CASTANHAS PICHELEIRAS

CASTANHAS PICHELEIRAS

Aqui tedes um pequeno texto informativo sobre a importancia da castanha na Galiza e tambem as receitas que elaboramos no obradoiro de cozinha do passado sábado 17... hummmm!

Em Novembro a castanha recupera o protagonismo que o milho, e sobretodo a batata, lhe roubárom há centos de anos.
Junto com o centeio, a castanha foi durante séculos um dos cultivos básicos da alimentaçom humana e animal na Galiza.
Começou a ser substituída pola batata quando esta chegou da América, mas com o "mal da Tinta", umha doença que afectava os castanheiros, a batata deslocou quase por completo a castanha.
Castanhas das Índias, castanhas de mar (polo lugar de procedência), castanhas de terra ou balocas, som diferentes nomes com que conhecemos as batatas, e que dam boa conta da sustituiçom das castanhas polo novo tubérculo.
Ainda assim, há duas datas quase obrigadas para as comer. Umha é agora, no mês de Novembro, com os magustos. Outra é no mês de Maio, onde se comem as "maiolas", castanhas peladas que se secam ao lume para durarem até Maio.
A importáncia deste fruto vê-se reflectida nas numerosas receitas tradicionais que ainda conservamos e também nas suas possibilidades para a moderna gastronomia. Alguns exemplos mostramo-los a continuaçom:

CALDO DE CASTANHAS

500 g de castanhas
1 molho de berças ou grelos
300 g de feijons cozidos
1 litro de caldo de cozido
aprox. 50 g de unto (opcional)

Monda as castanhas, escalda-as em água a ferver e tira-lhes a segunda pele. Lava a verdura, partindo-a aos pedacinhos e escorre. Pom a ferver o caldo (com o unto se quigeres), bota as castanhas e a verdura e deixa cozer até estarem feitas. Retira o unto e incorpora os feijons cozidos.

LENTELHAS COM CASTANHAS (Receita do cozinheiro romano Apicius, século I)

1 cunca de castanhas
1 cunca de lentelhas cozidas
Azeite
3 colheradas de mel
1 colherada de vinagre de Jerez (de maçá, de vinho do país ou qualquer aromatizado ao gosto)
Sal, pimenta negra, comino, sementes de coentro ou coentro en pó, nébodas, menta, arruda

Coze as castanhas descascadas acrescentando um pouco de água e sal. Durante a cocçom, esmaga num morteiro pimenta, cominho, sementes de coentro, menta, arruda, nébodas, mel e vinagre. Passa as castanhas cozidas e o do morteiro para outra caçarola com azeite e pom a ferver. Quando estiver bem cozido retira e volta a esmagar no morteiro ou com a batedeira. Serve numha travessa e tempera com azeite virgem extra.

GUISO DE COUVES DE BRUXELAS COM CASTANHAS

455 g de castanhas
750 g de couves de Bruxelas
2 ½ cuncas de caldo vegetal
2 ½ colheradas de manteiga
3 colheradas de salsa (perixel) picada
sal e pementa
a pele de um quarto de limom

Com um cuitelo afiado fai um X na parte de cima de cada castanha, coloca-as sobre um pírex de forno, tapa com papel de prata e assa a 190º durante 45 minutos. Tira o papel e, quando arrefecerem um pouco as castanhas, pela-as e corta-as em quartos.
Limpa as couves, tirando as folhas de fora. Com um cuitelo fai a marca de um X na base, coloca numha caçarola grande com o caldo vegetal e quenta. Acrescenta a pele de limom, cobre e deixa a lume lento até ficarem tenros.
Bota as castanhas, sobe o lume para eliminar o resto do caldo e quando já nom restar, tira as couves e as castanhas e pom a manteiga na caçarola. Quando estiver fundida, bota as couves e as castanhas de novo e salteia. Bota a salsa picada, sal e pimenta e mistura bem.

MOUSSE DE CASTANHAS E CHOCOLATE

400 g de castanhas peladas
100 g de chocolate fondant (sem leite)
1 colherada pequena de café solúvel
1 colherada pequena de manteiga
3 colheradas de açúcar
200 ml de nata montada e açucarada

Pela as castanhas (o melhor é escaldá-las e pelá-las quentes, para tirarmos bem a pele de baixo da casca) e pom-nas a ferver até ficarem bem moles. Escorre-as deixando um pouco de água e tritura-as com o batedor.
Entretando, funde ao banho maria o chocolate com a manteiga, bota o café dissolvido num pouco de leite e o açúcar, e mexe até obter um creme fino.
Mistura o puré e o creme quando ainda estiverem quentes, depois acrescenta a nata e mete a mousse no frigorífico. Fica bem com raspas de chocolate por cima.

Escrito em 21-11-2007, na categoria: Comissons, cultura e novas criaçons, meio natural
Chuza!

1 comentário

Comentário de: Lino Pinho [Visitante]  
Lino Pinho

Gostei.
Tudo o relativo à castanha me lembra a juventude, pois gosto e sempre gostei de castanhas, cruas (verdes ainda ou já maduras), assadas, cozidas, etc. Lembro as castanhas que caíam dos ouriços, as de “estelo” como se lhes chama na região por mim frequentada.
Acontece que me “perdi” no tempo e não sei, exactamente, qual a época da vareja e demais tarefas relativas à castanha.
Será que me poderão informar?

Muito grato.
C/ os m/ cumprimentos

Lino Campos

16-08-2009 @ 14:33

    SEMENTE

      Somos um grupo de compostelanas e compostelanos decididos a fazer activismo cultural na nossa cidade e comarca. A língua e cultura galegas, a vontade de aprender, de difundir e recuperar os nossos costumes, a nossa história, a nossa música... som os nossos eixos de trabalho.

      Documentário Quatro anos de Gentalha já na rede!

      A Gentalha do Pichel Centro Social O Pichel Loja da Gentalha

        AGENDA DE EVENTOS

          Busca

          O blogue do Apalpador

          multi-blog engine