por saber o que o Íker Ximenes do galeguismo (De Catro a Cuatro) topa a remexer nesses caixotes. Estaremos com os olhos de vidro (e com as restras de alhos) alerta por se acaso. Saúde e Terra!!!

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Sat, 03 Feb 2007 22:57:12 +0000 URL:

Óptimo, caro e escaralhante.

Hei remexer muitos caixotes algum dia à vossa saúde.
Porém, como investigador do oculto, tenho o dever de vos advertir que suspeito que Garcia-Sabell, não era um Bibliotafo, nem um biblioclasta, nem um bibliopirata qualuqer. Era um vampiro. Estai com o olho de vidro alerta.

Saúde

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 31 Jan 2007 19:37:54 +0000 URL:

O “percurso post-manifestaçom polas tabernas do porto rianxeiro” levo-o eu gravado no peito. E nom é, como tu bem sabes, licença poética, que sete anos e três dias depois de fazer aquela animalada (deixando-me levar pola euforia etílico-poético-militar) ainda me doi a contrac(ul)tura osteo-muscular.

E o meu “zulo” da Rua Arcos Moldes era bem “chulo", que desde ele podiam ver-se a diário os “gigantescos” pôr-do-sois (dos que falava Manoel-António no seu epistolário) trás a Serra do Barbança. “Nom tudo em Rianxo é pequeno” (M-A).

Abraços dum de Bueu exilado no bairro da Guadalupe (como vês Sempre em Rianxo embora fisicamente me tope em Compostela).

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 31 Jan 2007 19:06:21 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Nom sei se cho dixo nessa reuniom que tuvestes onte (a que andaredes?) peró o nosso comum amigho Franjho abreu bloghe, Novas de Arqueoloxía, recentemente. Fai-lhe também umha visitinha, hó!

Aleghria a minha ao topar estes dous comentários teus -amigháveis, morracistas e manoel-antonianos- ao reghressar à Angueira de Suso após o pôr-do-sol.

Quando o poeta do Navy Bar seja por fim liberto beberemos pipas de vinho e fumaremos o Cachimbo da Paz (isto nom é umha pipa!) no Aturuxo Bar de Bueu!

----- COMMENT: AUTHOR: candepalheiro [Visitante] DATE: Wed, 31 Jan 2007 17:02:24 +0000 URL:

era xa tempo que o POETA DO MAR estivera na rede

----- COMMENT: AUTHOR: candepalheiro [Visitante] DATE: Wed, 31 Jan 2007 16:59:47 +0000 URL:

Caro amigho susinho,quanto tempo sen nos mirar,onte foi unha
verdadeira ghosada resibir a tua mensagem (estaba nunha xuntansa
co noso amigho franjo ( entre outros);cando o telemovel escomenzou
a bufar e remexerse derriba da mesa.Boto man dele e a mensaxe de
susinho¡que ledicia!.Pois a última ves que nos miramos foi no
Aturuxo, pero eu xa non miraba pois bebera alomenos un canado
de viño(facendo honra do nosso himno)Morraço é tan pequeno que
non se ve no mapa, pero bebendo viño coñecenos o papa…E en
varias ocasoes quisera contactar contigo e non houbo xeito.

----- COMMENT: AUTHOR: Jesu [Visitante] DATE: Wed, 31 Jan 2007 16:18:38 +0000 URL:

Parabéns polo video. Quantas lembranças daquel día em Rianxo!! Mágoa nom ter gravado o percorrido post-manifestaçom polas tabernas do porto rianxeiro, recitando en alto os poemas de “De Catro a Catro” entre taças de ribeiro e gin-tonics. Umha jornada de luta e festa nada durante as cabriolas mentais nas tardes-noites de debates e cafés no teu “zulo” de detrais do colegio de Rianxo (Rúa Arcos Moldes). Apertas dum rianxeiro exiliado no bairro de Sar (Compostela).

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 31 Jan 2007 13:11:06 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Com efeito, foi umha luita sem quartel que começou na quinta-feira 18 e nom terminou até às quatro e dez da manhã da segunda-feira, 29 de Janeiro de 2007. No dia a seguir tinha de levantar-me às oito para vir trabalhar mas, embora nom pudesse publicá-lo aqui até daí a um par de dias por cousa de subí-lo ao YouTube e tal, queria tê-lo pronto para o mesmo dia em que se completavam setenta e sete anos desde a suposta morte de manoel-antónio e sete desde O Gesto de Cachimbo pola Paz (DOM, 28-JAN-07). As altas horas às que terminei nom desculpam mas explicam algumhas das gralhas que cometim na legendagem (escrever “acabar” com “v", por exemplo).

Quando quiseres. Muitíssimo brigado polo convite a dar umha volta nesse pailebote branco, branco como o laço que simboliçava a nossa luita e que, se reparas bem, o mesmíssimo Borobó leva na lapela. Beijocas.

----- COMMENT: AUTHOR: sara jess [Visitante] DATE: Wed, 31 Jan 2007 12:51:37 +0000 URL: http://www.ocartafoldesilencios.blogspot.com

home, Susinho. vostede é todo un superman (mira ti no que andaba el a fedellar estes días todos, empechado na oficina pelexándose cos videos e a tituladora…). pois o seu traballo quedou moi digno, isto tamén se chama recuperar a memoria histórica. non só pola memoria, senón porque a min tamén me toca fondamente, manoelantoniana coma son. está vostede convidado a dar unha volta en pailebote branco cando o desexe. beijocas.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 30 Jan 2007 12:35:42 +0000 URL:

É que há funcionários e funcionários. O próprio Castelao, quem, já agora, tinha sérios problemas de “vista", também exerceu como servidor público em Ponte-Vedra. Eu próprio… :-)))

http://www.museocastelao.org/vida/biografia.html

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Tue, 30 Jan 2007 11:21:55 +0000 URL:

Obrigadíssimo carão :-) Em concreto, o lance da Subdelegação ponte-vedresa sucedera quando desde a Federação ajudávamos a organizar, na altura em que já a peste atingira a ria, as massivas e históricas manifestações de Nunca Mais-Vigo. Naquela conversa houve um link verbal co ?the invisible man?. O meu interlocutor da subdelegação dissera que sem os regulamentares quinze dias de antecedência e permissão (ele!) ?não via? motivo para convocar manifestação nenhuma; se calhar, uma concentração, sempre com garantia de não realizar movimentações na via pública. Mais não via…Acho que aquele funcionário mesmo escutou risos de Castelao desde a rua da Oliva. Bjs.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 28 Jan 2007 19:12:07 +0000 URL:

Dava um romance detetivesco, concordo contigo, e dava um filme noir também.

Na mudança do milênio tinha a ideia de fazer um falso (?) documentário sobre O Sequestro de Manoel-António. Sete anos depois ainda nom o figem mas, como vês, nom me esqueço do assunto. Com efeito “esta é uma teima que compartilhamos".

Queria ter publicado hoje mesmo, 28 de Janeiro de 2007, septuagésimo sétimo aniversário da morte (?) de M-A, o vídeo que gravamos na concentraçom que, tal dia como hoje, há sete anos, celebramos na rianxeira Rua d’Abaixo. Estamos trabahando en eyooo mas hoje já nom vai poder ser. Permanez, no entanto, atento ao ecrám.

Um grande abraço, irmao na fé manoel-antoniana,

Suso.

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Sun, 28 Jan 2007 18:53:39 +0000 URL:

Sim tens razão caro, e alguma mais gente tem comentado de quando em quando. O que queria dizer é que continuamos sem novas dos papéis.

De facto várias pessoas, algumas conhecidas polo seu patriotismo outras polo seu bibliopiratismo têm-se tentado achegar desses papéis na Barrié. O último que soube deles -isso foi há uns anos- é que não estavam ainda bem arrumados ainda.

Esta é uma teima que compartilhamos. Que seria dos papéis? A verdade é que dá para argumento de romance detetiveso. Sabell, depois de anos a negar que os tinha chegou a dizer-lhe a Ajeitos que os estaviara.

Provavelmente seja isto, para terminar o esperpento, que os perdeu, ou os deixou num banco dun parque ou cafetaria de Compostela.

Abraço.

Ernesto

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sun, 28 Jan 2007 11:09:27 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Bom, caro Ernesto, isso nom é de tudo certo. Miguel López Calzada, Miguel Anxo Fachado Baquedano e a mesmíssima Fundaçom Barrié sim o figeram. Dá-lhe umha vista de olhos à coluna lateral direita da página 13 do número 10 (Setembro de 2003) do Novas da Galiza e verás.

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto [Visitante] DATE: Sat, 27 Jan 2007 23:52:39 +0000 URL:

Por certo,

Logo que morreu Sabell e dado que este vendera pouco antes a sua magnífica, estupenda soberva e e inconmensurável livraria de bibliopirata a uma fundação dessas, nunca mais ninguém volveu falar nem da biblioteca, nem do tomo misterioso anunciado para Galáxia, nem dos manuscritos famosos…

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 19 Jan 2007 17:59:52 +0000 URL:

Que sorte a tua, saber francês e poder ler o Charlie Hebdo! Compro-o sempre que vou à França mas, para além de “mirar os santos", pouco mais podo fazer!

----- COMMENT: AUTHOR: O de Berçeo [Visitante] DATE: Fri, 19 Jan 2007 17:35:24 +0000 URL:

Pois sí que semella que en portugués, e disque tamén en castellano, hai o palabro.Só que eu só o oira ou lera até agora en Francés, donde é a palabra habitual para os semanários, tamén abreviada en “hebdos".
Nunca apagarás o router,
sen unha cousa máis saber
(rímese coas “liçenças” debidas)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 19 Jan 2007 11:46:18 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Na nossa língua das borboletas (que também é a tua, caro Gonçalo de Berçeo e que, como dizia Castelao, vive e floresce em Portugal) “hebdomadário” (do latim “hebdomadariu") é sinónimo de “semanário” ou “periódico semanal". Que se é umha “licença” perguntas-me incisivo? Para algo estam os sinónimos, digo eu…

Muitíssimo obrigado polos teus amáveis (Sinóns. Afectuosos, agasalheiros, simpáticos; agradáveis, amenos, deleitosos) comentários! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Gonçalo de Berçeo [Visitante] DATE: Fri, 19 Jan 2007 11:09:47 +0000 URL:

Mami qué será o que ten o preto (o de Ana Rosa d’España)?
Saudos Suso, o que non sabía eu é que na vosa língua das bolboretas lusitanas decides “hebdomadário", coma en francés? Ou é unha “licença” que te permitiches ti?
Intrigado fico.Moi boa páxina,xa debe ser das mellores da BD galega e das afotos curiosas con retranca.Pero tamén tes que voltar ao papel,o-pa-pel tío, anímate.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 18 Jan 2007 13:18:05 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muito obrigado, Lombar. Ainda que mais que onírico o Grande Irmao, o que é, é omnipresente ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Wed, 17 Jan 2007 17:23:33 +0000 URL:

Genial, Suso (quase onírico). Coloquei a foto como fundo do ecrã.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 16 Jan 2007 11:02:16 +0000 URL:

Padim, Uz, mui agradecido! :-)

Padim, qualquer cousa de errado acontece co teu blogue. Até três vezes tentei ontem, sem sucesso, deixar um comentário à tua magnífica “Crónica do círculo lítico da Mourela". Hoje voltei a tentá-lo e tam-pouco :-(

A tua história aparece hoje na capa do Chuza.Org. Chucei-na eu ontem e foi a minha primeira vez :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Padim [Visitante] DATE: Tue, 16 Jan 2007 09:03:12 +0000 URL: http://www.blogoteca.com/arqueoloxia/index.php

Meu caro Suso, se mo contan non o crería. As veces, a realidade supera calquera ficción. GraZÇSas pola tua visita.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Mon, 15 Jan 2007 14:33:01 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Diós e rediós! A foto é boíssima!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 15 Jan 2007 10:36:26 +0000 URL:

Ha, ha, ha! Muito obrigado, Uz, pelo aviso! (e muito obrigado ao Berto também pola publi).

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sun, 14 Jan 2007 20:09:14 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

A ligação de antes é longa de mais. Utiliza esta:

http://chuza.org/historia/fraudator-multiplier-apresentada-possivel-fraude-cientifica-em-compostela

E olha para o comentário número #11, do Berto.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sun, 14 Jan 2007 18:49:44 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Ó vaites, quê decepção… :-D

A todo isto, olha o que há em Angueira de Suso: http://chuza.org/historia/fraudator-multiplier-apresentada-possivel-fraude-cientifica-em-compostela#comentario-11

Um outro abraço para ti. Um prazer seguir-te lendo :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sun, 14 Jan 2007 16:05:13 +0000 URL:

Muitíssimo obrigado, Gerardinho, pelos teus como sempre amáveis comentários. Celebro que adorasses tanto a sessão fotográfica (foto analógica ainda) quanto a minha crónica do concerto do Caetano em Vigo. Muitíssimo obrigado, mais uma vez!

P.S.: Sinto decepcionar-te mas os meus conhecimentos de Photoshop (e, aliás, das revistas direcionadas ao público masculino) são apenas “a nível de usuário” ;-p

Um grande abraço para ti também,

-suso

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sun, 14 Jan 2007 15:51:16 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

“MADRID. O cómic galego arrasa fóra. A Fundación Feima decidiu ampliar polo menos até o 1 de febreiro a mostra sobre a banda deseñada de autores do país que inaugurou en decembro, ante a espectacular acollida” (Galicia Hoxe. DOM, 14-JAN-07).

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sat, 13 Jan 2007 17:52:41 +0000 URL: http://caminhos.gzpt.org

Fixe a sessão fotográfica, meu!
Por certo, fazendo um repasso polo teu blogue, dizer que adorei o artigo/crónica sobre o concerto do Caetano Veloso em Vigo City (ler ‘Vaigo Síti’, http://www.agal-gz.org/blogues/index.php?blog=28&cat=232).

PD: tu que tanto gostas do Photoshop (ao menos no aspecto ténico), bem nos podias ilustrar sobre os filtros, efeitos ou procedimentos que se usaram com as fotos de, ehm, AMR :-p

Um abraço grande,

- uz

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 12 Jan 2007 12:21:48 +0000 URL:

“Quando o rio soa, água leva", como diria o Superpiñeiro: “TVG recupera a Piñeiro para un espazo vespertino de entrevistas” (La Voz de Galicia, 11-JAN-07) (Via Chuza!)

----- COMMENT: AUTHOR: sarajess [Visitante] DATE: Mon, 18 Dec 2006 19:52:05 +0000 URL: http://www.ocartafoldesilencios.blogspot.com

vergonZa naZonal

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 18 Dec 2006 18:56:46 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Assim saia o “Sol” POR Antequera PARA fazer concorrência ao “Expresso", daquela ;-)

E “trocando de terço” (mas continuando com os decalques superpinheiristas): O X. M. Piñeiro nom deixara durante umha temporada plantado o Supermartes da TVG para ir apresentá-lo ao Canal Sur?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 18 Dec 2006 09:54:07 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Beiçom a ti, amigo Xosé, polo teu simpático comentário. É por cousas como esta polas que paga a pena manter um blogue. Saudações a essas abençoadas terras catalás, onde tam bons amigos temos (ver barra lateral) e um conselho: permanece atento a este ecrám, Casa Suso (Nou Barris, BCN) proximamente em Angueira de Suso ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Xosé [Visitante] DATE: Sun, 17 Dec 2006 13:16:18 +0000 URL:

Non vexas o que me puiden rir, Suso!!
O meu nome non é Suso, é Xosé. Agora vivo en Barcelona, pero até hai ben pouqui-
ño vivía na Galiza, conretamente en Silleda, de onde son, e traballaba en Lalín,
concretamente en Dez Tv, facendo a publicidade. Así que xa ves, eu son o “irres-
ponsábel” que lle fixo este spot a Serviauto Suso e mesmo unha das dúas
voces que hai é a miña. Se te preguntabas por que leva ese tema musical de
fondo (o de U2), desgraciadamente non hai ningunha cuestión narrativa ou senti-
mental detrás, simplemente está ahí por uha cuestión de ritmo e de oportunidade
no momento en que se comezou a emitir o spot.
Polo demáis Serviauto Suso está moi ben e o dono, Suso, é unha rapaz moi
xeitoso e bo tipo, así que se algún día te pasas por Lalín faille unha visita
e dalle saúdos da miña parte.
Graciñas por facerme botar unhas risadas e unha aperta desde terras catalanas!!
Xosé G. Filloy.

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Fri, 15 Dec 2006 22:03:27 +0000 URL:

Mais cornadas da a fame e quem foi a Sevilha perdeu a sua cadeira.
http://www.lacoctelera.com/yaestaellistoquetodolosabe/post/2006/10/25/-el-se-fue-sevilla-perdio-su-silla-

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Fri, 15 Dec 2006 14:52:44 +0000 URL:

…por Antequera !?. Toda a gente sabe que o Sol saiu para fazer-lhe competência ao Expresso ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Thu, 14 Dec 2006 16:11:48 +0000 URL:

:-Obrigadissimo, eugeniote.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 14 Dec 2006 11:42:42 +0000 URL:

Dr. Cat, admirat, parlem en privat? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 14 Dec 2006 10:40:47 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

P.S.: Talvez tenhas razom e devia ter explicado no texto do post que o nietísimo em realidade nom é neto do Generalísimo mas… é que nom queria enlear-me mais! Celebro que gostasses da minha charge! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 14 Dec 2006 10:31:02 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ficaches “sem palavras” mas nom “sem comentários". Muitíssimo obrigado, caro!

----- COMMENT: AUTHOR: Dr. Cat [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 23:18:20 +0000 URL: http://www.catigat.org

Irmao Susinho em la loita subver-barr,

Per a quan la creació d’un dvd amb tots els articles de la Va.ca. tenim intenció de fer una exposició al Cap i Casal (BCN) sobre el que la va.ca. Necessitem vestuari, pancartes, logos, etc. i si pot ser hem de fer-ho coïncidir amb una recopialació de butxaca de l’extinta i malograda web.

No ens ho pdem deixar perdre!
Compteu amb l’or fenici (català) per aquesta empresa!

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 20:16:22 +0000 URL:

Fiquei sem palavras hahahaha

----- COMMENT: AUTHOR: sus0 [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 17:26:14 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Muuuitíssimo ubregado, Sub… -reptício amigo!
Snif! :’-)

----- COMMENT: AUTHOR: eugeniote [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 17:00:58 +0000 URL: http://extramuros.agal-gz.org

Eu sei que não é o mesmo, mas… cá está um recordação da VA-CA…

http://web.archive.org/web/*/http://www.va-ca.org

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 12:35:13 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Quanto ao meu tocaio “castelhanito", por um momento pensei que estavas a falar em mim porque eu, a falta de umha opçom “Galiza” (Green Corner), sempre me cadastro na “Greenland” (Terra Verde) ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 12:34:29 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muito obrigado, caro Post Scriptum, mas creio nom ter cometido erro nengum. Se reparares bem no post observarás que nietísimo está escrito assim, em itálica e em espanhol, porque, tal como sinala a wikipedia hispana no verbete correspondente (V. link), por essa alcunha é também conhecido o Pocholo apesar de nom ser neto do General(ísimo):

“Es conocido entre otras cosas por sus vínculos familiares, aunque le llaman “nietísimo” es sólo sobrino del yerno de Francisco Franco, Cristóbal Martínez-Bordiú, el Marqués de Villaverde".

----- COMMENT: AUTHOR: post scriptum [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 12:09:28 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

por certo, te va molar: http://www.suso.gl/

Um rapaz galego que registrou o seu nom com o domínio de Gronelândia.

----- COMMENT: AUTHOR: post scriptum [Visitante] DATE: Wed, 13 Dec 2006 11:36:43 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

muahahahaha, genial!

Acho que cometes um erro (bastante habitual) sobre a genealogia de Pocholo. A que é net(íssim)a do ditador é sua prima, Carmen Martínez-Bordiú, a de ^¡Mira quién baila!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 13 Dec 2006 10:53:18 +0000 URL:

luis_en_tránsito_en_garrafado, tou a ver. Já agora, Rainho, pode-se saber de que rias antes? Era do meu vídeo ou era de quê?

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Tue, 12 Dec 2006 18:59:32 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

non, non estivemos. tiñamos pensado ir, pero ao final luis non organizou nada e, xa se sabe que se ra non organiza, non o fai ninguén.
pero sería estupén-dísssimo!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Tue, 12 Dec 2006 09:46:15 +0000 URL:

Estivem, estivem. Assim que vós também estivestes… Acabo de lê-lo no blogue do luis_en_tránsito mas nom entendim nada… Teria sido ‘estupén’ topar-nos :-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Tue, 12 Dec 2006 07:41:39 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

ti tamén estiveches no Porto? case nos vemos…

----- COMMENT: AUTHOR: Antofagasta [Visitante] DATE: Mon, 11 Dec 2006 18:41:12 +0000 URL:

Malandríns! O xeral había sido o gobernante que mellor modernizára-nos en Sudamérica e puxera-nos a altura dos USA. Sois unhos irrespetuosos e desagradecidos.

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Mon, 11 Dec 2006 17:00:17 +0000 URL:

Havemos de enviar lá ao mago Antón para que faça desaparecer o seu corpo exposto.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 11 Dec 2006 14:46:26 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Que bom voltar da “ponte” no Porto e topar os vossos amigáveis comentários feitos desde Berlim, Barcelona e Vigo! Muitíssimo obrigado, amigos! :)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 11 Dec 2006 12:32:55 +0000 URL:

O susismo, como a tristeza, é umha forma de ego-ismo :)

----- COMMENT: AUTHOR: o' lombar [Visitante] DATE: Mon, 11 Dec 2006 11:48:50 +0000 URL:

Estupenda performance, carão. Obrigado pela recordação.

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Mon, 11 Dec 2006 08:48:45 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

XDDDD

----- COMMENT: AUTHOR: camarada 64 [Visitante] DATE: Sun, 10 Dec 2006 23:20:44 +0000 URL: http://www.catigat.org

http://www.vilaweb.cat/www/noticia?p_idcmp=2181862

Susinho,

Llegeix aquest article de Vilaweb. Juntament amb un de El Periodico, s’està fent força ressò de la proposta del canvi d’horari gallec proposat pel BNG. El que trobo vergonyós és que no es mencioni que la campanya ja la va engegar el seu dia la va-ca. Xoriços!, furta-mantes!, dropos!, copiaires!, motllos!.

Els has de contestar:

cartadirector@elperiodico.com

----- COMMENT: AUTHOR: o operador da câmara [Visitante] DATE: Fri, 08 Dec 2006 14:24:06 +0000 URL:

beleza susinho! Logo de tanto tempo esse video nao perdeu a sua pertinência! Bom trabalho.

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Tue, 05 Dec 2006 21:16:19 +0000 URL:

Vas criar um novo género, o susismo

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 05 Dec 2006 12:59:31 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muitíssimo obrigado, meu caro amigo, polo teu amável comentário e mais por despregar-me, na barra lateral, os comentários das pessoas que visitam Angueira de Suso :-)

----- COMMENT: AUTHOR: eugeniote [Visitante] DATE: Tue, 05 Dec 2006 12:40:12 +0000 URL: http://extramuros.agal-gz.org/

simplesmente genial…

----- COMMENT: AUTHOR: post scriptum [Visitante] DATE: Thu, 30 Nov 2006 13:09:10 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

Hum, letra Comic Sans… que crueis som as hemerotecas. :lol:

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 23 Nov 2006 11:49:58 +0000 URL:

“El Dorado era un champú,
la virtud unos brazos en cruz,
el pecado una página web.

En Comala comprendí que…”

;)

----- COMMENT: AUTHOR: sara jess [Visitante] DATE: Tue, 21 Nov 2006 21:48:26 +0000 URL: http://www.ocartafoldesilencios.blogspot.com

“al lugar donde has sido feliz
no debieras tratar de volver"…

;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 17 Nov 2006 19:14:12 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Angueira de Suso: The Place Where Nobody Is A Foreigner, ha, ha, ha.

----- COMMENT: AUTHOR: P.S. [Visitante] DATE: Fri, 17 Nov 2006 17:48:11 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

muahahaha, el lugar donde nadie es forastero.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 16 Nov 2006 16:33:57 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Pois é, caro Panchez, isso foi exactamente o que lhe digem à senhora sargenta. Reconheço que nom estivem muito ocorrente mas… o que lhe vamos fazer? Já digem que nom suporto a má educaçom.

Já agora, o comentário escreveria-lo com a mao esquerda, nom é? Mira que a direita tem de descansar! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: PANCHEZ [Visitante] DATE: Thu, 16 Nov 2006 13:10:31 +0000 URL: http://aduaneirossemfronteiras.org

senhora …. o país e de tod@s !!!!(SUSO SANMARTIN s XXI D.C.)

----- COMMENT: AUTHOR: o'sanma [Visitante] DATE: Tue, 14 Nov 2006 08:42:43 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muitíssimo obrigado, Lombar! A verdade é que o caminho à ’susodita’ oficina estava indicado cumha claridade “cristalina” :-D

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Mon, 13 Nov 2006 11:18:32 +0000 URL:

Fantástica a montagem, o ritmo e sequência, do caminho à oficina, Suso.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 09 Nov 2006 09:52:12 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Sim, eu também estou com vontade de ver-vos a vós. A ver, a ver… :-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Wed, 08 Nov 2006 13:47:51 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

abgheira de sushi?? juassss!!!!!
a ver cando te vemos, sushín!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 08 Nov 2006 12:32:01 +0000 URL:

Procurando na rede um antigo desenho meu, topei por acasso duas referências a este post: uma em Chuza! e umha outra n’As Uvas Na Solaina. Muitíssimo obrigado ao gerardinho2000 e mais ao Marcos Valcarcel, respectivamente :-)

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sun, 05 Nov 2006 11:09:12 +0000 URL: http://madeiradeuz.blogspot.com

Esses malditos capitalistas…!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 30 Oct 2006 12:01:11 +0000 URL:

Eu já o figem (pedir-lhe a Starbucks que cumpra com a Etiópia) e tivem dous e-mails, um de IntermonOxfam e um outro de A. Salafranca (Starbucks-Espanha):

***

Assunto: Gràcies pel teu suport
De: “actua@IntermonOxfam.org”

La carta amb la teva signatura s?ha enviat al correu electrònic de la filial d?Starbucks a Espanya i a la central de l?empresa a Estats Units. El nostre objectiu és aconseguir que la companyia nord-americana assumeixi els seus compromisos amb les comunitats camperoles tot reconeixent la propietat legal d?Etiòpia sobre les denominacions dels seus millors cafès. Et mantindrem informat/ada dels avenços que anem aconseguint en aquest sentit.

Si vols, pots ajudar-nos a difondre aquesta informació entre els teus amics enviant el següent enllaç http://www.comercioconjusticia.com/index.php?file=actua_starbucks_principal.htm.

***

Assunto: [nenhum]
De: starbucks@starbucks.es

Queremos agradecerte tu email.

Compartimos contigo, al igual que con OXFAM, la preocupación por un trato justo a los agricultores así­ como a toda la cadena que incluye desde el agricultor hasta el consumidor…

***

Animar-vos, pedir-lhe a Starbucks que cumpra com a Etiópia!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 30 Oct 2006 10:05:05 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ainda que as hóstias estavam a mais, muito obrigado, mestre Panchez, por aquela magistral liçom de Photoshop recebida um bom dia do passado verao no “Airinhos do Mar” de Cangas do Morraço. Sem a sua inestimável ajuda a aparência da ilustraçom seria, sem lugar a dúvidas, ainda mais rasca ;-p

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 30 Oct 2006 09:52:14 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Starbucks starves Ethiopia!!!
Denantes Mortos Que Starbucks!!!

Pidamos a Starbucks que cumpra com a Etiópia:

http://www.intermonoxfam.org/page.asp?id=1&idioma=1
http://www.intermonoxfam.org/page.asp?id=1&idioma=2

----- COMMENT: AUTHOR: eugeniote [Membro] DATE: Mon, 30 Oct 2006 03:29:37 +0000 URL: http://www.agal-gz.org

ora… está visto que Strubucks está a favor da starvation.

----- COMMENT: AUTHOR: PANCHEZ [Visitante] DATE: Fri, 27 Oct 2006 21:37:32 +0000 URL:

pois nom nom e a primeira vez…. PLASSSSSS!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 20 Oct 2006 10:58:38 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ha-ha-ha! Nom ‘cola’, nom, mas muito obrigado polos teus dous comentários! O jogo da foto da esquina inferior esquerda é-che mais bem tipo assim: http://www.aguasdemondariz.com/esp/juego.htm

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 20 Oct 2006 06:51:38 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

bueno, non cola, non?

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 20 Oct 2006 06:51:03 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

pois se ela fixo as dúas de abaixo, ela está calva.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 18 Oct 2006 16:29:25 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Surpreendido, senhor Panchez? Nem que fosse a primeira vez que a vê! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: PANCHEZ [Visitante] DATE: Wed, 18 Oct 2006 14:45:46 +0000 URL:

OOHH Q BONITA ILUSTRAÇOM

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 16 Oct 2006 11:00:12 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

“Colonialismo
Não passará
Imperialismo
Não passará
Veio da mata
Um homem novo
Do M.P.L.A.”

(Zeca Afonso)

Com profunda emoçom observo no ClustrMapamundi que no dia de hoje, 16 de Outubro de 2006, segunda-feira, acabo de receber a primeira visita desde um dos PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Desde Angola, capital Luanda, concretamente.

Seja bem-vinda/o, cara/o irmã/irmão, a Angueira de Suso, o sítio do Suso Sanmartin na blogosfera armilar!!! ;-p

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 16 Oct 2006 08:48:31 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Meu dito, meu feito! Muitíssimo obrigado, caro Zé! O pascer, ehem, o prazer foi meu ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: [Visitante] DATE: Sun, 15 Oct 2006 15:00:56 +0000 URL: http://www.fotolog.com/fame_and_fortune

Um abração, Susinho!!! Foi óptimo vê-lo onte por aqui!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 09 Oct 2006 18:20:13 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Conque a CA-CA, eh? Nom, se eu já me cheirava algho!

----- COMMENT: AUTHOR: Croio's detector [Visitante] DATE: Mon, 09 Oct 2006 17:53:50 +0000 URL:

pois eu sei quem o fijo tudo isso das pintadas….a KK neno! obrigadão pola piada e polo artigo, ri muito e descobri realmente cousas muito interessantes que nem sabia…a gente mira-se!

----- COMMENT: AUTHOR: Ernesto Vázquez [Visitante] DATE: Fri, 06 Oct 2006 11:59:43 +0000 URL:

Oe, na página do Consello da Cultura pode-se baixar o Informe oficial da Biblioteca e hemeroteca da Cidade da Cultura de Galicia (sic). São as melhores 31 páginas de humor que levo lido em vários anos a respeito de bibliotecas e hemerotecas. Estão escritas em puro galego dos 80 e revelam um desconhecimento total do presente electrónico, virtual e maravilhoso, emfim do que as bibliotecas são.

Saúde para ti e dinamita para eles.

----- COMMENT: AUTHOR: Emilio Pérez Touriño [Visitante] DATE: Thu, 05 Oct 2006 10:20:55 +0000 URL: http://www.elcorreogallego.es/index.php?idMenu=3&idEdicion=289&idNoticia=88313

“No seré quien entierre, le meta piqueta o dinamite cuatro contenedores culturales que costaron millones de euros de todos los gallegos".

----- COMMENT: AUTHOR: Visitante [Visitante] DATE: Wed, 04 Oct 2006 19:26:41 +0000 URL:

http://img205.imageshack.us/img205/5945/gaias7ks.jpg

----- COMMENT: AUTHOR: Um [Visitante] DATE: Wed, 04 Oct 2006 19:20:05 +0000 URL:

Pois fagámo-lo então. Demoliçom!!!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 04 Oct 2006 16:38:18 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Chegou, chegou. Acabo de vê-lo. Muitíssimo obrigado, súper-amigo!

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Wed, 04 Oct 2006 10:49:52 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

susoooo!!! mandeiche un mail, no te chegou?

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Wed, 20 Sep 2006 08:32:00 +0000 URL: http://madeiradeuz.blogspot.com

Suso: pois sim, já sabes quem sou… mas agora tenho curiosidade por saber quem pensavas que era :-D

Merda: (usarei o teu alcunho para me referir a ti) suponho que as críticas são aceites, e a prova é que os teus comentários seguem aqui. Com o de “companheiro do Reino da Espanha (espanhol, se o preferires)", nem muito menos pretendia insultar-te. Como pode ser um insulto denominar-te/-nos espanhóis, sobretudo vivendo nesta EspaÑa tão plural a nossa?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 13 Sep 2006 23:29:02 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Que sorte a tua, amigo Giao, que te convidam a mariscadas! Polo preço já nom che pergunto entom mas… que tal a relaçom quantidade-qualidade? Muito obrigado pola ’susodita’ referência. As corunhesas Marisquerias Suso (1 e 2) aparecerám um dia por Angueira de Suso, bem como todos esses topônimos que amavelmente sugeres.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Wed, 13 Sep 2006 20:00:20 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Uz: On vaig dir “maca” dic “maco". Ara ja sé qui és i no és qui jo pensava, ehem. Des d’Alacant amb estima.

El Niño de la Guía: Que bom voltar a ter comentários teus! Quando puderes comentar algo fala-me dos teus novos projectos, vale?

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Wed, 13 Sep 2006 18:41:26 +0000 URL:

hahaha im-pressionante

----- COMMENT: AUTHOR: Giao [Visitante] DATE: Sun, 10 Sep 2006 20:12:35 +0000 URL: http://giaosp.blogspot.com/

Nom faz muito que me convidarom a uma mariscada em casa Suso, na Corunha http://suso.restaurantesok.com/aquiok/detallrest.jsp?id=994&prov=A%20Coruña.
Também seria interessante ver os lugares tocaios como Vila de Suso em Oia, Susovila em Vila de Cruzes e muitos outros que haberá.

----- COMMENT: AUTHOR: merda de portugues [Visitante] DATE: Sun, 10 Sep 2006 16:36:23 +0000 URL:

Aclaracións:

lixo-spammer, pase o de lixo, spammer iso non, busca no teu diccionario o senso do termo spammer.
compatriota do Reino de España (español) ¿tratase dun intento de insulto?

Dandolle unha volta o teu razoamento, se non che gusta que te critiquen non escribar. carallo…

Non o silencio complice, en galicia en galego.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sat, 09 Sep 2006 13:30:41 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

:-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sat, 09 Sep 2006 12:48:19 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Moltes gràcies per tot, maca! Precisament sóc al cyber per a comprar per internet un bitllet a BCN per a sortir avui mateix. Vull passar la Diada Nacional de Catalunya amb els meus amics catalans i practicar una mica el poc català que vaig aprendre l’any passat. Beijos/Petons.

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sat, 09 Sep 2006 09:57:18 +0000 URL: http://madeiradeuz.blogspot.com

Esta é boíssssssssssssssssssssssssima!

----- COMMENT: AUTHOR: Uz [Visitante] DATE: Sat, 09 Sep 2006 09:53:58 +0000 URL: http://madeiradeuz.blogspot.com

Jo crec que l’imatge està molt bé… no sé si decantar-me pel disseny a color o blanc i negre ;-)

Pois nada, Susinho, como todos os meses, lemo-nos no Novas, casa comum.

Aproveito esta intromissão na tua casa (se mo permitires) para mandar uma mensagem ao lixo-spammer aparentemente anti-luso-reintegracionista: compatriota do Reino da Espanha (espanhol, se o preferires), se não gostas, não venhas. E ponto redondo (mira tu que fácil!).

Saúde/salut, Suso!

----- COMMENT: AUTHOR: merda de portugues [Visitante] DATE: Fri, 08 Sep 2006 10:55:53 +0000 URL:

en galicia en galego

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 08 Sep 2006 10:38:43 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Ha, ha, ha. O píxel com sangue entra. Tradiçom e modernidade.

----- COMMENT: AUTHOR: panchez [Visitante] DATE: Fri, 08 Sep 2006 07:31:52 +0000 URL:

ahiiiiii susinhoooooo nom te me centras ,nom te me centras !!!
PLAAAAAAAS!

----- COMMENT: AUTHOR: un galego [Visitante] DATE: Thu, 07 Sep 2006 15:30:01 +0000 URL:

merda de portugues

----- COMMENT: AUTHOR: sara jess [Visitante] DATE: Wed, 23 Aug 2006 16:41:07 +0000 URL: http://www.ocartafoldesilencios.blogspot.com

susinho, sempre um praçer lerte.
ja atoparei algum cartaz co teu nome.
beijinhos.

saudade.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 21 Jul 2006 13:22:54 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Quando combinemos no susodito bar de Teis para tomar qualquer cousa (uma Pepsi-Cola, por exemplo) e falar das nossas cousas, podemos aproveitar para selar uma dessas “Loterías y Apuestas del Estado", a ver se há sorte :-)

----- COMMENT: AUTHOR: lombar [Visitante] DATE: Thu, 20 Jul 2006 16:22:18 +0000 URL:

Por nada, caro amigo. Olha que o “Bar Suso", ademais dos serviços habituais do seu ramo, ministra também cursos de estatística e contabilidade (1x2 bonoloto) em grau (primitiva) de iniciação. ;-) Abraço.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Mon, 10 Jul 2006 16:43:09 +0000 URL:

Agora foi que compreendim a tua piada ou anedota! (como se dirá isto em gíria?). Taiwan/Formosa, ha, ha, ha.

----- COMMENT: AUTHOR: lombar [Visitante] DATE: Mon, 10 Jul 2006 15:31:37 +0000 URL:

Era palavraria http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiwan. Bjs.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 07 Jul 2006 16:42:27 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Muito obrigado eu a vós os dous, Lombar e El Niño. Como que “taiwaneses", Lombar!?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 07 Jul 2006 16:38:01 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Muito obrigado e bem-vinda, Martinha. Se andavas à procura do “elo” perdido, acabas de encontrá-lo ;-) Um beijo pra ti também.

A muita honra, Bis!

----- COMMENT: AUTHOR: bis [Visitante] DATE: Tue, 04 Jul 2006 09:35:06 +0000 URL:

falócrata

----- COMMENT: AUTHOR: Marta [Visitante] DATE: Mon, 03 Jul 2006 18:17:02 +0000 URL:

Parabens!! venho de descubrir o angueira e por elo tambem parabens. Um beijo

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Mon, 03 Jul 2006 16:45:14 +0000 URL: http://aranheira.net

Fermoso, nom o lera :)

----- COMMENT: AUTHOR: lombar [Visitante] DATE: Sun, 02 Jul 2006 15:14:27 +0000 URL:

Formoso o texto do Caetano, e muito formosa a tua crônica, Suso. Com licença, bjs taiwaneses ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Thu, 29 Jun 2006 17:23:35 +0000 URL:

Muito obrigado, Post Scriptum! I moltes gràcies, Camarada 64! (encara que crec que em confon amb una altra persona, animal o cosa).

----- COMMENT: AUTHOR: camarada 64 [Visitante] DATE: Tue, 27 Jun 2006 10:08:42 +0000 URL: http://www.catigat.org

Benvolgut Suso,

Si punxes el bloc de Vilaweb començat per D: Dr.Cat. L’esgarrapador, et trobaràs a tu mateix lincat a la secció Món ciber-freak. Si no et sembla bé la secció on t’ubiquem et demanem una suggerència adequada. Per altra banda ens plauria que participessis del bloc com a escriptor que mou els fils dels pensaments del Dr. Cat. Una ment tant anticolonial no es pot desaprofitar d’aquesta manera pels nostres lectors.

Camarada 64

----- COMMENT: AUTHOR: post scriptum [Visitante] DATE: Mon, 26 Jun 2006 20:30:26 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

agora só che falta plantar um filho, escrever uma árvore e ter um livro. bom, talvez um livro já o tenhas :)

parabéns, enciclopédico!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 23 Jun 2006 09:56:01 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Eugénio: se nom é ao menos eu identifico-me mais com ela que coa do santo varom ;-P

Ra: porque achas que eu nom cho mostrei a ti, eh? ;-P

El Niño de la Guía: Muito obrigado :)

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Fri, 23 Jun 2006 07:43:20 +0000 URL: http://aranheira.net

Parabéns :)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 23 Jun 2006 06:53:40 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

joder, e eu ensinándolle o cu a un famoso!

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 23 Jun 2006 06:49:48 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

ai, claro. jeje
super_ra@lanevera61.com
ou entra na web do meu curro e aí tamén veño (mira que era fácil, eh!)
8p

----- COMMENT: AUTHOR: eugeniote [Membro] DATE: Thu, 22 Jun 2006 22:52:26 +0000 URL: http://www.agal-gz.org

É que não é par menos, caro… A tua foto é a do peixe, não é? :-P

----- COMMENT: AUTHOR: o'sanma [Visitante] DATE: Thu, 22 Jun 2006 18:09:13 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

E a que endereço cho envio, Ra? ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Thu, 22 Jun 2006 13:09:31 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

o’sa, mándame un mail co teu enderezo para poder enviarche as fotos, ahda, ho!

----- COMMENT: AUTHOR: o'sanma [Visitante] DATE: Tue, 20 Jun 2006 11:26:05 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

En gallec i en català parlem igual! Uma figa, em galego, é exactamente o mesmo que em polaco, El Niño de la Guía, mas assemelha que ao Sr. Estraviz (também ao Sr. Priberam) lhe dá pudor defini-la assim.

Muito obrigado, Bis. Nom perdas essa “vis cómica” ;-P

----- COMMENT: AUTHOR: bis [Visitante] DATE: Mon, 19 Jun 2006 08:11:16 +0000 URL:

A falta do resto da camisola a Urodríguez pode ser todo um éxito no próximo apóstolo, só precissa de um pouco de ‘marketing’

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Sun, 18 Jun 2006 11:38:58 +0000 URL: http://aranheira.net

4 f vulg Parts genitals externes de la dona.

Em polaco, of course

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 16 Jun 2006 15:42:38 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Se me chamasse Vigo teria-o muito mais fácil, com efeito querido Ra, o que acontece é que Vigo é um nome bem mais frequente como topónimo do que como antropónimo:

Para além da cidade olívica, nos Concelhos de Boqueixom, Cambre, Carral e Paderne há cadansua freguesia chamada Vigo; Vigo é também um lugar da freguesia de Mariz (Concelho de Chantada); no Principado das Astúrias, na Seabra samorana e no estado de Indiana (EE.UU.) tenhem o seu Vigo também.

Porém, homens chamados Vigo só conheço o actor Viggo Mortensen, o diretor Jean Vigo e mais o humorista Vigo T. Arrocet ;-)

P.S.: E envia-me as fotos do Anghara/Angheira quando puderes, Ra, nom te agobies :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 16 Jun 2006 15:34:49 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

O que me contas, el niño de la guía? E que fam os de “assuntos internos” que nom lhe retiram a placa ao meu tocaio? :D

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 16 Jun 2006 07:19:22 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

porcier, se te chamases vigo aquí teríalo moito máis fácil pra atopar establecementos vigoditos. hai miles

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 16 Jun 2006 07:16:58 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

uis, teño que mandarche as fotos do angueira

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Thu, 15 Jun 2006 19:36:56 +0000 URL: http://aranheira.net

Se recordo bem, a “peluquería” é dum policia que trabalha ilegalmente ai. A cousa é que os polis tenhem dedicaçom exclusiva (penso) e el corta o pelo igual. O dono do bar do lado “Bar O Cruceiro” cháma-se Suso também :D

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Tue, 13 Jun 2006 15:56:11 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

I Love You Too, Dear JR! :) [Ruborizado]

----- COMMENT: AUTHOR: Vogal [Visitante] DATE: Tue, 13 Jun 2006 15:29:47 +0000 URL:

A piada das gallescuelas, ao melhor por evidente parece-me uma genialidade do meu caro amigo Suso…Isso é o da minhoca, e de se a gente nova pode botar em eurovisão….completam a santa trindade humorística…parabéns!

----- COMMENT: AUTHOR: post scriptum [Visitante] DATE: Mon, 12 Jun 2006 10:45:02 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

El que tuvo, YouTube.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sat, 10 Jun 2006 18:28:23 +0000 URL:

Vou-me para Vigo ("Vigo Capital Lisboa", diriam Os Ressentidos), para celebrar como se merece o Dia de Portugal. Espero que na festa 80’s do Anghara (Angheira?) soem as canções do mítico grupo viguês. “Para Vigo Me Voy” ou, como diria o amigo Luis_en_transito, “piro_vigo".

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Sat, 10 Jun 2006 18:02:42 +0000 URL:

Tenho por aí alguma cousinha antiga que queria publicar e tenho vontade de fazer cousas novas de “vidé_arte” ("vidé” ou “bidé"? “Tube” ou “tuve"?). Daquí a uma horinha saimos para aí, de autocarro, o post scriptum e mais eu. Vemo-nos!!! (ou será “miramo-nos"?).

E falando em ver/mirar: vês/miras correctamente todas as imagens do blogue? É que eu vejo umas sim e outras nom, dependendo do navegador, e nom sei mui bem o que se passa!

----- COMMENT: AUTHOR: Luis_en_transito [Visitante] DATE: Sat, 10 Jun 2006 17:51:17 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/8-luis_en_transito

vaste adicar o vidé_arte !!!!! ben ;-)

esperemos que non fagan como estos

http://www.alt1040.com/archivo/2006/05/23/myspace-le-saca-copyright-a-tu-vida/

----- COMMENT: AUTHOR: Fruna [Visitante] DATE: Fri, 09 Jun 2006 09:30:53 +0000 URL: http://www.quimbarreiros.pt/

Não sei se foi melhor o escalope com molho de cogumelos de Ver-Gondo ou ter conhecido ao espantoso Panchez. Um beijão, meus.

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 09 Jun 2006 08:52:37 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

8P

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 09 Jun 2006 08:46:21 +0000 URL:

Welcome, caro Luis_en_transito, a um sítio como este, encabeçado por um sinal de trânsito. Isso é o importante, apreendermos uns dos outros (barra as)… e divertir-se!!! Um abraço pra ti também :-)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Fri, 09 Jun 2006 08:24:26 +0000 URL:

Thank you very much, dear ra, mas para histórias maravilhosas a da espinha na sua bunda ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Fri, 09 Jun 2006 07:31:46 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

snif!
what a beautifull story!

----- COMMENT: AUTHOR: Luis_en_transito [Visitante] DATE: Thu, 08 Jun 2006 22:10:53 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/8-luis_en_transito

Nenuuuuuu …. canto vou aprender !!!! Unha aperta.

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 08 Jun 2006 10:27:45 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Em galego-português, porsupués! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Thu, 08 Jun 2006 10:13:57 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

conste(leta) que eu esperaba un blog en reintegrata-escué

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 08 Jun 2006 10:04:53 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Mais vale tarde do que nunca, nom é, Ra? Muito obrigado por acudires, presto e veloz, à minha chamada! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: ra [Visitante] DATE: Thu, 08 Jun 2006 09:10:05 +0000 URL: http://lanevera61.com/serendipity/categories/4-pavochungo

xa tardabas!!!
8P

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Mon, 05 Jun 2006 10:29:25 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muito obrigado eu a ti pola visita e polas boas-vindas, caro P.S.! Da susodita foto do que a Ascárida mais gostou foi das Gasosas Feijoo. Tu, no entanto, gostaches mais do “Sprite". É bem verdade que, em termos de refrigerantes, há gostos para tudo ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: post scriptum [Visitante] DATE: Mon, 05 Jun 2006 08:20:48 +0000 URL: http://postscriptum.wordpress.com

Bem-vindo ao blogomundo, Suso! Ainda vim hoje o email onde anunciavas esta Angueira. O melhor do indicador da foto susodita é o esprai “normalizador": 3000 m? 300 km? Quem corrige o corrector?

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Sat, 03 Jun 2006 15:53:06 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org

Muito obrigado, senhor Ailolailo, polo seu comentário. Parabéns ao senhor polo seu galego-português. OpenTrad? É possível? Com o OpenTrad é possível! ;-)

----- COMMENT: AUTHOR: Demetrio [Visitante] DATE: Sat, 03 Jun 2006 15:13:32 +0000 URL: http://www.elcorreogallego.es

Parabéns, menino, prometo ser um fiel seguidor para fornecer de materia prima à minha secçao de polvora.
um abraço,

Demetrio

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Fri, 02 Jun 2006 17:08:40 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Muito obrigado, Xávi! Agora já sabes…

----- COMMENT: AUTHOR: o'sanma [Visitante] DATE: Fri, 02 Jun 2006 11:43:25 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Parabéns a ti por ambas as duas cousas, técnica e lingüística, OpenTradutor! Ah, e muito obrigado! :)

----- COMMENT: AUTHOR: O'Pichi [Visitante] DATE: Fri, 02 Jun 2006 09:11:45 +0000 URL:

parabéns a O’Eugeniote pola técnica e ao O’Sanma pola linguística…see you in the hell!!

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 01 Jun 2006 17:37:12 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

Olá, Lombar! Um olá “como una olaaa…” e muito obrigado pola visita, especialmente num dia como este, em que meia Espanha se encontra, coma ti, com as calças a meia haste.

----- COMMENT: AUTHOR: o'lombar [Visitante] DATE: Thu, 01 Jun 2006 16:46:27 +0000 URL:

Olá e parabéns Suso, embora seja neste dia. Hoje…hoje deixei no tendal as calças a “media asta".

----- COMMENT: AUTHOR: xavi [Membro] DATE: Thu, 01 Jun 2006 15:26:37 +0000 URL: http://mariacastanha.agal-gz.org

Ahhh!, mira tu o que era, eu andava todo intrigado com a que se referia esse Maria Castanha. Pois a ver se vou um dia por esse restaurante.

Alegro-me de ver o teu blogue por aqui ;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Visitante] DATE: Thu, 01 Jun 2006 11:14:29 +0000 URL: http://angueiradesuso.agal-gz.org/

As melhores para fazer experimentos como este!!! :)

----- COMMENT: AUTHOR: ascárida [Visitante] DATE: Thu, 01 Jun 2006 10:20:46 +0000 URL:

Gaseosas Feijoo!!!!

:)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 31 May 2006 22:09:19 +0000 URL:

Sem tempo nom era, nom!

Sabe em que se parecem o meu blogue e mais você? Em que (embora deturpado no seu caso)ambos os dous tenhem nome de topônimo :-)

Agradecido e emocionado!

----- COMMENT: AUTHOR: el niño de la guía [Visitante] DATE: Wed, 31 May 2006 21:26:02 +0000 URL: http://aranheira.net

Bem-vindo de novo, nom era sem tempo ;)

----- COMMENT: AUTHOR: suso [Membro] DATE: Wed, 31 May 2006 14:36:03 +0000 URL:

Muito obrigado a ti, caríssimo Eugénio, polas boas-vindas e por tudo o demais! Sem ti nada disto seria possível! :-)

----- COMMENT: AUTHOR: eugeniote [Membro] DATE: Wed, 31 May 2006 10:16:14 +0000 URL: http://www.agal-gz.org

Muito melhor que o original, onde vai parar! Bem-vindo aos blogues agal-gz, caro. ;-)

-----