V Jornadas de Agroecologia

V Jornadas de Agroecologia

23-02-2011

A Esmorga Blogue - Já estão aqui as V Jornadas de Agroecologia de Ourense que organizam A Esmorga, Amigos da Terra, Semente, Sem Um Cam e Verdegaia e que se celebrarão desde o 17 de Fevereiro, quinta-feira, até o 4 de Março, sexta-feira. Já a seguir, o programa:

  • Quinta-feira 17 de Fevereiro às 20h00 ~ Mulheres e meio rural: Compartilharemos um serão de compromisso com o agro e o feminismo ao calor de duas impressionantes mulheres, rebeldes incombustíveis, cuidadoras do público e do privado, da terra, o trabalho, a saúde e a justiça. Participam: Tareixa Ledo e Lidia Senra. Lugar: Centro Social Sem Um Cam (rua do Vilar, 9).
  • Sexta-feira 18 de Fevereiro às 20h00 ~ Decrescimento: Tentaremos desmontar a falácia que associa crescimento económico com bem-estar, serviços sociais, qualidade de vida... O decrescimento, não só como teoria filosófica senão também como modo de vida, vira as costas ao capitalismo na procura doutros mundos possíveis, no caminho da justiça social e ecológica. Participa: Carlos Taibo. Lugar: Centro Social A Esmorga.
  • Sábado 19 de Fevereiro das 11h00 às 14h00 ~ Banco de sementes: Mercado de troco de sementes ecológicas. Pretende-se favorecer a recuperação e conservação das variedades tradicionais de plantas que foram mantidas desde sempre polas nossas agricultoras locais. Convida-se a toda a vizinhança a tomar parte. Lugar: Parque Infantil do Polvorim (Bairro do Polvorim).
  • Domingo 20 de Fevereiro às 13h30 ~ Jantar anti-transgénicos: Como primeiro prato, Charo Sanchez do Sindicato Labrego falará-nos da repercussão da introdução dos transgénicos no agro galego e das consequências sobre a nossa alimentação. O colóquio desenvolverá-se ao longo dum jantar cento por cento ecológico, onde debateremos sobre as possíveis receitas para deitar fora das nossas mesas os produtos manipulados geneticamente. Participa: Charo Sánchez Parga. Lugar: Sem Um Cam. Inscrição no co-e: informacion@agrourense.info. Preço: 5?.
  • Terça-feira 22 de Fevereiro às 20h00 ~ A privatização dos recursos: Os exemplos da água e o solo: À hora de tomar qualquer decisão social, política ou económica das que hoje governam o mundo, qualquer cousa é susceptível de entrar na categoria de mercadoria. A isto não escapa nada: nem alimentos, nem terra, nem água nem sequer as pessoas. Nesta jornada as companheiras dos SLG falarão-nos da nova lei de águas da Junta, da nova lei do solo e das Directrizes de Ordenação do Território que supõem a privatização da água e a desproteção absoluta dos solos agrícolas. Participa: Manuel Docampo, membro da executiva nacional do Sindicato Labrego Galego. Lugar: A Esmorga Centro Social.
  • Quarta-feira 23 de Fevereiro às 20h00 ~ Uma visão crítica do consumo responsável: Da mão deste entranhável economista ourensano, revisaremos o ideário que lateja em muitos dos nossos movimentos sociais seguindo a linha de análise da Economia Crítica. Participa: José Iglesias. Lugar: Faculdade de Ferro (aula 0.3), Campus Universitário de Ourense.
  • Sexta-feira 25 de Fevereiro às 19h00 ~ Visita guiada a um hipermercadomercado, fiel representante da sociedade de consumo actual, também o é da exclusão e insustentabilidade que caracteriza a globalização económica. Detrás de preços contidos e uma suposta grande variedade de mercadorias agacha-se muito mais que o acesso a uma alimentação suficiente e saudável. Mais bem o contrário, a concentração da distribuição nas multinacionais promove também a globalização da agricultura no Mundo, provocando o uso irresponsável dos recursos e atentando gravemente contra a seguridade e soberania alimentar dos labregos e trabalhadores, assim como a dos próprios consumidores. Lugar: estátua do Carraboujo (Parque de São Lázaro).
  • Sexta-feira 25 de Fevereiro às 22h00 ~ Concerto musical de Ugia Pedreira + Fred Martins, Sacha na Horta e Tristetto, que colaboram de forma altruísta em apoio das Jornadas de Agroecologia. Lugar: Café Cultural Auriense. Preço: 5?.
  • Sábado 26 de Fevereiro às 9h30 ~ Visita à fundação Galicia Verde: Sita no concelho de Forcarei, a entidade tem como fins, entre outros, os de promover a mudança social e a sustentabilidade no meio rural, assim como a consciencialização e a denúncia dos graves problemas que afectam o meio natural. Um projeto transformador que parte da iniciativa de particulares sensibilizadas coa crise social e ambiental que estamos a viver. Saída: quedada na rotatória do afiador (no lateral do Edifício Politécnico da Universidade, ao carão da estrada que vai a Castro Caldelas), às 9h30. Inscrição no co-e: informacion@agrourense.info (avisar se dispuser de coche).
  • Terça-feira 1 de Março às 20h00 ~ Finanças éticas: Existe a economia transparente e solidária. Diversas propostas económicas de âmbito galego possibilitam incidir social, cultural e ecologicamente no nosso contorno. Mostrarão que não se financiará a indústria do armamento, a especulação e a destruição do planeta. Não cos nossos quartos. Participam: Fiare, Coop57, O Peto. Lugar: Cafetaria Grândola (Praça de São Marcial).
  • Sexta-feira 4 de Março às 17h00 ~ Reunião da Rede Galega de Consumo Responsável: Galiza continua coa sua escalada de colectivos de diversa índole que apostam em trabalhar por uma cultura de consumo consciente e responsável. Situando-se na realidade social e económica da Galiza do século XXI, podemos caminhar sendo conscientes das nossas decisões em matéria de consumo.
    Lugar: Casa da Juventude (Rua de Celso Emílio Ferreiro, 27).

Contactos e mais informação no web das jornadas.

Escrito ?s 14:13:25 nas castegorias: Actividades
por csesmorga   , 818 palavras, 878 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Outubro 2018
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
      1 2 3 4 5 6 7
      8 9 10 11 12 13 14
      15 16 17 18 19 20 21
      22 23 24 25 26 27 28
      29 30 31        

      Busca

      powered by b2evolution free blog software