Segue pingando: Mortes baixo custodia

11-05-2006

  23:36:03, por Corral   , 2061 palavras  
Categorias: Novas

Segue pingando: Mortes baixo custodia

28 pessoas morridas baixo custodia no que vai de ano. Mas estes casos sozinho são os que conhecemos Quantas mortes baixo custodia se produziram? Quando, quem e como poderá fim a esta situação? Em Prisão (15) - Policia civil (5) - Corpo Nacional Polícia (2) - Polícia Local (6) - Polícias Autonómicas (0)

Durante a detenção por agentes das FSE?s

1. 01-01-06: Sant Andreu Barca (Barcelona): F.A.C. de 37 anos de idade, morreu na madrugada do 1 de janeiro no quartel da Policia civil de Sant Andreu Barca, onde se encontrava detido.
2.14-01-06: Tomares (Sevilla): Antonio López Prefeito, de 20 anos, morreu ao dia seguinte de ter sido posto em liberdade, depois de ter sido detido por agentes da Polícia Municipal de Tomares. Denunciou ter sido golpeado pelos agentes.
3.16-01-06: Cieza (Múrcia): Um jovem de 21 anos morreu na localidade murciana de Cieza por causa dos disparos realizados por uma patrulha da Policia civil. A versão oficial diz que os disparos se produziram após que o jovem embistiera com o veículo que conduzia aos agentes, que lhe tinham dado o alto.

4.17-01-06: Villarobledo (Albacete): Um homem de 41 añosm A. C. D., suicidou-se nos calabozos da policia civil com o cinto, que os agentes esqueceram requisarle. O detento, apareceu pendurado com seu cinto, sujeito aos barrotes interiores da porta do calabozo.
5.27-01-06: Coslada (Madri): Manuel C.G., de 44 anos, morreu na delegacia de Polícia Nacional de Coslada depois de ser atingido por uma bala disparada por um agente. Segundo fontes oficiais foi surpreendido quando circulavam a bordo de uma furgoneta que tinha sido sustraída no distrito de Ponte de Vallecas. Durante a perseguição embistió com seu veículo contra os agentes de polícia, motivaram que estes últimos realizassem vários disparos, em princípio ao ar, e depois às rodas do veículo, sempre intimidatorios, segundo informa a Jefatura Superior de Polícia. "No entanto, um proyectil atingiu fortuitamente a Manuel C.G., quem pouco depois faleceu em dependências policiais".
6.05-02-06: Mataró (Barcelona): Um homem morreu depois de chocar o carro que conduzia contra uma luz quando fugia de uma patrulha da Policia civil, a um de cujos membros tinha tentado embestir com seu veículo quando o agente se lhe acercou para lhe pedir que se identificasse numa gasolinera do N-2, à altura de Mataró. O policia civil realizou um disparo com sua arma, que, segundo fontes do corpo e dos Mossos d?Esquadra, atingiu-o nas costas.
7.06-02-06: Marbella (Málaga): Um cidadão belga morreu em Marbella após ser ?reduzido? por quatro polícias municipais ajudados por dois vigilantes de segurança de um hotel. Os quatro agentes foram pelo homicídio. O falecido foi golpeado e esposado contra o solo pelos agentes Ao menos cinco testemunhas coincidem em que o falecido foi golpeado e «asfixiado contra o solo»
8.16-03:06: Novelda (Valencia): Um homem de 29 anos natural de Albatera e em tratamento de desintoxicación por consumo de estupefacientes morreu ontem em Novelda após que um médico lhe inyectara um tranquilizante a instâncias da polícia para que cessasse em sua atitude violenta depois de increpar sem motivo aos empregados de uma empresa da localidade e ameaçar aos agentes com se atirar desde uma ponte.
9.07-04-06: Sevilla: Pedro G. S. , de 26 anos, morreu em Sevilla após que dois agentes da Polícia Municipal o reduzissem. A versão recebida pela família é que seu filho tinha falecido como consequência de uma parada cardiorrespiratoria sofrida durante uma «intervenção policial».
10.20-04-06: Múrcia : Um homem de 25 anos apareceu ahorcado nos calabozos da Policia civil de Múrcia. O falecido tinha sido cadastrado no dia anterior de um centro psiquiátrico.
11.26-04-06: Ceuta: Um imigrante de nacionalidade marroquina de 31 anos de idade, S.D., faleceu quando se encontrava retido nos calabozos do posto fronteiriço do Tarajal, em Ceuta, à espera de ser devolvido a seu país. Sua morte produziu-se após que na delegacia se produzisse uma tentativa de fuga protagonizado por outros três imigrantes irregulares marroquinos detentos, ainda que o amago de escapada pôde ser controlado e abortado pela Polícia Nacional. A versão oficial é que morreu por um ataque de asma. 12.28-04-06: Vélez Rubio (Almería): P.G.S, de 39 anos, suicidou-se, hoje sobre as 02.30 hora, enquanto permanecia nos calabozos de Vélez Rubio custodiado pela Polícia Local. A Policia civil de Almería o tinha detido pela morte de sua noiva na passada quarta-feira na finca O Olivar do lugar Viotar de Vélez Rubio.
13. 08-05-06: Valencia: Um homem e raça negra, dentre 20 e 30 anos, morreu em dependências da jefatura da polícia local de Valencia onde foi conduzido depois de ser detido por um delito contra a saúde pública. Já em delegacia, ao baixar do carro, os agentes advertiram que estava semiincosnciente

Em prisão:
1.23-01-06: Zuera (Zaragoza): Um recluso do centro penitenciário de Zuera faleceu na passada segunda-feira na capital aragonesa como consequência de uma infecção de legionela. O falecido, que cumpria três anos e meio de condenação por tráfico de drogas, era de origem marroquina e tinha 56 anos. O preso, que tinha fixada a residência em Holanda, foi transladado urgentemente na passada segunda-feira ao hospital Miguel Servet de Zaragoza ao apresentar sintomas de que padecia, aparentemente, uma forte gripe. O recluso faleceu ao pouco de seu rendimento e, ao ser-lhe realizada a autópsia, descobriu-se que a causa real da morte era a legionelosis, segundo indicaram fontes penitenciárias. O interno padecia duas doenças e estava baixo de defesas, pelo que seu estado de saúde era muito precário.
2.27-01-06: Monterroso (Lugo): Os sete fallecimientos ocorridos em menos de dois anos na prisão de Monterroso são todo um recorde na história do penal. Algumas fontes situam ao penal nos primeiros postos a nível nacional em quanto a óbitos em relação ao número de internos. A organização CNT apresentou um relatório com a relação de vítimas e as causas do óbito. Fontes penitenciárias expressaram ontem que todos os fallecimientos se tinham produzido por causas alheias aos serviços médicos, aos servidores públicos e a Instituições Penitenciárias. O colectivo que apresentou o relatório, discrepa com as causas oficiais oferecidas em relação com algum dos internos e lhe fez chegar ao promotora diversa documentação. Por exemplo, em relação com um interno que morreu no mês de abril do ano 2004 expressa que o óbito pôde se produzir quando o médico não estava na prisão.
3.27-02-06: Cuenca: Acham ahorcado na prisão de Cuenca a Igor Miguel Angulo Iturrate, nascido em Bilbao em 1973, foi condenado a 34 anos de cárcere por pertence a banda armada, entre outros delitos. Igor Miguel Angulo Iturrate suicidou-se na prisão de Cuenca pendurando-se da janela com o cordão das botas.
4.02-03-06: Aranjuez (Madri): Falece de um infarto no cárcere Madri VI (Aranjuez) Ricardo Sainz Olmos, acusado de colaborar com o ?comando Vizcaya? em consequência de um infarto. Dias dantes tinha ido aos serviços médicos da prisão, por encontrar-se mal, mas os médicos não viram nada.
5.10-03-04: Nanclares da Oca (Álava): F.M.Ou.T., bilbaíno de 33 anos, apareceu pendurado com uma sábana da grade de uma janela. O presidiario, que tinha sido transladado de passagem ao penal fazia numa semana, foi um dos réus que testemunhou contra o ex subdirector de Segurança de Nanclares durante seu processo por coações sexuais. Acusou a empregados do penal de ter-lhe agredido sexualmente e de induzir-lhe ao suicídio. Num primeiro momento ingressou na penitenciaría de Basauri, desde onde depois passou a Nanclares. O 14 de outubro de 2005, quando F.Ou.M.P. já tinha sido transladado ao penal de Donas (Palencia), denunciou por carta -datada o 27 de setembro- ao Julgado de Guarda de Vitoria que, no final de agosto, tinha sido vítima de uma agressão sexual por parte de vários servidores públicos de Nanclares. O passado janeiro compareceu ante o juiz depois de denunciar vejaciones e inducción ao suicídio. Sua colega, também interna no penal alavés, foi uma das reas que declararam por supostas coações sexuais.
6.18-03-06: A Lamba (Pontevedra): R.F.A., galego de 21 anos morreu no interior de sua cela. Ao que parece, segundo indicaram fontes sindicais, a voz de alarme deu-a sobre a uma da madrugada o colega de cela do recluso falecido, que ao descobrir o sucedido tocou o timbre. A falta de conhecer os resultados da autópsia, tudo aponta a um suicídio.
7.20-03-06: Zuera (Zaragoza): Ángel Julián Oyarzabal Barraga, de 49 anos, preso do cárcere de Zuera foi achado ontem ahorcado em sua cela pelos servidores públicos da prisão, pendurado com um cabo de radiocasete na ducha. O falecido, estava só na cela porque seu colega se encontrava desfrutando de uma permissão, e trabalhava na oficina de instalado, segundo informaram fontes penitenciárias não oficiais.
8.01-04-06: Albolote (Granada): F. J. S. C., apareceu ahorcado no passado sábado nas dependências da enfermaria do cárcere, o falecido tinha só uma pena de um ano de prisão por "pequenos delitos", se encontrava na enfermaria do centro porque estava sujeito a um tratamento médico por trastorno psíquico. Segundo o director do centro penitenciário o recluso estava medicado e "nada fazia pensar que pudesse chegar ao suicídio". Este não é o primeiro suicídio que se produz neste ano na prisão de Albolote, que acumula vários acontecimentos deste tipo em poucos meses.
9.14-04-06: Porto de Santa María II (Cádiz): Um interno de Porto 2 faleceu a primeira hora da manhã da passada sexta-feira por causas naturais. M.A.R.M., de 41 anos de idade, pertencente ao módulo C deste recinto penitenciário, tinha feito a cama de sua cela e dispunha-se a dirigir-se ao comedor quando se desvaneceu na galería de sua móduloo. Imediatamente foi transladado por servidores públicos da prisão à enfermaria, onde ficou em observação e se lhe faziam provas diversas, incluídas se tinha ingerido drogas, o que foi totalmente descartado nas análises.
10.15-04-06: Porto de Santa María II (Cádiz): J. M. M. morreu depois de sentir-se indispuesto ao sofrer de uma forte dor de cabeça, daí que fosse necessário seu translado às dependências sanitárias para sua observação e posterior tratamento. No entanto, na clínica nada pôde se fazer por salvar sua vida.
11.24-04-06: Fontcalent (Alicante): M.H.G.: de 42 anos de idade, devia cumprir condenação até o ano 2015 por um delito de assassinato. Estava como encarregado do serviço de comedor e acabava de regressar de uma permissão de 15 dias no que tinha estado com sua família. Tirou-se a vida na segunda-feira a meio dia ao ahorcarse de uma janela com o cordão do chándal.
12.24-04-06: Fontcalent (Alicante): J.C.R.A.: de 33 anos de idade, tinha reingresado no centro recentemente, já que já tinha cumprido uma pena anterior no Psiquiátrico. Em fevereiro tinha sido transladado desde uma prisão de Santander. Devia cumprir uma pena de um ano por um delito de lesões.
13. 01-05-06: Cáceres: E. F. G., encontrava-se na enfermaria por um processo de infecção gastrointestinal, quando lhe encontraram na enfermaria, ahorcado com uns cordões de zapato, no final deste ano teria cumprido sua condenação e sairia já em liberdade.
14.02-05-06: Albolote (Granada): Um preso do cárcere de Albolote foi encontrado ontem morrido em sua cela supostamente por uma sobredosis de droga. Segundo informou a direcção do cárcere, provavelmente o fallecimiento pôde produzir-se após que o interno se administrasse uma mistura a base de metadona e pastillas. A causa exacta da morte conhecer-se-á quando ao interno seja submetido a autópsia forense, ainda que se assegura que o cadáver não apresentava signos de violência.
15. 07.05.06: A Moraleja (Palencia): A.G.B, 58 anos, faleceu na prisão da Moraleja, localizada na localidade palentina de Donas após regressar de uma permissão de fim de semana. Ao que parece, pôde falecer em consequência de um problema cardíaco

Sem comentários ainda

Abril 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

blogtool