LANÇAMENTO DE ANTOLOGIA DE POESIA LUSÓFONA PARA CRIANÇAS

09-05-11

Aproveitando a presença da AGAL na Feira do Livro, em Compostela, a Através editora vem de realizar nesse evento o lançamento da sua mais recente novidade editorial.

Trata-se de Poemas no Faiado. Antologia de Poesia Lusófona para Crianças, apresentado no passado 8 de maio na feira.

A obra inclui trabalhos de autores lusófonos de diferentes países ?também da Galiza? de diferentes épocas, tais como Cecília Meireles, Drummond de Andrade, Alexandre O'Neill, Jorge Barbosa, Carlos Batista, José Craveirinha, Vinicius de Morais, Luís Vaz de Camões, Celso Emílio Ferreiro, José Lois Garcia ou Pura Vasques, entre muitos outros.

Através editora já tinha editado em formato livro-CD a começos de ano o trabalho "Vicentinho e as Árvores da Paz", teatro infantil da agrupaçom Tou-po-rou-tou, coletivo criado em 2003 que mistura contos com música e dança.

Tou-po-rou-tou tem feito representações em escolas, ludotecas, festivais, e centros culturais de toda a Galiza, bem como no festival ?Andanças? de São Pedro do Sul, em Portugal. Entre os seus espectáculos contam ?Sabela e o seu avó?, ?Os contos do Bardo Abelardo?, e o que dá título ao trabalho, ?Vicentinho e as árvores da Paz?, em que além da música e os contos, incorporam máscaras e um pequeno teatro de sombras.

O trabalho começara-se a esboçar em janeiro de 2007, num encontro do Clube d@s Poetas Viv@s, o conta-contos Anjo Moure e o músico Servando Barreiro (autor de Som Voltas, também editado em seu dia pola AGAL, e membro de Agarimar).

Fruto do encontro surgiu umha estreita colaboraçom de trabalho e e amizade, que se plasmou em diferentes projetos, entre os quais este livro-CD, baseado nos contos de Moure, adaptados e acrescentados com cantigas de Servando Barreiro e outras tradicionais galegas interpretadas polo grupo Tou-po-rou-tou. Está ilustrado por Sandra López Escrivá.

Sinopse

Graças à música, o bardo Abelardo conseguiu traduzir à linguagem dos humanos os sentimentos dos seres que moram no interior das florestas, dos rios e dos mares. Assim conheceremos a história de un pássaro que descobre que nas ramas das árvores aninha a palavra paz, de um carvalho que nasceu na bota de um soldado, de um trasgo que vai deitando lixo pola mata fora ou de Salgadinha, a estrela de Fisterra que parava as guerras. Como tem a cabeça cheia de pássaros, voa de vila em vila e de cidade em cidade contando e cantando contos e histórias às meninas e meninos para que tomem conta da palavra «paz».

Objetivos

Com este trabalho, o principal objetivo de Tou-po-rou-tou é a escuita e leitura de contos em galego, transmitindo mensagens que falam de paz, solidariedade e respeito pola natureza, bem como o conhecimento de instrumentos e sonoridades pertencentes à tradiçom galega, junto com outros pertencentes a outras culturas. Para Touporrotou está também presente a importância da reciclagem e reutilizaçom ?o próprio livro está editado em papel reciclado?, tanto na elaboraçom de intrumentos musicais quanto na criaçom de novos contos e cantigas a partir das tradicionais, ademais do interesse polos nossos rios, florestas e mares.

Instrumentos utilizados

No livro-CD aparecem diferentes instrumentos musicais, quer galegos, quer pertencentes a outras culturas. Nos galegos está a gaita, o pito, a requinta, a sanfona, a concertina, instrumentos de cana, pandeiro, pandeireta, trancanholas, ferrinhos, berimbau de boca e bombo. De fora aparecem a frauta japonesa, o didjeridoo e o bull roar australianos, um instrumento de corda indonésio e a darbuca turca. Quanto a outros instrumentos que também utilizados cabe mencionar o violino, o clarinete, a harmónica, a viola, o xilofone, instrumentos de cana e outros elaborados com materiais reciclado.

Escrito ?s 14:17:58 nas castegorias: Formaçom
por maesepais   , 585 palavras, 702 views     Chuza!

Ainda sem comentários

        Maio 2019
        Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
         << <   > >>
            1 2 3 4 5
        6 7 8 9 10 11 12
        13 14 15 16 17 18 19
        20 21 22 23 24 25 26
        27 28 29 30 31    

        INICIATIVAS

              Gravidez e Parto:

                    Recursos:


                    Busca

                  blog engine