« Sempre Pucho! | De derrota em derrota até a vitória final! » |
Às vezes é difícil para os galegos o acesso aos meios de comunicação lusófonos de forma gratuíta e legal. O sinal das televisões e rádios de Portugal só se recebe perto da fronteira, e de forma muito fraca. A alternativa costuma passar polos satélites, mas muitas vezes é necessário um decodificador que não se pode vender (legalmente) na Espanha.
Por isso, os galegos recebemos na nossa língua apenas a RTVG e alguma emissora municipal, pouco em comparação com o que recebemos em espanhol, embora às vezes tenha melhor qualidade.
O meu blogue, na sua vocação de serviço público, oferece-vos algumas emissoras de rádio que se podem ouvir através da Internet:
Radiogaliza
Rádio Cultura Angolana
TSFOnline
E alguns directórios onde se podem achar outras emissoras:
Directório de Rádios Online do Brasil
Directório de Rádios Online de Portugal
Em TvRadioWorld também há listagens de rádios e televisões de todo o mundo.
É concerteza uma solução precária, e só é útil para quem tem um bom acesso à Internet, mas podemos fazer que isto mude, é só passar polo sítio web da Plataforma para a Recepção das Televisões e Rádios Portuguesas na Galiza.
O acesso a rádios (e, em menor medida televisões) online é pouca cousa, mas é uma forma de ouvirmos, por exemplo, notícias internacionais na nossa língua (e sem expertos que falam em espanhol, como na RG) e músicas diferentes das dos 40, M80 ou KissFM.
Muita razóns tes, meu. A primeira pedra para unha verdadeira reintegración ao noso espazo lingüístico son os medios.
Aí é onde se ve a hipocresía do Eixo Atlántico e toda esa verborrea. Recibir o sinal da RTP é hoxe en día tecnoloxicamente posible e urxente.
Un saúdo.
Ivan, radioGaliza.net, desgraçadamente, morreu há uns meses, após um ataque ao server no qual estava hospedada.
As pessoas que faziamos parte do projecto decidimos não recuperá-lo.
Tentara entrar algumas vezes e já o suspeitava, lamento imensamente a confirmação