A Esmorga Blogue.- O ciclo de Cinema e Feminismo continua neste mês de Março na Esmorga agora com a passagem do grande filme «Às Cinco da Tarde» realizado pela iraniana Samira Makhmalbaf. O filme é o primeiro rodado no Afeganistão após a queda do regime talibã e o seu título é baseado num poema do poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Se o pessoal não teve oportunidade de ver o filme ou não o viu em versão original - com legendas, na língua dari (persa do Afeganistão), não deve perder esta ocasião pois ganha muito a respeito das versões dobradas. A data marcada é terça-feira, 20 de Março de 2007, às 20h30.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Ficha Técnica do Filme Título Original: Panj É Asr / At Five in the Afternoon
Realizadora: Samira Makhmalbaf
Género: Drama
Ano: 2003 (Irão / Afeganistão)
Duração: 105 min.
V.O. em dari (persa afegão) com legendasElenco: Agheleh Rezaie ? Noqreh, Abdolgani Yousefrazi ? Pai de Noqreh, Razi Mohebi ? Poeta, Marzieh Amiri ? Leylomah.
Premiações: Ganhou o Prêmio do Júri e o Prêmio Ecumênico do Júri, no Festival de Cannes 2003.
Sinopse: O filme, que se passa nas ruínas bombardeadas de Cabul, conta a história da ambiciosa Noqreh, uma jovem tentando obter educação no Afeganistão após a queda do regime talibã. Ao entrar na escola, escondida devido a desaprovação de seu pai, começa a receber estímulos de professores e ex-exilados para tornar-se a primeira presidenta do país ? que até dois anos antes proíbia as mulheres de receber educação. Então Noqreh passa sonhar com a idéia, no entanto, precisa lidar com a dura realidade do seu país e de sua cunhada Leylomah e o bebê dela, já que ambos não têm o que comer.