AUTHOR: vogal TITLE: Neste Natal abramos-lhe as portas ao Apalpador ! BASENAME: neste-natal-abramos-lhe-as-portas-ao-apa DATE: Thu, 18 Dec 2008 07:00:00 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 01. Apresentaçom CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A Associação Vogal pede para celebrarmos todos estas festas recuperando uma figura tradicional do Natal galego como é a do Apalpador.

Aliás, e de acordo com o trabalho de recuperação deste personagem que se está a realizar por diferentes entidades do país, pedimos igualmente para que esta figura mítica que deixa umas castanhas aos nenos depois de lhes ter apalpado a barriguinha por ver se comeram bem, não contribua à uma simples comercialização das festas.

Como apontam desde diferentes coletivos, o Apalpador gosta de presentes feitos a mão!

Neste Natal, abramos-lhe as portas ao Apalpador!

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: A associação Vogal adere ao manifesto da Agal para o Dia das Letras Galegas BASENAME: a_associacao_vogal_adere_ao_manifesto_da DATE: Sun, 11 May 2008 12:25:06 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 06. Actos CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A associação Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas) assina e adere ao manifesto feito público pola Associação Galega da Língua com motivo do vindouro Dia da Letras Galegas.

A associação Vogal anima também a todas as pessoas a apoiar o manifesto e a participarem na manifestação convocada o próximo 18 de Maio, às 12 horas na Alameda de Compostela, em defesa da Língua da Galiza, seguindo os conselhos de participação emitidos pola Agal :

"Encorajamos-te, portanto, a participar na manifestaçom que sairá o próximo 18 de Maio da Alameda de Compostela às 12 da manhã, apoiando a visibilizaçom do nosso movimento cívico em defesa da língua, juntando-te às organizações reintegracionistas que portem faixas próprias. A faixa da AGAL levará o mesmo lema do Manifesto: "A Nossa Língua é Internacional". Informamos também que desde sectores reintegracionistas foi proposto portar cartazes co nome das localidades dos manifestantes em ortografia galego-portuguesa."



A Nossa Língua é Internacional !

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: A associaçom Vogal apoia o "Somando Esforços pola Língua" BASENAME: a_associacom_vogal_apoia_o_somando_esfor DATE: Sun, 10 Feb 2008 19:54:17 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 06. Actos CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Desde a associaçom Vogal queremos fazer público o nosso apoio à jornada "Somando Esforços pola Língua" a realizar-se o vindouro sábado 16 de Fevereiro no Museu Verbum - Casa das Palavras, em Samil (Vigo).

Queremos também animar a todas as pessoas, entidades e colectivos a participarem para procurarmos as vias e somarmos entre todos os esforços para o afortalamento e o futuro da nossa língua.

Ânimo e avante !

Cartaz

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: A Vogal publica hoje o primeiro capítulo do livro "Três Tristes Sonhos de Princesa" BASENAME: a_vogal_publica_hoje_o_primeiro_capitulo DATE: Tue, 25 Dec 2007 11:00:00 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A associaçom Vogal, com o intuito de fazer um presente e felicitar as festas a todos, publica hoje em formato digital o primeiro capítulo da obra "Três Tristes Sonhos de Princesa", premiada no primeiro Concurso Internacional Galescola.

A obra autoria de Carlos Figueiras virá a ser publicada pola Vogal no decorrer do vindouro ano. Esperamos no entanto que gostedes deste avanço que disponibilizamos agora.

Boas Festas e Bom Ano Novo !!

Três Tristes Sonhos de Princesa - Vogal - Primeiro Capítulo

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: A Vogal com a Candidatura do Património Imaterial Galego-Português BASENAME: a_vogal_com_a_candidatura_do_patrimonio_ DATE: Sun, 25 Nov 2007 13:58:35 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A Associaçom Vogal quer mostrar, mais uma vez, o seu apoio decidido à Candidatura das Tradições Orais Galego-Portuguesas promovida por diferentes colectivos, entidades e particulares galegos e portugueses para a sua proclamação como Património Imaterial da Humanidade pola Unesco em 2009.

Muitos ânimos e avante !!

null

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: A VOGAL dá a conhecer o resultado do Concurso "Galescola" BASENAME: a_vogal_da_a_conhecer_o_resultado_do_con DATE: Wed, 30 May 2007 06:12:48 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A Associação VOGAL (Viveiro e Observatório das Galescolas) dá a conhecer hoje, segundo estabeleciam as bases da convocatória, o resultado do Iº Concurso Internacional "Galescola" de Criação de Material Didáctico Infantil:

- na categoria de textos escritos o ganhador é Carlos G. Figueiras, com a obra "Três tristes sonhos de princesa"

- na categoria de arquivos sonoros o concurso fica deserto.

Associação VOGAL
Vigo, 30 de Maio de

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Concurso "Galescola" BASENAME: concurso_galescola DATE: Thu, 24 May 2007 21:46:48 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

O passado 15 de Maio às 24:00, hora galega, rematou o prazo de apresentação de obras ao Iº Concurso Internacional "Galescola" de Criação de Material Didáctico.

O dia 30 de Maio, segundo estabelecem as bases do concurso, serão dados
a conhecer os nomes das obras ganhadoras e os dos seus autores.

Associação Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas)

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Convocado o I Concurso Internacional ''Galescola'' de Criação de Material Didáctico Infantil BASENAME: convocado_o_i_concurso_internacional_gal DATE: Sat, 24 Mar 2007 03:54:23 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Vogal/Galescolas.- A associação Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas) no seu objectivo de promover e favorecer o ensino alargado, certo e efectivo da nossa língua na Galiza, convoca o I Concurso Internacional ''Galescola'' de Criação de Material Didáctico Infantil.

O certame é convocado em duas modalidades, uma de textos escritos (textos, contos e estórias) e a outra de arquivos sonoros (relatos falados ou musicados), estabelecendo-se um prémio para a melhor obra de cada categoria.

As obras deverão ser originais e inéditas e o prazo de apresentação das obras fica aberto até o dia 15 de Maio às 24:00 GMT.
O resultado do Concurso será dado a conhecer o dia 30 do mesmo mes.

As bases do Concurso podem ser descarregadas aqui.

----- COMMENT: AUTHOR: vogal [Membro] DATE: Mon, 26 Mar 2007 09:20:07 +0000 URL: http://vogal.agal-gz.org

Segundo as bases do I Concurso “Galescola” disponibilizadas no próprio site não há límite de idade para a participação no Concurso.

A data de inscrição fica aberta até o dia 15 de Maio às 24:00 h. (GMT) e a inscrição confirmar-se-á através duma mensagem de resposta para o endereço-e de contacto indicado.

A premiação estabelecida consiste num prémio de 275 euros para a melhor obra em cada categoria (textos escritos e arquivos sonoros), tirado daí as despesas necessárias para fazer a entrega efectiva do prémio ao ganhador/es.
(p. ex. tramitação bancária).

Saudações cordiais,
Assoc. VOGAL (Viveiro e Observatório das Galescolas)

----- COMMENT: AUTHOR: Kelly [Visitante] DATE: Sun, 25 Mar 2007 21:39:19 +0000 URL:

Olá,
Gostaria de saber mais informações sobre o concurso internacional “Galescola".
Regulamento, idade para participar, data
de inscrição, como me inscrever, premiação,etc.
Desde já agradeço.
Kelly

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: O grupo Galescola disponibiliza materiais didácticos através do seu sítio web BASENAME: o_grupo_galescola_disponibiliza_materiai DATE: Sat, 24 Feb 2007 20:52:49 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Vogal/Galescolas.- O grupo Galescola, com o escopo de colaborar com as mães e pais que, apesar dos numerosos obstáculos, continuam a educar os filhos em galego, vem de disponibilizar através do seu sítio web diversos materiais que possam servir de apoio para uma melhor aprendizagem e adquisiçom da nossa língua por parte das meninas e meninos galegos.

Para poder ter acesso aos materiais disponíveis (textos, contos e canções) nom é necessário mais do que cadastrar-se na lista de correios do grupo Galescola.

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Impulsionando as Galescolas: Bate palmas! BASENAME: impulsionando_as_galescolas_bate_palmas DATE: Sun, 14 Jan 2007 07:00:00 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 06. Actos CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Canções e brincadeiras para crianças com a participação do músico Servando Barreiro.

Vogal / Galescolas .- As actividades do grupo Galescola põem-se em andamento o sábado 27 de Janeiro com a apresentação do Bate palmas! actividade lúdico-musical da mão do músico Servando Barreiro. Trata-se de um curso de iniciação à linguagem musical baseado em cantigas, rimas e recitativos tradicionais, destinado a crianças de até 6 anos de idade*. Servando interpretará peças do seu último disco "Som Voltas", junto com outros temas infantis, para espertar nos mais pequenos e pequenas o gosto pela música.

A associação Vogal inicia assim uma série de actividades de carácter itinerante, que quer levar a distintos pontos do país para oferecer às crianças e às famílias um projecto educativo aberto e que funcione realmente em galego.

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: A ''Oficina Española de Patentes y Marcas'' aceita a solicitude da Vogal BASENAME: a_oficina_espanola_de_patentes_y_marcas_ DATE: Sat, 13 Jan 2007 12:09:34 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A oepm concede o registo do nome "Galescola" à associação Vogal

Vogal / Galescolas.- A ''Oficina Española de Patentes y Marcas'' aceitou numa resolução do passado 16 de Dezembro a solicitude apresentada pola associação Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas), concedendo o registo do nome "Galescola" em favor da associação.

A associação Vogal quer exprimir a sua satisfacção por ver reconhecidos os seus legítimos direitos sobre o nome que ela criou e difundiu e reitera que ninguém está autorizado a usá-lo para outros projectos alheios aos da própria associação.

Ligação à Notícia no PGL

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Um pai denuncia os obstáculos para escolarizar a sua filha em galego BASENAME: um_pai_denuncia_os_obstaculos_para_escol DATE: Fri, 27 Oct 2006 23:30:11 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 04. Denúncia CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Quarta, 25 Outubro 2006

Carlos Outeiro, acusa a Junta de vulnerar a cooficialidade perante o conselho assessor da Carta Europeia das Línguas Minoritárias

PGL.- Em Ferrol está sediado um dos 17 licéus, que estreiam ogano os primeiros projectos de aulas de Infantil (3 a 5 anos) na íntegra em galego. O número ficou escasso para Carlos Outeiro, cuja filha estuda noutro licéu ferrolão. Para ela, denuncia o pai, a escolarização está a provocar o progressivo abandono da língua materna.
[+...]

Foi por este motivo que decidiu recorrer à Conselharia da Educação da Junta da Galiza, na procura duma solução que não tem chegado. A primeira resposta da chefia do serviço da ?Dirección Xeral de Innovación Educativa?, sugeriu-lhe apenas que enviasse um escrito ao director do centro, algo que já fez antano. «O director remitiu-no à inspecção, que tudo o que fez foi dizer que se cumpria com a legislação. Uma outra sugestão que me deram foi que falasse com a associação de mães e pais para visar de conseguir apoio. Mas se o consigo e me perguntam como podem apoiar-me, o que lhes digo? A isso não souberam responder-me. A normativa é da Conselharia, mas se não valer para resolver esta problemática, que a mudem eles próprios», declarou o pai.

Já por escrito, ?Educación? sugeriu-lhe que procurasse vaga noutro licéu, sem concretizarem nem lhe darem nenhuma facilidade para fazê-lo. Para este ferrolão, este caso demonstra mais uma vez «o muro da ?Administración? galega» para garantir realmente a verdadeira cooficialidade do galego, caso que já tem denunciado ante o conselho assessor da Carta Europeia de Línguas Minoritárias.

Material de texto em espanhol

A Conselharia aprovou todos os projectos apresentados ogano pelos licéus para aceder ao programa de unidades em galego. Porém a convocatória publicou-se quase a final do curso, tal como foi denunciado por outros pais e mães em situação similar, e em mais duma ocasião a vontade das mães e pais por aderir à iniciativa chocou com a negativa das equipas directivas dos centros escolares.

O Plano de Normalização, aprovado por consenso em 2004, determina que nas zonas de minoria galegofalante -o caso de certas cidades- deverá ministrar-se no mínimo o 33% das aulas de Infantil em galego. Contudo, assinala Outeiro, todo o material escolar da sua filha é em espanhol.

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Número de conta do Viveiro e Observatório das Galescolas BASENAME: numero_de_conta_do_viveiro_e_observatori DATE: Wed, 05 Jul 2006 18:50:00 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 01.- Apoio CATEGORY: 02. Apoio e inscriçom TAGS: ----- BODY:

Nº de conta da associaçom Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas) :

2080 - 0000 - 72 - 0040289615

da entidade "Caixanova"

----- COMMENT: AUTHOR: Galescola [Visitante] DATE: Tue, 24 Oct 2006 23:42:13 +0000 URL:

Pepe,

As Galescolas da VOGAL seriam incialmente multilingues:

Galego (português): Língua falada por 220 milhões de pessoas em quatro continentes no mundo.

Inglês e também castelhano.

Saudações

----- COMMENT: AUTHOR: Español para Pepe [Visitante] DATE: Mon, 16 Oct 2006 09:06:01 +0000 URL: http://www.falange.es/fejons/

Por favor, empiece usted por dar ejemplo: no sea tan cerrado y escriba en castellano, que es una lengua más abierta que el gallego, que no lo entiende nadie ni sirve para nada.
¡Ánimo y Arriba España!

----- COMMENT: AUTHOR: Pepe [Visitante] DATE: Wed, 11 Oct 2006 16:59:33 +0000 URL:

Ola,

Non sei se este é o mellor sitio para deixar o meu comentario pero nembargantes ahi vai.

Dentro de pouco tempo vou ter un fillo e a miña idea inicial era que a sua nai lle falase en castelán e eu en galego, despois de rexeitar a idea de falarlle en inglés (moito esforzo e tampouco é que o meu acento sexa o da BBC).

Finalmente teño que dicirvos que rexeitei a opcion do galego cando oin falar das galego escolas. ¿Que sentido teñen? Falar galego está moi ben (eu mesmo o falo e estou moi orgulloso de facelo) pero de ahi a que tódalas clases sexan en galego… ¿Non tería mais sentido que de ter que ser todas nun idioma fosen en inglés? Coincidiredes conmigo en que lle iba resultar moito máis útil. Có galego poderá chegar ó Cebreiro, pero có inglés poderá ir polo mundo adiante. ¿A onde lle vai levar falar tan ben tanto galego?

En vez de intentar abrir Galiza ó mundo parece que intentamos manter esa situación de illamento que arrastramos dende fai séculos.

Este é o meu punto de vista. Agradecería calqueira comentario que me faga cambiar de opinión.

Moitas gracias.

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: CENTROS DE ENSINO GALEGUIZADOS NA CORUNHA BASENAME: title_137 DATE: Wed, 05 Jul 2006 18:12:41 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Corunha CATEGORY: 05. Centros de ensino galeguizados TAGS: ----- BODY:

COLEXIO ANDAINA

Idade: 1-16

Tipo de Centro: Privado concertado (gerido por umha cooperativa de ensino)

Uso do galego: 100 %, excepto língua castelá. Programa de imersom linguística.

Endereço: Rua Aguaceiros, 31-Lugar de Rutis (Sapateira), Culheredo

Telefone:981 138880

Correio electrónico: ?

Página web: www.andaina.com

Outros:--

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: CENTROS DE ENSINO GALEGUIZADOS EM SANTIAGO BASENAME: title_136 DATE: Wed, 05 Jul 2006 18:09:32 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Santiago CATEGORY: 05. Centros de ensino galeguizados TAGS: ----- BODY:

XARDÍN DE INFANCIA RAIOLA

Idade: 0-6

Tipo de Centro: Privado (centro de educaçom infantil sem ânimo de lucro)

Uso do galego: Escolarizaçom, documentaçom e comunicaçom em galego.

Endereço: Raiola, 2 - Compostela

Telefone: 981 594060

Correio electrónico: raiola@telefonica.es

Página web: www.raiola.com

Outros: Funcionamento desde há 33 anos.

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: CENTROS DE ENSINO GALEGUIZADOS EM BURELA BASENAME: title_135 DATE: Wed, 05 Jul 2006 18:06:24 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Burela CATEGORY: 05. Centros de ensino galeguizados TAGS: ----- BODY:

ESCOLA INFANTIL MUNICIPAL DE BURELA

Idade: 0-3

Tipo de Centro: Público (centro gerido por umha cooperativa sem ânimo de lucro)

Uso do galego: 80 %. Individualmente uso do castelam com os nenos que o tenham por língua materna.

Endereço: Vista Alegre (Burela)

Telefone: 982 581228

Correio electrónico: ginhol@telefonica.net

Página web: ?

Outros: --

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: CENTROS DE ENSINO GALEGUIZADOS EM VIGO BASENAME: title_134 DATE: Wed, 05 Jul 2006 17:57:59 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: Vigo CATEGORY: 05. Centros de ensino galeguizados TAGS: ----- BODY:

E.E.I. SANTA CRISTINA

Idade: 0-3

Tipo de Centro: Público (escola municipal)

Uso do galego: 100 %

Endereço: Rua Santa Cristina (Lavadores)

Telefone: 986 280732

Correio electrónico: ?

Página web: ?

Outros: --

E.E.I. LUA

Idade: 0-3

Tipo de Centro: Privado

Uso do galego: 50 %

Endereço: Estrada de Camposancos, 250 (Corujo)

Telefone: 986460713 / 986490814

Correio electrónico: ?

Página web: ?

Outros:--

PUMARIÑOS

Idade: 3-6

Tipo de Centro: Privado (Gerido pola associaçom sem ânimo de lucro ?Pleíades, Asociación para unha educación en liberdade?)

Uso do galego: Funciona fundamentalmente em galego mais individualmente aos nenos fala-se-lhes na sua lingua materna.

Endereço: Caminho dos Pumarinhos, 62 (Bembivre)

Telefone: 649 890142 / 986 672415

Correio electrónico: rgcostas@uvigo.es

Página web: --

Outros: Fora do sistema educativo oficial. Espaço para a educaçom baseada no respeito, a liberdade, a autonomia pessoal e a convivência

C.E.I.P. FRIAN

Idade: 3-12

Tipo de Centro: Público

Uso do galego: Total, excepto língua castelá, inglês e leito-escritura que é maioritariamente em língua castelá porque para o 90 % dos alunos esta é a sua língua materna.

Endereço: Rua Gonderám, 42 -Frian (Teis)

Telefone: 986 253428

Correio electrónico: ceip.frian.teis@edu.xunta.es

Página web: ?

Outros:--

C.E.I.P. PÁRROCO DON CAMILO

Idade: 3-12

Tipo de Centro: Público

Uso do galego: 50 %

Endereço: Estrada Matamá-Pazo, 104 (Comesanha)

Telefone:986 296194

Correio electrónico: ?

Página web: http://centros.edu.xunta.es/ceipparrocodoncamilo

Outros:--

E.E.I. ZAMÁNS

Idade: 3-6

Tipo de Centro: Público

Uso do galego: 40 %

Endereço: Igreja de Zamáns, 136

Telefone: 986 469 250

Correio electrónico: ?

Página web: ?

Outros:--

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO VIVEIRO E OBSERVATÓRIO DE GALESCOLAS (VOGAL) BASENAME: comunicado_da_associacao_viveiro_e_obser DATE: Mon, 22 May 2006 18:52:07 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A denominação galescola é criação e autoria da Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas) e como tal pertence a esta associação

A iniciativa Galescola nasceu em Novembro de 2004 em torno a um grupo de pessoas pertencentes ao tecido associativo reintegracionista galego. A intenção dos criadores do projecto era dar uma solução às famílias que desejassem escolarizar os seus filhos integramente em galego, especialmente nas cidades.

A solução proposta pelos integrantes da iniciativa Galescola foi a criação duma rede de cooperativas de ensino em que o galego e uma língua estrangeira (especialmente o inglês) fossem as línguas veiculares do ensino. Também se deveria dar importância à presença das novas tecnologias e ao contacto entre a Galiza e os outros países de expressão galego-portuguesa. Em suma, a solução consistia em fornecer ensino de qualidade em galego.

A cristalização deste projecto teve lugar no dia 7 de Maio de 2005 com a fundação da associação VOGAL (Viveiro e Observatório de Galescolas), admitida no registo de associações da 'Xunta de Galicia' a 12 de Julho de 2005. A associação tem como objectivos colaborar na criação de cooperativas de ensino dentro da rede Galescola e agir como coordenadora e supervisora delas.

Durante os meses seguintes à sua fundação, o trabalho da associação consistiu na localização de famílias e professorado com interesse no projecto e também na procura dum local para a primeira galescola em Vigo.

Simultaneamente a VOGAL difundiu publicamente o seu projecto por diferentes vias, entre elas a apresentação da iniciativa Galescola no centro social A Reviravolta de Pontevedra (19-05-2005) e pouco depois no centro social A Revolta de Vigo (09-06-2005). No mês de Julho do mesmo ano, o jornal Novas da Galiza publicou uma entrevista com o vice-presidente da associação VOGAL.

A presidenta da associação manteve uma reunião com a secretária geral de Igualdade, Carme Adán, no dia 17 de Novembro de 2005. A secretária manifestou o seu interesse no projecto, e também o do vice-presidente Anxo Quintana. Na semana passada, surpressivamente, Carme Adán comunicou à presidenta da Vogal a intenção da Vice-Presidência de lançar nessa mesma semana uma rede de escolas infantis sob o nome Galescola.

A associação Vogal, que se considera gravemente prejudicada pelo aproveitamento ilegítimo do nome por parte da Xunta, iniciará as acções administrativas e judiciárias necessárias para defender os seus direitos como legítima proprietária, e contactará oficialmente com a Vice-Presidência para manifestar-lhe o seu mal-estar e estudar as possíveis saídas a este conflito de interesses.

Pode-se contactar com a associação directamente através do endereço-e escolaemgalego[arroba]yahoo.com.br

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Notícia: "Junta lança programa de infantários em galego sob a denominaçom Galescola " BASENAME: noticia_junta_lanca_programa_de_infantar DATE: Thu, 11 May 2006 16:42:30 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 03. Notícias CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

A Junta da Galiza tem previsto anunciar amanhã, sexta feira, um programa em colaboraçom com a FEGAMP para a criaçom de infantários em galego sob a denominaçom ?Galescola?. Porém, esta denominaçom vinha e continua sendo utilizada por parte duma iniciativa civil, nucleada em torno da associaçom VOGAL (Viveiro e Observatório das Galescolas).

Segundo tem transcendido nas últimas horas, a Junta da Galiza visa pôr em andamento um programa para a criaçom de centros de infância de 0 a 3 anos em colaboraçom com a FEGAMP (Federaçom Galega de Municípios e Províncias), onde o galego seja a língua veicular e de ensino. Outras concreções do programa como a da habilitaçom lingüística dos docentes, virám a ser explicados e concretados provavelmente amanhã na apresentaçom do programa.

A toma do nome ?Galescola?, denominaçom que já vinha e continua sendo usado e difundido pola associaçom VOGAL (Viveiro e Observatório das Galescolas), iniciativa surgida no âmbito do reintegracionismo, e que nom lhe foi solicitada, demonstra mais uma vez o dinamismo do trabalho desenvolvido a diário desde o reintegracionismo na defesa, promoçom e valorizaçom da nossa língua.

A VOGAL, que nom foi consultada de forma prévia ao processo, manifesta no entanto, a sua vontade de dialogar para tratar de, entre todos, implementar um ensino galego e de qualidade tam necessário e importante para o futuro da nossa língua nesta faixa etária.

----- COMMENT: AUTHOR: Vinseiro [Visitante] DATE: Thu, 18 May 2006 18:12:12 +0000 URL:

Dessejo de tudo coração que os deixem entrar em este projecto tão importante.

----- COMMENT: AUTHOR: Enrique [Visitante] DATE: Thu, 18 May 2006 17:38:58 +0000 URL:

Mierda!

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Disponível também a Ficha de inscrição em formato pdf BASENAME: disponivel_tambem_a_ficha_de_inscricao_e DATE: Sat, 11 Mar 2006 05:32:03 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 02.- Inscriçom CATEGORY: 02. Apoio e inscriçom TAGS: ----- BODY:

Disponibilizamos também a ficha de inscrição em formato pdf.

Pode-se descarregar desde a seguinte ligação:

Ficha de inscrição em formato pdf

As instruções a seguir são as mesmas do que as anteriores:

para a inscrição cumpre imprimir a ficha, preencher os dados, assiná-la e enviá-la ao endereço a seguir:

At. Inscrição VOGAL
Rua Avelino Cachafeiro, 4
Coroto - Nós
15176 - Oleiros (Galiza)

Recebida a ficha e tramitada a inscrição, receber-se-á um correio-e de confirmação da mesma com um convite a entrar também na lista de correios da Associação.

Também se pode contactar através do endereço-e escolaemgalego[arroba]yahoo.com.br

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Já disponível no blogue a Ficha de inscrição na Vogal BASENAME: ja_disponivel_no_blogue_a_ficha_de_inscr DATE: Fri, 21 Oct 2005 01:37:47 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 02.- Inscriçom CATEGORY: 02. Apoio e inscriçom TAGS: ----- BODY:

Disponibilizamos já no blogue a ficha de inscrição para novos sócios/as da Associação VOGAL.

Pode-se descarregar em formato imagem (.gif) desde a seguinte ligação:

FICHA DE INSCRIÇÃO

Para a inscrição na Associação cumpre imprimir a ficha, preencher os dados, assiná-la e enviá-la ao endereço a seguir:

At. Inscrição VOGAL
Rua Avelino Cachafeiro, 4
Coroto - Nós
15176 - Oleiros (Galiza)

Uma vez recebida a ficha e tramitada a inscrição, receber-se-á um correio-e de confirmação da mesma com um convite a entrar também na lista de correios da Associação.

Também se pode contactar através do endereço-e escolaemgalego[arroba]yahoo.com.br

----- -------- AUTHOR: vogal TITLE: Pequena apresentaçom da iniciativa Galescola BASENAME: pequeno_resumo_da_iniciativa_galescola DATE: Tue, 13 Sep 2005 22:54:08 +0000 STATUS: publish PRIMARY CATEGORY: 01. Apresentaçom CATEGORY: TAGS: ----- BODY:

Logotipo da Vogal

A iniciativa Galescola surge como resposta ao problema da escolarizaçom dos nenos e nenas galegofalantes nas cidades galegas. O nosso objectivo principal é criarmos uma rede de escolas onde as nossas crianças possam falar galego numa situaçom de normalidade.

A associaçom VOGAL (Viveiro e Observatório de Galescolas) foi constituída para definir e organizar o projecto, colaborar com as Galescolas, e actuar como coordenadora. Prestaremos apoio técnico, jurídico e financeiro, participando no capital social das escolas quando for necessário, e colaboraremos com organismos e associações que prossigam objectivos similares ou complementares.

Queremos criar escolas em regime de cooperativa, democráticas e participativas, oferecendo um ensino laico e de qualidade. As Galescolas serám multilingues, com o galego-português como língua veicular, e promover-se-ám as relações com as culturas lusófonas.

O nosso projecto está aberto a todas as pessoas. Queremos dar uma visom ampla da língua, na sua dimensom internacional, na que todos/as possamos sentir-nos a vontade.

Estamos formando um grupo para o nosso primeiro projecto: uma escola infantil em Vigo. O modelo organizativo será o de uma cooperativa de trabalho associado, que nos permite integrar o professorado, as mães e pais e a associaçom VOGAL.

Para mais informaçom:

Grupo Galescola

----- COMMENT: AUTHOR: carlos [Visitante] DATE: Thu, 15 Jun 2006 14:04:27 +0000 URL:

Adiante!

----- COMMENT: AUTHOR: Isaac [Visitante] DATE: Fri, 06 Jan 2006 12:09:59 +0000 URL:

Grande projeto,

Isso é a chave dumha educação acorde com a realidade galega. Estas crianças teram a possibilidade de construir um futuro no que seram pessoas integras e conhecedores das sua cultura e tradições.

Parabéms aos promotores da iniciativa

----- COMMENT: AUTHOR: francisco [Visitante] DATE: Sun, 11 Dec 2005 18:17:26 +0000 URL:

Espero que esta iniciativa chegue longe e que se estenda por toda Galiza. Desejo que no futuro eu possa levar aos meus filhos a uma galescola.

----- --------