« para despistad@s »

Manuel Lugris Freire, reintegracionista

17-05-2006

Manuel Lugris Freire, reintegracionista

Há uns dias, com motivo do Dia das Letras de hoje, o PGL recuperava a transcrição de uma carta do este ano homenageado Manuel Lugris Freire, na que se mostra a sua simpatia com a defesa da unidade linguística galego-portuguesa. A carta ia enviada como nos contam a Álvaro Cebreiro, polos vistos um debuxante que residia em Paris e fervente reintegracionista já naquela altura (para que depois andem a dizer que isto é um invento). E é que aquela Real Academia Galega da que Lugris foi um dos fundadores bastante afastada está do que é hoje...

Na própria carta Lugris emprega uma ortografia unificada, ainda que com compreensíveis erros.

Carta Lugris

Real Academia Gallega 3 Maio 1928
Coruña
Particular

Tenho muito gosto en saudar cordialmente ao meu dilecto amigo e irmão senhor Cebreiro; e decir-lhe-ei que a sua carta sem data que chegou ás minhas maus hontem foi leída com verdadeira satisfacção por ser procedente de pessoa para mi muito grata, e inesquecibel porque guardades o lume dos artistas e a inspiração das almas consequentes á santa Terra Nossa.

Escribo-lhe con grafía portuguesa pela razão de que agora a mocidade galega face tal jeito de modificações que acredito que debemos de voltar os nossos olhos ao portugués, já que não ha meio de concordarmos na escriptura. Nao imos, de certo em ma companhía, embora que algús disseram que isto não é patriótico.

Rogo-lhe que me faga a mercê de saudar no meu nome ao Senhor Bernardino Machado, a quem nao esqueci, e por cuja felicidade fago votos de todo coração.

Muito celebrarei que a sua vida nessa grande vila hache o que mais lle agradare, e tenha sempre en conta que estou desejando o lle dar unha forte e fraternal aperta.

M. Lugrís Freire

Ademais deste artigo, no Portal Galego da Língua, também relacionado com Lugris Freire, Ernesto Vázquez Souza publicou este outro, que vos recomendo.

E se não tendes muita vontade de ler, mas sim de festa, passai-vos polo Festival da Língua, durante todo o sábado dia 20 em Oleiros! &#59;)

FOI ESCRITO @ 02:31:52 na categoria língua Link permanente

3 comentários

Comentário de: meraio [Membro]  
Meraio

Muito bom o artigo Xávi,
infelizmente estas som o tipo de cousas das quais nom se fala nas aulas de “galego".

Mas cada dia somos mais e temos razom! XD

Venceremos!

17-05-2006 @ 03:58
Comentário de: Ernest Vázquez [Visitante]
Ernest Vázquez

Ei, caro. Obrigado por recomedar. Ao seu dispor.

05-06-2006 @ 23:03
Comentário de: xavi [Membro]  
xavi

Obrigado a ti por entrar aqui!

05-06-2006 @ 23:25
mariacastanha.agal-gz.org

Tocando em aberto é o blogue pessoal, agora inactivo, de um gaiteiro-engenheiro (sem ser ainda nenhuma das duas cousas) sócio da AGAL onde fala do que gosta, do que lê por aí, das suas intimidades (sem exceder-se) e do primeiro que lhe sai da cabeça se fica bonito.

Março 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Busca

  Feeds XML

powered by b2evolution free blog software