JANTAR DE SARDINHAS

JANTAR DE SARDINHAS


O jantar temático do mês de junho estará dedicado às sardinhas. Será este sábado às 14h30 no C.S. o Pichel. Nom esqueças trazer a tua especialidade para compartilhar!

Continua:

Que som os jantares temáticos da Gentalha do Pichel?
Som jantares que se celebram umha vez ao mês no C.S. O Pichel. Sempre há um tema (normalmente um produto, mas também pode ser um tipo de cozinha, p. ex.): assim, já houvo jantar temático de castanha, cenoura, feijons, ovos, queijo, pataca, cogumelos, etc. etc. Estám abertos a todo o mundo e a ideia é que todas as pessoas que participem traçam a sua especialidade para compartilhar; mas por se alguém nom puder cozinhar, também é possível achegar 3 euros.

Por que a Gentalha organiza os jantares temáticos?
Principalmente, para tomar consciência do enorme impacto da alimentaçom sobre o meio natural e promover o consumo de produtos locais e de temporada, porque assim:
evitamos a contaminaçom derivada do transporte de alimentos a grande distancia;
aforramos-lhe ao meio os produtos químicos para a sua conservaçom;
protegemos-nos dos efeitos nocivos sobre a saúde dos aditivos nos alimentos;
protegemos o planeta das atrocidades ecológicas que se cometem para obter produtos fora da sua temporada: p. ex. as estufas para produzir morangos todo o ano, os regadios excessivos, os agroquímicos (fertilizantes, pesticidas), os monocultivos que provocam perda da biodiversidade, o cultivo extensivo (tam contrário por outra parte à nossa cultura, caracterizada por um minifundismo que hoje a agroecologia revaloriza como modelo sustentável), etc.;
ademais, favorecemos a economia local, tanto no sector da produçom como no do comercio, fronte à injustiça social e laboral que caracteriza agricultura industrial.

Anima-te a participar e traz a tua especialidade para compartilhar!

Escrito em 09-06-2010, na categoria: Comissons

Sem comentários ainda

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail nom será revelado nesse site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário eletrônico (seu e-mail nom será exibido.))

    SEMENTE

    PROJETO PONTOS

    Projeto Pontos

    Pontos em galego. O galego em pontos

    Somos um grupo de compostelanas e compostelanos decididos a fazer activismo cultural na nossa cidade e comarca. A língua e cultura galegas, a vontade de aprender, de difundir e recuperar os nossos costumes, a nossa história, a nossa música... som os nossos eixos de trabalho.

    Documentário Quatro anos de Gentalha já na rede!

    A Gentalha do Pichel Centro Social O Pichel Loja da Gentalha

    CONTACTO

    ENDEREÇO: rua santaclara, 21, compostela

    HORÁRIO do centro social

    E-MAIL: gentalha [arroba] agal-gz [ponto] org

    TELEMÓVEL:698142936

    AGENDA DE EVENTOS

    Ligaçons

    Portal Galego da Língua Sinaliza


    A Gentalha participa em:

    Plataforma Galega Anti-transgênicos GALIZA NOM S€ VENDE


    Entidades associadas ao Pichel:

    Akalimera Cineclube de Compostela Novas da Galiza Associaçom Galega da Língua


    Centros Sociais:

    Arrincadeira Aguilhoar - Ginzo de Límia Almuinha - Marim Fundaçom Artábria - Ferrol Aturujo - Local Social - Boiro Baiuca Vermelha - Ponte Areias A Casa da Estacion - Ponte D'Eume Cova dos Ratos - Vigo Local Social A Esmorga de Ourense Local Social Faísca - Vigo Foucelhas - Ordes O Fresco - Ponte Areias C.S. Gomes Gaioso - Corunha Henriqueta Outeiro - Compostela MadiaLeva-Lugo ReviraVolta - Ponte Vedra A Revolta - Vigo Sociedade Cultural e Desportiva do Condado - Salvaterra de Minho A Tiradoura - Reboredo (Cangas) A Treu - Corunha

    Busca

    O blogue do Apalpador

    free blog tool