JANTAR TEMÁTICO este sábado às 14h30

JANTAR TEMÁTICO este sábado às 14h30


Este sábado o jantar temático de Novembro estará dedicado à cabaça. Combinamos às 14h30 no pichel. Traz a tua especialidade e vem jantar com nós!

Que som os jantares temáticos da Gentalha do Pichel?

Som jantares que se celebram umha vez ao mês (em geral, os segundos sábados às 14h30) no C.S. O Pichel. Sempre há um tema (normalmente um produto, mas também pode ser um tipo de cozinha, p. ex.): assim, já houvo jantar temático de castanha, cenoura, feijons, ovos, queijo, pataca, cogumelos, etc. etc. Estám abertos a todo o mundo e a ideia é que todas as pessoas que participem traçam a sua especialidade para compartilhar; mas por se alguém nom puder cozinhar, também é possível achegar 3 euros.

Por que A Gentalha organiza os jantares temáticos?

Principalmente, para tomar consciência do enorme impacto da alimentaçom sobre o meio natural e promover o consumo de produtos locais (galegos) e de temporada, porque assim:

- evitamos a contaminaçom derivada do transporte de alimentos a grande distancia;

- aforramos-lhe ao meio os produtos químicos para a sua conservaçom;

- protegemos-nos dos efeitos nocivos sobre a saúde dos aditivos nos alimentos;

- protegemos o planeta as atrocidades ecológicas que se cometem para obter produtos fora da sua temporada: p. ex. as estufas para produzir morangos todo o ano, os regadios excessivos, os agroquímicos (fertilizantes, pesticidas), os monocultivos que provocam perda da biodiversidade, o cultivo extensivo (tam contrário por outra parte à nossa cultura, caracterizada por um minifundismo que hoje a agroecologia revaloriza como modelo sustentável), etc.;

- ademais, favorecemos a economia local, tanto no sector da produçom como no do comercio, fronte à injustiça social e laboral que caracteriza agricultura industrial.

Escrito em 25-11-2009, na categoria: Comissons
Chuza!

1 comentário

Comentário de: Vixía [Visitante]
Vixía

Sem dúvida bom gosto e qualidade!

28-11-2009 @ 12:27

    SEMENTE

      Somos um grupo de compostelanas e compostelanos decididos a fazer activismo cultural na nossa cidade e comarca. A língua e cultura galegas, a vontade de aprender, de difundir e recuperar os nossos costumes, a nossa história, a nossa música... som os nossos eixos de trabalho.

      Documentário Quatro anos de Gentalha já na rede!

      A Gentalha do Pichel Centro Social O Pichel Loja da Gentalha

        AGENDA DE EVENTOS

          Busca

          O blogue do Apalpador

          powered by b2evolution