A fortuna do Borbom

13-06-2006

  00:59:11, por Corral   , 370 palavras  
Categorias: Outros, Dezires

A fortuna do Borbom

Carta ao director do País, que ["surpreendentemente"] não foi publicada

José Gómez Bombarelli

A revista britânica Eurobusiness publicava em seu número de princípios do ano 2002 uma lista com as 400 pessoas mais ricas de Europa, em dita lista, o rei Juan Carlos ocupava o posto 134, com uma fortuna pessoal de 1790 milhões de euros, o que o situava como o quarto espanhol mais rico. Seria bom conhecer a origem de tal fortuna, quando é sabido que no começo de actual Regime, era um homem e umha família carentes de recursos financeiros.

Em seu número de abril do presente ano, a revista estadunidense Forbes, por meio de métodos cabalísticos e divinatórios (que eles mesmos, semanas mais tarde, afirmaram ter empregado) atribuía a Fidel Castro uma fortuna de 760 milhões de euros

Os meios de comunicação apressaram-se a difundir tão ansiada notícia: ?Extra, Extra: ditador comunista sétimo mandatário mais rico do mundo?. Do que parece que não se preocuparam tanto foi de contrastar a notícia nem as fontes, em definitiva, de exercer seu labor com professionalidade e rigor. Limitaram-se a repetir vozeando.

Pelo contrário, com o aparecimento da notícia relativa a Sua fortuna, os meios responderam imediatamente com qualificativos como calunia?, disparate?, falsa? e inclusive inexacta?. Este último é sem dúvida o mais curioso, pois qual teria sido a cifra exacta? Por quanto erraram? Passaram? Ficaram curtos? Proponho aos leitores o repto de aproximar-se a ela, numa nova versão do clássico televisivo, que poderia levar o nome de O Preço Real?. Por que os mesmos meios que compartilham banalidades connosco sobre fortunas alheias [quantas vezes ouvimos, radiada, emitida ou publicada, a quantidade de dinheiro tão imensa que possui a Rainha de Inglaterra, inclusive com um verdadeiro tom velado de crítica?] não informam sobre a de quem poderia interessar, entre outros motivos, por ser seus súbditos? responsáveis dela?

Resulta quanto menos intrigante, o dar-se conta de que, inclusive em plena época da informação, continua tendo certos temas proibidos e indiscutíveis. A imensa fortuna de Castro é indiscutível, a do Rei, um tema proibido.

Sem comentários ainda

Abril 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

free blog software