.
    Março 2024
    Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
     << <   > >>
            1 2 3
    4 5 6 7 8 9 10
    11 12 13 14 15 16 17
    18 19 20 21 22 23 24
    25 26 27 28 29 30 31
    blog soft
    Do Ñ para o NH

    Vem de sair do prelo o manual de língua, Do Ñ para o NH, cujo autor é Valentim R. Fagim, professor de português na EOI. O livro inclui desenhos interiores de Xico Paradelo e a capa é da autoria do artista ferrolano Leandro Lamas.

    A estratégia do autor foi partir do facto de os galegos e as galegas falarem já português, mas este tem uma fasquia muito castelhanizada. Portanto, as diferentes unidades batem o ponto naqueles aspetos onde esta interferência é mais evidente. Trata-se portanto de facilitar a passagem do galego-castelhano para o galego-português. Existem quatro secções, ortografia, morfossinatxe, léxico e uma miscelânea de revisão.

    O manual estará à venda, em Ourense, no centro social A Esmorga e em breve estará nas livrarias da cidade das Burgas. Para quem gostar de livros dedicados, o autor assinará exemplares esta sexta, entre 19:00 e 22:00 no local social A Esmorga.

    Escrito em Quarta,06,24,2009, na categoria: Ferramentas
    FLIP on-line

    O Flip é um produto da Priberam, a mesma empresa que disponibiliza on-line o dicionário português da Porto editora.

    O Flip é um processador de textos, como possam ser o Openoffice ou o Word. A sua versão eletrónica e de acesso livre e permite redigir textos em português, quer a seguir o Acordo, quer na versão do Brasil quer na de Portugal.

    Está acessível aqui.

    Após redigirmos o texto, debaixo do mesmo aparece a função Verificar Texto. É só clicar e os eventuais erros que tenhamos cometido aparecem sublinhados e com opções de correção. Enfim, uma magnífica ferramenta para praticar a expressão escrita. É importante notar, no entanto, que apenas marca aquelas palavras que não fazem parte do acerbo léxico português. Por outras palavras, não é capaz de detetar falsos amigos ou erros na sequência de palavras como em "eu são moreno". Isto seria uma tarefa para galegos e galegas. Algum dia o veremos.

    Escrito em Quarta,06,10,2009, na categoria: Ferramentas, WEB
    Lusoufonia

    A Associação ourensana A Esmorga organiza vários atos por volta do português.

    Na sexta, 12 de Junho, às 20:00 no local da associação será apresentado o léxico galego elaborado pela Academia Galega da Língua Portuguesa. Este léxico recolhe 700 palavras que passarão a fazer parte de dicionários portugueses e brasileiros.

    Intervirão Concha Rousia, Valentim Rodrigues Fagim e Ernesto Vasques Souza, membros da Academia Galega de Língua Portuguesa

    No Sábado, 13 de Junho, às 19:30, no Parque Minho haverá uma atividade de animação à Leitura com o apanhador de contos Anxo Moure.

    O mesmo dia, mas às 22h00, no local da Esmorga, música e poesia com autores lusófonos:

    Concha Rousia (Gz)
    Belem de Andrade (Gz)
    Carlos Quiroga (Gz)
    José Manuel Barbosa (Gz)
    Artur Alonso Novelhe (Gz)
    João Nacif (Br)
    André Domingues (Pt)
    Carlos Vinagre (Pt)

    Por fim, quarta-feira, 17 de Junho, às 20h00, na Livraria Torga, apresentação do livro GALIZA: Língua e Sociedade (XIV ensaios)com a intervenção de Ângelo Cristóvão (co-autor), Antonio Gil Hernández (co-autor) e Concha Rousia (membro da AGLP).

    Escrito em Terça,06,9,2009, na categoria: Eventos, Palestras
    Jantar de Encerramento

    O último dia de aulas o Departamento de Português organiza um jantar no Restaurante da Quinta de Samaiões, em Chaves. Será no dia 29 de maio. Às 20:00 um autocarro levar-nos-á até o destino que fará felizes os nossos estômagos. Recomendamos jejuar ao meio-dia.

    O preço do jantar é de 19 euros e o transporte oscilará entre 10/12 euros.

    Podem vir acompanhantes, é claro. A data limite de inscrição é a 27 de Maio. Para se inscrever, há uma lista nas nossas salas de aulas. Outra hipótese é contatar diretamente algum dos docentes de português.

    Escrito em Quinta,05,21,2009, na categoria: Ferramentas
    A pintora brasileira Tarsila do Amaral em Santiago

    A Fundação Caixa Galicia de Santiago acolhe uma das exposições mais completas (a primeira no nosso país) sobre a pintora brasileira Tarsila do Amaral. São oitenta pinturas bem como documentos sobre a artista. Será até a 31 de Julho.

    Foi a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. As suas obras recolhem fortes características primitivistas e nativistas, associadas aos Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem com uma feição brasileira.

    Site oficial da artista: //www.tarsiladoamaral.com.br/

    na categoria: Eventos, Artes gráficas

    1 2 3 4 5 6 7 8 9 >>