A Esmorga Blogue.- Com o intuito de divulgar as distintas criações de realizadoras e realizadores galegos que, ora por falta de meios, ora pela fraqueza do sistema de distribuição na Galiza, não têm a visibilidade social que lhes corresponde, da Esmorga, por segundo ano consecutivo, esmorganizamos o ciclo CinemGalego pretendendo contribuir assim para a exibição e conhecimento público dos filmes das nossas realizadoras e realizadores.
Para além da passagem das fitas no nosso Centro Social, a edição deste ano contará com a presença dos realizadores de cada um dos filmes que serão exibidos. Pretendemos não apenas olhar bom cinema, mas escutar e partilhar opiniões sobre o audiovisual galego e os processos de elaboração dos filmes.
Programa do ciclo «CinemGalego 07»
Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2007, 20h30 (GMT +1):
«Santa Liberdade» de Margarita Ledo Andión.
Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007, 20h30 (GMT +1):
«Patagónia, Utopia Libertária» de Xan Pérez Leira.
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 20h30 (GMT +1):
«Línguas Cruzadas» de María Yañez Anllo e Mónica Ares.
Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2007, 20h30 (GMT +1):
«Um Deserto de Flores» de Manuel I. Nanín.
«O MuNDo» de Manuel I. Nanín e Icía Castro Iglesias.
=> Entrada de graça para todos os filmes e palestras.
Ficha Técnica «Santa Liberdade»
Realizadora: Margarita Ledo Andión
Género: Documentário
Ano: 2003
Duração: 84 min.
País: GalizaSinopse: Janeiro de 1961. O transatlântico de luxo Santa Maria, conhecido como «O Galgo do Mar» desaparece em águas das Índias Ocidentais. As ligações radiofónicas estão apagadas. O primeiro e furtivo sinal é a arribada de um bote à ilha de Santa Luzia, protectorado britânico. A «Operação Dulcineia» é o nome desta sorte de utopia que, por duas semanas, protagonizam 24 antifascistas portugueses e galegos sob as siglas D.R.I.L. (Directório Revolucionário Ibérico de Libertação).
Viajando em qualidade de passagem, um comando armado às ordens de José Fernández, comandante da marinha do exército republicano espanhol, e do capitão do exército português Henrique Galvão, faz-se com um transatlântico com a sua tripulação de 315 membros e capacidade para 1078 pessoas. O primeiro sequestro político da história desfralda a palavra-de-ordem de terminar com as ditaduras de Franco e Salazar.
+ «Santa Liberdade» no Catálogo Audiovisual Galego
Ficha Técnica «Patagónia, Utopia Libertária»
Realizadora: Xán Pérez Leira
Género: Documentário
Ano: 2006
Duração: 57 min.
País: GalizaSinopse: Contar a saga histórica do anarquista galego Antonio Soto Canalejo (Ferrol, 1897-Punta Arenas, 1963) é um pretexto narrativo para descobrir uma das lutas operárias mais importantes do século XX, aquela que teve lugar na Patagónia austral argentina durante os anos 1921-1922.
A luta operária, pela promulgação do Primeiro Convénio Rural, foi interpretada como uma provocação ao poder da oligarquia anglo-argentina da zona, que reagiu com o envio do 10º Regimento de Cavalaria, deixando um saldo de 1500 operários rurais assassinados.
Ficha Técnica «Línguas Cruzadas»
Realizadoras: María Yanez e Mónica Ares
Género: Documentário
Ano: 2007
Duração: 50 min.
País: GalizaSinopse: Eis um documentário em que fala a mocidade galega, e por quê? Continuam os estereótipos que marcam os falantes de Galego ou de Castelhano? Existe conflito por culpa da língua? O que falta ao Galego para estar «normalizado»? Que futuro ele vai ter?
Línguas Cruzadas é um documentário de 50? que aprofunda na questão sócio-linguística a través da gente nova, da primeira geração da história que teve o Galego como língua co-oficial.
Ficha Técnica «Um Deserto de Flores»
Realizador: Manuel I. Nanín
Género: Documentário
Ano: 2007
Duração: 57 min.
País: GalizaSinopse: Na zona mais dura do deserto do Sara, na Hamada, onde o infinito não deixa nem respirar, os acampamentos de refugiados sarauis tingem de cor o desencanto.
Um documentário realizado através da tomada de imagens espontânea que reflecte veridicamente a vida, condições e luta nas hostilidades do deserto contra a opressão política do povo saraui.
Ficha Técnica «O MuNDo»
Realizador: Manuel I. Nanín e Icía Castro Iglesias
Género: Livre!
Ano: 2007
Duração: 22 min 30 seg.
País: GalizaSinopse: Um verão, um lugar, o mundo, e um jeito de debulhar, desenhar, deambular.