« Clube de fãs de MarfulFeliz Ano Novo! »

Ponte Pedonal sobre o rio Douro

18-01-2006

Ponte Pedonal sobre o rio Douro

Olá gente, que já levava uns dias sem aparecer. O primeiro, um saúdo ao Ângelo, um compostelano do Berzo, que vem de estrear um blogue muito fixe aqui em Blogues AGAL-GZ no que nos conta a sua vida lisboeta e outras cousas ;D

Enfim, ao final por fim tive uma resposta de AFAssociados! :D Conto-vos, tenho de fazer um trabalho com AutoCAD para uma cadeira da minha carreira (Engenharia Civil), e topei com esta ponte pedonal por casualidade na internet. Estava a procurar precisamente como é que se diz "pedonal" (agora já sei) em galego-português, e o Google levou-me para ela. Eu já escolhera uma outra ponte pedonal para fazer o trabalho (uma de um projecto que encontrei na biblioteca da minha escola), mas gostei muito mais desta que se vai construir no Porto (entre Porto e Gaia). Não achais que é bem bonita? :)

Ponte Pedonal sobre o rio Douro

Necessito para o trabalho as medidas da ponte para fazer uns planos e a visualização em 3D, e ainda que as posso inventar enviei-lhe a essa empresa portuguesa um email há quase um mês para ver se mas podiam mandar. Depois insisti várias vezes pois não me respondiam (quando quero sou maçador de verdade), e hoje obtive resposta! Parece ser que me vão mandar a informação que lhes pedi, mas o melhor da resposta foi isto:

Caro Xavier,

Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo seu excelente “português escrito”.

Dá muita alegria que te digam isso, hehe :) É claro que o senhor pensará que sendo galego a minha língua é o espanhol, claro, não vai ser o português. Bom, já lhe contarei algo da língua na Galiza quando me envie os planos (antes não, não vá pensar que sou um tolo, hehehe).

Parvadas como esta dão ânimo, e é que já vos contarei o que me escreveu um professor nuns exercícios que lhe entreguei... :( Agora a estudar muito muito (o trabalho da ponte deixo-o para depois dos primeiros exames), que a semana que vem tenho os exames mais importantes, ai!

P.S. Enquanto acabava de escrever o post chegaram-me os planos! Por certo, pareceram-me incríveis os projectos realizados por essa empresa, e já não digamos certos currículos, que nível...

FOI ESCRITO @ 18:40:55 na categoria cousas minhas, blogomilho Link permanente 11 comentários »

11 comentários

Comentário de: sabela [Visitante] · http://www.pepilucibom.tk
Afinal vá-lo fazer desta ponte? Era hora de que che respondessem. A ver se me mandas um correio, que há séculos que nom recebo um teu. :*
18-01-2006 @ 21:50
Comentário de: Meraio [Membro] Email
Fico muito agradecido Xávi pola tua publicidade, tu e o teu blogue sim que sodes fixe! Embora nom perceba nada de pontes... eu só sei de vogais abertas e fechadas e cousas assim que também a ninguém interessam ehehehe...
Um abraço!
19-01-2006 @ 06:45
Ai!, que bem, o senhor português estava mais informado do que eu podia pensar! Isto foi o que me escreveu sobre a nossa língua:
Quanto à nossa língua, é sempre uma grande honra ouvir alguém dar razão a Fernando Pessoa quando dizia que "a minha pátria é a língua portuguesa". A língua ultrapassa fronteiras e identifica culturalmente quem a fala.

Vivi os primeiros 12 anos da minha vida numa aldeia onde havia pessoas que falavam o português com um sotaque que era de facto mais próximo do galego do que do "português das cidades". A riqueza e a diversidade de um povo passam também por aqui.
Ainda há esperança? :D Por certo, se o senhor chega a entrar por casualidade neste blogue espero que não se moleste por reproduzir uma parte do seu email ;)

(Por certo, Ângelo, nom vaias pensar que eu percebo muito de pontes... xD).
19-01-2006 @ 18:58
Comentário de: uma linha [Visitante]
E logo que foi isso que te pôs o mestre?
24-01-2006 @ 02:03
Nom percebo o que quer dizer este último comentário... Explique-se melhor, e se nom lhe incomoda deixe um nome ;)
24-01-2006 @ 21:26
Comentário de: a nai do mestre [Visitante]
ai... do meu nome já nom lembro... vou-lhe muito velhinha, meu neno :)

mas... o que te escreveu o condenado do meu filho nos exercicios aqueles? eu toda a vida a falar-lhe galego na casa pra isto... já o via eu, quando marchou pra La(!) corunha...

conte, conte, que já lhe darei uns bons açoutes!
25-01-2006 @ 19:51
Ah!, já nom lembrava que escrevera isto: "já vos contarei o que me escreveu um professor nuns exercícios que lhe entreguei..."! Pois nada, eram uns exercícios de cálculo, nos que nom há muito que escrever mais que números e equações diferenciais, mas o tipo recomendou-me que lhe escrevesse "en castellano, gallego o inglés" para que ele entendesse. Bom, ainda nom o vim, isso me contou o companheiro que mos recolheu. Quando mos dê já o comentarei ;).

Por certo, amanhã tenho o exame dessa cadeira, e deveria estar estudando! xD
25-01-2006 @ 20:30
Interessante o projecto desta ponte, que eu desconhecia, apesar de ser de Porto-Gaia.

Claro que se formos a analisar melhor e, esquecendo a beleza da obra e a destreza do projecto, concluiremos que é completamente desnecessária, pois uns 10 metros ao lado existe uma ponte mista para viaturas e peões.

Noutro lugar que não aquele, sim, faria sentido.
26-01-2006 @ 20:04
Pensava que a ponte do lado (Ponte Luiz I) nom permitiria o passo de peões, ou que seria dificultoso polo trânsito elevado. No caso de nom ser assim concordo totalmente contigo.
26-01-2006 @ 20:43
É verdade. Noutro lugar faria sentido. Como também faria sentido uma maior ligação fluvial entre as duas margens que é praticamente inexistente. Aliás, existe mesmo um projecto de um taxi fluvial, por parte de um habitante da Ribeira, mas não consegue obter autorização da câmara para operar... Mas isso são outras questões.
30-01-2006 @ 00:17
Comentário de: makeijan [Visitante] Email · http://acitc.blogaliza.org
Acadaches eses planos? Poderías enviarme unha copia polo menos dalgúns?

Gracias

11-01-2007 @ 12:24

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail não será mostrado no site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário (seu e-mail não será exibido.))
mariacastanha.agal-gz.org

Tocando em aberto é o blogue pessoal, agora inactivo, de um gaiteiro-engenheiro (sem ser ainda nenhuma das duas cousas) sócio da AGAL onde fala do que gosta, do que lê por aí, das suas intimidades (sem exceder-se) e do primeiro que lhe sai da cabeça se fica bonito.

Agosto 2014
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Busca

Ferramentas do usuário

Feeds XML

blog tool