.
    Fevereiro 2024
    Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
     << <   > >>
          1 2 3 4
    5 6 7 8 9 10 11
    12 13 14 15 16 17 18
    19 20 21 22 23 24 25
    26 27 28 29      
    open source blog tool

    Passa a raia

    Passa a raia

    EXCURSÃO AO GERÊS

    "Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles.?

    Miguel Torga, Diário VII

    Os dias 29 e 30 de Novembro o Departamento de Português da Escola Oficial de Idiomas de Ourense organiza uma viagem à Serra do Gerês

    Partimos às 8:30 da Escola de Idiomas e deslocar-nos-emos num autocarro. Aproveitaremos o tempo em terras portuguesas para treinar o nosso melhor sotaque português mas também para aprofundar nos conhecimentos sobre cultura e tradições desta região do norte. Está previsto que a visita à Serra comece pela vila de Tourém.

    Tourém é famosa pelo seu monumental forno. Todo construído em pedra, com paredes reforçadas por poderosos contrafortes e cobertura em pardieiros, tem capacidade para 40 broas e ainda é usado.

    Para a hora do almoço do Sábado estaremos em Pitões das Júnias.

    Escutar o silêncio nesta aldeia do concelho de Montalegre é sentir vergastadas do vento galego no verde da paisagem, chão de escaramuças, refúgio de guerrilheiros a monte, sangrava a Guerra Civil de Espanha (in DN 25/10/2005)

    Pitões das Júnias será um dos pontos da viagem em que poderemos encontrar neve; sobra dizer que o pessoal deverá ir bem agasalhado.

    Depois do almoço continuaremos o nosso percurso pela Serra onde iremos conhecendo diferentes lugares e visitando pontes de interesse. Temos de lembrar que durante o tempo todo teremos a companhia dum guia que conhece muito bem a zona e que nos dará explicações de tipo cultural e paisagístico. Entre os lugares que iremos visitar, por exemplo, estará um Lagar de Azeite, com sorte ainda o vemos funcionar!!

    Já à noite chegaremos a Campo de Gerês que será o nosso lugar de alojamento e de jantar. Ficaremos na Pousada da Juventude de Vilarinho das Furnas e aproveitaremos as primeiras horas da noite para beber uns copos com o pessoal da vila. O lugar onde ficaremos a dormir tem aquecimento mas é muito recomendável levarem um bom pijama, pois nos lugares comuns: casa de banho, refeitório, sala, corredor...pode estar frio.

    Durante a manhã do Domingo aproveitaremos a estadia em Vilarinho da Furnas para conhecer o Museu Etnográfico. Esta aldeia ficou submersa na construção da Barragem que leva o nome da aldeia em 1971. Em tempos de seca ainda se podem ver as casas, os caminhos e os muros da aldeia.

    Também aproveitaremos para conhecer o que significa Parque Nacional Peneda-Gerês e quais as consequências com uma visita às instalações de informação. Depois de adquiridas todas as informações faremos um percurso pedestre pela Geira (Via Romana) e faremos um almoço no meio do caminho se o tempo o permitir.

    Como podem ver é um programa bem completo para passar um fim-de-semana com os colegas da turma, descontrair do estresse da cidade e ainda aprender qualquer coisa!!

    Para participarem da viagem é só inscreverem-se no Departamento de Português ou falar com o(a) professor(a). Também podem entrar em contacto através do correio electrónico : portuguesourense@sapo.pt

    Lembrem que o preço da viagem é apenas 80 euros e têm de pagar até 26 de Novembro.

    Não percam a oportunidade!!

    Escrito em Terça,11,11,2008, na categoria: Atividades
    Chuza!

    2 comentários

    Comentário de: Vítor [Visitante]
    Vítor

    Irei a esta excursão e espero curtir com toda a malta.

    Quinta,11,27,2008 @ 18:51
    Comentário de: anon [Visitante]  
    anon

    Para quem estiver à procura de alojamento no Geres, fica aqui este blog para ajuda:
    http://discovergeres.blogspot.com/

    Terça,10,26,2010 @ 17:14