Neste Natal abramos-lhe as portas ao Apalpador !

18-12-2008

A Associação Vogal pede para celebrarmos todos estas festas recuperando uma figura tradicional do Natal galego como é a do Apalpador.

Aliás, e de acordo com o trabalho de recuperação deste personagem que se está a realizar por diferentes entidades do país, pedimos igualmente para que esta figura mítica que deixa umas castanhas aos nenos depois de lhes ter apalpado a barriguinha por ver se comeram bem, não contribua à uma simples comercialização das festas.

Como apontam desde diferentes coletivos, o Apalpador gosta de presentes feitos a mão!

Neste Natal, abramos-lhe as portas ao Apalpador!

A associação Vogal adere ao manifesto da Agal para o Dia das Letras Galegas

11-05-2008

A associação Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas) assina e adere ao manifesto feito público pola Associação Galega da Língua com motivo do vindouro Dia da Letras Galegas.

A associação Vogal anima também a todas as pessoas a apoiar o manifesto e a participarem na manifestação convocada o próximo 18 de Maio, às 12 horas na Alameda de Compostela, em defesa da Língua da Galiza, seguindo os conselhos de participação emitidos pola Agal :

"Encorajamos-te, portanto, a participar na manifestaçom que sairá o próximo 18 de Maio da Alameda de Compostela às 12 da manhã, apoiando a visibilizaçom do nosso movimento cívico em defesa da língua, juntando-te às organizações reintegracionistas que portem faixas próprias. A faixa da AGAL levará o mesmo lema do Manifesto: "A Nossa Língua é Internacional". Informamos também que desde sectores reintegracionistas foi proposto portar cartazes co nome das localidades dos manifestantes em ortografia galego-portuguesa."



A Nossa Língua é Internacional !

A associaçom Vogal apoia o "Somando Esforços pola Língua"

10-02-2008

Desde a associaçom Vogal queremos fazer público o nosso apoio à jornada "Somando Esforços pola Língua" a realizar-se o vindouro sábado 16 de Fevereiro no Museu Verbum - Casa das Palavras, em Samil (Vigo).

Queremos também animar a todas as pessoas, entidades e colectivos a participarem para procurarmos as vias e somarmos entre todos os esforços para o afortalamento e o futuro da nossa língua.

Ânimo e avante !

Cartaz

A Vogal publica hoje o primeiro capítulo do livro "Três Tristes Sonhos de Princesa"

25-12-2007

A associaçom Vogal, com o intuito de fazer um presente e felicitar as festas a todos, publica hoje em formato digital o primeiro capítulo da obra "Três Tristes Sonhos de Princesa", premiada no primeiro Concurso Internacional Galescola.

A obra autoria de Carlos Figueiras virá a ser publicada pola Vogal no decorrer do vindouro ano. Esperamos no entanto que gostedes deste avanço que disponibilizamos agora.

Boas Festas e Bom Ano Novo !!

Três Tristes Sonhos de Princesa - Vogal - Primeiro Capítulo

A Vogal com a Candidatura do Património Imaterial Galego-Português

25-11-2007

Link: http://www.opatrimonio.org/pt/principal.asp

A Associaçom Vogal quer mostrar, mais uma vez, o seu apoio decidido à Candidatura das Tradições Orais Galego-Portuguesas promovida por diferentes colectivos, entidades e particulares galegos e portugueses para a sua proclamação como Património Imaterial da Humanidade pola Unesco em 2009.

Muitos ânimos e avante !!

null

A VOGAL dá a conhecer o resultado do Concurso "Galescola"

30-05-2007

A Associação VOGAL (Viveiro e Observatório das Galescolas) dá a conhecer hoje, segundo estabeleciam as bases da convocatória, o resultado do Iº Concurso Internacional "Galescola" de Criação de Material Didáctico Infantil:

- na categoria de textos escritos o ganhador é Carlos G. Figueiras, com a obra "Três tristes sonhos de princesa"

- na categoria de arquivos sonoros o concurso fica deserto.

Associação VOGAL
Vigo, 30 de Maio de

Concurso "Galescola"

24-05-2007

O passado 15 de Maio às 24:00, hora galega, rematou o prazo de apresentação de obras ao Iº Concurso Internacional "Galescola" de Criação de Material Didáctico.

O dia 30 de Maio, segundo estabelecem as bases do concurso, serão dados
a conhecer os nomes das obras ganhadoras e os dos seus autores.

Associação Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas)

Convocado o I Concurso Internacional ''Galescola'' de Criação de Material Didáctico Infantil

24-03-2007

Vogal/Galescolas.- A associação Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas) no seu objectivo de promover e favorecer o ensino alargado, certo e efectivo da nossa língua na Galiza, convoca o I Concurso Internacional ''Galescola'' de Criação de Material Didáctico Infantil.

O certame é convocado em duas modalidades, uma de textos escritos (textos, contos e estórias) e a outra de arquivos sonoros (relatos falados ou musicados), estabelecendo-se um prémio para a melhor obra de cada categoria.

As obras deverão ser originais e inéditas e o prazo de apresentação das obras fica aberto até o dia 15 de Maio às 24:00 GMT.
O resultado do Concurso será dado a conhecer o dia 30 do mesmo mes.

As bases do Concurso podem ser descarregadas aqui.

O grupo Galescola disponibiliza materiais didácticos através do seu sítio web

24-02-2007

Vogal/Galescolas.- O grupo Galescola, com o escopo de colaborar com as mães e pais que, apesar dos numerosos obstáculos, continuam a educar os filhos em galego, vem de disponibilizar através do seu sítio web diversos materiais que possam servir de apoio para uma melhor aprendizagem e adquisiçom da nossa língua por parte das meninas e meninos galegos.

Para poder ter acesso aos materiais disponíveis (textos, contos e canções) nom é necessário mais do que cadastrar-se na lista de correios do grupo Galescola.

Impulsionando as Galescolas: Bate palmas!

14-01-2007

Canções e brincadeiras para crianças com a participação do músico Servando Barreiro.

Vogal / Galescolas .- As actividades do grupo Galescola põem-se em andamento o sábado 27 de Janeiro com a apresentação do Bate palmas! actividade lúdico-musical da mão do músico Servando Barreiro. Trata-se de um curso de iniciação à linguagem musical baseado em cantigas, rimas e recitativos tradicionais, destinado a crianças de até 6 anos de idade*. Servando interpretará peças do seu último disco "Som Voltas", junto com outros temas infantis, para espertar nos mais pequenos e pequenas o gosto pela música.

A associação Vogal inicia assim uma série de actividades de carácter itinerante, que quer levar a distintos pontos do país para oferecer às crianças e às famílias um projecto educativo aberto e que funcione realmente em galego.

1 2 3 >>