Balões e toalhas

03-07-2008

Balão de praia à venda por 1 ? no C.S. O Pichel.

"Nom esqueças a toalha quando fores à Gentalha" diz a versão que em chave ludo-reintegracionista figemos do clássico No te olvides la toalla (canção do verão de 1986 no Reino de Espanha) do grupo espanhol Puturrú de Fuá: "Nom esqueças a toalha quando fores à Gentalha, uó-uó, shá-lá-lá, yé-yé-yé-ýé. Nom esqueças a toalha quando fores à Gentalha, uó-uó, shá-lá-lá, yé-yé-yé-ýé".

Mas o que na verdade não deves esquecer quando fores à Gentalha, aka Centro Social O Pichel (Rua de Santa Clara, 21, Compostela, Galiza), é adquirir um exclusivo balão de praia igual ao da fotografia acima.

Full story »

Escrito ?s 20:40:53 nas castegorias: Principal
por suso   , 284 palavras, 11477 visualizaçonsChuza!

Os manifestantes, nun número superior aos dez e inferior aos quince, portaban un extranho lema, que despóis de consultar (un servidor) os gugles pertinentes, resultou en ser unha tele-serie portuguesa, "Floribella". (AlfredoBilas's Fotolog, Baila o friki-friki).

O lema escolhido para a celebração do segundo Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR?08), A Nossa Língua ?Floribella? em Portugal, parece ter produzido certa estranheza entre próprios e estranhos.

Talvez o susodito lema merecesse uma explicação e talvez melhor teria sido dá-la com antecedência ao 25 de Maio mas, por falta de tempo (ou excesso de trabalho), não foi possível fazê-lo antes.

Quando se completa um mês desde a celebração (com festa e mani-festa-ação) do II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e VIII Dia Internacional da Toalha (e a onze meses vista do DdoOLeR?09 e IX Dia Internacional da Toalha) damos, por fim, a devida explicação. Melhor tarde do que nunca, não é?

Full story »

Escrito ?s 18:45:21 nas castegorias: Principal
por suso   , 422 palavras, 2169 visualizaçonsChuza!

"Tempos Novos" Nº 133 (Junho de 2008), pág. 13.

À extensa lista de meios que fizeram eco da celebração, coincidindo com o VIII Dia Internacional da Toalha, do II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR'08) há que acresecentar a revista mensal de informação para o debate Tempos Novos, que na décimo terceira página do seu último número (e dentro da secção Todo é peixe, subsecção Cataventos ou Avances) publica a notícia que podedes ver reproduzida na imagem. Muitíssimo obrigado às/aos amigas/os da revista Tempos, também, pola difusão! :)

Escrito ?s 18:11:03 nas castegorias: Dossiê de Imprensa
por suso   , 97 palavras, 1336 visualizaçonsChuza!

Cartas do Além

18-06-2008

"Na foto sempre me vin un pouco amouchado, e nunca souben por qué. Era unha fantástica mañán dun domingo de agosto en Coruxo nos anos 1950 (...) Todo (ou case todo) era perfecto. Por que teria eu entón esa cara un pouco triste? Agora me decato, grazas a vós, que o meu problema era que me faltaba unha toalla". (X.M. Álvarez Blázquez, desde o Além).

A primeiros do passado mês de Maio servidor, no nome da organização do DdoOLeR'08, pujo-se em contato eletrónico com o Celso Álvarez Cáccamo (sociolinguista, professor na UdC e filho luso-reintegracionista de Xosé Mª Álvarez Blázquez, o autor homenageiado no Dia das Letras Galegas 2008) a ver se neste ano podia ser ele quem figesse o papel que no ano passado figera o Carlos Quiroga (Atoalhar Bestas) e que o João Guisán Seixas (Manifesto Tímido) acabaria por fazer.

Full story »

Escrito ?s 02:20:05 nas castegorias: Principal
por suso   , 277 palavras, 13343 visualizaçonsChuza!

O'42

11-06-2008

Acima: João Guisán Seixas, atoalhado, nos exteriores do 42 [Fotos de João Aveledo (esquerda) e Teresa Díaz (direita)]. Abaixo: almoço de confraternização luso-reintegracionista no interior do mítico bar-restaurante compostelano [Foto: camareiro/garçom do 42].

No ano passado ficamos à porta, ficáramos com a vontade. Mas neste ano, não! Neste ano, após o final na Praça de Massarelos da grandiosa mani-festa-ação do II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e VIII Dia Internacional da Toalha, demos um passo à frente e (13 de nós) entramos para almoçar no 42!!! (Rua do Franco, Nº 42, Compostela).

Full story »

Escrito ?s 23:59:59 nas castegorias: Fotos
por suso   , 480 palavras, 1615 visualizaçonsChuza!
[blip]AbvqTQA[/blip]
DdoOLeR'08 - O Vídeo (23'38'')

Hoje é 9 de Junho ou, o que vem sendo o mesmo, 40 de Maio.

Até quarenta de Maio não tires o saio, diz o provérbio popular. Mas no dia de hoje, 40 de Maio, véspera do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o que nós tiramos não é o saio, senão o vídeo.

Mas o vídeo que hoje tiramos não é um vídeo qualquer. É o vídeo dos vídeos. É o vídeo que o Eugénio Outeiro realizou montando todos os vídeos gravados no passado 25 de Maio (II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata, VIII Dia Internacional da Toalha e XXIII aniversário da Luciana Abreu) por Gerardo Uz, João Aveledo, José Ramom Pichel, Teresa Díaz e mais por um câmara d'A Galega cujo nome, infelizmente, desconhecemos.

Amanhã, 10 de Junho, Dia de Portugal, etcétera e tal, termina a Temporada das Letras. Mas a Temporada das Cifras não termina ainda até depois de amanhã, de Junho dia 11 e de Maio o 42 &#59;)

Escrito ?s 21:53:35 nas castegorias: Vídeos
por admin, 188 palavras, 1683 visualizaçonsChuza!

A segunda edição do Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata celebrada neste ano não só foi um grande sucesso de crítica e público (se somarmos as pessoas participantes no vídeo, na festa e na mani-festa-ação, as visitas no blogue, no YouTube, etc.) senão que também deu bastante o que falar.

O DdOLeR'08 foi notícia em imprensa, rádio, televisão e internet.

Menção especial merecem o Chuza (um sítio tão DdoOLeR friendly que botou a toalha ao logo no passado dezasseis de Maio e ainda hoje não a tirou, ainda não atirou a toalha! :D ).

Com o amigo Berto à cabeça, os nossos amigos chuceiros contribuiram de maneira decisiva para que o DdoOLeR'08 fosse o sucesso que sem dúvida foi. Muitíssimo obrigado a gerardinho2000 (Publicado na rede o blogue para o Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata de 2008, Apontamentos para 'A Década Reintegrata', 18 de Maio: Dia da Toalha... de Mesa, É Xosé Carlos Caneiro um 'vogon'?), Fer (Cartaz oficial do Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata 2008 (DdoOLeR'08)), comochoconto (A prota do cartazismo do DdoOLeR?08 é nascida em 25 de Maio), hitazoroit (Vídeo ''Somos luso-reintegracionistas e estamos orgulhos@s!!''), alema ("Por cima d'A Mesa, a toalha de mesa"), farangulha (A Voz esquece o DdoOLeR), e Galegoman (DdoOLeR '08 na Galega).

Por ordem cronológica, oferecemos a seguir a relação das referências ao DdOLeR'08 na comunicação social de que por enquanto temos constância (muitíssimo obrigado também, é claro, às e aos jornalistas e bloggers que tiveram o bom gosto de nos noticiar &#59;) ):

Full story »

Escrito ?s 22:47:05 nas castegorias: Dossiê de Imprensa
por suso   , 690 palavras, 1059 visualizaçonsChuza!

[youtube]3s9LCx1qr78[/youtube]

Hoje domingo, 1º de Junho de 2008, Luciana Abreu (protagonista do cartazismo e musa do DdOLeR'08) estreia-se como apresentadora apresentando a maratona solidária O Melhor do Mundo na SIC (veja o spot).

No decurso desta semana a cantora e atriz portuguesa surpreendia as/os suas/seus fãs galegas/os (e fãs do escritor e comediante britânico Douglas Adams também) declarando ao Jornal da Região de Sintra: "Não estou em pânico, mas sei que vou ficar..."

Semelha que a Luciana seguiu o conselho que lhe dêmos de não perder de vista a sua toalha porque afinal não só não entrou em pânico senão que, pelo que por enquanto pudemos ver, está a fazê-lo extraordinariamente bem. Bem feito, Luciana!

Parabéns pra você!

No passado domingo, 25 de Maio, Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e Dia Internacional da Toalha, a Luciana Abreu (Massarelos, Porto, 25 de Maio de 1985) fazia vinte e três anos.

Ao final da mani-festa-ação (que sob o lema A Nossa Língua 'Floribella' em Portugal percorreu várias ruas da zona velha compostelana e terminou na Praça de Massarelos) as/os participantes na mesma cantamos à aniversariante os Parabéns. Isso sim, com a música d'A Internacional.

Escrito ?s 23:23:53 nas castegorias: Vídeos
por suso   , 218 palavras, 994 visualizaçonsChuza!

Premer na imagem para abrir a galeria fotográfica.

Publicamos hoje, sábado 31 de Maio, as fotos que há exatamente uma semana tomaram os amigos João Aveledo (2) e José Ramom Pichel (9) no C.S. O Pichel (R. Santa Clara, 21, Compostela) no decurso da festa do 25 que começou no 24 (eurovisiva festa com motivo do Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e Dia da Toalha).

Escrito ?s 21:52:15 nas castegorias: Fotos
por suso   , 65 palavras, 1520 visualizaçonsChuza!

JR Sintra, 27 de Maio a 2 de Junho de 2008, pág. 3 (Premer na imagem para alargá-la).

Surpreendentes depoimentos ao Jornal da Região de Sintra da protagonista do cartazismo e musa do DdoOLeR'08, Luciana Abreu.

No vindouro domingo 1º de Junho a cantora e atriz portuguesa (que no passado domingo 25 de Maio, II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata e VIII Dia Internacional da Toalha, celebrou o seu vigésimo terceiro aniversário) "vai vestir a pele de apresentadora" pela primeira vez. Será n'O Melhor do Mundo, maratona televisiva com que a SIC comemora o Dia Mundial da Criança.

Full story »

Escrito ?s 19:00:48 nas castegorias: Principal
por suso   , 588 palavras, 1532 visualizaçonsChuza!

1 2 3 4 >>