A Esmorga Blogue - Começam as II Jornadas de Língua com atuações, conta-contos e concertos de Música na Nossa. Vindos da Galiza, de Portugal e de Brasil, nas sextas 23 e 30 de Janeiro e do sábados 24, 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro poderemos desfrutar de música ao vivo e de conta-contos . O próximo fim-de-semana vão começar as II Jornadas de Língua com contos e música. Na sexta, 23 de Janeiro, a partir das 23h00 no C.S "A Esmorga" vai estar o conta-contos de Lalim Celso F.Sanmartín. E o sábado, 24 de Janeiro, às 22h30 também no C.S "A Esmorga" música ao vivo com o Servando Barreiro.
Celso F.Sanmartín
Este contador de estórias leva recolhendo contos e histórias inconscientemente toda a vida, como qualquer pessoa. Mas desde há anos recolhe as histórias e acomoda-se nelas, com a intenção de contá-las a diferentes públicos
Começou de casualidade e oportunidade. Continua porque é uma actividade de amor, sentido e paixão pela língua, pela oralidade, pela comunicação, por pensar que não se perca um verdadeiro tesouro de histórias e contos, e isso, por aí mostrando e oferecendo com a boca aberta e com a boca cheia, falando ademais bencíssimo dele, que é como falar duma das nossas possibilidades de relação e cultura mais ricas e admiráveis.
A sua devoção são as pessoas maiores, culturalmente refeitas na oralidade. Entre elas há muitas que são contadoras intuitivas, inteligentes e atentíssimas. Devoção pelo vivo interesse que põem nas histórias, nos contos e nas memórias que contam. Devoção porque sabem ?elaborar um momento?: A partir duma miga de tempo que se preste ou inesperadamente. Ainda há de momento em qualquer lugar aonde um vaia, pessoas maiores que têm a virtude de atrair a atenção e mantê-la com umas(s) história(s) pertinente(s), que por acerto e valor específico, prenderão entre os nossos recordos perenes, frescos como da primeira hora.
O seu fardo ou repertório compõe-se basicamente por contos, histórias e memórias ligadas à tradição oral galega e também á europeia, (na que temos arte e parte), assentadas na cultura agrícola-ganadeira e pedestre. E com um toque contemporâneo, para apalpar-lhes que também são actuais, que aqui estão e não são como peças de museu. Também inventa histórias e contos, como qualquer... O preço do bilhete é de 4?.
Servando Barreiro
Começa os seus estudos musicais com a guitarra clássica da mão do que fora presidente da Agrupaçom Guitarrística Galega ( A.G.G.) António Uxio Malho, e mais tarde de aperfeiçoamento de dito instrumento com os grandes concertistas: David Russel e Miguel Trápaga. Nesse momento também realiza estudos de linguagem e harmonia musical.
Com a base que lhe dá esta formação clássica e devido ao seu crescente interesse pola música tradicional e folclore da Galiza começa a tomar contacto com os instrumentos e cancioneiros galego-portugueses e a fazer arranjos das melodias recolheitas nestes ou do próprio contacto com a gente do rural , bem como composições próprias e de outros autores que ele mesmo interpreta. Fruto deste trabalho foi o prémio conseguido no ?IV FESTIVAL GALEGO DA CANÇOM?, no que resultou ganhador, e a gravação de um CD compartilhado com os demais finalistas.
Durante este tempo dá aulas de música em diferentes escolas e centros culturais, e realiza todo tipo de concertos tanto na Galiza como no estrangeiro: concertos didácticos, como cantor-autor, de música tradicional, animação ...etc. Além de ter uma atitude de compromisso activo com o folclore do seu país, tanto pela sua pertença a vários colectivos de música tradicional galega (A.G.G. ?Asociación de Gaiteiros Galegos?, ou o colectivo ?Arma-danças? dedicado ao estudo e espalhamento da música galego-portuguesa), como por ser ele mesmo o organizador de actividades culturais.
Assim mesmo dirige ou funda vários tipos de formações musicais. O grupo Retrincos de Valadares grava o CD ?O som da sega? em Edições do Cúmio, ao que seguiu um disco constituído basicamente por temas tradicionais para dançar no que o acordeão tem um especial destaque: ?A Dança do Lume?, com o grupo Contradança em Chorima Edições. Com este mesmo grupo gravou o CD ?Som voltas?, autoeditado e com a colaboração da Associaçom galega da Língua (Agal) . Ultimamente vem de gravar um livro-cd para crianças baseado em contos de Anxo Moure e música dele próprio, chamado ?Os contos do bardo Abelardo? que será apresentado proximamente e vem acompanhado musicalmente ao Clube d@s poetas viv@s aos que tem musicado nalgúns dos seus poemas.
Programa de conta-contos e concertos ao vivo «Música na Nossa»:
Actualização: Todas as actuações terão entrada livre!!