CHAMADO DA PRESIDÊNCIA DA ALE PARA UMA FEDERAÇÃO EUROPEIA E UMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO EM CASA

05-08-11

Reproduzimos a continuação os comunicados emitidos pela presidência da espanhola Associação pela Livre Educação (ALE) recordando antes a urgência e necessidade da criação na Galiza de uma coordenadora galega pelo reconhecimento e regulação do ensino doméstico, como sublinhamos já no mês de maio deste ano 2011 ao fio do ataque à criança através da Lei de apoio à familia e à convivência da Galiza.

FEDERAÇÃO EUROPEIA DA EDUCAÇÃO EM CASA

Proposta de uma organização europeia da educação em casa, unindo associações / grupos existentes e pais-educadores de diferentes países europeus.

Se a união faz a força, então quanto mais nos unirmos mais fortes seremos. Existem diferenças entre as pessoas que educam em casa, mas neste momento precisamos de nos concentrar naquilo que temos em comum. Vemos por toda a Europa um movimento por parte dos governos europeus para restringir o ensino domiciliar, que pode ser verificado em atividades recentes e não tão recentes na Inglaterra, Irlanda, Espanha, França, Alemanha, Suécia, etc.

Há países na Europa onde não se pode educar em casa, outros em que só pode praticar o ensino doméstico quem tiver curso de professor, países onde o ensino domiciliar é usado como pretexto para tirar os filhos dos pais, países onde se você não passar os exames do Estado você é obrigado a voltar para a escola, países onde os pais têm tanto medo que a polícia bata à sua porta que acabam por deixar os filhos sofrendo uma situação em que a sua felicidade é seriamente comprometida... há países na Europa sem uma associação, países onde a ideia de se poder educar em casa é equivalente a dizer que você é louco, e países onde as pessoas nem sequer sabem da existência desta possibilidade.

Não podemos negar o efeito cascata na União Europeia; a vitória de uma família é uma vitória para todos nós, e a derrota de uma família representa sempre uma derrota que pode vir a ter repercussões negativas para as famílias que optam pelo ensino domiciliar. Para dar um exemplo, apenas um mas relevante, esta semana eu recebi uma carta do escritório da defesa pública da Espanha, citando o caso Konrad perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (2006), e que mesmo que se possa provar que a educação em casa esteja ao mesmo nível da escola, a integração na sociedade proporcionada pela escolaridade obrigatória é uma vantagem da que as crianças não devem ser privadas.

Na decisão do Tribunal Constitucional espanhol de Dezembro de 2010, ao ordenar a frequência escolar para os filhos do réu, também foi usado o argumento, como no caso Konrad, de que os pais-educadores podem educar os filhos de acordo com as suas convicções "depois da escola e aos fins de semana". Alguém que não conheço perdeu uma batalha, e isso afeta a minha situação. Conhecimento é poder, e quanto mais conhecimento partilharmos, quanto mais apoio dermos uns aos outros, quanto mais nos relacionarmos uns com os outros, tanto melhor será para todos nós. Os países com menos experiência irão beneficiar daqueles com mais experiência, e aqueles com mais experiência irão beneficiar da força de um grupo maior.

Learning Unlimited tem possibilitado a conexão entre pais-educadores desde 2001, e tem sido inestimável na prestação de consultoria, assistência e apoio a pessoas de toda a Europa. No décimo aniversário de sua fundação, e num esforço para elevar o espírito de união entre o nosso coletivo e tornar-se mais forte através da união dos nossos esforços, chegou a hora de darmos mais um passo e fortalecer as relações entre as associações, grupos e indivíduos na Europa criando uma Federação Europeia da Educação em Casa.

Netzwerk Bildungsfreiheit da Alemanha, NVvTO da Holanda e da União Europeia já estão a bordo. Eu pertenço a uma organização espanhola, a ALE. Existem planos para uma reunião esta semana sobre este assunto na Hesfes, Inglaterra, e de novo durante a Conferência Europeia que estamos hospedando em Setembro.

Daragh McInerney, Presidente, ALE, Espanha (educacionlibre.org)
daraghmci@hotmail.com

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Décimo encontro anual da ALE, incorporando a
Conferência Europeia da Educação em Casa:
'Educação Domiciliar na Espanha e na Europa: passado, presente e futuro', organizada pela Ale e Learning Unlimited, com a participação dos seguintes oradores e organizações:

Participantes:
? Mike Fortune-Woods (HE-UK e LU- Reino Unido)
? Neil Taylor (UK-HOME-ED e LU - Inglaterra)
? Sylvie Martin (autora de ?the ten lies of non-schooling?, LU-França)
? Jonas Himmelstrand (presidente da Rohus-Suécia)
? Erika Di Martino (Contro Scuola, Itália)
? Peter van Zuidam (Associação Holandesa da Educação Domiciliar e LU-Holanda)
? Chris Hayes (HEN-Irlanda)
? Mike Donnelly (HSLDA-Estados Unidos)
? Julio Fernandez (Crecer sin Escuela-Espanha)
? Daragh McInerney (ALE e LU-Espanha)
? Lluis Vives (Educar en familia-Catalunha)
? Chandra Montgomery (Clonlara)
? Karen Kern (Alemanha)
? Juan Carlos Vila (Clonlara em Espanha)
(Esperamos e desejamos mais participantes...)

Onde?
D'ador, perto de Gandia.

Quando?
31 Agosto a 4 Setembro.
As camas são em quartos para dez pessoas, em beliches do estilo tatami. As pessoas precisam de trazer sacos-cama (ou lençois, pois o clima é quente nesta época do ano).

Preço
23 euros por dia por pessoa (20 euros para os membros da Ale ou da Learning Unlimited e para os participantes das workshops etc). As crianças até aos 3 anos não pagam se comerem nos pratos dos pais. (21 euros se acamparem, 18 euros para os membros da Ale, etc)

O preço inclui 4 refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar). Vamos chegar ao local às cinco da tarde do dia 31 de Agosto e sair, também às cinco da tarde, no dia 4 de Setembro, por isso as pessoas que ficarem os cinco dias (ou as 4 noites) pagarão 4 dias.

O pagamento é por transferência bancária. Depósito deverá ser pelo menos a metade do valor total da estadia, e o resto do pagamento deverá ser feito antes do dia 1 de Agosto. Contactar daraghmci@hotmail.com para detalhes bancários.

Pessoas que querem menus vegetarianos precisam-nos informar disto ao fazerem a reserva. Haverá atividades e oficinas para toda a família, e debates abertos sobre a regulamentação e as metodologias da educação em casa.

Estamos abertos a sugestões e ideias relacionadas, e pedimos doações para a organização do evento. Esperamos proporcionar um fórum para aumentar a consciência da situação do ensino doméstico nos vários países europeus, e fortalecer a conexão entre as pessoas que praticam a educação domiciliar na Espanha e na Europa.

Daragh
(0034) 691489706
daraghmci@hotmail.com

Escrito ?s 14:31:18 nas castegorias: Formaçom
por maesepais   , 1049 palavras, 588 views     Chuza!

Ainda sem comentários

        Abril 2024
        Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
         << <   > >>
        1 2 3 4 5 6 7
        8 9 10 11 12 13 14
        15 16 17 18 19 20 21
        22 23 24 25 26 27 28
        29 30          

        INICIATIVAS

              Gravidez e Parto:

                    Recursos:


                    Busca

                  blogging software