Quem é Servando Barreiro?

Quem é Servando Barreiro?

17-11-07



Servando Barreiro
(1963, Vigo)

Clube d@s Poetas Viv@s.- Músico com alma de poeta. Começa os seus estudos musicais com a guitarra clássica da mão do que fora presidente da Agrupaçom Guitarrística Galega (A.G.G.) António Uxio Malho, e mais tarde de aperfeiçoamento de dito instrumento com o grande concertista: David Russel. Paralelamente realiza estudos de linguagem e harmonia musical.

Continua:

Com a base que lhe da esta formação clássica e devido ao seu crescente interesse pola música tradicional e folclore da Galiza, começa a fazer arranjos de temas tradicionais, bem como composições próprias e de outros autores que ele mesmo interpreta. Fruto de este trabalho foi o prémio conseguido no IV Festival Galego da Canção, no que resultou ganhador, e a gravação de um CD compartilhado com os demais finalistas.

Durante este tempo ministra aulas de música em diferentes escolas e centros culturais, ademais de realizar todo tipo de concertos tanto na Galiza como no estrangeiro: concertos didácticos, como cantor-autor, de música tradicional... Além de ter uma atitude de compromisso activo com o folclore do seu país, impulsionando vários projectos de animação cultural.

Assim mesmo dirige ou funda vários tipos de formações musicais. Junto com uma delas, o grupo Retrincos de Valadares grava o CD «O Som da Sega» em Edições do Cúmio, e mais recentemente um disco constituído basicamente por temas tradicionais para dançar no que o acordeão têm um especial destaque: A Dança do Lume , com o grupo Contradança em Chorima Edições.

Actualmente segue a sua actividade tanto como cantor-autor, como com o grupo Contradança, com o qual editou o seu último trabalho «Som Voltas». Em ambas as formações ademais da própria música a interpretar, busca sempre uma participação directa do público nos seus concertos mediante o canto e a dança. Também esta a preparar o que será o seu próximo trabalho discográfico.

+ Servando Barreiro: «até hoje havia umha sede de conhecimento das nossas raízes musicais; mas agora está-se a experimentar mais e a procurar novas sonoridades e um novo discurso poético», no PGL.

+ Músicas para a Escola, no blogue Altera Galiza.

Escrito às 14:04:49 nas castegorias: Poesia do Clube, Servando Barreiro

Endereço de trackback para este post

Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

Sem feedback para este post ainda

Deixe o seu comentário


Seu endereço de e-mail não será mostrado no site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Nome, e-mail & website)
(Permitir que usuários o contatem através de um formulário (seu e-mail não será exibido.))

    Que é?

    O nosso clube é um grupo de galeg@s comprometid@s com a terra e a língua que tencionamos trazer a voz que chega d@s noss@s avôs e d@s avôs d@s nosso@s avôs.

    Somos pessoas que tentamos transmitir liberdade às novas gerações, enfiando palavras que saem do coraçom e enfeitando-as com acordes e melodias.

    http://poetas.agal-gz.org
    novelhe[arroba]gmail[ponto]com
    Outubro 2014
    Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
     << <   > >>
        1 2 3 4 5
    6 7 8 9 10 11 12
    13 14 15 16 17 18 19
    20 21 22 23 24 25 26
    27 28 29 30 31    

    Busca

powered by b2evolution free blog software