As comadres a acomadrar!

As comadres estamos para acomadrar,
acomadramo-nos e acomodamo-nos na rede para compartilhar convosco e com nós próprias a nossa curiosidade e as nossas descobertas.
Mulheres que falam, agem, trabalham, sentem, escrevem, pensam, sofrem, criam, cantam… e, por vezes, não são ouvidas. Crescem mas na escuridão. Acomadramo-nos para que saiam à luz. Para berrar com elas. Para fazermo-nos ouvir e para conhecermo-nos entre tod@s.

Criamos este espaço de convívio para rir, comer, compartilhar, bisbilhotar, incomodar…

Porque acreditamos num outro mundo mais possível, um chisco mais justo; acreditamos numa outra vida um chisco mais amável, um bocadinho menos íngreme; já que com palavras, gestos e vontades pensamos que se poderia chegar à quadratura do círculo em (quase) todos os âmbitos da vida.
Porque somos mulheres, seres humanos enquadradas no sexo feminino que queremos deixar de lutar, queremos viver e empoderar-nos, porque “quem empodere as pessoas boa empoderadora será e quem as desempodere bom/boa desumanizador/a será”. Porque o poder, nas sua dimensão mais social, deveria articular-se, cuidar-se e usar-se como um bem comum, como um bem coletivo e não como um bem restrito, particular e exclusivo de um grupo, classe, género ou indivíduo.

Porque acreditamos na liberdade, com uma mais ou menos sólida base de valores comuns e humanos que façam das nossas curtas vidas algo mais prolífero, pleno e satisfatório acorde com a identidade própria e comunitária, que nos façam ser e estar, participar e ser partícipes, ser parte e fazer parte, ouvir e ser ouvidas.

Porque as classificações e definições pré-fixadas não nos representam, porque queremos poder decidir um mínimo que personagem queremos interpretar, que máscara queremos usar neste corso vital e queremos evitar esse encorsetamento em definições pré-fixadas e para isso, nada melhor que começar a agir. Como um acto de coragem, somos e estamos, fazemos cousas e mostramo-las. O projeto das comadres é um processo, ir-se-á definindo ao longo do caminho.

Este blogue, aliás, esta aberto à vossa participação. Se tiverdes qualquer ideia ou questão, ou quereis participar em alguma das nossas seções, não duvideis em fazê-lo!

Neste entrudo particular desfilam e chocalham:
– Corredoiras: seção de entrevista por onde saem a correr as iniciativas que vamos encontrando.
– Testamentos de comadres : seção de opinião (mas nesta ocasião nem sempre para criticar…)
– Mecos, para queimar ou salvar: seção interativa para mostrar os ainda estereótipos, discursos e atitudes discriminatórios de género que consciente ou insconscientemente persistem na sociedade atual e o que já vai mudando…