Mais concertos do ciclo música na nossa

Mais concertos do ciclo música na nossa

27-01-2009

A Esmorga Blogue - Continuando com as atuações com motivo das II Jornadas de Língua, na Sexta, 30 de Janeiro, às 20h00, estará connosco o conta-contos Anxo Moure, onde as principais protagonistas são as crianças. E o Sábado, às 22h30, volta ao C.S A Esmorga o conhecido cantor português Rui David

Anxo Moure é santo e inocente. Não é que seja uma boa pessoa, o que se passa é que nasceu um dia dos Santos Inocentes do ano 63, quando alguém roubou o rio Minho, na sua aldeia, para o tornar num encoro.

Este homem, que vive perto da Serra do Faro, é antes de mais um andador em bicicleta (de Garabelos a Amazónia, de Fisterra a Lisboa) e um abraçador de árvores. Nos seus méritos, ou mais bem deméritos, estão o de amolar à gente que está no poder, encadeando-se ao Parlamento Galego, encerrando-se com lixo no Concelho ou vestindo-se de trasno detrás dos concelheiros para protestar polos incêndios, polas lixeiras incontroladas ou polo maltrato aos refugiados.

Junto com o seu amigo ciclista, Manolo Díaz, fundaram Xevale Ecoloxía com os seus bici-vigias e caçadores do lixo. Agora envia bicis a mestres e médicos do terceiro mundo através da ONG Bicis Pola Paz. Artelha contos sobre o cuidado do ambiente da mão do colectivo Papaventos (prémio de educação ambiental na Galiza em 1990 e prémio Agronatura à melhora da qualidade de vida 1991).

Baixo o nome de Carvalho com Botas ou Tio Teixo, viaja pelas escolas desde Portugal até as Astúrias, do Berzo até o Caurel. Antes transformava-se no trasno do deserto, Juja, e agora converte-se num palhaço refugiado de nome ?Tarbús? (chapéu), para lembrar aos nenos, através da mímica, a terrível situação de milhões de refugiados. Troca estes contos por lápis para as escolas saarauis, que envia à associação Achass, de refugiados de Tinduf.

Ademais nega-se a pagar os impostos que o estado dedica à guerra com a Plataforma Obxeta Peseta, ou leva de viagem as gentes de Chantada até os mais estranhos lugares, desde Kandahar até a terra de ninguém, da revolução dos cravos à luta antifranquista dos máquis, através das noites de cinema no verão do cineclube Os Papeiros. A última vez que se viu, ia num batujo, barca tradicional do Minho, com o seu mestre e capitão, o historiador Xosè Manuel Vaquez, criador da associação Barcas do Minho. Viajam desde Irímia até Caminha através dos olhos das crianças fluviais, com umas histórias para aprender a cuidar o rio.

Desculpai o seu terrível erro, é tão só um sonhador.

Rui David faz agora 10 anos que, a brincar a brincar de amador, a música fez dele um profissional.10 anos com tudo de especial a assinalar, como tocar com prazer o que dá prazer tocar. Por casualidade, por excesso ou por defeito, sempre preferiu servir-se da música que faz da palavra uma arma.

Começou por estudar saxofone na Filarmónica, mas em 1993 foi estudar para o Porto, Escola Superior de Jornalismo, altura em que começou também a dedicar-se à guitarra e voz, instrumentos com que se afirma na carreira que actualmente desenvolve. Vem sob o lema «Sons e Signos», fará que desfrutemos como as vezes anteriores que esteve na Esmorga com as letras de José Afonso, Lenine, Sérgio Godinho ou Fausto.

http://www.youtube.com/watch?v=MSI8TZUXYTo
http://www.youtube.com/watch?v=FxmJYh0DqLE&feature=related

Escrito ?s 23:39:47 nas castegorias: Concertos
por csesmorga   , 601 palavras, 1664 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Dezembro 2019
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
                  1
      2 3 4 5 6 7 8
      9 10 11 12 13 14 15
      16 17 18 19 20 21 22
      23 24 25 26 27 28 29
      30 31          

      Busca

      blog soft